SkyscraperCity banner
1 - 20 of 22 Posts

·
Banned
Joined
·
3,705 Posts
Discussion Starter · #1 ·


13/06/2008



Manaus Moderna, em frente ao Teatro Chaminé,
ganhará espaço para shows e barracas
padronizadas com pratos típicos



Cláudia do Valle
Da equipe de A CRÍTICA



Usando uma metáfora, Manaus vai passar, até 2015, por uma boa limpeza de pele, seguida de um lifting e, posteriormente, uma cirurgia plástica com ações para limpar a área central, reformar espaços públicos e construir intervenções urbanas propostas pelo projeto Centro Vivo, que o prefeito Serafim Corrêa lançou, oficialmente, ontem à noite.

Trata-se de um pacote de obras, rearranjos, organização e reordenamento do Centro histórico a fim de transformar o lugar num espaço de convivência familiar e lazer, turístico, socioeconomicamente ativo, preservado e seguro.

Fora a revitalização do Corredor Turístico da zona central, que inclui as praças da Matriz e Tenreiro Aranha, o Centro Vivo deverá consumir investimentos da ordem de R$ 5 milhões nos próximos meses e terá quatro eixos de atuação: planejamento urbano, requalificação urbanística e ambiental, segurança e inclusão social e econômica.

As ações de curto prazo, que já estão sendo licitadas, abrangem o perímetro que vai da rua Henrique Martins (Norte) até a orla da Manaus Moderna (Sul); da avenida Getúlio Vargas com Floriano Peixoto (Leste); e rua Epaminondas (Oeste). Em todo o Centro o projeto prevê incentivo à recuperação de patrimônio para a reforma e reconstrução de imóveis históricos particulares.

Segundo o superintendente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Eraldo Bandeira, dentro de dois meses a população já perceberá as mudanças de curto prazo, como recuperação, limpeza e manutenção de ruas e calçadas; organização dos camelôs; revitalização da orla da Manaus Moderna; recuperação da iluminação pública e maior organização no trânsito e áreas de estacionamento.

“Teremos iluminação artística na Getúlio Vargas e mais vagas para o público estacionar, com a reforma do Edifício Garagem, em licitação. Estamos iniciando os trabalhos do Shopping Popular, no antigo prédio da J.G. Araújo, e das reformas das praças da Matriz, Saudade e Remédios”, explica Eraldo, acrescentando que em 2009 o projeto vai virar programa, com comitê gestor composto por representantes das secretarias, empresários, lojistas, camelôs e sociedade civil organizada.
 

·
Banned
Joined
·
3,705 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Espero que finalmente meu sonho se torne realidade!!!:banana:
 

·
Banned
Joined
·
3,705 Posts
Discussion Starter · #3 ·
06/06/2008 17:02
Serafim vai apresentar Projeto Centro Vivo


O prefeito Serafim Corrêa vai apresentar à população de Manaus na próxima semana o Projeto Centro Vivo, que integra várias secretarias com o objetivo de transformar o Centro Histórico da cidade a partir de ações direcionadas ao planejamento urbano, à requalificação urbanística e ambiental e à inclusão social e econômica.

O projeto foi apresentado em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Manaus na última quinta-feira, a pedido da vereadora Lúcia Antony (PCdoB).

Ele tem o objetivo de transformar a realidade do Centro Histórico da cidade em até três anos através de ações de curto, médio e longo prazos. Na próxima semana a Prefeitura fará o lançamento do edital para que as empresas se credenciem a realizar as obras necessárias.

"Nos empenhamos muito nesses dois últimos anos para fazer um diagnóstico confiável sobre os principais problemas do Centro de Manaus e desenvolvemos estudos pensando em soluções definitivas para a transformação da realidade do nosso Centro Histórico", disse o diretor-presidente do Implurb, o arquiteto e urbanista, Claudemir Andrade.

As várias etapas do projeto foram apresentadas na audiência, transmitida ao vivo pela TV Câmara. Criado com base em quatro eixos de atuação, o projeto tem ações voltadas ao planejamento urbano, à requalificação urbanística e ambiental, à segurança, e à inclusão social e econômica.

“Resgatar o Centro da cidade não será uma tarefa fácil mas a Prefeitura não pretende realizar uma maquiagem, mas um renascimento cultural e quando começarmos a colocar em prática o que está no papel temos certeza que a auto-estima do manauara vai se elevar”, afirma o presidente do Instituto.

A criação do Centro Popular de Compras, no antigo prédio do J.G.Araújo, na avenida Sete de Setembro; a reforma da Praça da Matriz (incluindo o chafariz); da Praça da Saudade; da avenida Getúlio Vargas e das calçadas estão previstas no projeto.

Durante a audiência pública, o presidente da Implurb revelou que muitas das obras do Centro Vivo foram idéias do senador Jefferson Péres, que costumava cobrar a criação de um passeio público no Centro.
 

·
Banned
Joined
·
3,705 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Projeto de revitalização do Centro Histórico de Manaus é lançado
13 de junho de 2008.


MANAUS - O Projeto Centro Vivo, que pretende tornar a área central de Manaus mais segura e agradável, foi lançado ontem à noite (12), pelo prefeito Serafim Corrêa. Na na solenidade, ele assinou a ordem de serviço para a primeira obra do projeto, um shopping popular no prédio J.G. Aráujo, destinado a abrigar em sua primeira etapa 154 vendedores ambulantes da área da Praça da Matriz.

O lançamento aconteceu no próprio prédio onde será instalado o shoppping e reuniu secretários municipais, arquitetos, artistas e camelôs, que futuramente trabalharão no local.

De acordo com o prefeito, o objetivo do projeto é transformar a realidade do Centro Histórico da cidade em até três anos por meio de ações de curto, médio e longo prazos para deixar os moradores e turistas em uma área bem urbanizada, preservada e segura.

Serafim Corrêa destaca Centro Vivo e lembra senador Péres

O prefeito salientou a importância do projeto pra resgatar as características históricas e culturais do cetro de Manaus e referiu-se, emocionado, ao senador Péres como um entusiasta pelo projeto.

"É uma pena ele não estar aqui pra ver esse projeto avançando. O senador foi uma das pessoas que mais sofreu ao ver o Centro sendo degradado por culpa do crescimento da cidade. E ele lutou muito para que isso mudasse", disse.

Centro Popular de Compras, Shopping Popular

O Centro Popular de Compras é o projeto de maior impacto. Consiste na transformação de antigo prédio do J.G. Araújo, na avenida 7 de Setembro, em frente à antiga sede da Câmara Municipal, em uma espécie de shopping onde os camelôs hoje instalados nas imediações da Praça da Matriz possam exercer suas atividades de forma organizada, com infra-estrtutura e conforto para si e para os consumidores.

De acordo com o projeto, o Shopping São José, como vem sendo chamado em referência à denominação antiga do local, deve abrigar em sua primeira etapa 154 ambulantes. Por conta da empresa Ecovet Consultoria Construção e Comércio Ltda, que venceu a licitação, as obras devem ser iniciadas ainda neste mês de junho.

Outros pontos também serão beneficiados com a iniciativa para mudar o Centro Histórico. É o caso da reforma da Praça da Matriz, incluindo o chafariz, a reforma da Praça da Saudade, e serviços na avenida Getúlio Vargas, contemplando principalmente as calçadas.

O Projeto Centro Vivo foi elaborado a partir do levantamento dos principais problemas da região central da cidade, basicamente insegurança, trânsito, falta de limpeza e a desorganização dos vendedores ambulantes.



Fonte: Portal Amazônia - A.L
 

·
Registered
Joined
·
9,188 Posts
Graças a Deus


Serafim passou 4 anos escutando TODO mundo falando do lixo que tava esse centro, e só agora vem apresentar essa porposta :(
 

·
Registered
Joined
·
606 Posts
^^

Os outros passaram muito mais tempo ouvindo a mesma coisa e nem projeto apresentaram (fora os das campanhas esquecidos nas gavetas).
Não sei se seria tanto desperdício assim mais 4 com o atual, do que 4 ou 8 com um que certamente se voltar vai começar denovo com as políticas populistas e paternalistas que todo sabe no que vai dar...
 

·
Banned
Joined
·
3,705 Posts
Discussion Starter · #11 ·
^^

Os outros passaram muito mais tempo ouvindo a mesma coisa e nem projeto apresentaram (fora os das campanhas esquecidos nas gavetas).
Não sei se seria tanto desperdício assim mais 4 com o atual, do que 4 ou 8 com um que certamente se voltar vai começar denovo com as políticas populistas e paternalistas que todo sabe no que vai dar...
Dando nomes aos bois... eu era criança na administração do Amazonino e não entendo bem quando vcs caracterizam como populista. Não foi ele quem fes os primeiros viadutos e passagens de níevl de Manaus?

Afinal, quais foram os pontos positivos e negativos da administração do Amazonino??? E do Gilberto Mestrinho??? Esse também vive levando pauladas, mas não sei porque, pois era menino e nem sabia o que era política na época.

Gostei da adminitração do Serafim, o problema foram os rotineiros atrasos em TODA e QUALQUER obra tomada pela prefeitura.

Na verade, além dos viadutos e dos novos Parques, não vi muita mudança em Manaus na questão da administração pública, principalmente quando se fala em transporte coletivo, que parece ter piorado.

Agora, quanto oas smarts cards, foi boa aposta. Aqui em Gyn tem há décadas e funciona muito bem. Se quem que esse nem foi um projeto dele, né?!

Agora sonho e auymento minhas esperanças de um dia eu possa caminhar pelo centro e me sentir na Bèlle Èpoque. Manaus e seus filhos merecem isso, é um dever, uma obrigação de qualquer político fazê-lo, seja reeleito, ou um novo prefeito.


Se duvidar, quem vai acabar fazendo essa obra será o Eduardo Braga!!!:|
 

·
Registered
Joined
·
85 Posts
um problema muito grande o Eduardo Braga se meter na prefeitura... tempo desses o VICE GOVERNADOR apresentou o projeto de uma avenida nova na cidade, quem faz isso é o prefeito..
não tô defendendo o Serafim, mas ele tá fazendo obra subterrânea (trocando alguns canos que - acreditem se quiser - são da época dos ingleses) e a única coisa que o povo vai lembrar na hora de votar vai ser a dor de cabeça causada pela interrupção do trânsito

falando sobre a revitalização, Manaus tem um centro lindo que pode ser muito bem aproveitado desde que esteja arrumado
 

·
Banned
Joined
·
5,008 Posts
Gente essa é a notícia que todos esperavamos, finalmente Manaus vai voltar a Belle Époque. :cheers:

Um sonho de todos nós Manauenses.:banana::banana::banana:
 

·
Banned
Joined
·
5,149 Posts
^^

Os outros passaram muito mais tempo ouvindo a mesma coisa e nem projeto apresentaram (fora os das campanhas esquecidos nas gavetas).
Não sei se seria tanto desperdício assim mais 4 com o atual, do que 4 ou 8 com um que certamente se voltar vai começar denovo com as políticas populistas e paternalistas que todo sabe no que vai dar...
É isso aí. Todo mundo sabe o que vai acontecer caso a raposa volte.
 

·
Registered
Joined
·
9,188 Posts
Manaus merece seu centro revitalizado :yes:
Deve ser a região com o maior patrimonio historico da cidade, se não estou enganado!!



Otima noticia!! \õ)
Sim
Todo o dia passando pelo centro, eu imagino as ruas organizadas, nenhum camelô a vista, sem poluição visual, faixadas limpas e bem cuidadas, asfalto com um aspecto melhor.. fiação aérea decente..
Infelizmente a beleza do centro é toda escondida, ainda.
 

·
Registered
Joined
·
9,188 Posts
um problema muito grande o Eduardo Braga se meter na prefeitura... tempo desses o VICE GOVERNADOR apresentou o projeto de uma avenida nova na cidade, quem faz isso é o prefeito..
não tô defendendo o Serafim, mas ele tá fazendo obra subterrânea (trocando alguns canos que - acreditem se quiser - são da época dos ingleses) e a única coisa que o povo vai lembrar na hora de votar vai ser a dor de cabeça causada pela interrupção do trânsito

falando sobre a revitalização, Manaus tem um centro lindo que pode ser muito bem aproveitado desde que esteja arrumado

Eu não acho problema nenhum
Pelomenos ele ainda faz alguma coisa pela cidade.
 

·
Perfil
Joined
·
5,549 Posts
Vai ficar bom, Manaus já fez o principal que foi descentralizar os orgãos públicos do Centro.
 

·
Registered
Joined
·
85 Posts
é né, aquela velha história de tantos anos aqui.. rouba mas faz :D
 
1 - 20 of 22 Posts
Top