Belas fotos! O dia estava lindo tb, parabéns!
Realmente, como falaram antes, o conceito de "breguice", "disneylândia" etc NÃO se aplica ao Centro Budista de Três Coroas.
A história do Centro, contada brevemente no início do thread, demonstra que não se trata de uma "importação disneylândica" de construções de "estilo tibetano" para o Brasil. É algo completamente genuíno.
O lama tibetano, que era (é) bastante respeitado e conhecido na hierarquia religiosa do budismo mundial, ao visitar esse local de Três Coroas, se encantou com a "paz" da localidade, e resolveu estabelecer seu centro ali.
Conheço bastante a cidade, e sei que sempre há muitos visitantes no Centro Budista, vários estrangeiros, inclusive. Perto do Centro foi estabelecido o que dizem ser o primeiro restaurante tibetano do Brasil, o
Tashi Ling. O Centro, graças ao Rinpoche, se tornou um dos maiores e mais importantes centros budistas das Américas.
Não se pode dizer que os templos são cópias descontextualizadas, bregas, comparáveis a um parque temático (como existe em ALGUMAS situações em Gramado, cidade vizinha), pois é bastante interessante que todas as construções respeitaram a complexa e detalhada técnica construtiva original, TUDO FEITO MANUALMENTE, principalmente por artesãos da Ásia. Isso eu digo pq me recordo quando o segundo templo foi inaugurado há alguns anos: foi uma construção muito demorada e extremamente trabalhosa. O segundo templo é o mais alto, com esses detalhes em madeira incríveis, e foi inaugurado no final de 2009. O vermelho, o primeiro, é do início do Centro Budista.
Segue reportagem sobre inauguração do segundo templo:
"
Novo templo budista é inaugurado em Três Coroas. Veja fotos e vídeo
Local será aberto ao público a partir do próximo sábado.
Três Coroas - Um templo rico em cores e detalhes foi inaugurado nesta segunda-feira, no Centro Budista Khadro Ling, em Três Coroas. Diante de centenas de pessoas, o Terra Pura de Padmasambava foi consagrado em cerimônia conduzida por Dzongsar Khyentse Rinpoche. Desde a última sexta-feira, mais de 500 praticantes do budismo estiveram reunidos no local, em retiro preparatório.
A governadora Yeda Crusius (PMDB), o prefeito Orlando Teixeira dos Santos Sobrinho (PMDB), entre outras autoridades, acompanharam a cerimônia. O templo será aberto ao público a partir do próximo sábado.
De acordo com a viúva do criador do templo, Chagdud Tulku Rinpoche, e diretora espiritual do local, Chagdud Khadro, a consagração de novo prédio é um momento glorioso e a concretização de um desejo de Chagdud. “Várias pessoas do mundo estão aqui reunidas. É um momento muito glorioso. O templo foi construído de maneira tradicional. Este é um lugar sagrado, a terra tem a perfeita configuração do sagrado.’’
Chagdud Khadro explica que o Terra Pura representa as diferentes mentes iluminadas e a manifestação dos lamas e rinpoches. “O Terra Pura era uma aspiração de Chagdud Tulku Rinpoche. É uma semente desabrochando. O Terra Pura representa o ambiente puro da mente iluminada’’, descreve.
Meio ambiente é preocupação da direção
Durante o cerimonial de consagração do novo Templo Terra Pura Padmasambava, a preocupação com o meio ambiente também foi frisada e conforme a diretora espiritual do Templo Budista de Três Coroas, Chagdud Khadro, não se restringe somente com ambiente espiritual. “Nossa preocupação com o ambiente é uma preocupação que se compartilha com o governo municipal e estadual. Temos grandes parceiros nesta questão. Esperamos que o vento que sopra pelo templo, pela mata, em sua volta, carregue a bênção por todo o vale.’’
Já a governadora Yeda Crusius definiu o templo budista como uma forma de convívio social, de paz interior e de grande importância econômica. “O local é apropriado para nós e para quem escolheu este lugar. É um ambiente maravilhoso para se viver”, elogiou. Yeda também mencionou o esporte por meio do qual Três Coroas ficou conhecida mundialmente: a canoagem.
Ela ainda frisou que o budismo tibetano também é um serviço de sustentabilidade local. “A partir de Três Coroas estamos em contato com o mundo. Este contato é feito muito além de uma viagem internacional, mas é feito por todas as energias que formaram esta terra.’’
SAIBA MAIS
- O que é budismo?
Budismo são os ensinamentos transmitidos no século VI a.C. por Sidarta Gautama, o Buda Shakiamuni. Em essência, Buda ensinou para as pessoas o caminho da sabedoria, isto é, como alcançar a completa liberdade do sofrimento, a iluminação
- O que significa lama?
Lamas são os professores no budismo tibetano. São chamados assim devido a sua compaixão. Em tibetano, ‘la’ significa mãe e ‘ma’ significa elevado. Assim como uma mãe cuida de seus filhos e dá a eles tudo o que necessitam para a sua vida comum, o lama cuida de seus discípulos
- O que significa rinpoche?
A palavra rinpoche significa precioso em tibetano e é usada para designar professores muito especiais porque possuem uma realização espiritual elevada
Praticantes reunidos em retiro desde sexta
Ar puro, contato direto com a natureza, tranqüilidade, paz de espírito e renovação de energia dão o tom de leveza e de paz interior quando se entra no Templo Budista Khadro Ling, em Três Coroas. Casas de rodas, estupas (relicários gigantes), imagens de budas, entre outras formas de liberação de energias positivas, fazem parte do cenário. Para ampliar ainda mais as belezas do local, o mais novo prédio do centro budista é rico em detalhes que encantam os olhos.
O Terra Pura Padmasambava é uma réplica do reino celestial de Zangdog Palri (a Gloriosa Montanha Cor de Cobre, que representa o reino da mente iluminada). A construção começou em 2003, com ajuda de doações dos praticantes do budismo tibetano, e do trabalho voluntário de artistas do Butão, Nepal e Tibete. Cada detalhe representa a mente iluminada e a manifestação de diferentes professores (lamas e rinpoches).
Para a consagração do Templo Terra Pura Padmasambava, um grupo de praticantes lamas e rinpoches estiveram desde a última sexta-feira realizando cerimônias de consagração. Os ensinamentos foram conduzidos por Dzongsar Khyentse Rinpoche, com o apoio de mais seis rinpoches. “Hoje (ontem), o clima é de festa. Tem gente de todo mundo. É um lugar muito abençoado e estamos aqui para recarregar nossas energias’’, define a praticante de budismo tibetano Vera Lúcia Damian, 50 anos, de Caxias do Sul.
Famosos conferiram cerimônia
A atriz e praticante de budismo tibetano Lucélia Santos foi a mestre de cerimônias da consagração do templo. Proprietária de um terreno na centro budista, resumiu o sentimento de quem participou do encontro. “É um momento histórico e raro. A consagração conseguiu reunir lamas e rinpoches de várias partes do mundo. É um momento em que podemos ter o contato direto de libertação.’’ A ex-VJ da MTV e vereadora de São Paulo Soninha Francine (PPS) também está na lista de famosos freqüentadores do templo.
Como chegar ao centro budista
O Khadro Ling fica a sete quilômetros de Três Coroas. A partir de Porto Alegre, siga pela RS-020 em direção a São Francisco de Paula. Dobre à esquerda na parada de ônibus 177, seguindo a sinalização. Pela RS-115, dobre à direita no primeiro trevo de Três Coroas em direção ao bairro Águas Brancas. Você vai seguir por sete quilômetros em uma estrada de terra. Nas bifurcações, entre sempre à esquerda. Contato: (51) 3546-8200
http://www.jornalnh.com.br/regiao/1...gurado-em-tres-coroas-veja-fotos-e-video.html
"
Enfim, o Centro Budista de Três Coroas é um local belíssimo, vale a pena a visita a este lugar para assistir à prática do budismo genuíno.
PS: o falecido Rinpoche era muito conhecido no RS em geral. Até a sua "morte", era sempre o responsável pela abertura e benção do Planeta Atlântida, um grande festival de música que acontece todo ano no litoral do RS (tb em SC). Ele era "pop" :lol: