Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 159 Posts

·
Registered
Joined
·
215 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
EDIT: ESTAS IMAGENS NÃO CORRESPONDEM A ESTE PROJECTO. VER POST MAIS ABAIXO. DESCULPEM O ERRO. :bash:









EMPREENDIMENTO - Cinema do futuro à beira-rio


Cinemax e Cinema Dynamique são dois conceitos de salas de projecção, integrados no projecto Cinemacity, que vão chegar aos terrenos da antiga Fábrica Triunfo.

Os terrenos da antiga Fábrica Triunfo vão acolher dois novos conceitos de salas de cinema, o Cinemax e o Cinema Dynamique, num projecto mais amplo intitulado Cinemacity e que está a cargo da SIMO - Sociedade Imobiliária de Cinemas S.A.
Localizado junto à Estação Nova, à beira–rio, o projecto imobiliário Cinemacity, já aprovado pela autarquia, vai começar a ser construído em breve, restando apenas a assinatura do protocolo de cedência de parte do terreno ao município, para abrir um canal de ligação à zona ribeirinha.
A SIMO vai construir um edifício que albergará 11 salas de cinema, duas delas de características tecnológicas especiais. O Cinemax vai oferecer um écran gigante de projecção, enquanto que o Cinema Dynamique está talhado para exibições interactivas a três dimensões, em que a própria cadeira do espectador vibra em sintonia com a acção do filme.
A SIMO afirma que “pretende criar um espaço caracterizado pela inovação dos serviços de animação e diversão, onde fique patente a complementaridade entre as salas de cinema, o comércio dominantemente cultural (livrarias, discográficas, promoção turística, videotecas e comércio multimédia), áreas de divulgação gastronómica e espaços de espectáculos ao ar livre”, bem como estacionamento público.
Este projecto dará continuidade à recuperação de um certo tipo de vivência urbana virada para as margens do Mondego, iniciada no ano passado com o início de funcionamento das infra–estruturas do Parque Verde do Mondego.
O edifício fica inserido numa área de indústrias desactivadas, onde se pretende acentuar a centralidade da zona, substituindo a economia de sector secundário, que imperou na zona durante anos, por actividades do sector terciário.
As máquinas que vão dar início às obras de construção, poderão avançar assim que esteja assinado o protocolo em que os promotores cedem a faixa de terreno onde será aberto o corredor de ligação da Avenida Fernão Magalhães à avenida marginal do rio e por onde passará o eléctrico rápido de superfície (se o respectivo processo for retomado pelo Governo). A área de terreno a ceder à Câmara Municipal de Coimbra abrange 2318 metros quadrados.

Arquitectura arrojada

O projecto arquitectónico do Cinemacity, a edificar nos terrenos da antiga Fábrica Triunfo, foi idealizado a pensar num conceito que vai marcar o perfil da zona ribeirinha da cidade. Toda a volumetria será caracterizada por formas e espaços “irreverentes e dinâmicos”.
As maquetas a que o DIÁRIO AS BEIRAS teve acesso, da autoria do gabinete de arquitectura PLARQ (o mesmo que projectou o Estádio Cidade de Coimbra), antecipam o que será o futuro daquele espaço, sem renegar o passado.
O antigo edifício da fábrica Triunfo, agora demolido, marcou uma época na cidade, sobretudo através do que resta das suas fachadas norte e poente, que se mantêm porque assinalam o movimento modernista que se destacou, sobretudo, nos anos 30 e 40 do século XX.
Por outro lado, dizem os arquitectos responsáveis pelo projecto - Pedro Santos, António Monteiro e António Crespo Osório - “um edifício cuja volumetria integra salas de cinema será, pelo menos nessa sua dimensão, necessariamente um espaço encerrado para o exterior, assente na ideia base das fachadas cegas”.
Pelo contrário, nas fachadas norte e sul vão predominar superfícies vidradas. No alçado sul, será ainda instalado um enorme painel dinâmico, que se pretende sempre em mutação, com publicidade e informação dos eventos que vão ter lugar no respectivo complexo.

in diário as beiras
 

·
Registered
Joined
·
215 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Lss911 said:
elah elah!! tá muito interessante! Resta saber se financeiramente compensará...
Pois, vamos ver. Apesar de ser cá de Coimbra e de gostar de ver estes investimentos, admito que nestas questões dos cinemas estamos a passar do "8 para o 80". Porque até à bem pouco tempo atrás tinhamos 5 (sim, apenas cinco) salas de cinema na cidade toda. Agora abriram 10 no Dolce Vita Coimbra, no início do próximo ano abrem mais 8 no Forum Coimbra e agora mais 11 no CinemaCity. E já ouvi falar na abertura de outras, mas não me lembro em que projectos. :|
 

·
Moderator
Joined
·
184,800 Posts
Pois Sys7em acho que está a ficar um pouco saturado aí em Coimbra.... mas o cinema city também tem o conceito imax e outros conceitos! Secalhar nem era mau terem uma ou duas salas com isso e em vez de construirem mais cinemas fazerem outras coisas :)
 

·
Registered
Joined
·
9,592 Posts
Gostei do projecto em si e da localização também.Se vierem mesmo a fazer o metro em Coimbra e que pelo jeito vai passar lá perto será muito bom para o empreendimento.
Só não entendi para quê pôr um teleférico ali...
 

·
Moderator
Joined
·
184,800 Posts
A zona ribeirinha deve ficar bonita naquela zona.... o teleférico até era bom que passasse o rio para o outro lado ... tivesse uma paragem na zona de santa clara e depois passava para o outro lado!
 

·
Registered
Joined
·
215 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Pessoal, as imagens que estão em cima não correspondem ao complexo que falei. Houve uma série de circunstâncias, tais como estarem no mesmo site e terem o mesmo promotor dos projectos, que me enganaram.

Ora, as imagens correctas deste projecto são as seguintes:









Como vêem não tem nada haver! As do projecto em cima fazem lembrar mais uma "cidade cinemática" como o nome CinemaCity deixa transparecer. Mas também já estava a ficar confundido, porque não estava a ver onde é k havia tanto espaço verde junto à estação nova. Desculpem o erro! :hammer:
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
não é tão espectacular como o outro, mas mesmo assim acho que está formidável!!!
Aquilo é a ponte açude? o outro projecto também fica lá perto certo? mas na margem oposta?
 

·
Registered
Joined
·
215 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Phobos said:
É imperdoável isso Sys..vou já propor ao Wjfoxx que te ponha na brig list :jk:
Eu gostei desse cinema,o topo então está belissimo e a ideia de manter a fachada também está muy buena.
Imperdoável não é, mas realmente devia estar mais atento! :D Também gostei do edificio. Conjuga bem o moderno com o mais clássico.

JohnnyMass said:
não é tão espectacular como o outro, mas mesmo assim acho que está formidável!!!
Aquilo é a ponte açude? o outro projecto também fica lá perto certo? mas na margem oposta?
Barragon said:
Entom que outro projecto era aquele?
Perguntam bem, mas também não sei onde se situa o outro projecto. Sei que também é um complexo de cinemas. Mas no site não dizem nada sobre a localização. Grande parte dos projectos que lá estão são da região centro, muitos de Coimbra, sede da empresa, mas também não têm grande informação. :|

Vejam em http://www.plarq.com

Quanto à ponte, penso que é uma (outra :D ) que irão fazer entre a do Açude e a de Santa Clara. Tb penso que é pedonal, mas nada disto é certo. Essa ponte aparece naquele videozito sobre a estação Coimbra B que o Marco colocou no tópico das estações.
 

·
Registered
Joined
·
215 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Também gostava de saber o que é este PDN (como vocês lhe chamam). Pode nem ser em Coimbra. Aliás, nem deve ser pk só ouvi falar no complexo de cinemas na Triunfo, mas se souber digo qq coisa.
 
1 - 20 of 159 Posts
Top