SkyscraperCity Forum banner

Cidades-modelo-inspiração às cidades brasileiras

4606 Views 30 Replies 10 Participants Last post by  RPH1975
Considerando urbanismo, arquitetura, cultura, estilo de vida, 'astral', etc:

Que cidades do mundo seriam irmãs às cidades brasileiras ou representariam um estágio mais avançado de evolução, servindo como inspiração? A ideia é comparar cidades com um mesmo 'tipo', apesar de localizadas em outro país e com outro povo.
  • Like
Reactions: 1
1 - 20 of 31 Posts
Cidades-irmãs ao Rio de Janeiro

Ainda LONDRES:

See less See more
2

San Francisco:

See less See more
3
  • Like

Ainda San Francisco:

See less See more
3

Melbourne:

See less See more
2

Segue Melbourne:

See less See more
3
Cidades-irmãs de Porto Alegre

Philadelphia:

See less See more
3

Continua Philadelphia:

See less See more
3
Cara, só se forem irmãs por parte de Deus.

urbanismo, arquitetura, cultura, estilo de vida, 'astral', etc: ?

A depender do que vc chame de 'astral',vá lá.

Pq o resto...
See less See more
  • Like
Reactions: 2
Cara, só se forem irmãs por parte de Deus.

urbanismo, arquitetura, cultura, estilo de vida, 'astral', etc: ?

A depender do que vc chame de 'astral',vá lá.

Pq o resto...

Cara, é mais pelo 'astral' e o que ele reflete nas outras coisas, resultando certas similaridades e tendências interessantes.

Só tentei evitar de ser muito abstrato ou místico.
See less See more
  • Like
Cara, é mais pelo 'astral' e o que ele reflete nas outras coisas, resultando certas similaridades e tendências interessantes.

Só tentei evitar de ser muito abstrato ou místico.
^^ o tema do tópico é interessante, mais confesso que não entendi muito seu vocabulário 'astral' 'abstrato' 'místico' :lol: você é guru??? brink's continue postando :eek:kay:
See less See more
^^ o tema do tópico é interessante, mais confesso que não entendi muito seu vocabulário 'astral' 'abstrato' 'místico' :lol: você é guru??? brink's continue postando :eek:kay:

Hehehe

De forma alguma. É por dificuldade semântica mesmo. Mas acho que você pegou a ideia.

Acredito que exista uma certa coerência nos elementos que compõem uma cidade (principlamente grandes cidades), que elas se desenvolvam a partir de um eixo ou de uma ideia matriz, criando assim uma identidade. Ó que me fez propor o thread é que as mesmas ideias (ou na falta de palavra mais adequada, 'astral') parecem se repetir em outros lugares, malgrado as diferenças evidentes de desenvolvimento.

É aquela velha coisa, em alguns lugares você se sente melhor e mais 'em casa' do que em outros, ainda que ambos sejam bons lugares. E o urbanismo e arquitetura de uma cidade são decorrência dessa coisa mais abstrata (com a qual você se identifica ou não), e não o contrário.
See less See more
  • Like

Chicago (um sonho distante, verdade):

See less See more
3

Mais de Chicago:

See less See more
3
Para mim Tóquio que se parece muito com as cidades brasileiras e de preferência São Paulo, é uma modelo a se seguir... parecida de cima, mas em baixo muito bem organizada em varios aspectos.
Eu acho que o Rio está num patamar muito além de São Francisco. (para melhor ou para pior)
Acho que a cidade californiana está muito mais para Floripa.

Mas eu concordo cm Melbourne.
A cidade que tem feito parceria com a Prefeitura do Rio e tem servido de exemplo para a cidade, é BARCELONA. Principalmente, por também ser uma cidade que reformou sua zona portuária e recebeu os Jogos Olímpicos.
Acho que o modelo arquitetônico nem tem como copiar e nem mesmo o estilo de urbanização com um centro financeiro e de serviços bem definido no centro. Acho que o problema das nossas cidades, ou melhor, não é nem tanto das cidades como um todo, mas sim das construções que são velhas, mal cuidadas, encardidas, pichadas, mofadas, com coisas coladas nas paredes e etc. Andando na rua fica-se com a impressão bem ruim do urbanismo. Podemos ter vários estilos, contemporâneo, moderno ou futurista todos na mesma região, porém se não estiverem em bom estado fica feio.

Idem para as calçadas com postes cheio de papel grudados, meio fio tudo torto, asfalto deformado e etc. Gosto de árvores, mas não podemos ser sem noção e ter exemplares enormes na calçada, por isso sou a favor de concentrar as arvores em algumas regiões de parques como em NYC que tem o Central Park com as arvores grandes.
See less See more
1 - 20 of 31 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.