SkyscraperCity banner

1 - 11 of 11 Posts

·
instagram: t.l.rekarte
Joined
·
59,450 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Fundada na segunda metade do século XIX pelo alemão Gerhard Dannemann, a mais antiga fábrica de charutos do Brasil iniciou sua produção com apenas seis funcionários. Geraldo Dannemann - como passou a ser chamado - chegou ao País em 1873, quando comprou a então falida empresa de charutos Schnarrenbruch e mudou-se para São Félix, na região do Recôncavo Baiano.

A escolha baseou-se na conhecida qualidade dos fumos produzidas na Bahia. Nos primeiros anos de funcionamento, a empresa teve um espantoso crescimento, chegando a ser a maior produtora de charutos do País, além de uma importante exportadora, tendo na Europa seu principal mercado e na Alemanha, sua porta de entrada. Nesta época, seis fábricas da Dannemann empregavam cerca de 4 mil pessoas na Bahia.

Em 1906, Geraldo Dannemann saiu da empresa, mas só depois da I Guerra Mundial que começaram a surgir os primeiros problemas financeiros, quando a Europa já não tinha estrutura para ser um comprador tão bom. As dificuldades forçaram a fusão com a Stender, dando origem à Companhia de Charutos Dannemann, em 1922, um ano após a morte de Geraldo Dannemann. A II Guerra Mundial agravou os problemas na Europa e, conseqüentemente, as dificuldades da Dannemann.

O governo brasileiro, então, através do Banco do Brasil, responsabilizou-se pela empresa, que passou a se chamar Companhia Brasileira de Charutos Dannemann. Em 1945, ela foi devolvida a seus proprietários, mas não resistiu e acabou falindo nove anos depois. O grupo suíço Burger adquiriu a licença do nome Dannemann em 1976, e produz até hoje os charutos da marca, que não perdeu seu prestígio na Europa. Atualmente, a empresa produz os charutos Salvador, Menudo, Maduro, Especial, nº 1 e São Félix, além da linha Artist Line e as cigarrilhas Reynitas e Bahianos.

Localização

http://pt.wikipedia.org/wiki/São_Félix_(Bahia)



No mesmo predio que funciona a fábrica, também funciona o centro cultural






Olhem a quantidade de turistas na fábrica(a maioria alemães e afro-americanos)! o espaço é livre para todos visitantes, além de comprar charutos, também se pode beber um chá


A plantinha


As folhas secas








Você pode tentar fazer o seu propio charuto!


A turista tentando fazer o charuto






As funcionarias da fábrica ficam fumando charutos enquanto trabalham:nuts::lol:



Conheçam mais sobre o Centro Cultural Dannemann:
http://www.centroculturaldannemann.com.br/index.html#

E a companhia Dannemann:
http://www.dannemann.com/com/
 

·
Registered
Joined
·
5,881 Posts
Não sabia que a fabrica ainda estava ativa. Acreditava que o predio era apenas area de exposição. De qualquer forma é uma fração do que ja foi. Os 2 pilares da economia do Reconcavo, o açucar e o fumo, praticamente desapareceram deixando milhares de trabalhadores desempregados. Se só essa, no seu auge, empregava 4 mil, imagina todas.

Belo acervo mostrado. Valeu!
 

·
instagram: t.l.rekarte
Joined
·
59,450 Posts
Discussion Starter · #4 ·
^^
Mas ainda existem canaviais e plantação de fumo no recôncavo, na estrada quando sai de Salvador, é cheio de canaviais, acho que o problema foi que não conseguimos implantar uma industria do álcool, ficando apenas no açúcar(onde já encontramos concorrência com Alagoas e Pernambuco, que plantam cana para o mesmo motivo)
 

·
Registered
Joined
·
5,881 Posts
O que se vê na Br-324 é apenas uma pequena fração do que já foram as plantações de cana no reconcavo. Atualmente so existe uma unica usina ali, a Aliança, qdo nos anos 20 existiam 28, so no municipio de Sto. Amaro. A outra grande usina de açucar e alcool da Ba fica em Juazeiro/Curaçá (agrovale). 2 outras usinas de alcool existem no extremo sul. Mas a Ba é hoje dependente da importação de açucar/alcool, qdo ja foi o maior produtor do Brasil.

O mesmo aconteceu com o fumo.
 

·
instagram: t.l.rekarte
Joined
·
59,450 Posts
Discussion Starter · #6 ·
^^
É verdade esta decadencia do reconcavo, infelizmente ainda não tenho muito conhecimento, mas irei ainda procurar saber os motivos de toda esta decadência que levou inclusive a varias cidades perderem pop, parece que Santo Amaro era maior no começo do sec. XX do que é atualmente(imagino que a pop do reconcavo imigrou para Feira de Santana e a RMS)
 

·
Dura lex sed lex
Joined
·
963 Posts
Rekarte, parabéns pelo thread!

Já tive a oportunidade de visitar essa fábrica e adorei! Sua história é muito interessante!
 

·
Na Suíça Sertaneja
Joined
·
23,175 Posts
Muito interessante, ver fotos da tradicionalíssima fábrica de charutos Dannemann de São Félix! Legal ver que os charutos ainda são fabricados da mesma forma como eram fabricados na época áurea da produção de fumo no Recôncavo...

Valeu pelo thread, Rekarte! :eek:kay:
 

·
Banned
Joined
·
8,686 Posts
Thread diferente!

Graças ao SSC podemos conhecer locais não muito divulgados como esse.
Parabéns pelas fotos rekarte, foi sem dúvidas um passeio interessante!
 

·
Bandeirantes
Joined
·
3,184 Posts
Que local interessante, eu me espantei com a quantidade de turistas estrangeiros que vão visitar esta fábrica.
 

·
Registered
Joined
·
30,734 Posts
Não tinha conhecimento dessa fábrica.Não deixa de ser um espaço interessante para visitação, até por ter sido a primeira fábrica de charutos do país.
 
1 - 11 of 11 Posts
Top