SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 10 of 10 Posts

·
Agreste Pernambucano
Joined
·
18,187 Posts
Discussion Starter · #1 ·
RIO DE JANEIRO - A expressão ‘a moça ficou para o caritó’, que tem origem o século XVI, ainda é usada no interior do Nordeste brasileiro e significa que ela deixou o tempo passar e ficou solteira. O sentido da expressão é compreendido quando se conhece a construção peculiar da casa grande dos antigos engenhos de açúcar. O quarto da moça (caritó) era construído sem janelas e com passagem única e obrigatória pelo quarto dos pais. Dessa forma, ficava mais fácil vigiar as donzelas, evitando que elas cedessem aos arroubos dos pretendentes.

Com a estruturação do novo roteiro batizado de ‘Civilização do Açúcar’, essas e outras curiosidades do Brasil Colonial estão ao alcance dos turistas. Paraíba, Pernambuco e Alagoas são os três estados unificados por esta proposta e que abrange mais de 20 municípios. A idéia é interiorizar as visitas, mostrando que esses lugares tem mais a oferecer além do tradicional segmento ‘Sol e Praia’.

Cada um desses estados mostra uma etapa diferente do ciclo do açúcar. Em Pernambuco estão os chamados ‘engenhos de fogo morto’, onde não há mais qualquer atividade econômica. Em compensação, estão lá as estruturas mais bem conservadas, mantendo a caracterização do ambiente tanto da casa grande como da senzala e onde os visitantes são recebidos por pessoas vestidas a caráter.

Na Paraíba, a grande atração é visitar os ‘engenhos de fogo vivo’, onde os turistas podem acompanhar a produção de produtos como cachaça e rapadura. Todo o processo de fabricação é explicado em detalhes e a visita inclui degustação.

A evolução dos engenhos pode ser conferida em Alagoas. Os turistas visitam complexos com maquinários modernos onde são produzidos açúcar e álcool. Em todos os Estados, além da degustação, os visitantes podem usufruir da hospitalidade local com refeição e alojamento, caso desejem.

“Este tipo de roteiro permite que os engenhos sejam reconhecidos pelas características que nunca perderam. Assim, os turistas podem vivenciar experiências enriquecedoras, visitar o interior desses estados, ao mesmo tempo em que conhece a história de cada um deles”, argumenta a gestora do projeto do Sebrae de Pernambuco, Izabel Francisca.

A ‘Civilização do Açúcar’ faz parte da nova geração de roteiros que inclui ainda: ‘Aparados da Serra’ , região dos cânions no Rio Grande do Sul e Santa Catarina; ‘Roteiro integrado do Sudeste’, quatro rodovias federais que interligam os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo; ‘Travessia do Pantanal, que abrange municípios do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e Rota 174, rodovia federal que liga Manaus (AM) a Boa Vista (RR).

Lançadas no 4º Salão de Turismo realizado em São Paulo, entre os dias 1º e 5 de julho, estas rotas são resultado da segunda fase do acordo fechado entre o Ministério do Turismo (MTur), Sebrae Nacional e Embratur que implementou a Rede de Cooperação Técnica para Roteirização, que já conta com outros cinco outros roteiros já implantados.

“A apresentação destes roteiros no Salão confere visibilidade a estes novos roteiros, fortalece o trabalho que já está sendo desenvolvido e acelera sua estruturação como produto turístico qualificado”, avalia o coordenador nacional da carteira de projetos de turismo do Sebrae Nacional, Dival Schmidt.

http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=14&id_noticia=292032
 

·
por HUGO TORRES
Joined
·
2,828 Posts
Será que vai dar certo???
Percorrer 3 estados num mesmo roteiro se torna muito cansativo pro turista.
A ideia é boa mas acho que não vai vingar.
 

·
Arquitetura de banheiro
Joined
·
3,914 Posts
^^

O roteiro não acontece de uma vez só não!

A idéia é estruturar os lugares com os atrativos oferecendo roteiros variados dentro da proposta apresentada, incluindo até a hospedagem dentro de alguns engenhos já restaurados(aqui em PE já tem alguns que alugam o espaço inclusive para eventos) o "roteiro" Civilização do Açucar na verdade se enquadra mais na categoria de um projeto, buscando interiorizar o turismo numa região cujo maior atrativo ainda é o "sol e mar".

Dentro do conceito "Civilização do Açucar" você teria divesos roteiros variados que fariam parte de uma grande marca. A unificação disso tem uma função muito mais comercial para fins de facilitar e buscar a integração dos estados(que tem características culturais comuns) para a divulgação e comercialização dos roteiros.

Agora se vai vingar são outros 500, estou na faculdade de Turismo a 5 anos e desde que entrei por lá esse roteiro ja teve uns 3 lançamentos, sem contar que sua concepção é algo bem mais antigo...
 

·
Cabra da peste
Joined
·
700 Posts
Eu achei ótima a iniciativa. No sul tem algo parecido, porém não é em relação ao açúcar. Por que não no nordeste? :lol:
 

·
Registered
Joined
·
138 Posts
Como pernambucano, e cada dia mais consciente da necessidade de preservar nossa cultura, acho essa uma excelente idéia e espero que vingue! Qualquer esforço que se faça para manter viva a nossa história somente contribuirá par que gerações futuras compreendam a cultura do nosso povo e como ela evoluiu e enraizou-se atraves do nosso vocabulário, cancioneiro popular, fábulas e outras formas de transmissão de fatos, verídicos ou não.
 

·
Capital do Forró
Joined
·
16,129 Posts
Como pernambucano, e cada dia mais consciente da necessidade de preservar nossa cultura, acho essa uma excelente idéia e espero que vingue! Qualquer esforço que se faça para manter viva a nossa história somente contribuirá par que gerações futuras compreendam a cultura do nosso povo e como ela evoluiu e enraizou-se atraves do nosso vocabulário, cancioneiro popular, fábulas e outras formas de transmissão de fatos, verídicos ou não.
bem vindo

vc é de que cidade???
 

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
A idéia é ótima e, como Hugo já disse, não é muito recente não. Já se tentou fazer esse roteiro algumas vezes e a coisa esfria quando ainda está morna. Espero que dessa vez esquente de vez e a coisa vingue pois essa nossa faceta cultural, baseada nos engenhos de açúcar, é onde reside as nossas mais profundas raízes.

Eu tive a sorte de nascer em uma família de senhores de engenho e sinto saudade da minha infância. Com certeza eu serei um dos "turistas" desse novo roteiro. :)
 
1 - 10 of 10 Posts
Status
Not open for further replies.
Top