SkyscraperCity banner
1 - 20 of 34 Posts

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Gostaria de colocar aqui um desafio para todos que conhecem Porto Alegre, seja os moradores da cidade, ou seja os visitantes e também os que conhecem por foto simplesmente.

POR QUE o centro de Porto Alegre precisa ter edifícios altos, se ele não tem estrutura para aguentar alta concentração de população/serviços além do que já tem?

POR QUE não desenvolver outras regiões da cidade, como a Avenida Carlos Gomes (3ª perimetral) para que se preserve o centro como ele está atualmente?

Outras cidades do mundo estão preservando seu centro e criando outras áreas para centro financeiro, com altos edifícios comerciais, modernos. Estas áreas necessitam ter estrutura, largas avenidas, espaços para construção de outros equipamentos, para que seja viável a construção de altos edifícios.

Sou a favor de mudar o atual Plano Diretor (ridículo ao meu ver) para que seja possível se construir prédios mais altos do que agora são construídos.

Um Triple A com 17 andares ???? Por que não 40? E 50?

Porto Alegre não teria capacidade para tanto?

Claro que teria!

Os nossos administradores pensam pequeno, não querem desenvolver a cidade!

Mas insisto: não necessariamente o centro deveria receber estas mudanças. Outras áreas muito mais desenvolvidas da cidade, com avenidas largas e áreas para lazer mais numerosas, mais bonitas, poderiam ser utilizadas para esta mudança.

Uma das cidades que mais gosto e que é um exemplo para mim é PARIS.

Vocês conhecem o bairro LA DEFENSE, o centro financeiro da cidade?

Cheio de prédios moderníssimos. Talvez não tão altos, mas super modernos.

Aí vão algumas fotos do www.portoimagem.com da Av. Carlos Gomes.

LIBERAR JÁ A ALTURA DOS PRÉDIOS NA 3ª PERIMETRAL !

Abraço a todos! :) :) :)

·
-*-*-*-
26,152 Posts
Oi Gilberto!!

Sim, concordo com voce ..........acho que a cidade poderia construir mais alto em algumas regioes(como C.Gomes) onde existe mais espaco para crescer e aonde ja possui a infra-estrutura necessaria. Adoro o La Defense, alem de servir como zona comercial/financeira/negocios virou uma atracao turistica............

Se precisar do meu apoio numa "marcha" pela reformulacao do Plano Diretor, pode contar comigo!! :)

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
Bom, como o Vinícius disse, se tem outro lugar que um "novo" centro possa ser construído, não há porque mudar o centro "antigo"! Isso é claro se tiver oque ser preservado, como construções antigas, patrimônio cultural, etc, porque se for uma cracolândia da vida, que venha abaixo!!!

Que morra para nascer outro!!! :)

·
Taking On The World
26,437 Posts
eu não concordo com a mania brasileira de deixar os centros de lado e partir para novas regiões. O centro da cidade NUNCA vai se recuperar se isso for feito. Aconteceu com São Paulo... e depois a própria Paulista começou a ser meio q abandonada.

Acho q o centro de POA tem potencial se forem feitas algumas coisas certas nele... uma proposta minha são estacionamentos GRANDES, (tipo do Iguatemi), talvez em parceria publico privada para serem baratos (pois cobram uma fortuna naqueles estacionamentos do centro d POA), ao REDOR do centro, e um sistema de bondes ou LRT (light rail transport) em várias ruas do centro ligando a esses estacionamentos. Os onibus tem q sair do centro tb. Acho q tem muito prédio feio e velho q pode ser demolido, mas os novos e altos a serem construidos tem q ter espaço entre eles, e de preferencia já aproveita e faz um recuo de rua... q são muito estreitas. Dá um ultra desconto de IPTU a perder de vista pra convencer as construtoras a fazerem isso. Se tivesse uma foto de satelite do centro de POA com boa definição (pena q o GoogleEarth não tem alta definição pra POA) eu mostrava melhor oq se deve fazer...

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
Ops! Esqueci de elogiar: essa avenida feita de concreto tá muito bonita, os prédios também tão muito bonitos! E um Aeromovel em cima dela cairia bem! :)

·
Taking On The World
26,437 Posts
Tarcísio Tamarozi said:
Bom, como o Vinícius disse, se tem outro lugar que um "novo" centro possa ser construído, não há porque mudar o centro "antigo"! Isso é claro se tiver oque ser preservado, como construções antigas, patrimônio cultural, etc, porque se for uma cracolândia da vida, que venha abaixo!!!

Que morra para nascer outro!!! :)

tem muito oq ser preservado, mas tb tem MUITO oq pôr abaixo. Tem quadras inteiras do centro, próximas à rodoviária, q podem vir abaixo sem prejuizo arquitetonico ou cultural nenhum. Qdo por essas quadras abaixo, aproveita e alarga as ruas. Se for pra fazer um novo centro com prédios altos, então q seja feito na área do centro admnistrativo, q tem avenidas largas, muito espaço sobrando e fica ao lado do centro. Prédios altos ali seriam vistos de vários angulos como se fossem parte do skyline do centro de POA, ficando atrás dos predios do centro.

·
Taking On The World
26,437 Posts
@GilbertoPortoImagem: dê uma pesquisada sobre oq fizeram com o centro do Rio... o projeto de revitalização etc... é o centro mais "downtown" do Brasil... e fica num "canto" da cidade com água de dois lados, assim como o de POA.

·
Ohh Yeah!
7,677 Posts
^Concordo com vc em alguns aspectos, eu acho que o antigo tem que ser preservado e conservado, mas aquela arquitetura brega, que de histórica não tem nada, deveria ceder a novas construções de alto padrão.

·
policial disfarçado
17,786 Posts
Acho que sempre da para conciliar as duas coisas, o progresso e a preservação!

A maioria dos centros são assim!

Eu não conheço o centro de POA, e o que eu conheço de POA é muito pouco e somente por fotos...

Eu acho que POA tem sim capacidade para predios mais altos e de alto padrao!

·
Bronzil il il
4,581 Posts
Vale lembrar que a parte principal da 3ª Perimetral, que é Carlos Gomes, passa por alguns bairros bem populosos, que até poderiam receber uma classificação de bairros residenciais (como a Bela vista e Mont' Serrat). Mas este seria o único ponto negativo para um "distrito comercial", pois:

- A 3ª Perimetral cruza a cidade, de sul a norte, chegando ao aeroporto;
- Passa por alguns bairros onde a população possui a maior renda da cidade;
- É uma avenida larga, com corredores de ônibus no meio, atravessada por diversas artérias da cidade;
- Etc.

Contudo, concordo plenamente quando dizem para botar abaixo os prédios toscos (sem valor histórico, econômico ou cultural - que, às vezes, são quadras inteiras!!!) e construir algo moderno e alto.

·
Bronzil il il
4,581 Posts
AcesHigh said:
tem muito oq ser preservado, mas tb tem MUITO oq pôr abaixo. Tem quadras inteiras do centro, próximas à rodoviária, q podem vir abaixo sem prejuizo arquitetonico ou cultural nenhum. Qdo por essas quadras abaixo, aproveita e alarga as ruas. Se for pra fazer um novo centro com prédios altos, então q seja feito na área do centro admnistrativo, q tem avenidas largas, muito espaço sobrando e fica ao lado do centro. Prédios altos ali seriam vistos de vários angulos como se fossem parte do skyline do centro de POA, ficando atrás dos predios do centro.
E o aterro, além da Ponte de Pedra, na Borges, e do Praia de Belas, foram feitos justamente para isso. Quer dizer, não tinham pensado exatamente em um downtown, mas em um bairro bacana, com praia e tudo.

Já que não deu certo (e colocaram prédios administrativos das 3 esferas lá) poderiam aproveitar aquela área para fazer o novo centro comercial da cidade, preservando a maior parte do centro antigo.

Então, o bairro Cidade Baixa, que fica logo à frente, ganharia um significado literal: "Downtown".

·
Registered
667 Posts
CENTRo de POA - MUDANCA.. preservando oque é historico!

·
Registered
11,536 Posts
Altura de predio nao e documento

Varias cidades tem gabarito baixo nas zonas valiosas
Londres, Paris, Rio...

·
Vitória da Conquista (BA)
8,027 Posts
Agora em janeiro, quase eu descia até POA, mas não passei de Floripa pois o tempo estava curto demais. Bom, só conheço POA por fotos mesmo, e concordo que POA tem capacidade de construir prédios mais altos.
Gostei da Carlos Gomes. Me parece ser uma avenida que tem muito pra crescer em comércio. :)

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Concordo Muckie

muckie said:

Londres, Paris, Rio...

Prédio alto não é documento.
Ainda mais no Brasil.

Na Europa prédio alto é exceção.

É que brasileiro tem mania de copiar americanos neste ponto.
Por que não ter como exemplo a Europa?

·
Taking On The World
26,437 Posts
portoimagem said:
Prédio alto não é documento.
Ainda mais no Brasil.

Na Europa prédio alto é exceção.

É que brasileiro tem mania de copiar americanos neste ponto.
Por que não ter como exemplo a Europa?
pra começar pq a Europa tem zilhões de prédios de 4-7 andares antigos lindíssimos q até hoje são usados, tanto para residencias como para escritórios. O Brasil tem pouquissimos desses, oq a gente mais tem é caquedo feio dos anos 60-70...

acho tb bobagem dizer q é mania de copiar americano... e se fosse pra copiar americano qual o PROBLEMA??? Pq todo mundo não quer copiar americano? O modelo deles serve melhor pro Brasil do que o modelo europeu...

Além disso, não estariamos copiano americanos... mas sim copiando Panamenhos, Mexicanos, Canadenses, Dubaienses (???), Chineses, Malaios, Filipinos, Árabes, Taiwaneses, Japoneses, Coreanos, Australianos, etc

Pra completar, a Europa está cada vez construindo mais prédios altos.

·
Taking On The World
26,437 Posts
muckie said:

Londres, Paris, Rio...
olha, me constrói prédios como os de Canary Wharf e Centro de Londres (uns 3 ou 4 com mais de 200 metros), ou um aglomerado de prédios como de La Defense em Paris (nenhum mais de 200 metros, entretanto, são TODOS absurdamente lindos), ou pelo menos alguns como os mais altos do centro do Rio... mas NÃO um horrivel de 107 metros como o mais alto :)

1 - 20 of 34 Posts