Skyscraper City Forum banner
1 - 5 of 5 Posts

·
Registered
Joined
·
301 Posts
Discussion Starter · #1 ·
A proibição das conversões de veículos à esquerda para quem trafega na avenida Jornalista Roberto Marinho, zona sul de São Paulo, levou o trânsito para ruas residenciais ao lado da via.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), as mudanças implementadas na região no final de setembro têm o objetivo de "aumentar a fluidez e a segurança" em toda a avenida. Seis conversões e dois retornos foram proibidos na avenida até o momento.

Rodrigo Capote/Folhapress

Proibição das conversões na avenida Jornalista Roberto Marinho leva trânsito para ruas residenciais ao lado da via

Para mudar de sentido na avenida, agora é preciso entrar à direita e trafegar por ruas exclusivamente residenciais para fazer o retorno. A antiga Água Espraiada liga a marginal Pinheiros à avenida Washington Luis.

Nos horários de pico da manhã e da tarde, é fácil perceber o transtorno. Na rua Bernardino de Campos, no final da tarde de ontem, a Folha contou 89 carros em 15 minutos no trecho usado como retorno. Em outros quarteirões da mesma rua, que fica paralela a avenida, circularam apenas 19.

Apesar do aumento de tráfego em ruas residenciais, Creso Peixoto, especialista em trânsito, aprova a medida e diz que a proibição da conversão à esquerda diminui o risco de acidentes.

Em grandes avenidas da cidade, afirma ele, medidas semelhantes foram tomadas no passado. "Na Ibirapuera, nos anos 90, isso também ocorreu", diz Peixoto.
Se a segurança aumenta na avenida, ela diminui nas vizinhanças, dizem os moradores do entorno.

"Aqui só passavam mesmo os moradores, alguém que ia visitar. Era uma calmaria e agora é isso aqui 24 horas por dia", diz Lindomar Alves, 52, vigia da rua Conde Porto Alegre há 20 anos.

"Acabou a nossa paz", afirma a advogada Erci do Amaral, 60. "Acordava com o canto dos pássaros, mas agora freadas e buzinas fazem parte da minha rotina."



http://www1.folha.uol.com.br/cotidi...ro-residencial-da-zona-sul-de-sao-paulo.shtml
 

·
Registered
Joined
·
301 Posts
Discussion Starter · #2 · (Edited)
Passou da hora de organizarem a Espraiada, eram ridiculos esses retornos no meio da avenida. Outra coisa que revolta, são os favelados que tomam um faixa da via com carros velhos, carretas e outros trambolhos.
Esse é o tipo de mudança que não custa muito, é fácil de ser feita mas a Companhia Engarrafadora de Trânsito só pensa em multar rodízio e nada de Engenharia.
 

·
BYOB
Joined
·
4,771 Posts
Dou total apoio à CET. Quem mora a uma rua de uma avenida de movimento tem que enfrentar movimento mesmo, faz parte.
 

·
Registered
Joined
·
17,673 Posts
Não é tão simples assim. Nesse caso a via é que chegou depois do bairro. Acho que deveriam ter feito um belo projeto viário desde o início, até com mais viadutos, e claro, sem nenhuma conversão à esq.
 
1 - 5 of 5 Posts
Top