Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 56 Posts

·
user osasquense :P
1,643 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Bom, o Brasil parece ser a sede mundial da falta de planejamento e dos puxadinhos, em especial as grandes cidades. Mas vamos procurar uma agulha no palheiro que salve essa fama que conquistamos mundo afora? Cite duas cidades que na sua opinião são bem sucedidas urbanisticamente nesse Brasil e justifique.

As duas escolhidas por mim são:
Praia Grande (SP)

Praia Grande é uma das maiores cidades da Baixada Santista e parece ter sido totalmente planejada! Ruas largas, paralelas, calçadas largas, orla totalmente urbanizada (e muito bonita), praças bonitas e uma boa malha cicloviária. Há ainda projetos de VLT que liguem a cidade a Santos, sua metrópole vizinha. Não há favelas aparentes e até os bairros mais pobres são planejadinhos. As casas seguem um padrão “colonial” interessante e seus lançamentos residenciais tem me entusiasmado. A população da cidade praticamente triplica durante o verão e mesmo assim ela não fica caótica.

Curitiba (PR)

Conheci Curitiba esse ano e simplesmente me encantei. A cidade é arborizada, quase não se percebe vandalismo, bem cuidado, ruas largas e calçadas andáveis. Se distingue do padrão das capitais brasileiras... Nem tem muito o que falar :lol:

·
Registered
6,012 Posts
Ruas largas são sinal de bom planejamento? Se fosse assim as cidades na Europa seriam "mal sucedidas urbanisticamente". As cidades planejadas do Brasil seguem um modelo que eu não gosto, como o Brasília ou Palmas. Geralmente prefiro o urbanismo antigo. Não dá para considerar a cidade toda como modelo, mas de lugares criados do zero gosto de regiões como a Zona Sul do Rio e Centro de BH.

·
user osasquense :P
1,643 Posts
Discussion Starter · #4 · (Edited)
Ruas largas são sinal de bom planejamento? Se fosse assim as cidades na Europa seriam "mal sucedidas urbanisticamente". As cidades planejadas do Brasil seguem um modelo que eu não gosto, como o Brasília ou Palmas. Geralmente prefiro o urbanismo antigo. Não dá para considerar a cidade toda como modelo, mas de lugares criados do zero gosto de regiões como a Zona Sul do Rio e Centro de BH.
Na minha concepção, UM dos motivos de Praia Grande ser bem sucedida são as ruas largas e com calçadas largas. As cidades antigas que buscaram soluções para resolver o problema do caos causado pela falta de estrutura, principalmente na Europa também são bem sucedidas urbanisticamente ao meu ver.

O que gosto em cidades como PG, é que não deram espaço para o crescimento desordenado, planejando até as mais afastadas periferias, com raras favelas. Isso é raro de ver aqui no Brasil.

Mas também é raro cidades mais antigas que buscam resolver os problemas urbanos causados por falta de estrutura e crescimento desordenado aqui no país, eu não conheço nenhuma na verdade. Se você me der exemplos de operações urbanas que cheguem aos pés das cidades europeias aqui no Brasil me mostre que eu adoraria conhecer!

·
Registered
464 Posts
1. Balneário Camboriú.

Embora o arruamento, calçadas, etc não seja adequado, eu particularmente acho inteligente a construção de arranha céus residenciais no centro, junto a calçada, especialmente com comércios em todo o térreo. Numa cidade bem verticalizada e adensada, com mínimo de recuo, um morador não precisa pegar o carro e percorrer grandes distâncias até o centro, basta descer o elevador e a pé mesmo, na calçada tem a disposição uma variedade de comércios, serviços e lazer numa área territorial pequena.
Com tantos moradores por perto, até mesmo à noite a cidade continua viva para atender essa população, não há criminalidade como ocorre no centro de São Paulo e outros locais que ficam inóspitos durante a noite.
Uma cidade pedonal. É nosso projeto de mini Manhattan.
Para melhorá-lo acho que as calçadas poderiam ser ampliadas, onde possível ruas inteiras poderiam ser transformadas em calçadas pedonais.

Obs: no caso específico de BC, creio que seja uma cidade fantasma quando fora de temporada, pois a maioria dos prédios de luxo bem localizados são imóveis de veraneio.

2. Maringá
Em se tratando de planejamento urbanístico o destaque é Maringá, talvez todo norte do pioneiro do Paraná. Principalmente e especialmente por se tratar de uma cidade construída do zero pela iniciativa privada, um empreendimento de sucesso capitalista que não pediu dinheiro nem obrigou ninguém a ir morar lá, mas trouxe gente até da Europa. Diferentemente do governo que explorou a população pobre com impostos e endividou toda uma nação por décadas só para construir Brasília...

·
Registered
21,956 Posts
Indo na sua própria linha de raciocínio ruas estreitas são sinal de bom planejamento?
Então o Brasil vai muito bem também, porque estamos cheio de cidades antigas de ruas estreitas.

Nem uma nem outra situação são, necessariamente, sinal de bom planejamento urbano. Vai depender muito mais de como as características de cada cidade se reinventou (e reinventa) para lidar com seus problemas.
Qualidade de vida, limpeza, saneamento, vias e calçadas conservadas, bom transporte público.. é isso que faz de uma cidade ser um sucesso urbano.

No caso do forista, ele apenas citou a opinião dele, é meramente um gosto.

·
Australo-brasileiro
5,840 Posts
^^ acho que um dos maires problemas urbanísticos da Europa é justamente o relacionado ao trânsito... em parte devido ao fato das cidades serem antigas com falta de espaço para carros... desde avenidas, estacionamentos, etc... certamente as ruas estreitas da Europa com estacionamentos apertados onde se o cara esquece de "recolher" o retrovisor no outro dia vai encontrar ele no chão não é um exemplo de urbanismo... ao menos nos dias atuais... foi no passado, mas não atualmente...

·
Registered
17,147 Posts
Uma pequena correção, o norte pioneiro fica ao leste de Londrina, é uma região com urbanismo diferente do noroeste e norte central onde estão Maringá e Londrina. Além dessas duas, no PR citaria ainda Curitiba, Cascavel, Umuarama, Pato Branco, no MT Sorriso e Sinop, no MS Dourados, no RS Bento Gonçalves em em SC, Lages e Chapecó.

Nenhuma delas é livre de algum tipo de problema (nem mesmo Maringá que tem uma rodovia passando pelo meio da cidade, Av. Colombo, que foi urbanizada mas segue recebendo o fluxo de uma rodovia) - mas todas tem um urbanismo acima da média com pontos que merecem destaque.

·
Registered
17,147 Posts
^^
aaaiii cacildis, agora que eu vi "cite DUAS cidades", citei umas 20 ahahah desculpem, vou reduzir: Curitiba e Pato Branco.

Curitiba pelas soluções que vcs já conhecem, Pato Branco por ser um caso interessante de geografia horrível, desafiadora, e mesmo assim a cidade consegue ser um primor, o centro tem calçadas onde se pode andar por quadras e quadras de olhos fechados, tudo na cidade é muito bem cuidado, da limpeza pública a sinalização.

·
Arq City
21,994 Posts
1. Balneário Camboriú.

Embora o arruamento, calçadas, etc não seja adequado, eu particularmente acho inteligente a construção de arranha céus residenciais no centro, junto a calçada, especialmente com comércios em todo o térreo. Numa cidade bem verticalizada e adensada, com mínimo de recuo, um morador não precisa pegar o carro e percorrer grandes distâncias até o centro, basta descer o elevador e a pé mesmo, na calçada tem a disposição uma variedade de comércios, serviços e lazer numa área territorial pequena.
Com tantos moradores por perto, até mesmo à noite a cidade continua viva para atender essa população, não há criminalidade como ocorre no centro de São Paulo e outros locais que ficam inóspitos durante a noite.
Uma cidade pedonal. É nosso projeto de mini Manhattan.
Para melhorá-lo acho que as calçadas poderiam ser ampliadas, onde possível ruas inteiras poderiam ser transformadas em calçadas pedonais.

Obs: no caso específico de BC, creio que seja uma cidade fantasma quando fora de temporada, pois a maioria dos prédios de luxo bem localizados são imóveis de veraneio.

2. Maringá
Em se tratando de planejamento urbanístico o destaque é Maringá, talvez todo norte do pioneiro do Paraná. Principalmente e especialmente por se tratar de uma cidade construída do zero pela iniciativa privada, um empreendimento de sucesso capitalista que não pediu dinheiro nem obrigou ninguém a ir morar lá, mas trouxe gente até da Europa. Diferentemente do governo que explorou a população pobre com impostos e endividou toda uma nação por décadas só para construir Brasília...
Sempre fui em BC em baixa temporada, nunca encontrei essa cidade fantasma pelo contrario.

·
Registered
22,114 Posts
Sempre fui em BC em baixa temporada, nunca encontrei essa cidade fantasma pelo contrario.
BC tem 200 mil habitantes (Camboriú + BC), inserida numa conurbação de 600 mil com bastante movimento pendular.

Num raio de 100 km tem > 2 milhões que usufruem da cidade aos finais de semana, mesmo fora do verão. Então sempre tem movimento.

·
Registered
caipira da roça
9,504 Posts
Nenhuma delas é livre de algum tipo de problema (nem mesmo Maringá que tem uma rodovia passando pelo meio da cidade, Av. Colombo, que foi urbanizada mas segue recebendo o fluxo de uma rodovia) .
Uns 10 anos atrás a Avenida Colombo era super congestionada, já que ela era um trecho da BR-376 e passagem obrigatória para quem quisesse entrar, sair ou passar por Maringá, mas depois da construção de dois contornos, Norte e Sul, o fluxo da Colombo deu uma bela diminuida e atualmente tem trânsito moderado. Ela só é um pouco mais problemática nas horas de pico, porém no restante do dia é bem de boa para passar e de madrugada e aos finais de semana é meio desértico.

Tirei alguns prints do Google Street View para o pessoal ter uma noção de como ela é:

Duas cidades que eu considero bem sucedidas urbanisticamente são Umuarama e Cianorte, ambas foram muito bem planejadas.

Maringá ficaria em terceiro e depois Curitiba.

·
R.I.P. Niki
15,221 Posts
Existem várias que eu considero bem sucedidas (embora elas sejam minoria), mas as duas primeiras que me vem à mente (talvez por serem capitais) são Curitiba e Palmas.

Menção honrosa para as cidades planejadas do interior do PR e MT.

·
Registered
34,186 Posts
Eu gostei muito do centro de BH
O Centro de BH com certeza tem o melhor urbanismo da cidade. Eu estava até comentando esses dias que pensaram até em detalhes como a marquises. Não sei se isso é comum em outras cidades. Nunca reparei. Talvez não seja uma palavra conhecida no resto do país. A marquise é uma laje que se projeta a partir da fachada do edifício cobrindo a calçada. Isso protege o pedestre da chuva e do sol tornando o deslocamento a pé mais competitivo.

Por outro lado, acho o urbanismo do Buritis, na Região Oeste da cidade, e o do Vila da Serra, na região metropolitana, péssimos. Ruas estreitas, zilhões de prédios residencias e ruas muito íngremes. Estes dois bairros e o Belvedere têm péssimos acessos também que só vão melhorar quando chegar o metrô a esses bairros. O que é pouquíssimo provável.

1 - 20 of 56 Posts