SkyscraperCity banner
1 - 20 of 38 Posts

·
Registered
5,673 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Hoje fui visitar uma família na pequena cidade de Luz, na região Centro-Oeste de Minas. Ja fazia mais de 10 anos que eu não visitava a cidade.

Depois de tanto tempo, notei que quase nada melhorou por lá, a cidade está mto abandonada pela prefeitura, suja com buracos nas ruas, mato alto, lixo, calçadas estragadas.

Vi e tirei fotos de um prédio antigo totalmente abandonado que poderia ser um belo cartão postal da cidade, fiquei indignado!

Luz é sede de diocese da Igreja Católica. A parte boa que encontrei na cidade vem agora; a catedral está belíssima, mto bem cuidada.

Vejam as fotos.....vejam até o final onde se encontram as fotos da catedral e belas panoramicas da região.

-Cidade de Luz, pouco mais de 17 mil habitantes.
-Macroregião Centro-Oeste de Minas.

1-

2-

3-A cidade vive da produção de leite...

4-

5-

6-Escola

7-Tipica rual central...

8-Essa casa é imensa

9-Com caracteristicas de casa de fazenda...

10-Rua central

11-Mais uma...

12-O prédio de época que referi no início do thread....seria um belo exemplar!

13-

14-Uma pena...

15-Rua de frente à catedral

16-Praça de frente à catedral...

17-Esse é o Palácio Episcopal....

18-...belo prédio de época nos fundos da catedral (nem tudo está abandonado em Luz)

19-Enfim...a bela catedral de Nossa Senhora da Luz...

20-

21-Fundos...

22-Imponência...

23-

24-

25-

26-Eu achei essa igreja realmente mto bonita e imponente, a cor branca ajuda a destacar o tamanho dela..

26-

27-lateral/fundos

28-E mais uma da lateral...

Aqui mostro umas panorâmicas da região Centro-Oeste de Minas....antes disso vejam minha localização de onde tirei as fotos...

29-As faixas mostram o angulo de visão das panorâmicas...

30-Mais próximo

31-Beeeem ao fundo, mais a direita na foto está a Serra da Canastra...

32-Sequência...

33-

34-

35-E pra finalizar, zoom na Serra da Canastra bem ao fundo...

·
Piu Forte, porra!
7,278 Posts
Uma bela cidade, sem dúvidas. Vejam que coisa mais agradável é mirar o horizonte e não ver um caixote sujo destoando da malha urbana homogênea, ponteada apenas pela bela catedral.

·
Registered
10,061 Posts
Que surpresa! Faltou só você colocar Luz-MG, hora nenhuma passou pela possibilidade que seria Luz. Tenho aqui uma foto que tirei com meu vô quando tinha 6 meses na porta dessa catedral. Pela minha família ser toda espalhada por essa região essa cidade sempre fez parte da minha infância. Aí no "Alto da Serra" , como se vê ainda se planta café, apesar que antigamente tinha mais. Meu pai mesmo plantou durante muitos anos e só esse ano vendeu umas terras que tinha por aí. Nessa época cheguei a morar nessa região por uns anos, mas era muito novo. Nossa vou demorar a assimilar as idéias aqui depois comento direito hauaha.

·
Registered
10,061 Posts
Essa foto 17 que você diz não saber o que é se trata do Palácio Episcopal.

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
Poxa, linda mesmo a catedral. E grande, é até desproporcional ao tamanho da cidade. :D

A cidade em si, como vc comentou, tá meio largada, mas nem tanto. Acho que um recap nas ruas, aliado à sinalização horizontal, e um cuidado maior com as calçadas resolveriam o problema fácil, fácil.

Os prédios antigos estão muito bonitos também. Sempre tem um ou outro que precisa de uma reforma, mas que bom que eles ainda estejam lá esperando por isso. Pior se já tivessem ido pro chão.

O entorno da cidade é muito bonito também, bem característico dessa região de MG.

·
Brasiliense da Bahia!
2,750 Posts
Lindinha a cidade!!
Parabéns!!

Me dá um aperto ver nessas ultimas fotos, essa região montanhosa "pelada"... apesar de ser lindo, seria mais ainda se tivesse a cobertura original da vegetação.

·
Registered
5,881 Posts
Não parece tão mal cuidada a cidade. O que mata, como em toda a cidade do interior do país, é essa maldição de fazer caixotões de tijolos. O concreto foi uma maldição nesse país. As casas antigas são muito mais belas. Pena aquele casarão abandonado. A Igreja é bem interessante mesmo. Valeu por mostrar. Nunca tinha ouvido flar em Luz.

·
.
16,906 Posts
Nossa, esse thread passou umas boas horas batido para mim. Ao passar os olhos pelos títulos, não percebia que você estava se referindo à cidade mineira de Luz, pensava que era um elogio a uma cidade qualquer, do tipo Paris Cidade Luz, e não clicava hehehe

Pelo que você falou no início, esperava bem menos. Para falar a verdade, gostei muito da cidade, umas das cidades do interior mineiro que mais gostei, das que conheço apenas por threads. Achei as casas gostosas, bem cuidadas, com jardins, as ruas relativamente arborizadas - muitíssimo acima da média do que se vê. A foto 1 transmite a idéia de uma cidade bem próspera, e as casas que aparecem depois confirmam essa impressão. Os caixotes feios parecem ter dominado um miolinho central, mas o resto da cidade está muito bom. Ficou bem interessante essa catedral toda branca, não sei se é o ideal (faz parecer pouco detalhada, suja rápido...) mas ficou massa, em constraste com o céu azul.

·
Registered
5,094 Posts
Luz é o meu "caminho da roça", sempre passo por ali quando vou de BH para o Triângulo. De ônibus paro num Posto da rede Zema e de carro num lugar chamado Barril, um pouco antes da cidade (excelente por sinal !!!). Entretanto nunca entrei na cidade e confesso que gostei bastante, tem casas excelentes e a catedral é seguramente uma das mais belas que eu já vi, na próxima viagem entrarei na cidade para conhecê-la.

·
Rio de Janeiro
31,219 Posts
Belo thread :applause:

Embora o urbanismo não seja excelente, as catedrais são F-A-N-T-Á-S-T-I-C-A-S. Adoro esse tipo de arquitetura. A cidade parece ser bem simples, masi muito gostosa.

Valeu por mostrar :eek:kay:

·
Registered
5,673 Posts
Discussion Starter · #13 ·
(...)e de carro num lugar chamado Barril, um pouco antes da cidade (excelente por sinal !!!)(...).
Almocei no Barril nesse dia que tirei essas fotos, realmente excelente; vale a pena dar uma parada no lugar, fica na BR-262 km 514.

Bom, talvez eu tenha exagerado falando sobre o abandono com que anda a cidade; mas na verdade as fotos não mostram bem as coisas. Porém não é nada tão grave assim, como disse o BR-364 no comentário dele, o que falta mesmo é uma recapeada nas ruas principais, uma limpeza mais séria e cuidados com o mobiliário urbano.

É uma cidade pequena e sede de diocese católica, a região da catedral esta toda mto bem cuidada; o que falta é por conta da prefeitura mesmo.

Obrigado a todos pelos comentários, vou pedir a moderação pra acrescentar 'MG' no título e facilitar o entendimento.

·
Banned
2,300 Posts
Bem aprazível!

·
Pé Vermelho
10,907 Posts
nossa que cidade simpática. Mas a catedral, pelo amor de Deus, achei lindíssima!!

·
22°52'S 47°03'W
20,684 Posts
Vargas, você falou do abandono de Luz, mas se eu mostrasse Pratápolis, acho que você ia se assustar mais. Eu só não pude fotografar a cidade porque quando fui lá, em junho, não parava de chover.

Quanto à cidade, parece-me muito simpática e bonitinha. A Catedral é de babar :drool:: poucas catedrais são tão bonitas como essa. Bom tópico.

1 - 20 of 38 Posts