Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 25 Posts

·
Home, sweet home
10,753 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)

A cidade de Mirandela localiza-se na Região de Tás-os-Montes e Alto Douro.

É apelidada também de "Terra Quente", "Princesa do Tua", "Terra das alheiras e do bom azeite".

É uma cidade que eu descobri recentemente, no Verão de 2006. Desde então, tornei-me um grande admirador desta terra, das suas gentes, dos imensos jardins à beira Tua, até do calor intenso do Verão Transmontano.

Vale a pena uma visita. Mas deixo um aviso, quem lá for, já mais deixará de lá voltar!

Como homenagem a esta bela cidade e às suas gentes, pensei em criar este Thread. Espero estar à altura...

PRINCIPAIS INDICADORES GEOGRÁFICOS

Região - Trás-os-Montes e Alto Douro
Distrito - Bragança
Superfície - 659 Km2
População - 25.674 hab.
Nº de bairros - 37

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Na cidade de Mirandela estão dos melhores valores arquitectónicos do concelho, como o Palácio dos Távoras, imponente construção nobre reedificada no século XVII, o Palácio dos Condes de Vinhais, a cerca amuralhada da qual resta apenas a Porta de Sto. António, a ponte velha, que continua a constituir uma incógnita quanto à data de construção e que constituem valores patrimoniais e a cultura de um povo.

Em Mirandela nasceu também, com exemplo dado, o conceito de cidade jardim. O culto da flor invadiu todos os espaços. Milhares de belas flores estendem-se por uma cidade inteira que vale a pena visitar.

Por todo o Município há vestígios de povoamento pré-histórico, bem documentado por monumentos megalíticos e diversos castros. Os povos da idade do bronze desenvolveram uma intensa actividade mineira explorando o estanho, o cobre, o arsénio e ouro como é o caso do “buraco da pala”, situado na freguesia de Passos, que foi identificado um caso de metalurgia primitiva de ouro entre 2800-2500 A.C. Os romanos, não podendo ficar insensíveis ao minério, também aqui se estabeleceram deixando as marcas da sua civilização.

Logo no século VI, o paroquial Suevo dá-nos conta da existência de “Laetera”, enigmática e vasta circunscrição administrativa que corresponde à mesma área onde nasceu o concelho de Mirandela. A importante e medieval “terra de Ledra”estender-se-ia pela quase totalidade do actual concelho e por parte do de Vinhais, compreendendo ainda uma reduzida porção do concelho de Mirandela. No dealbar do século XIII, já esta terra se encontrava dividida em três julgados: Lamas de Orelhão, Mirandela e Torre de D. Chama. Todas estas povoações receberam foral e se constituíram em concelhos. Mirandela recebeu assim de D. Afonso III carta foral a 25 de Maio de 1250.

De 1835 a 1871, as reformas liberais extinguiram-nos, restando-lhes a memória desses tempos de autonomia.

Em 1884, o Município de Mirandela passa a ter delimitações geográficas conforme as actuais.

FOTO DE SATÉLITE DA CIDADE DE MIRANDELA

FOTO SE SATÉLITE DA ÁREA CENTRAL DE MIRANDELA

Na princesa do Tua, o Rio e o seu imenso espelho de água é presença constante.

A ponte Medieval com os seus 17 arcos todos diferentes, também conhecida por Ponte Velha, foi durante centenas de anos a única via de atravessamento do rio para os mirandelenses.
A Ponte terá sido construída no século XVI, tendo sofrido diversas intervenções ao longo dos séculos.
Entre as várias reconstruções que sofreu ao longo dos séculos realçam-se as feitas em 1910, por no ano antes terem caído quatro arcos devido a grandes cheias, substituindo os arcos arruinados somente por dois com maiores dimensões, ficando assim a ponte com os dezassete arcos actualmente visíveis

Para fazer uma pausa e refrescar o corpo e a alma, nada melhor do que uma bebida bem gelada no “Flor de Sal”. As vistas não podiam ser melhores.

Há noite, a cidade vê-se ao espelho.

As pontes vistas do bar de Flor de Sal.

O Parque do Império é um dos muitos espaços verdes que embelezam e alegram a cidade de Mirandela.

Junto do Mercado Municipal, presta-se homenagem às mães de Mirandela.

O Centro Histórico de Mirandela é um pedaço de História que vale a pena ser descoberto.

Actualmente edifício da Câmara Municipal de Mirandela, o Paço dos Távoras é um palácio seiscentista com uma longa história ligada a alguns acontecimentos significativos da História de Portugal.

Ao lado do Palácio dos Távoras, ergue-se a Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, situada numa das zonas altas da cidade, de onde é possível avistar-se o Rio.

Por hoje, terminamos a visita nos jardins da Piscina Municipal, projecto da autoria do Arquitecto Filipe Oliveira Dias.

·
Banned
9,176 Posts
A cada trhead que vejo de Portugal fico mais impressionado, gostaria de perguntar se esse urbanismo, jardins e patrimônio são extensivos a todo o país...não vejo ruas com buracos, o calçamento, os jardins e demais estão sempre, como se diz: "tudo no lugar", não vejo lixo ou um simples papel picadinho na rua...é sempre assim mesmo? ou as fotos enganam.
O mais incrível é que muitos brasileiros não tem a menor noção de como é Portugal, a maioria vê o país como um dos lugares mais atrasados da Europa, como um lugar pobre e sem importância.
Porém as fotos mostram um país super organizado, com uma bela integração entre o antigo e o novo. Além, é claro, de paisagens naturais lindíssimas.
Faz muito sentido vocês portugueses divulgarem as belezas do seu país, pois a visão distorcida que os estrangeiros tem é muito intensa ainda, inclusive por nós os brasileiros.
Quando vejo as fotos fico pensando em morar aí !!!

·
Home, sweet home
10,753 Posts
Discussion Starter · #6 ·
A cada trhead que vejo de Portugal fico mais impressionado, gostaria de perguntar se esse urbanismo, jardins e patrimônio são extensivos a todo o país...não vejo ruas com buracos, o calçamento, os jardins e demais estão sempre, como se diz: "tudo no lugar", não vejo lixo ou um simples papel picadinho na rua...é sempre assim mesmo? ou as fotos enganam.
O mais incrível é que muitos brasileiros não tem a menor noção de como é Portugal, a maioria vê o país como um dos lugares mais atrasados da Europa, como um lugar pobre e sem importância.
Porém as fotos mostram um país super organizado, com uma bela integração entre o antigo e o novo. Além, é claro, de paisagens naturais lindíssimas.
Faz muito sentido vocês portugueses divulgarem as belezas do seu país, pois a visão distorcida que os estrangeiros tem é muito intensa ainda, inclusive por nós os brasileiros.
Quando vejo as fotos fico pensando em morar aí !!!

Portugal não é dos países mais atrasados da Europa; está no grupo dos países desenvolvidos. Os países mais pobres são os da Europa de Leste.
Eu acho que a imagem de Portugal que ainda passa no Brasil é aquela do país rural da década de 60, do Joaquim (sempre de bigode) e a sua Maria.
Portugal não é mais esse país...

As fotos mostram bem a cidade, não há tratamentos de photoshop. As ruas são geralmente assim limpas e bem pavimentadas como as de Mirandela.
Aliás, a cidade de Mirandela está localizada na Região mais pobre de Portugal.

·
Home, sweet home
10,753 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Encantadora a cidade, Portugal sempre com cenários belíssimos! :cheers2:
Ô Miguel, "vamo para" de fazer vontade a nós, pobres mortais...
.

Brincadeira... continue mostrando as belezas de Portugal, pelo menos assim podemos viajar, mesmo que virtualmente, e conhecer os encantos do seu belo País, linda cidade!
Nossa, que cidade linda! Gostei demais, valeu pelas fotos :eek:kay:
Obrigado! :)

·
Registered
4,922 Posts
Lindíssima cidade. Adoro as cidades do interior de Portugal, são encantadoras e sempre guardam muita beleza e história. Obrigado por compartilhar as imagens dessa pérola portuguesa conosco. :)

·
Banned
9,176 Posts
Porque não querem voltar

Portugal não é dos países mais atrasados da Europa; está no grupo dos países desenvolvidos. Os países mais pobres são os da Europa de Leste.
Eu acho que a imagem de Portugal que ainda passa no Brasil é aquela do país rural da década de 60, do Joaquim (sempre de bigode) e a sua Maria.

As fotos mostram bem a cidade, não há tratamentos de photoshop. As ruas são geralmente assim limpas e bem pavimentadas como as de Mirandela.
Eu, particularmente, sei que Portugal se desenvolveu muito ultimamente, por isso, disse, que a maioria dos brasileiros acha que Portugal e um pais atrasado e pobre.

Mas eu não sabia que ele tinha avançado tanto, achei que fosse apenas a região de Lisboa, Algarve, Cascais que estivessem mais a frente.
Porém as fotos são constrastantes, pois elas mostram um país moderno e completamente recuperado depois dos transtornos que a Ditadura Salazar impôs.

Moro em Sydney, e aqui fiz alguns amigos portugueses, já que existe uma boa colônia luzitana por aqui. Porém não entendo como a maioria deles não pretende retornar a "Terrinha"", muitos dizem que as coisas são muito burocratizadas em Portugal e que pretendem ficar na Austrália, isso me intriga um pouco, pois o país das fotos mostra uma outra realidade.

·
Registered
3,069 Posts

Acho que ninguém vê Portugal como um país pobre de fato, mas vê como um país com desenvolvimento abaixo de França, Reino Unido, Alemanha e países nórdicos.

E sim, acho que a visão geral é de que Portugal seja um país muito tradicional e rural, com muitas construções antigas e com morros cobertos de plantação de parreiras e oliveiras por todo canto, além de ser um país muito católico, mas na verdade isso tudo não é uma visão pejorativa do país, e nem mesmo passa a impressão de atraso às pessoas, e acho que representa bem até mesmo Portugal dos dias de hoje. Talvez seja uma visão muito semelhante a que os brasileiros em geral tem da Itália.

O que muita gente não conhece é o desenvolvimento recente das cidades, principalmente em Lisboa. Acho que uma foto do Parque das Nações juntamente com a ponte Vasco da Gama surpreenderia muita gente por aqui, mas ao saberem da qualidade de vida do português acho que poucos seriam pegos de surpresa.

@topic

A cidade é bastante respeitável em beleza e organização. Não é das mais bonitas que já vi do interior de Portugal, mas com certeza me agradaria muito ao estar por lá.

·
Banned
9,176 Posts
Fiquei muito surpreso com Póvoas do Varzim....impressionante mesmo, moraria fácil nesta cidade. Sequer sabia da sua existência, embora o nome Varzim não soasse estranho. Mirandela é total novidade para mim, gostaria de ver fotos das cidades de Guimarães, Famalicão e Leixões, acho que da cidade do Porto pouco foi difundido também.

·
Registered
2 Posts
Boas

Como mirandelense de "gema", vou tentar colocar mais umas imagens para desvanecer alguma ideia de que a minha terra (Mirandela) ou região (Trás-os-Montes) pertence ao clube dos "coitadinhos".

Prespectiva de MIRANDELA antiga e Moderna

Comboio na Linha do Tua

Mercado Municipal

PONTE E RIO TUA
[img=http://img365.imageshack.us/img365/2452/vistajardinsriotua.jpg]

IGREJA MATRIZ (Nª Srª da Encarnação)

Por agora chega depois coloco mais se tiverem interesse

·
Home, sweet home
10,753 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Boas

Como mirandelense de "gema", vou tentar colocar mais umas imagens para desvanecer alguma ideia de que a minha terra (Mirandela) ou região (Trás-os-Montes) pertence ao clube dos "coitadinhos".

Por agora chega depois coloco mais se tiverem interesse
Obrigado, Manuela!
Agradeço as imagens, são muito bem vindas!

Embora não sendo transmontano, Mirandela é uma das minhas cidades favoritas.
Em início de Agosto estarei de volta à bela Princesa do Tua!
Cumprimentos!
:)

·
Registered
2 Posts
Mirandela em Festa

ATENÇÃO PESSOAL

AS FESTAS VÃO COMEÇAR

Campeonato Nacional

Campeonato Europeu e Mundial

:banana:Festas da Cidade

Open Internacional Parapente

Sejam Bem Vindos:cheers:

·
Home, sweet home
10,753 Posts
Discussion Starter · #20 · (Edited)
Mais umas fotos fresquinhas da Princesa do Tua, durante a minha visita à cidade Transmontana, no último fim-de-semana.

A cidade vista da saída da IP4.

01.

Serra do Arasto.
02.

O Belíssimo Parque da Ribeira.

03.

04.

05.

06.

Depois de uma pausa para um café no Parque da Ribeira, saímos para mais um passeio pela cidade. Há sempre novos pormenores que descobrimos em cada visita!

Novas urbanizações junto do Parque da Ribeira...

07.

08.

09.

10.

A Avenida da República preparava-se para a festa.

11.

A antiga porta da muralha é o testemunho de um passado longínquo da cidade.

12.

13.

14.

Chegámos à Praça 5 de Outubro, onde se localiza da Igreja da Misericórdia.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

21.

Na Praça do Município destaca-se a Câmara Municipal (Palácio dos Távoras) e a Igreja de Nossa Senhora da Encarnação.

22.

23.

24.

25.

26.

27.

28.

29.

30.

O famoso Metro de Mirandela! :D

31.

E nunca é demais rever o belíssimo Tua... :drool:

32.

33.

34.

35.

36.

37.

38.

39.

40.

O "Flor de Sal", é um espaço priveligiado para se disfrutar da companhia do rio.

41.

42.

43.

44.

45.

46.

47.

48.

49.

Depois de um delicioso momento no Flor de Sal, tempo para um passeio pelo Parque Dr. José Gama.

50.

51.

52.

53.

54.

55.

56.

1 - 20 of 25 Posts