Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 42 Posts

·
Registered
Joined
·
11,640 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)







O Centro Multifuncional de Eventos de Vitória contribuirá para a consolidação do turismo de negócios como um dos vetores do crescimento da economia do Estado. Será construído na Avenida Adalberto Simão Nader, próximo ao terminal de passageiros do novo aeroporto da Capital. O empreendimento demandará investimentos da ordem de R$ 95 milhões, recursos da iniciativa privada em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de Vitória e Infraero.

Estudos técnicos mostram que o projeto pode ser executado de forma modulada, priorizando os espaços e obras de acordo com a demanda de mercado. Prevê a ocupação de uma área de 100 mil metros quadrados, além da área para estacionamento.

O centro de convenções – espaço para intercâmbio de tecnologia, informação e cultura e para apresentação de produtos ao mercado – vai contar com anfiteatro, área de exposição e feiras, arena multiuso para esportes, shows e plenária para até 5 mil pessoas. Será um como equipamento urbano, capaz de gerar emprego, renda, movimentação e conhecimento.

Pela sua importância e magnitude, o Centro Multifuncional de Eventos de Vitória poderá ainda estimular o aparecimento de empresas fornecedoras de equipamentos e de prestação de serviços para o setor, num efeito multiplicador que trará novas fontes de renda e empregos com qualidade de vida.

Configuração Conceitual de Arquitetura - Tamanho das Áreas

. Pavilhões de Exposições e Feiras - 12.000 m² (3 X 4 mil m²), sendo 4 mil m² na 1ª. Etapa
. Centro de Convenções e Congressos - 2 mil m² (4 X 500 m²)
. Salas de Reuniões e de Trabalho - 1.500 m²
. Espaço Multiuso / Plenária - 2 mil m²
. Ballroom - 3 mil m² (5 mil pessoas)
. Auditórios - 2 (250 e 450 pessoas)
. Anfiteatro / Área de Eventos Externa - 10 mil m² (15 mil pessoas)
. Mall - 3.500 m²

Vantagens

Atualmente, o Espírito Santo coloca-se no mercado mundial de eventos com uma potencialidade dispondo de características peculiares, que vão dos atrativos naturais até a hospitalidade do povo capixaba. As vantagens comparativas e competitivas do Espírito Santo contribuirão para despertar o interesse de investidores privados nacionais e estrangeiros na viabilização do empreendimento.

- Localização estratégica;
- Está entre os principais pólos econômicos do país;
- Tem uma economia regional indutora de eventos negócios;
- Está em posição de destaque como maior complexo portuário da América Latina;
- A facilidade de acesso à Vitória e a combinação de praias e montanhas constituem atrativos turísticos que garantem a viabilidade do empreendimento;
- Performance de empreendimentos similares no Brasil (Fonte: Pesquisa HIA): Excluindo principais feriados, dezembro e janeiro, em todos os demais dias há pelo menos um evento ocorrendo em cada centro de convenções e exposições;
- Os eventos têm tamanhos variados e poucos ocupam a área total de cada centro;
- Com isso, a ocupação efetiva em m² é muito inferior em % à ocupação em nº. dias; - Pesquisa com os principais centros de convenções/exposições de SP revelou que a ocupação média em exposições é de 37% e para áreas de convenções, de 46%;
- Por outro lado, segundo pesquisa da Urban Land Institute, a ocupação depende da oferta hoteleira numa relação complementar;
- A ocupação máxima de um centro de convenções e exposições é de 70% em cidades com mais de 20 mil leitos disponíveis.
 

·
Registered
Joined
·
8,877 Posts
Muito lindo!

Eh serio? Quero dizer.. ja estao construindo? Ha algo concreto? Tudo esta "no futuro" mas nao sei quando publicaram a reportagem...
 

·
Registered
Joined
·
11,640 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Sim é certo, ele será construído próximo ao novo aeroporto.

Tenho uma notícia de hoje:

Projeto do Centro de Eventos de Vitória concorre a prêmio nacional de arquitetura
31/05/2006 - 16:05:00

O projeto arquitetônico do Centro Multifuncional de Eventos, que será instalado na Avenida Adalberto Simão Nader, próximo ao novo Aeroporto de Vitória Eurico Salles, concorre ao III Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, um dos maiores do setor na América Latina, junto com mais 588 trabalhos de todo o país na categoria obras públicas. O projeto é uma parceria entre Governo do Estado, Prefeitura de Vitória e Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).

A cerimônia de premiação ocorrerá nesta sexta-feira (01), durante a 11ª Feira Internacional de Negócios – Arquishow/Office Solution, realizada no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, São Paulo. Na ocasião, os projetos vencedores serão expostos na feira, até o dia 2 de junho, e publicados no 9ª Anuário de Arquitetura.

Informações Adicionais:
Fabrício Fernandes
Secretaria de Projetos Especiais
Assessoria de comunicação
Tel.: (27) 3380-3440/3555 ou 9291-6169
E-mail: [email protected]
www.sepes.es.gov.br
 

·
Vitória/Vila Velha-Brazil
Joined
·
2,431 Posts
legal said:
Muito lindo!

Eh serio? Quero dizer.. ja estao construindo? Ha algo concreto? Tudo esta "no futuro" mas nao sei quando publicaram a reportagem...

O centro será construído perto do aeroporto novo. A previsão é para que fique pronto junto com a obra do novo aeroporto, que a princípio deve ser entregue em dezembro de 2007.
 

·
Ohh Yeah!
Joined
·
7,677 Posts
Lindíssimo, de mto bom gosto !!!
 

·
Registered
Joined
·
11,640 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Achei outro render, coloquei no 1° post ;) Vejam o novo terminal do aeroporto logo ao lado.
 

·
Ohh Yeah!
Joined
·
7,677 Posts
^Gostei mais ainda, mas será que ele vai ter essa iluminação ??
 

·
Registered
Joined
·
11,640 Posts
Discussion Starter · #11 ·
^^ Uma iluminação especial deve ter sim, esse centro vai ficar de frente pro mar, na praia da Camburi, e essa avenida aí é uma das mais movimentadas aqui. Com a nova orla de Camburi que já está em fase de acabamento, vai ficar show!
 

·
Vitória/Vila Velha-Brazil
Joined
·
2,431 Posts
Já está sendo desapropriado o terreno aonde será construído o centro de eventos, passei em frente ontem a noite. O projeto realmente é bastante audacioso e talvez o melhor de toda a cidade.
 

·
Registered
Joined
·
11,640 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Projeto do Centro de Eventos de Vitória ganha prêmio nacional de arquitetura
02/06/2006 - 10:59:00

O projeto do Centro Multifuncional de Eventos, que será instalado na Avenida Adalberto Simão Nader, próximo ao novo Aeroporto Eurico Salles, venceu o III Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa na categoria Obras Públicas. A perspectiva foi idealizada pelo arquiteto Aníbal Coutinho, da empresa Coutinho, Diegues e Cordeiros Arquitetos, e concorreu com outros 588 trabalhos de todo o País.

O prêmio foi entregue na noite desta quinta-feira (01), durante a 11ª Feira Internacional de Negócios – Arquishow/Office Solution, que acontece até esta sexta-feira (02), no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, São Paulo.

Participaram da solenidade o secretário de Estado de Projetos Especiais, William Galvão, o prefeito de Vitória, João Coser, representantes da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), entre outras autoridades. Os projetos vencedores estão expostos na feira e, posteriormente, serão publicado no 9ª Anuário de Arquitetura.

“Esse prêmio mostra a competitividade do empreendimento pela sua expressão arquitetônica, o que contribui para destacar o Espírito Santo no cenário nacional”, disse Galvão. Segundo ele, a cessão da área de 100 mil metros quadrados para a construção do Centro de Eventos foi autorizada, no dia 23 de maio, pelo Conselho Deliberativo da Infraero, após articulação do Governo do Estado, por meio da Sepes, e Prefeitura de Vitória.

O Centro de Eventos é uma parceria entre Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Projetos Especiais (Sepes), Prefeitura de Vitória, Infraero e iniciativa privada. O local contará com anfiteatro, área de exposição e feiras, arena multiuso para esportes, shows e plenária para até cinco mil pessoas. O objetivo é criar espaços para intercâmbio de tecnologia, informação e cultura e para apresentação de produtos ao mercado, contribuindo para a consolidação do turismo de negócios no Estado.
 

·
Registered
Joined
·
11,640 Posts
Discussion Starter · #16 · (Edited)

Aderes trabalha para lançar edital do Centro Multifuncional de Eventos

24/01/2007 - 15:10:00


Encontra-se em fase de conclusão o processo de elaboração do Edital de Licitação do Centro Multifuncional de Eventos de Vitória, empreendimento idealizado para colocar o Estado do Espírito Santo como um dos locais do país mais competitivos para a realização de congressos, seminários, simpósios, feiras, exposições e eventos de natureza esportiva e cultural.

Além dos espaços acima citados, o projeto terá uma arena multiuso/plenária para 3.500 a 7.500 pessoas, área de eventos externa com 3.500 m² e estacionamento para 1.300 automóveis e 60 ônibus, o que aumenta a sua competitiva mercadológica e capacidade de alavancar novos eventos.
As vantagens competitivas do Estado são fatores determinantes para a viabilidade do empreendimento, entre as quais podem ser destacadas:

• Localização geográfica privilegiada
• Proximidade dos principais aeroportos de conexões do país
• Mercado de turismo de eventos e negócios em crescimento
• Destino turístico atraente e com potencial de crescimento
• A pujança da economia capixaba ancorada por grandes empresas, tais como: Aracruz Celulose; CST; CVRD; SAMARCO; PETROBRAS.
• Comércio exterior ativo e os arranjos produtivos locais, como: Fruticultura / Café / Confecções / Móveis / Rochas Ornamentais / Turismo.
• Logística de transporte e os incentivos fiscais e financeiros disponíveis: FUNRES e FUNDAP
• O novo e importante segmento de negócios e de desenvolvimento regional: As novas descobertas de Petróleo e Gás.
• A boa capacidade e gestão profissionalizada da rede hoteleira (Grupos Nacionais e Internacionais)
• A recuperação da credibilidade e da capacidade de investimentos do Governo Estadual e a ambiência política e empresarial favoráveis, atraindo novos investimentos.

Até o lançamento do Edital, previsto para o trimestre em curso, serão ainda realizadas mais duas reuniões para apresentação da modelagem do empreendimento, especialmente em relação aos estudos de viabilidade econômico-financeira, ao projeto conceitual arquitetônico e aos principais aspectos do processo licitatório, sendo uma para empresários do trade turístico local e de outros estados e uma com caráter institucional para empresas e entidades. Numa hipótese favorável e transcorridos os prazos legais do edital da licitação, espera-se assinar o contrato com a empresa vencedora da licitação e iniciar a obra no 2º. Semestre deste ano.

O modelo jurídico proposto e já aprovado pelas Procuradorias do Estado do Espírito Santo e do Município de Vitória é o de “concessão de uso público”, com a iniciativa privada executando, operando e assumindo os riscos do empreendimento através de uma Sociedade de Propósito Específico – SPE, tendo também a participação no capital (minoritária) do poder público estadual e municipal.
A modelagem financeira estruturada estabelece um funding com a participação minoritária do Governo Estadual e o Município de Vitória. O GERES/FUNRES também participará com a aplicação de debêntures, através de Incentivos Fiscais.

A empresa concessionária assume os riscos da operação e participa com um mínimo de 10% do capital, complementando com recursos a serem captados de empresas e empresários (parceiros Máster) com a venda antecipada de quotas em troca de espaços e de merschadinsing.

O projeto conceitual arquitetônico, premiado nacionalmente, já está concluído e é de responsabilidade da empresa de consultoria Coutinho, Diegues e Cordeiros Arquitetos Associados, do Rio de Janeiro, contratada pela INFRAERO, e que estruturou um Plano de Negócios, com o estudo de viabilidade e modelagem financeira, detalhamento das características do empreendimento e pesquisa e mapeamento do empreendedor, além da elaboração da proposta de edital de licitação e contratos, e mais a perspectiva de apresentação, filme e maquete.

O projeto é uma parceria tripartite: Governo do Estado, Município de Vitória e INFRAERO. A coordenação do processo é do Governo do Estado, através da SEDETUR/ADERES. Os investimentos estimados são da ordem de R$ 98 milhões, com R$ 80 milhões para obras civis e o restante para despesas complementares (projetos de arquitetura e interiores, projetos complementares, despesas de desenvolvimento, gerenciamento e controles, promoção e publicidade, despesas operacionais, contingências, etc.).

Articulação

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Turismo, através da ADERES articula, junto com a empresa de consultoria, a Prefeitura de Vitória, ES Convention Bureau, Conselho de Turismo do MEES e outras entidades de classe do setor, a atração e interesse de potencias investidores, a fim de assegurar um processo licitatório pleno e consistente, de forma que as obras se iniciem e terminem dentro do cronograma estabelecido, entre 24 e 36 meses. Essa articulação e contatos com grandes empresas e empresários locais já têm uma agenda de compromissos definida para acontecer no próximo mês de fevereiro de 2007, com apresentações mostrando a viabilidade do negócio e buscando antecipar e agilizar etapas do processo.

O empreendimento é uma das iniciativas mais importantes e vem sendo aguardado com grande expectativa pelo segmento local de mercado, pois trará consigo a consolidação do turismo de eventos e negócios da região metropolitana e do próprio estado do ES. Dada sua magnitude e importância econômica e social e principalmente pelas suas características arquitetônicas e tecnológicas, o empreendimento, sem dúvida, será uma referência no mercado brasileiro.
 
1 - 20 of 42 Posts
Status
Not open for further replies.
Top