SkyscraperCity banner
1 - 11 of 11 Posts

·
Registered
Joined
·
2,057 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Uma reportagem interessante que li em um especial da Scientific American, sobre cidades planejadas ecologicamente sustentáveis.


Crescimento na baía
Treasure Island: Base militar poluída se transforma em um denso bairro verde

Até 2020, onde hoje existe uma base aeronaval quase totalmente pavimentada sobre material de aterro dragado da Baía de São Francisco, na década de 30, deverá se erguer uma das mais sustentáveis comunidades dos Estados Unidos. Segundo o plano diretor da empresa de engenharia Arup, a ilha de 161,87 hectares abrigará 6 mil apartamentos e condomínios novos cercados de grandes edifícios ao longo da costa São Francisco.

As casas – e o comércio por elas sustentado – receberão 50% de sua energia de recursos renováveis, incluindo eletricidade de aquecimento de água, gerados por energia solar. Os quarteirões compactos foram orientados para ficar 35º ao norte em vez do recomendado sul, para que os telhados de painéis fotovoltaicos aproveitem ao máximo a exposição à luz solar – alem de permitir que as estruturas protejam os residentes dos ventos fortes da baía. Todos os prédios ficarão dentro de um perímetro a 15 minutos de caminhada até o terminal de baldas para São Francisco. Os moradores poderão obter a maior parte dos produtos frescos em uma fazenda orgânica local, que usará como fertilizante os efluentes da usina de tratamento de água que já existe na ilha.

Mesmo assim, o empreendimento não será totalmente sustentável, ao menos em termos de emissão de gás de efeito estufa. De acordo com Gary Lawrence, diretor da Arup, “não parece possível chegar ao carbono zero, devido à tecnologia disponível e à necessidade de o dono lucrar com o projeto. Vamos deixá-lo o mais carbono neutro possível”. Lawrence acrescentou que o custo dos prédios será razoável: “Se o desenvolvimento sustentável for feito por meio de uma estratégia de ponta de projeto integrado, como neste caso, não deveria haver nenhum retorno de preço pelo design verde”.

Treasure Island – Visão geral
  • Localização: Baía de São Francisco
  • Tamanho: 161,87 hectares
  • Cronograma: Lançamento da pedra fundamental de 2010; primeiras casas disponíveis em 2013; concluída até 2020
  • População futura: 13.500 habitantes, atraídas pela combinação de preço de mercado e habitação mais acessível
  • Custo: Confidencial, mas estimado em US$ 3 bilhões
    Aspectos ecológicos: Além de prédios novos, a Treasure Island devolverá grande parte da área à Natureza: 121,40 dos 161,87 hectares serão parques, fazendas e outras áreas verdes. As 6 mil novas unidades de habitação estarão agrupadas densamente em edifícios altos, próximos a terminais de balsa nas costas sul e oeste.





Verde no Rio Azul
Dongtan, uma das primeiras cidades ecológicas anunciadas, pode levar mais tempo para ser concluída


Em agosto de 2003, a Shanghai Industrial Investment Corporation contratou a empresa de engenharia Arup para criar uma cidade-satélite “em moldes ecológicos” para a cidade costeira em crescimento. Ficaria baseada na Ilha Chongming, uma das maiores ilhas de aluvião do mundo e que vem se expandido regularmente devido ao acúmulo de sedimento pesado na foz do rio Yang Tsé. A comunidade planejadda começaria pequena, mas atingiria o tamanho real – de, no mínimo, 500 mil residentes – até 2050, mantendo grande parte do banhado que propicia um dos poucos refúgios de pássaros remanescentes no país em franco desenvolvimento.


Entre as primeiras cidades ecológicas anunciadas, Dongtan foi planejada para ter desperdício zero, sendo autossustentável em termos de eletricidade devido ao uso de energia dos ventos marítimos, além da ausência de veículos que usam combustíveis poluentes. Mas a construção atrasou até pelo menos 2009, em grande parte por causa do ritmo acelerado de desenvolvimento de outras áreas de Xangai, segundo Roger Wood, diretor da Arup. A ponte e a ligação de túnel com o continente estão sendo construídas afora e devem ser completadas em fases que se iniciam em 2009. “Será um dos catalisadores para o início do projeto”, prevê Wood.

Ele continua entusiasmado com o projeto, porque os líderes chineses, tanto locais quanto do governo central (entre eles o presidente Hu Jintao) insistem em um novo foco, mais ecológico, na construção. Além de Dongtan, a Arup está envolvida no planejamento de quatro outras cidades ecológicas na China, incluindo a revitalização da antiga cidade do aço, Wanzhuang, na província de Weibei, entre Beijing e a cidade portuária de Tianjin.

Dongtan – Visão geral
  • Localização: Ilha Chongming, Xangai
  • Tamanho: 101,17 hectares em 2010, 647,50 hectares em 2020, 2.994,67 hectares em 2050; a ilha tem 121.405,69 hectares
  • Cronograma: A construção iniciou esse ano; as primeiras unidades estarão disponíveis já em 2010. A ser concluída em 2050.
  • População futura: Desconhecida, mas 5 mil pessoas inicialmente, e, no mínimo, 500 mil pessoas à conclusão do projeto.
  • Custo: Não divulgado
  • Aspectos ecológicos: Além de proteger o banhado para pássaros – e de devolver parte da terra cultivada para a Natureza – Dongtan recuperará, reciclará e reutilizará 90 a 100% de seu lixo. O vento e a biomassa fornecerão toda a eletricidade, e o meio de transporte será provido basicamente por veículos elétricos ou movidos a hidrogênio. “Dentro dos limites da cidade, os veículos devem usar energia renovável ou não poluente”, segundo Roger Wood, da Arup.






Respaldo fóssil
Masdar: O poder do petróleo impulsiona a construção de uma cidade ecológica no deserto árabe


Em um território dominado por xeques, cuja riqueza vem do petróleo, esta sendo construída uma cidade que não dependerá desse combustível. Carros elétricos subterrâneos – denominados Locomoção Rápida Personalizada – transportarão passageiros de um ponto a outro, por em na cidade de Masdar, cujo nome significa “a fonte”, será proibida a circulação de automóveis. As usinas de energia em solar, já em início de construção nas areias das imediações, fornecerão eletricidade para a iluminação, refrigeração e dessalinização da água do mar. Alem disso, haverá centrais de energia eólica, acopladas com o empenho para a extração de energia geotérmica das profundezas do solo.

De acordo com os urbanistas da Foster & Partners, o município, que tem como meta livrar-se do carbono e de resíduos, contará com uma usina produtora de hidrogênio como combustível a partir do esgoto gerado pelos habitantes. Talvez o mais importante para a cidade do deserto seja o fato de que toda a água será reciclada; mesmo os efluentes dos moradores serão utilizados para as culturas de fazendas sustentáveis da área que, também, reciclarão a própria água. “Basicamente devemos repensar como as cidades podem preservar a energia e os outros recursos”, avaliou o sultão Al Jaber, CEO da Masdar Initiative, junho passado, em um discurso para o comitê do Congresso dos Estados Unidos. “Devemos empregar novas tecnologias plenamente e até criar novos modelos urbanos”.


Masdar – Visão geral
  • Localização: Abu Dhabi, EAU
  • Tamanho: 647,50 hectares
  • Cronograma: Término até 2016
  • População futura: 30 mil pessoas do rico emirado
  • Custo: Pelo menos US$ 22 bilhões (montante reservado pelo governo dos Emirados Árabes Unidos)
  • Aspectos ecológicos: As metas dessa comunidade, uma das primeiras grandes cidades ecológicas a serem construídas, são resíduo zero, emissão de carbono zero e energia de combustíveis fósseis zero. A solução para abastecer essa cidade no deserto repousará na dessalinização e na obtenção de grande parte da eletricidade de fontes de energia solar, eólica e geotérmica. Uma arquitetura criativa, porem tradicional, incluindo torres de energia eólica, proporcionará refrigeração aos habitantes.
 

·
Banned
Joined
·
1,872 Posts
A cidades desenvolvidas do futuro terão skyline bem alto para preservar o solo que serão ocupados por parques, praças e muito verde. O pedestre será valorizado e o meio ambiente será preservado.
Predinhos baixinhos espalhados aumentando a mancha urbana será coisa do passado.
 

·
Registered
Joined
·
2,292 Posts
São todos projetos muito interessantes e que chamam a atenção, mas ainda em sua maioria com um custo muito elevado que poderia não se adequar bem em todos os locais a serem implantados. Mas para as próximas cidades planejadas é algo a se pensar, que sejam criadas com o máximo aproveitamento natural e menos desperdicio e não apenas um apelo ecológico.
 

·
Rio de Janeiro
Joined
·
31,228 Posts
São todos projetos muito interessantes e que chamam a atenção, mas ainda em sua maioria com um custo muito elevado que poderia não se adequar bem em todos os locais a serem implantados. Mas para as próximas cidades planejadas é algo a se pensar, que sejam criadas com o máximo aproveitamento natural e menos desperdicio e não apenas um apelo ecológico.
^^ De acordo :eek:kay:
 

·
Registered
Joined
·
5,480 Posts
Em Brasília está saindo um bairro totalmente ecológico seguindo as normas de bairro verde... É o Setor Noroeste, o último Setor da área tombada de Brasília.




Dentre os principais diferenciais que o transformam no Bairro Ecológico podemos destacar:

• Os prédios serão erguidos de forma ambientalmente correta - prédios ecológicos;
• O recolhimento do lixo será feito por meio de um sistema à vácuo, já utilizado em cidades européias como Barcelona, dispensando o uso de contêiners nas ruas, na frente dos prédios e restaurantes;
• O lixo, após a coleta seletiva à vácuo, será tratado e canalizado, impedindo o contato humano e evitando agressão ao meio-ambiente;
• Haverá reaproveitamento da água da chuva - reciclagem;
• Haverá o máximo de aproveitamento de luz natural nos edifícios;
• Haverá utilização de ventilação natural;
• Haverá utilização de materiais recicláveis;
• O padrão de construção será o mais elevado;
• Utilização de gás natural;
• Aquecimento natural de águas na tentativa de eliminar o uso de chuveiros elétricos nas residências - grande vilão do consumo de energia elétrica;
• As ruas serão largas, seguras e haverá transporte público em todas as vias do novo setor;
• Amplos estacionamentos;
• Haverá ciclovias;
• Haverá pistas de cooper;
• Muito verde - jardins e proximidade com o parque Burle Marx;

As licitações das projeções bairro já começaram e a inicitiva privada já está preparando os primeiros lançamentos.
 

·
15°48′S 47°54′W
Joined
·
200 Posts
O Noroeste tb vai ter 3 vagas no estacionamento pra cada apto e abrigara as classes media-alta e alta de Brasilia. Nada de pobre por perto. Alem de outros 'detalhes'...
Super sustentavel!
 

·
Registered
Joined
·
2,057 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Que bom que ressuscitaram esse thread! Demorei tanto tempo com ele que estava até meio desanimado hahahaha

A cidades desenvolvidas do futuro terão skyline bem alto para preservar o solo que serão ocupados por parques, praças e muito verde. O pedestre será valorizado e o meio ambiente será preservado.
Predinhos baixinhos espalhados aumentando a mancha urbana será coisa do passado.
Eu discordo. Acho que, com uma integração maior entre cidade, natureza e indivíduo, prédios tão grandes não vão ter TANTA expressão. Existem mega-projetos (como aquela pirâmide em Tóquio), mas, mesmo assim, eu acho que veremos talvez uma concentração maior de edifícios ainda em áreas centrais, mas ainda veremos bairros residenciais mais tranquilos, arborizados e amplos, de forma que a tal mancha urbana, no fim de contas, não seja tão prejudicial.

São todos projetos muito interessantes e que chamam a atenção, mas ainda em sua maioria com um custo muito elevado que poderia não se adequar bem em todos os locais a serem implantados. Mas para as próximas cidades planejadas é algo a se pensar, que sejam criadas com o máximo aproveitamento natural e menos desperdicio e não apenas um apelo ecológico.

Eu acho isso também. Hoje é uma coisa muito incipiente ainda, está restrita mais aos mais ricos mesmo. Mas se a moda de condomínio dotado de mil e uma facilidades chegou à crasse média, porque não as cidades ecológicas? Eu tenho convicção de que existem hoje os recursos para isso. Talvez não com trem-bala e people mover, mas dá pra fazer uma cidade ecológica para gente de menos posse.
 
1 - 11 of 11 Posts
Top