SkyscraperCity banner
1 - 20 of 27 Posts

·
SSC Brasil
17,659 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Chineses vêm ao Rio interessados em investir em trens e no metrô

09/06/2008 - 18h59

Nesta segunda-feira (9/6), uma comitiva chinesa formada por representantes da China National Machinery Import & Export Corp. (CMC), uma das maiores corporações chinesas e maior fabricante de equipamentos metro-ferroviários do país, esteve no Rio para conhecer o sistema de trens e do metrô e negociar possíveis investimentos na área de transporte sobre trilhos.

A visita é resultado da viagem à Ásia realizada, em março, pelo governador Sérgio Cabral e pelo secretário de Transportes, Julio Lopes, em busca de soluções para os transportes de massa do estado.

Pela manhã, a delegação chinesa foi à Supervia, onde conheceu o projeto de expansão dos trens do estado, o Pró-XXI. O objetivo da Supervia é triplicar o número de usuários até 2023, chegando a 1,5 milhão de passageiros por dia. Para isso, segundo a concessionária, é necessária a compra de novos trens, reforma dos que não possuem ar-condicionado, investimentos nas estações, em sinalização e em subestações de energia. O total do investimento é estimado em R$ 2 bilhões.

Para Julio Lopes, atingir esta marca de 1,5 milhão de passageiros não é difícil e pode ser alcançada com a melhoria da qualidade dos serviços.

- A população busca conforto, pontualidade e segurança. Os investimentos são necessários e esperamos que o cronograma seja seguido e, já no final deste ano, tenhamos seis trens reformados e com ar-condicionado. Nossa intenção é dar ao sistema de trens características parecidas com as do metrô, fazer uma espécie de metrolização. – afirmou o secretário.

No final da manhã, a comitiva da China, liderada pelo vice-presidente da CMC, Zhao Jun, também conheceu o projeto de construção da linha 4, que vai ligar a Barra a Zona Sula da cidade, e que está na lista de prioridades do governo do estado. O projeto prevê que a nova linha do metrô terá 16,3 quilômetros de extensão, com custo previsto de R$ 2 bilhões para a construção do trecho e a compra de 86 novos carros. De acordo com a licitação feita em 1998, o consórcio Rio Barra é responsável por 55% dos investimentos e o governo do estado pelos 45% restantes.

O projeto foi apresentado por representantes do Consórcio Rio Barra, que tem entre seus integrantes as construtoras Queiroz Galvão, a Constrans e a empresa de engenharia T-Trans. Para Julio Lopes, o mais importante no momento é que o consórcio apresente uma proposta do que precisa ser fornecido para a construção da linha 4, para dar início à modelagem do financiamento junto ao BNDES e ao Banco Nacional da China.

A CMC atua no mundo tanto como financiadora de grandes projetos, como fornecedora de soluções para setores estratégicos, como o ferroviário, a indústria naval e energia. Presente em 156 países, desde que foi criada, em 1950, a gigante chinesa já movimentou US$ 85 bilhões. No Rio, o foco são possíveis investimentos no sistema de trens e metrô. Os empresários chineses demonstraram forte interesse em se tornar parceiros do governo do estado em projetos de transporte de massa.

O diretor de Políticas Comerciais da Queiroz Galvão, Gustavo Souza, acredita que foi dado um passo importante para que a linha 4 saia do papel e se torne realidade para a população do Rio. Segundo Gustavo, a empresa está aguardando apenas a liberação do governo para começar a construção.

Fotos:

1.

2.

3.

4.

Fonte: http://www.sectran.rj.gov.br/detalhe_noticia.asp?ident=355

·
Registered
5,480 Posts
^^ Lembro-me que no início do governo Lula o governo chinês visitou o Brasil e sinalizou que iria investir em ferrovias no país para facilitar o escoamento da produção de soja em troca de reconhecermos que a sua economia era uma economia de mercado! Resultado: reconhecemos a situação de mercado da economia chinesa e até hoje nada de investimentos! Enfim, continuo acreditando mais em soluções caseiras nessa área!

·
Moderator
38,495 Posts
Pela manhã, a delegação chinesa foi à Supervia, onde conheceu o projeto de expansão dos trens do estado, o Pró-XXI. O objetivo da Supervia é triplicar o número de usuários até 2023, chegando a 1,5 milhão de passageiros por dia. Para isso, segundo a concessionária, é necessária a compra de novos trens, reforma dos que não possuem ar-condicionado, investimentos nas estações, em sinalização e em subestações de energia. O total do investimento é estimado em R$ 2 bilhões.
Pró-XXI:banana:! Não esqueceram desse plano! Será que agora ele sai?

Para Julio Lopes, atingir esta marca de 1,5 milhão de passageiros não é difícil e pode ser alcançada com a melhoria da qualidade dos serviços.
Também acho. A CPTM transporta hoje por volta de 1,8 milhão de passageiros por dia, e isso foi resultado do investimento já realizado nela. Agora que estão investindo "de verdade" (mais que o dobro do que já foi investido até 2006), tenho certeza de que ela será capaz de transportar mais de 2,5 milhões de passageiros. Não tem segredo, é investir e os trens conseguirão transportar muito mais passageiros, pois a malha da Supervia é enorme.

·
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!
1,116 Posts
Fico muito satisfeito com a visita dos chineses.

E quanto ao Pró-XXI, fico também sempre feliz em ver que o plano não foi esquecido, mas achei o prazo de execução um pouco longo demais. Esperava algo já pra Copa do Mundo.

·
Moderator
38,495 Posts
É verdade, agora que eu vi que o prazo é para 2023:eek:! Tenho certeza de que isso é por causa da dificuldade de se encontrar investidores e por causa do endividamento/falta de vontade, que impede o GERJ de investir pesado nessa área. Esse projeto pode muito bem ser executado até 2014, basta que invistam nisso.

·
A volta do malandro
8,633 Posts
Essas obras são da linha 4 do metrô do Rio? Em que pé estão?
Não são não, infelizmente... são da estação General Osório, em Ipanema. As da linha 4 não têm nem previsão pra começar ainda.

·
Banned
2,419 Posts
Ótima notícia! Não gosto muito dos chineses, mas, quando não se tem cão...

Pois bem, achei esse Pró-XXI excelente, mas com certeza é plenamente realizável antes da Copa. Poderiam fazer uma PPP para a compra desses trens, e, conforme defendo, converter o Ramal de Santa Cruz em Metrô, já que, de todos, é o único que é inteiramente no Município do Rio, servindo de um trem suburbano, digamos, metropolitano. O Ramal tem quase 60 km, se virasse Metrô (com compra de novos trens, reforma dos trilhos e reforma das estações, tudo a cargo da iniciativa privada, sem sair um centavo do Erário) o Metrô do Rio mais que dobraria de tamanho! E já imaginou, o potencial que o Extremo Zona Oeste tem...

Além do tratado acima, com a construção das L4 (Zona Sul X Alvorada) e da L6 (Aeroporto X Alvorada) o sistema de transportes do Rio estaria praticamente completo, até porque, além disso, para onde a cidade pode se expandir? Só se for para Magé, e lá já tem uma linha de trem (a primeira, aliás...).

·
Banned
9,643 Posts
L4 (Zona Sul X Alvorada) e da L6 (Aeroporto X Alvorada)

Nossa, nem sabia que tinha projeto de linha 6 , qual é a 5?

nem saiu a 3 e 4!

·
Banned
2,419 Posts
^^ Linha 5 é uma linha eleitoreira e meio sem sentido que ligaria os dois aeroportos (SDU e GIG), passando pelo Fundão. Mas já disseram que não é muito viável, no quesito de usuário (a conexão da L6 com a Supervia em Madureira já daria pro gasto, para conectar o Centro ao GIG, e o SDU é COLADO à Estação Cinelândia né... menos de 1 km de distância).

A L6 faria esse trajeto, passaria por uma boa parte do subúrbio, teria transferência para a L2 em Del Castilho e para a Supervia (como disse acima) em Madureira, e para a L4 na Alvorada. É engraçado você nunca ter ouvido falar dela, porque é capaz de ser o projeto mais antigo (até mais que a L3 e a L4). Ela teria uma demanda de, salvo engano, quase 600 mil passageiros! Algo bizarro! A minha candidata à Prefeitura, pelo que ouvi do meu amigo que faz parte do partido dela, tem como plano de governo a construção das L6 e L4, já que elas passarão inteiramente no Município do Rio, enquanto que a L3 tem que ser necessariamente construída pelo Governo do Estado. Acho que, caso a minha candidata ganhe (o que rezo muito!) essas linhas estarão prontas antes da Copa! (e ainda mando um e-mail para ela propondo a conversão do Ramal de Santa Cruz).

·
Subway and train Forever!
17,073 Posts
Pró-XXI:banana:! Não esqueceram desse plano! Será que agora ele sai?

Também acho. A CPTM transporta hoje por volta de 1,8 milhão de passageiros por dia, e isso foi resultado do investimento já realizado nela. Agora que estão investindo "de verdade" (mais que o dobro do que já foi investido até 2006), tenho certeza de que ela será capaz de transportar mais de 2,5 milhões de passageiros. Não tem segredo, é investir e os trens conseguirão transportar muito mais passageiros, pois a malha da Supervia é enorme.

Tiago, sério mesmo que a CPTM já tá transportando tudo isso? quase 2 milhões por dia...
qdo eu vim pra cá no começo de 2007 eu sabia que já transportava 1,55 milhão de passageiros....

Por isso então a redução dos intervalos na hora do vale né?
precisa reduzir no rush tb, que é onde mais lota....

vamos ver se terminam as obras de sinalização e os trens novos cheguem o mais rapido possivel!

Pois pelo visto,a CPTM vai chegar aos 3 milhões por dia em 2010

·
Moderator
38,495 Posts
Tiago, sério mesmo que a CPTM já tá transportando tudo isso? quase 2 milhões por dia...
qdo eu vim pra cá no começo de 2007 eu sabia que já transportava 1,55 milhão de passageiros....

Por isso então a redução dos intervalos na hora do vale né?
precisa reduzir no rush tb, que é onde mais lota....

vamos ver se terminam as obras de sinalização e os trens novos cheguem o mais rapido possivel!

Pois pelo visto,a CPTM vai chegar aos 3 milhões por dia em 2010
Sim, principalmente por causa do Bilhete Único e também por causa da entrada em operação de vários trens que estavam em reforma. A quantidade de passageiros transportados no horário de vale realmente aumentou consideravelmente. Agora, para reduzir os intervalos no horário de pico, só com novos trens, e no caso de algumas linhas, com a modernização da sinalização. Com os 48 trens que a CPTM vai receber até 2010 (tirando os 12 trens que já estão chegando para a Linha 9), tenho certeza de que serão transportados ao menos 2,5 milhões de passageiros por dia.

·
SSC Brasil
17,659 Posts
Discussion Starter · #16 ·
O mais importante é que voltaram a falar (e muito) na Linha 4, esquecida por quase dez anos.

·
Registered
61 Posts
3.5 milhoes de usuarios? com a malha atual? Duvido! So se acabarem com metade das linhas de onibus da cidade (o que ate seria bom)

Alguem ai em cima falou em tranforma o ramal santa cruz em metro, moro em bangu e isso seria otimo, mas o governo nunca iria fazer um metro estilo linha 1 aqui, e para fazer como a linha 2 é a mesma coisa que deixar a supervia. Com metade dos terrenos ociosos da zona oeste daria para colocar todos os moradores de favela que vivem em pessimas condições na cidade hoje em dia. Mas isso daria muito trabalho para os politicos...

·
Banned
2,419 Posts
^^ Fui eu que falei. E esse é meu pensamento, alocar o pessoal de favelas nos duzentos mil terrenos que têm na Zona Oeste.

O pessoal aqui me conhece, sabe que eu saio mandando e-mails enchendo o saco das autoridades. Se a minha candidata à Prefeitura ganhar, ela pode esperar que eu vou torrar a paciência dela com isso...

·
Banned
2,419 Posts
^^ Eu sei, isso é da época do Lacerda. Mas só um terreno imenso que tem na Vila Militar deve dar para alojar umas 500.000 pessoas, senão mais, coisa de 1/3 dos favelados cariocas.

1 - 20 of 27 Posts