SkyscraperCity banner

Que modelo para o Porto?

  • O actual

    Votes: 6 17.6%
  • Fusão municipal

    Votes: 13 38.2%
  • Anexação de freguesias

    Votes: 2 5.9%
  • Anexação e fusão de freguesias formando bairros

    Votes: 13 38.2%
  • Outro

    Votes: 0 0.0%
1 - 20 of 120 Posts

·
a revolta da francesinha
Joined
·
10,689 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O Porto é uma cidade particular na sua disposição territorial. Que modelo é apropriado para criar uma imagem sólida da cidade nacional e internacionalmente, assim como para proporcionar um crescimento sustentado e homogeneo de uma cidade plurimunicipal atacada pelo flagelo da suburbanização e dispersão.
 

·
I Love You... Soraia
Joined
·
27,934 Posts
Mega concelho de 2,2milhões de habitantes dividido em 4 boroughs. Sendo o borough central a "City", com cerca de 1,2milhões de habitantantes.

PS: Segundo os meus cálculos, o somatório de concelhos cuja população é de 2,2milhões de habitantes, tem uma densidade superior a 1000hab/km2: maior do que qualquer concelho em Portugal fora da AMP e AML, portanto. (Além de Funchal e Vizela)
 

·
I Love You... Soraia
Joined
·
27,934 Posts
Vantagens:

- Concelho extremamente populoso e forte.

- Divisão territorial em 4 boroughs ajuda administrativamente a criar 4 zonas distintas. A cidade, o arco Norte, o Arco Este, e o Arco Sul. Todos eles extremamente populosos e cheias de cidades e vilas satélite, ligadas por metro, comboio e autoestradas ao centro.

- O facto do concelho ser maior do que a cidade (borough central) permite a que no futuro médio e longo ela possa crescer à vontade, sem se ter que redefinir concelhos mais tarde, como hoje estamos a fazer.

- O concelho, por ter uma densidade global acima de 1000hab/km2, é de categoria "urbana" no seu todo. E com essa categoria "urbana", projeta uma pop. com mais de 2milhões. Internacionalmente isto é forte em termos estatísticos.
 

·
a revolta da francesinha
Joined
·
10,689 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Já votei, criação de uma cidade de bairros, por anexação e fusão de freguesias. Uma cidade para 250 km2... não mais... e já dá muita margem para expansão... demasiada area promove a dispersão, e bem, cidade é concentração... sem concentração não existe o conceito de cidade.
 

·
I Love You... Soraia
Joined
·
27,934 Posts
Daí o conceito de boroughs. No borough central aplicar-se-iam políticas de anexação à medida que a cidade fosse crescendo.

Os outros boroughs, fariam intrinsecamente parte da "Aura Porto", e estariam dotados de boas ligações ao centro.

Serviriam também para incluir zonas protegidas de florestas no concelho, atraindo turismo rural, importantíssimo em qualquer cidade que se preze. Quando uma pessoa vai a uma cidade, muitas vezes gosta de ir conhecer as montanhas e zonas naturais perto.
 

·
a revolta da francesinha
Joined
·
10,689 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Para isso temos os arco metropolitano e a area metropolitana... eu falo da problemática da Cidade do Porto.
 

·
I Love You... Soraia
Joined
·
27,934 Posts
Então, até parece que uma cidade tem de ocupar a totalidade so seu concelho.

Eu apresentei uma solução para a cidade e para a área metropolitana.


Cidade do Porto: 1,2milhões
Concelho do Porto: 2,2milhões (+1000hab/km2)

E depois vem o Arco Metropolitano do Porto e Noroeste, cuja definição não depende apenas da AMP, mas que de forma geral, ronda uma população entre os 3 e 3,75 milhões, consoante o ponto de vista.
 

·
Hugs are always free
Joined
·
4,910 Posts
Mega concelho de 2,2milhões de habitantes dividido em 4 boroughs. Sendo o borough central a "City", com cerca de 1,2milhões de habitantantes.
:rofl:
É de um gajo se borrar a rir....
:rofl:

Borough
City

:rofl:
 

·
Registered
Joined
·
2,699 Posts
Acho que deviamos começar pela fusao de freguesias a nivel interno da actual cidade e a anexaçao de freguesias à volta do concelho do Porto a fusionarem-se na cidade, incluindo algumas a sul do Douro. Por outro lado acho que a nivel politico a fusao municipal é mais fácil.
 

·
Registered
Joined
·
26,465 Posts
Bem, se vamos pelo caminho de anexar não outros concelhos, mas freguesias de outros concelhos, é tudo muito mais complicado. Andar a fragmentar municípios...:nuts:. Ia ser um pé de guerra entre as aldeolas.
 

·
a revolta da francesinha
Joined
·
10,689 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Ou não... enquanto municipios como Gaia agora são formados por não sei quantas aldeias e vilas... separar as vilas umas das outras não me parece tão drástico assim... porque estão de facto separadas...

já a separação artificial da cidade do porto...

As vilinhas dispersas de gaia sul, são uma continuidade das vilinhas de sta maria da feira... gaia sul ia para sta maria da feira... e tinhamos o municipio das vilinhas suburbanas... e gaia urbana ficava a margem sul da cidade do Porto... muita natural, e muito mais lógico que gaia actual, meio urbana, meio vilinhas...

que não pode ser vista como um todo, porque de facto não é...

Como existe historial de alteração de fronteiras de municipios por estas bandas, acho que o possível factor emocional/histórico de quebras de municipios não é assim tão relevante, até porque muita gente se identifica com a marca "porto" e bairrismos internos sempre existiram, basta olhar para a "rivalidade" antas-foz... e isso é apenas um factor de enriquecimento... pobre a cidade que não for diversa...

em vez de pensar em fusão de municipios, que tal "cidades" e vilas, que correspondem muitas vezes a freguesias...

vou ver a minha antiga proposta de freguesias e vou ver qual a classificação dessas freguesias...
 

·
a revolta da francesinha
Joined
·
10,689 Posts
Discussion Starter · #12 ·
vejamos então a fusão de cidades e vilas:

Cidades do Porto ( muitas freguesias), Matosinhos (2 freguesias), Sra da Hora ( 1 freguesia), S.Mamede ( 1 freguesia), Rio Tinto (2 freguesias), Maia ( 3 freguesias), Gondomar (1 freguesia), Valbom ( 1 freguesia), Ermesinde ( 1 freguesia), Gaia ( 3 freguesias)

Vilas de Fânzeres (1 freguesia), Custoias ( 1 freguesia), Perafita? ( 1 freguesia), Leça do Balio ( 1 freguesia), Guifões ( 1 freguesia), Águas Santas ( 1 freguesia), Madalena ( 1 freguesia), Valadares ( 1 freguesia).

E a freguesias sem serem vilas: Sta Cruz do Bispo, Milheirós, Moreira?, Pedrouços, Canelas, Vilar do Paraíso, Vilar de Andorinho ( Vila d´este), Oliveira do Douro ( onde está a ponte do freixo), Canidelo ( foz do douro)...

a fusão de 10 cidades e 8 vilas, mais algumas freguesias para a zona ser mais homogenea e contínua...

só enumerei 9 freguesias sem ser vila ou cidade... e algumas muito, mas mesmo muito urbanizadas.... oliveira do douro, canidelo, ou vilar de andorinho na practica são cidade de gaia... etc...
 

·
I Love You... Soraia
Joined
·
27,934 Posts
Achaste piada foi?

Apliquei a palavra borough porque em português não há nada que se assemelhe a borough. E precisava de aplicar a palavra borough para me fazer entender.

Quanto a city, foi uma analogia a Londres, que é um mega município e que tem a "city" dentro dele.

Mas tu preferes borrar-te a rir (ou fingir que te borras). Deves é estar borrado dentro do teu crânio.
 

·
a revolta da francesinha
Joined
·
10,689 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Londres... mas a city é minúscula... é tipo a ribeira... aliados já seria fora da city...

E a grande londres é mesmo uma cidade, está urbanizado... é grande, porque a cidade é grande...

O Porto Não é uma cidade de 2milhões... nem tem perpectiva de ser num futuro ainda longo...

Mas uma cidade entre 900 mil e 1 milhão já se pode dizer que seja, se bem que não completamente consolidada... ou seja, mesmo assim é uma cidade por consolidar... o que a grande londres não é...
 

·
a revolta da francesinha
Joined
·
10,689 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Gostaria de saber qual a percentagem de area urbanizada e por urbanizar neste conjunto de freguesias... aposto que a margem de crescimento é enorme na mesma e sobra para uns 100 anos...
 

·
I Love You... Soraia
Joined
·
27,934 Posts
A cidade do Porto não é uma cidade de 2,2 milhões. Mas a área envolvente a esta, cuja população é essa, apresenta uma densidade de 1020hab/km2, o que quer dizer que, não obstante a cidade do Porto não ter 2,2milhões, tem certamente uma esfera directa (cuja população, em grande parte, trabalha na cidade) com essa população.

Londres tem 12milhões numa perspectiva semelhante, e é por isso sensivelmente 6 vezes mais populosa. Mas quando em empreguei Londres foi para dar um exemplo apenas, sabendo que Londres representa uma escala diferente. E depois claro, os 4 milhões do Norte, região do Porto, contam também. o Porto como metrópole-cidade e metrópole-região tem uma fatia populacional forte para se afirmar e ganhar pontos no futuro. Obviamente não para se comparar a Londres...
 

·
Hugs are always free
Joined
·
4,910 Posts
Londres... mas a city é minúscula... é tipo a ribeira... aliados já seria fora da city...
Aliados ficaria fora da City?
Epá isso é que não.... Esse modelo tem de ser refinado.

Bom trabalho :yes:
 

·
I Love You... Soraia
Joined
·
27,934 Posts
:lol: Eu a dizer uma coisa noutro thread e chego a este e pimba! Falhaste duas vezes novamente!

Vai ao thread de Paris e verás porquê! Realmente a tua receita é sempre a mesma, não haja dúvida! :D
 

·
Registered
Joined
·
26,465 Posts
Mas tu quando disseste City estavas a referir-te a quê Daniel? À cidade do Porto actual dentro do hipotético município resultante de fusões?

Se foi isso não faz sentido comparar com a outra City, que é muito mais pequena e só tem 10 mil habitantes.
 
1 - 20 of 120 Posts
Top