SkyscraperCity Forum banner

Cidade Histórica de Pinhel - Portugal

8346 Views 8 Replies 7 Participants Last post by  Rekarte
43
Da curta viagem que acabo de fazer pela Beira Alta descobri lugares mágicos e inesquecíveis. Uma combinação perfeita entre a natureza e os velhos edifícios graníticos, que parecem emergir do solo.

Segunda parte da viagem - Cidade de Pinhel.



Pinhel é uma cidade portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro e subregião da Beira Interior Norte, com aproximadamente 2.578 habitantes. Também conhecida por Cidade Falcão, é sede de um município com 484,5 km² de área e 10 399 habitantes (2007), subdividido em 27 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vila Nova de Foz Côa, a nordeste por Figueira de Castelo Rodrigo, a leste por Almeida, a sul pela Guarda e a oeste por Celorico da Beira, Trancoso e Meda.
O concelho de Pinhel encontra-se entre 350 a 600 metros de altura em relação ao nível do mar e é banhado pelo rio Côa, pelo rio Massueime, para além da ribeira das Cabras e da ribeira da Pêga. Pinhel fica rodeado por paisagens vistosas: colinas, planaltos, montes e a notável Serra da Marofa. Pinhel foi outrora diocese e actualmente permanece o ponto focal de Terras de Riba Côa, dominada por planaltos, fortalezas, pelourinhos e os vastos horizontes, junto ao vale do Côa. A cidade de Pinhel possui monumentos tipicamente beirões, de beleza estética, de gastronomia e de vinho, para além de salientar os frondosos pinheiros e bosques da Beira Interior.
O nome "Pinhel" deriva da grande quantidade de pinheiros existentes nessa zona. A proximidade de Pinhel à Espanha fez com que esta fosse um fulcro de um dos mais avançados centros fortificados até à assinatura do Tratado de Alcanizes.
Na parte setentrional (norte), situa-se o Parque Arqueológico do Vale do Côa, compartilhado com algumas municipalidades vizinhas, recentemente declarado Património Mundial pela UNESCO.
O concelho de Pinhel recebeu foral de Dom Sancho I em 1209, detendo funções de organização militar e jurisdição. Deve-se a D. Dinis a reedificação do Castelo de Pinhel, constituído por duas torres, e a construção da histórica muralha que rodeava a vila da época (actual zona histórica), constituída por seis portas - Vila, Santiago, S. João, Marrocos, Alvacar e Marialva.
Tornou-se sede de diocese e cidade em 1770, durante o reinado de Dom José I, por desanexação da Diocese de Lamego, mas em 1881 a Diocese de Pinhel foi extinta pela Bula Papal de Leão XIII e incorporada na diocese da Guarda.


Foto aérea da cidade de Pinhel




Foto aérea do Centro Histórico de Pinhel




Vindos de Trancoso, chegámos ao Município de Pinhel.

01.


02.



Chegámos à cidade e dirigimo-nos directamente ao seu Centro Histórico, mais concretamente à Praça Sacadura Cabral, onde pudemos contemplar edifícios emblemáticos como: a Igreja da Miserricórdia, a Igreja de São Luis, a Casa grande (com brasão) ou o Pelourinho.

03.


04.


05.


06.


07.


08.


09.


10.


11.



... Uma breve visita ao edifício da Câmara Municipal .

12.



E passámos ainda pelo Largo Duarte Pacheco, antes da subida para os Castelos.

13.


14.


15.


16.



Quase no topo da subida, a bela Igreja de Santa Maria do Castelo.

17.



E finalmente, as Torres dos Castelos, enguem-se imponentes, dominando uma vasta área. Dali as viastas são de cortar a respiração.

18.


19.


20.


21.


22.


23.


24.


25.



E depois de uma pequena pausa neste belíssimo bar, onde se pode disfrutar de toda aquela paisagem, enquanto se observa a azáfama das andorinhas, descemos novamente a encosta, em direcção da cidade nova.

26.


27.


28.



A larga Avenida de São José e um belo canteiro de jardim dão-nos as boas vindas à cidade de Pinhel.

29.


30.



Nos novos bairros da cidade de Pinhel, as ruas e avenidas são largas, contrastando com as vielas do Centro Histórico.

31.


32.


33.


34.


35.


36.


37.


38.



... E deixamos Pinhel, rumo a outro tesouro da Beira Interior.

39.


Até Breve! :)
See less See more
1 - 9 of 9 Posts
Até breve? Oba! Tem mais!
Parabéns pelas fotos!
Até breve? Oba! Tem mais!
Parabéns pelas fotos!
Obrigado.
Sim, nesta viagem visitei várias cidades Históricas da Beira Interior.
Em breve colocarei mais! :)
Muito bonitinha e organizada!! :cheers:
Bela cidade, valeu por ter postado as fotos! :eek:kay:
Muito bonitinha e organizada!! :cheers:
Bela cidade, valeu por ter postado as fotos! :eek:kay:
Obrigado! :)
50
Mais dois dias seguidos de folga e mais um passeio. O trajecto desta vez foi Coimbra-Luso e Buçaco-Mangualde-Penalva do Castelo-Aguiar da Beira-Trancoso-Pinhel-Figueira de Castelo Rodrigo-Freixo de Espada à Cinta-Torre de Moncorvo-Vila Nova de Foz Côa no primeiro dia. No segundo dia foi Vila Nova de Foz Côa-Mêda-Penedono-Sernancelhe-Moimenta da Beira-Tabuaço-Armamar-Coimbra.

Aqui vos deixo mais fotografias de Pinhel.

































http://img109.imageshack.us/img109/7636/sl377237.jpg[/img)

[img]http://img690.imageshack.us/img690/3962/sl377236.jpg

































































See less See more
Bem simpatica a cidade,adorei estas construções de pedras:)
1 - 9 of 9 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top