SkyscraperCity banner
1 - 20 of 25 Posts

·
Melissa
294 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Olá! Este fim de semana estive no Templo Budista na cidade de Três Coroas e mostrarei para vocês algumas fotos que eu tirei.
Esse é o meu primeiro thread, então estou torcendo para que vocês gostem. Namastê!

Em 1991, S.Em.ª Chagdud Tulku Rinpoche visitou o Brasil pela primeira vez. Em 1994, foi convidado para vir ao Rio Grande do Sul. Encantado com a beleza da serra gaúcha e com o interesse dos praticantes pelo budismo, Rinpoche procurou terrenos na região para estabelecer um centro. Em 1995, Rinpoche mudou-se para onde hoje está o Khadro Ling.
Em novembro de 2002, durante um retiro com a presença de 250 praticantes de todo o país, Rinpoche morreu após dois dias de ensinamentos e intensa prática espiritual. Incansável, ele ensinou até tarde da noite de sábado, 16 de novembro. Sua morte aconteceu na madrugada do dia 17 de forma extraordinária. Por seis dias, ele permaneceu em um estado de profunda meditação antes de a consciência deixar seu corpo.

1

2 - Templo Terra Pura de Padmasambava

3

4

5 - Interior do Templo Terra Pura de Padmasambava

6

7

8

9

10 - Estátua de Padmasambava

11

12 - Estátua do Buda Akshobia

13 - As Estupas

14 - Bandeiras de Oração

15

16 - Casa que abriga as oferendas de lamparinas e as rodas de oração

17

·
-*-*-*-
26,074 Posts
Lindas fotos!!

:)

·
Registered
15,757 Posts
Legal, já fui ai em 2007, acompanhando minha mãe, que é chegada nesses lados espirituais. Como não sou, fui para conhecer, e gostei bastante. A cidade de Três Coroas é bem bacana, agradável, e esse local é agradável, apesar da óbvia carnavalidade das construções, propositalmente feitas para esse fim.

Tem umas vistas legais ai do Vale do Paranhana.

Parabéns pelo seu primeiro thread. ;)

·
Rene Hass
4,331 Posts
Esse templo budista rapidamente se transformou numa das maiores atrações de Três Coroas. Ainda não o conheço, mas pretendo ir lá um dia.

Parabéns pelo 1º thread, Amo_porto! :applause:

·
Taking On The World
26,388 Posts
não dá pra ver direito nessas fotos, mas quase NENHUM desses detalhes nas construções são pinturas "planas". É TUDO, TUDO entalhado em madeira ou contreto, mesmo os padrões mais complexos.

é sensacional, e muito fácil de chegar. Praticamente todo mundo que vai a Gramado vai pela RS239 e daí passa por Taquara, Igrejinha e então Três Coroas. Não fica muito distante da estrada.

·
Não creio no que não vejo
26,304 Posts
Maravilhoso, não conhecia.

Mas que lindo isso:

Só não falem que é brega por favor, esse conceito não se aplica aqui. Dá para ver que foi um trabalho bastante legítimo, muito lindo :drool:

·
I'm just a happy kid!!!
1,538 Posts
Estive ai em novembro passado! Tudo muito lindo!!! Ótimas fotos!

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
6,752 Posts
Nunca fui, mas quem sabe um dia né?

Pra quem for visitar a cidade, recomendo um Rafting saindo da Barragem..
É muito show.. e é uma aaaaula pra pegar um rio.. haha

·
Melissa
294 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Lindas fotos!!

:)
Qualquer elogio seu significa muito para mim!!! Obrigada!!!

Legal, já fui ai em 2007, acompanhando minha mãe, que é chegada nesses lados espirituais. Como não sou, fui para conhecer, e gostei bastante. A cidade de Três Coroas é bem bacana, agradável, e esse local é agradável, apesar da óbvia carnavalidade das construções, propositalmente feitas para esse fim.

Tem umas vistas legais ai do Vale do Paranhana.

Parabéns pelo seu primeiro thread. ;)
Oii, obrigada pela visita!!! :hi:
É mesmo um lugar bem bacana para se conhecer, pena que não tem muito o que fazer além de meditar.. :lol:

Belíssimo templo.
As fotos estão ótimas.
Parabéns amo_porto!
Shiroshima muito obrigada pela sua visita e pelo elogio! :cheer:

·
Melissa
294 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Oi, amo_porto !!

Parabéns pelo teu primeiro thread, as fotos estão lindas !!

E achei o Centro Budista muito interessante..tem mais fotos ??

bjks ! :)
Oii Déa, obrigada pela sua visita!

A maioria das fotos que eu tirei são pessoais, então não botei aqui :lol:
Infelizmente não é permitido fotografar o interior do templo principal, mas no site ( http://kl.chagdud.org/ ) dá para encontrar algumas fotos:

·
Melissa
294 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Esse templo budista rapidamente se transformou numa das maiores atrações de Três Coroas. Ainda não o conheço, mas pretendo ir lá um dia.

Parabéns pelo 1º thread, Amo_porto! :applause:
É um passeio super gostoso de se fazer e o astral de lá faz bem, heheheh
Obrigadaaaaaa :hug:

Realmente muito lindo, belas fotos, amei o thread Melissa, parabéns !
Amigooooooo!!!!!!! Obrigada, te adoro <3

·
Melissa
294 Posts
Discussion Starter · #17 ·
não dá pra ver direito nessas fotos, mas quase NENHUM desses detalhes nas construções são pinturas "planas". É TUDO, TUDO entalhado em madeira ou contreto, mesmo os padrões mais complexos.

é sensacional, e muito fácil de chegar. Praticamente todo mundo que vai a Gramado vai pela RS239 e daí passa por Taquara, Igrejinha e então Três Coroas. Não fica muito distante da estrada.
É mesmo, não tem como ir sem se surpreender com tamanha precisão dos detalhes...
A unica curiosidade é que eu demorei quase 2 horas para chegar até lá...

Estive ai em novembro passado! Tudo muito lindo!!! Ótimas fotos!
Obrigada!!! :banana:

Nunca fui, mas quem sabe um dia né?

Pra quem for visitar a cidade, recomendo um Rafting saindo da Barragem..
É muito show.. e é uma aaaaula pra pegar um rio.. haha
É verdade, acho que o dia em que fiz rafting foi um dos melhores da minha vida!!!

·
Registered
2,275 Posts
Belas fotos! O dia estava lindo tb, parabéns!

Realmente, como falaram antes, o conceito de "breguice", "disneylândia" etc NÃO se aplica ao Centro Budista de Três Coroas.

A história do Centro, contada brevemente no início do thread, demonstra que não se trata de uma "importação disneylândica" de construções de "estilo tibetano" para o Brasil. É algo completamente genuíno.

O lama tibetano, que era (é) bastante respeitado e conhecido na hierarquia religiosa do budismo mundial, ao visitar esse local de Três Coroas, se encantou com a "paz" da localidade, e resolveu estabelecer seu centro ali.

Conheço bastante a cidade, e sei que sempre há muitos visitantes no Centro Budista, vários estrangeiros, inclusive. Perto do Centro foi estabelecido o que dizem ser o primeiro restaurante tibetano do Brasil, o Tashi Ling. O Centro, graças ao Rinpoche, se tornou um dos maiores e mais importantes centros budistas das Américas.

Não se pode dizer que os templos são cópias descontextualizadas, bregas, comparáveis a um parque temático (como existe em ALGUMAS situações em Gramado, cidade vizinha), pois é bastante interessante que todas as construções respeitaram a complexa e detalhada técnica construtiva original, TUDO FEITO MANUALMENTE, principalmente por artesãos da Ásia. Isso eu digo pq me recordo quando o segundo templo foi inaugurado há alguns anos: foi uma construção muito demorada e extremamente trabalhosa. O segundo templo é o mais alto, com esses detalhes em madeira incríveis, e foi inaugurado no final de 2009. O vermelho, o primeiro, é do início do Centro Budista.

Segue reportagem sobre inauguração do segundo templo:

"Novo templo budista é inaugurado em Três Coroas. Veja fotos e vídeo
Local será aberto ao público a partir do próximo sábado.

Três Coroas - Um templo rico em cores e detalhes foi inaugurado nesta segunda-feira, no Centro Budista Khadro Ling, em Três Coroas. Diante de centenas de pessoas, o Terra Pura de Padmasambava foi consagrado em cerimônia conduzida por Dzongsar Khyentse Rinpoche. Desde a última sexta-feira, mais de 500 praticantes do budismo estiveram reunidos no local, em retiro preparatório.

A governadora Yeda Crusius (PMDB), o prefeito Orlando Teixeira dos Santos Sobrinho (PMDB), entre outras autoridades, acompanharam a cerimônia. O templo será aberto ao público a partir do próximo sábado.

De acordo com a viúva do criador do templo, Chagdud Tulku Rinpoche, e diretora espiritual do local, Chagdud Khadro, a consagração de novo prédio é um momento glorioso e a concretização de um desejo de Chagdud. “Várias pessoas do mundo estão aqui reunidas. É um momento muito glorioso. O templo foi construído de maneira tradicional. Este é um lugar sagrado, a terra tem a perfeita configuração do sagrado.’’

Chagdud Khadro explica que o Terra Pura representa as diferentes mentes iluminadas e a manifestação dos lamas e rinpoches. “O Terra Pura era uma aspiração de Chagdud Tulku Rinpoche. É uma semente desabrochando. O Terra Pura representa o ambiente puro da mente iluminada’’, descreve.

Meio ambiente é preocupação da direção

Durante o cerimonial de consagração do novo Templo Terra Pura Padmasambava, a preocupação com o meio ambiente também foi frisada e conforme a diretora espiritual do Templo Budista de Três Coroas, Chagdud Khadro, não se restringe somente com ambiente espiritual. “Nossa preocupação com o ambiente é uma preocupação que se compartilha com o governo municipal e estadual. Temos grandes parceiros nesta questão. Esperamos que o vento que sopra pelo templo, pela mata, em sua volta, carregue a bênção por todo o vale.’’

Já a governadora Yeda Crusius definiu o templo budista como uma forma de convívio social, de paz interior e de grande importância econômica. “O local é apropriado para nós e para quem escolheu este lugar. É um ambiente maravilhoso para se viver”, elogiou. Yeda também mencionou o esporte por meio do qual Três Coroas ficou conhecida mundialmente: a canoagem.

Ela ainda frisou que o budismo tibetano também é um serviço de sustentabilidade local. “A partir de Três Coroas estamos em contato com o mundo. Este contato é feito muito além de uma viagem internacional, mas é feito por todas as energias que formaram esta terra.’’

SAIBA MAIS

- O que é budismo?
Budismo são os ensinamentos transmitidos no século VI a.C. por Sidarta Gautama, o Buda Shakiamuni. Em essência, Buda ensinou para as pessoas o caminho da sabedoria, isto é, como alcançar a completa liberdade do sofrimento, a iluminação

- O que significa lama?
Lamas são os professores no budismo tibetano. São chamados assim devido a sua compaixão. Em tibetano, ‘la’ significa mãe e ‘ma’ significa elevado. Assim como uma mãe cuida de seus filhos e dá a eles tudo o que necessitam para a sua vida comum, o lama cuida de seus discípulos

- O que significa rinpoche?
A palavra rinpoche significa precioso em tibetano e é usada para designar professores muito especiais porque possuem uma realização espiritual elevada

Praticantes reunidos em retiro desde sexta

Ar puro, contato direto com a natureza, tranqüilidade, paz de espírito e renovação de energia dão o tom de leveza e de paz interior quando se entra no Templo Budista Khadro Ling, em Três Coroas. Casas de rodas, estupas (relicários gigantes), imagens de budas, entre outras formas de liberação de energias positivas, fazem parte do cenário. Para ampliar ainda mais as belezas do local, o mais novo prédio do centro budista é rico em detalhes que encantam os olhos.
O Terra Pura Padmasambava é uma réplica do reino celestial de Zangdog Palri (a Gloriosa Montanha Cor de Cobre, que representa o reino da mente iluminada). A construção começou em 2003, com ajuda de doações dos praticantes do budismo tibetano, e do trabalho voluntário de artistas do Butão, Nepal e Tibete. Cada detalhe representa a mente iluminada e a manifestação de diferentes professores (lamas e rinpoches).

Para a consagração do Templo Terra Pura Padmasambava, um grupo de praticantes lamas e rinpoches estiveram desde a última sexta-feira realizando cerimônias de consagração. Os ensinamentos foram conduzidos por Dzongsar Khyentse Rinpoche, com o apoio de mais seis rinpoches. “Hoje (ontem), o clima é de festa. Tem gente de todo mundo. É um lugar muito abençoado e estamos aqui para recarregar nossas energias’’, define a praticante de budismo tibetano Vera Lúcia Damian, 50 anos, de Caxias do Sul.

Famosos conferiram cerimônia

A atriz e praticante de budismo tibetano Lucélia Santos foi a mestre de cerimônias da consagração do templo. Proprietária de um terreno na centro budista, resumiu o sentimento de quem participou do encontro. “É um momento histórico e raro. A consagração conseguiu reunir lamas e rinpoches de várias partes do mundo. É um momento em que podemos ter o contato direto de libertação.’’ A ex-VJ da MTV e vereadora de São Paulo Soninha Francine (PPS) também está na lista de famosos freqüentadores do templo.

Como chegar ao centro budista

O Khadro Ling fica a sete quilômetros de Três Coroas. A partir de Porto Alegre, siga pela RS-020 em direção a São Francisco de Paula. Dobre à esquerda na parada de ônibus 177, seguindo a sinalização. Pela RS-115, dobre à direita no primeiro trevo de Três Coroas em direção ao bairro Águas Brancas. Você vai seguir por sete quilômetros em uma estrada de terra. Nas bifurcações, entre sempre à esquerda. Contato: (51) 3546-8200

http://www.jornalnh.com.br/regiao/1...gurado-em-tres-coroas-veja-fotos-e-video.html
"

Enfim, o Centro Budista de Três Coroas é um local belíssimo, vale a pena a visita a este lugar para assistir à prática do budismo genuíno.

PS: o falecido Rinpoche era muito conhecido no RS em geral. Até a sua "morte", era sempre o responsável pela abertura e benção do Planeta Atlântida, um grande festival de música que acontece todo ano no litoral do RS (tb em SC). Ele era "pop" :lol:

1 - 20 of 25 Posts