SkyscraperCity Forum banner

Cidades Históricas de AL: Marechal Deodoro, Penedo e Piranhas...Você vai se surpreender!

57414 Views 30 Replies 16 Participants Last post by  Pernambucano Soul
76

No Estado de Alagoas existem três cidades tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) que encantam os visitantes pelo seu rico patrimônio histórico composto por belas igrejas barrocas, ruas estreitas, casarões e palacetes seculares. Às margens do Rio São Francisco, Penedo e Piranhas; nas margens da Lagoa Manguaba, vizinha a Maceió, a cidade de Marechal Deodoro. As fotos foram capturadas nos sites Flickr e Picasa.

PENEDO - A cidade mais bonita do Rio São Francisco

Localizada no extremo sul de Alagoas, às margens do Rio São Francisco, a cidade de Penedo é uma das mais bonitas e antigas cidades históricas brasileiras e impressiona os visitantes pelo seu rico patrimônio histórico-cultural. Suas igrejas, convento e palacetes do século XVII e XVIII proporcionam uma verdadeira viagem ao passado do Brasil Colonial.

Erguendo-se imponente sobre um rochedo às margens do rio São Francisco, a cidade de Penedo é um relicário vivo, que conserva um patrimônio artístico-cultural de grande valor, tendo sido palco de acontecimentos importantes do Brasil Colonial. As marcas dos colonizadores portugueses, holandeses e dos missionários franciscanos, podem ser constatadas na arquitetura barroca de suas igrejas. Distante 157 km de Maceió, pela Rodovia AL 101-Sul, Penedo atualmente conta com uma população urbana de aproximadamente 60 mil habitantes.

Convento Nossa Senhora dos Anjos

http://i238.photobucket.com/albums/ff270/terraalagoana/penedo88562.jpg[[IMG]IMG]

[IMG]http://i238.photobucket.com/albums/ff270/terraalagoana/penedo33628.jpg

Paço Imperial

Ig.Nossa Senhora do Rosário

Teatro 7 de Setembro

Pousada Colonial:

Ig. Nossa Senhora das Correntes

Igreja de São Gonçalo Garcia

Oratório da Forca (Onde os escravos condenados à morte eram mandados antes da execução)

Outras imagens da cidade:

MARECHAL DEODORO - A primeira capital de Alagoas

Foi fundada em 1611 com o nome de povoado de Vila Madalena de Sumaúna. Servia para proteger o pau-brasil do contrabando e da ação de piratas e outros ladrões. O município foi criado em 1636, sendo a vila designada por Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul. Em 1817 passou a capital da capitania de Alagoas, criada nesse ano, sendo o nome da vila alterado para Alagoas. Em 1823 foi elevada à cidade. A capital da província de Alagoas passou para Maceió em 1839. O nome da cidade foi alterado para o atual no ano de 1939, em homenagem ao marechal Deodoro da Fonseca, alagoano que foi o primeiro Presidente da República do Brasil.
Em 16 de setembro de 2006, dia da emancipação política de Alagoas, foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional, em virtude do seu passado e de ter sido berço do Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República Brasileira.
Os vilarejos que compõem Marechal Deodoro são quatro, Barra Nova, Massagueira, Praia do Francês e Novo Lino. A Praia do Francês é um dos cartões postais mais conhecidos de Alagoas

Convento da Ordem Terceira dos Franciscanos

Sede da Prefeitura

cais

PIRANHAS - Charmosa cidade histórica do Vale do São Francisco

O sítio histórico, as trilhas ecológicas, as praias fluviais, o Museu do Sertão, o Rio Capiá, a Usina Hidrelétrica de Xingó, o Mirante Secular, a gastronomia típica, com seus pratos à base de pitu são os atrativos de Piranhas!

Depois colocarei informações sobre a história de cada cidade e a numeração das fotos!!!​
See less See more
1 - 20 of 31 Posts
Conheci Penedo e simplesmente adorei a cidade, muito agradável, com um patrimônio histórico belíssimo e um entorno natural fantástico.

Marechal Deodoro é o municipio perto da Praia do Françês né? acho que conheço por auto.
Antes de mais nada, parabéns pelo belo e completo thread! ;)

Marechal Deodoro - Conheci muito pouco, mas deu para ver o quão bonito é teu patrimônio histórico. Fim do ano passado por pouco não vou lá visitar pela 2ª vez, mas fica para a próxima! ^^

Penedo - Não sei se é a cidade mais bonita que fica às margens do rio, mas com certeza é uma das mais bonitas e charmosas, sem dúvida. Já fui algumas vezes e pude conhecer um pouco de todo este patrimônio bonito e um tanto que esquecido. :)

Piranhas - Que esta cidade me aguarde... Sábado irei a conhecer e com certeza muitas fotos trarei! :D
Marechal Deodoro é bastante conhecida pela proximidade com Maceió e as praias vizinhas, Piranhas não é, exatamente algo que tire o fôlego e encante, mas Penedo, meu deus, é o segredo mais bem guardado do NE. A cidade é um escândalo de linda! É aristocrática, elegante, suas igrejas nada devem às de Olinda ou mesmo Ouro Preto. O teatro sóbrio, classudo, como aquele edifício art deco, excelente, mas sem identificação. É apaixonante!
Thread lindíssimo! Em 2005 eu fiz a travessia de balsa em Penedo, realmente a cidade é muito bonita.
Impressiona a riqueza do patrimonio histórico da cidade.
Encontrei um site com fotos incríveis de Penedo.
São muitas fotos mostrando em detalhes o interior das igrejas mais importantes.

Pra página inicial não ficar ainda mais pesada, vou esperar a segunda página chegar pra colocar as imagens blz?
Encontrei um site com fotos incríveis de Penedo.
São muitas fotos mostrando em detalhes o interior das igrejas mais importantes.

Pra página inicial não ficar ainda mais pesada, vou esperar a segunda página chegar pra colocar as imagens blz?
Ótimo! Aguardaremos! ;)
Não tinha ouvido falar em Piranhas ainda.

Como é o turismo nestas três cidades ?
Pelo que me disseram, Piranhas é bem pequena. Das 3, a que mais recebe turistas deve ser Penedo, mas dico em dúvida com M. Deodoro, afinal é mais perto para os turistas visitarem... Tô em dúvida!

Pela ordem, acho que seria assim:
1º - Penedo
2º - Marechal Deodoro(Por sua proximidade de Maceió e por possuir praias famosas)
3º - Piranhas(Por ficar numa região mais afastada e não ser bem divulgada)

Deixa que o Terra Alagoana te explica melhor sobre o turismo nas cidades! ;)
^^

1- Marechal Deodoro
2- Penedo
3- Piranhas

Em Marechal Deodoro está a praia mais famosa de Alagoas, a Praia do Francês.
Lindas fotos, as tres cidades são realmente um patrimonio historico Nacional.Alagoas está bem servida com essas três cidades, porém, há outras que podem ser incluidas na lista, a ex. de Viçosa, Porto Calvo...
Parabens terra, ótima compilação de fotos!
^^

1- Marechal Deodoro
2- Penedo
3- Piranhas

Em Marechal Deodoro está a praia mais famosa de Alagoas, a Praia do Francês.
Eu sei, mas eu não citei os municípios, mas as cidades históricas em si(a sede dos municípios). É certo que o município de M. Deodoro inteiro tem belas praias e recebe muitoooos turistas, mas a cidade em si não recebe todos que vão às praias, concorda? :)
Gostei de ver! Muito bom este thread!
O Rio São Francisco não é muito largo nesta area de Piranhas !
Não tenho certeza, mas desconfio que o trecho do rio que banha Piranhas, ainda faz parte da represa. Novamente repito, não tenho certeza e só quando conhecer a cidade, saberei! :)
Antes de mais nada, parabéns pelo belo e completo thread! ;)

Penedo - Não sei se é a cidade mais bonita que fica às margens do rio, mas com certeza é uma das mais bonitas e charmosas, sem dúvida. Já fui algumas vezes e pude conhecer um pouco de todo este patrimônio bonito e um tanto que esquecido. :)

Piranhas - Que esta cidade me aguarde... Sábado irei a conhecer e com certeza muitas fotos trarei! :D
^^
Este título de cidade mais bonita do Rio S.F. é uma opinião subjetiva realmente. É claro que há muitas belezas espalhadas ás margens do Velho Chico no decorrer dos cinco estados, mas para mim não há cidade tão charmosa quanto Penedo em todo percurso do rio.

E vá mesmo a Piranhas sábado e tire muitas fotos! Se quiser pode publicá-las aqui neste thread blz?:eek:kay:

Pois é cara...o rio São Francisco não é tão volumoso como o Governo Lula divulga no projeto de transposição. O rio está com pouco volume d´água, assoreado, raso e poluído em muitos trechos.
Lindas fotos, as tres cidades são realmente um patrimonio historico Nacional.Alagoas está bem servida com essas três cidades, porém, há outras que podem ser incluidas na lista, a ex. de Viçosa, Porto Calvo...
Parabens terra, ótima compilação de fotos!
Valew Luiz! Depois veja na página 2 as fotos lindas de Penedo que vou postar!!

Eu incluiria Água Branca e Pilar, cidades com um belo patrimônio. Conheço Viçosa tem muitos sobrados antigos, muitas ladeiras...é uma bela cidade antiga realmente. Porto Calvo tem muita história, mas infelizmente seu patrimônio está bastante descaracterizado e os imóveis históricos estão em ruínas.
1 - 20 of 31 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.