SkyscraperCity Forum banner
1 - 17 of 17 Posts

·
Registered
Joined
·
1,024 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O lazer dá lugar ao medo

Autor: Vilhena Soares
Isabela Lyrio

Abandonado, clube Primavera é reduto de marginais e cria riscos para a dengue



O medo da violência e da dengue toma conta dos moradores da quadra QSC de Taguatinga. O antigo clube Primavera, que está desativado há quase 10 anos, virou um ponto certo para a criminalidade. De acordo com a população, o local tornou-se propício também à criação do mosquito Aedes aegypti. Eles cobram uma atitude do governo para preservar a saúde e segurança, ambos ameaçados pelo total abandono do lugar.

A dona de casa Vilermina Almeida Freitas, 67 anos, moradora da região, divide o muro de sua casa com o antigo clube. Ela já fez duas denúncias à Administração de Taguatinga para que o lugar fosse tratado e transformado em um parque ou em outro clube melhorado, mas o problema ainda persiste. As principais reclamações de dona Vilermina e dos outros moradores são o número de mosquitos que se manifestam no local e o risco da propagação da dengue. Além disso, a violência desencadeada pela mata fechada e por moradores de rua que utilizam o lugar para o uso de drogas também assusta a vizinhança. Ela conta que muitos casos de violência já ocorreram na região. "Uma noite ouvimos gritos que vinham do clube e também ficamos sabendo de fiscais agredidos por moradores de rua que ficam no parque", conta.

Cansados de esperar, os moradores resolveram construir por conta própria um muro e um cercado de arame para fechar a entrada principal do Primavera. "Fizemos uma coleta entre os vizinhos para construir o muro e impedir a entrada de marginais no clube", explica dona Vilermina. A medida tomada por eles não teve muito resultado, já que os moradores de rua dão à volta e entram por trás no terreno. Apesar de existirem seguranças no local, eles ainda conseguem invadir a área.

O clube Primavera existe há mais de 10 anos em Taguatinga e era famoso por seus bailes e competições. Muitos moradores eram sócios do local e dizem que o clube era um dos mais badalados antigamente. Com o tempo, o lugar perdeu seu público e caiu em decadência. A Administração de Taguatinga conta que o número de dívidas acumuladas pelo antigo clube é grande e, como nada foi pago, agora a área pertence à Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap). De acordo com o órgão, o terreno será desmembrado. A área será dividida e uma parte será destinada a interesse social. Após a divisão, um processo de licitação será feito, porém ainda não há data definida para essa decisão.

Contrariando a suspeita de dengue no local o subsecretário de Vigilância à Saúde, Carlos Barros Neto, conta que em cada três meses o local é visitado por agentes sanitários que espalham remédio contra a propagação de larvas. E que a área do antigo clube não possui nenhum foco de dengue. Mas que os fiscais estarão sempre presentes para evitar um possível surto da doença. Ele também diz que o ideal seria que a área fosse transformada em um parque ou outro clube ativo para que os moradores não corram nenhum risco.

Os vizinhos do clube reclamam que além de piscinas, também existem pneus abandonados, que são jogados por carroceiros e que podem acumular água parada. O terreno também acaba gerando entulho, já que várias pessoas que passam utilizam o lugar para jogar qualquer tipo de lixo. Outra preocupação dos vizinhos são os ratos do local, que podem gerar doenças sérias. Para eles, a melhor medida a ser tomada era uma integração com o parque vizinho Saburo Onoyama.


POVO FALA

Quais são os riscos com o abandono do Primavera?

"Atrai muita violência já que moradores de rua ocupam o lugar para usar drogas"
Lúcia Rangel, 45 anos
funcionária pública

"Poderiam limpar esse lugar e colocar um parque ou condomínio no lugar, seria mais seguro".
Elizabeth Andrade Ricardo
52 anos, dona de casa

"É terrível pelo mato e os ratos que criam no terreno, um risco a saúde".
Carlos Alberto, 53 anos
autônomo

"A violência com certeza é o pior, ninguém gosta de andar a noite perto do lugar é muito perigoso".
Maria Domingas, 39 anos
doméstica

"É um grande descaso com Taguatinga e sua população que espera resultados"
Conceição Cavalcante, 62 anos
dona de casa

Fonte: http://www.tribunadobrasil.com.br/?ned=2322&ntc=64342&sc=60
Data : 14 de maio de 2008
 

·
Banned
Joined
·
31,448 Posts
^^ Não tem muito o que se fazer, primeiro o clube faliu, e 2o o governo não pode ir saindo tomando, o problema é vender o lugar e dar outra destinação, agora esse papo de saudosismo, de querer que volte a ser um clube, está fora de cogitação.

Pois o lugar volta a ser clube e quem vai sustentar ele? As pessoas querem tudo de graça, e tudo mesmo de graça tem custos, e quem vai pagar esses custos?
 

·
Registered
Joined
·
1,024 Posts
Discussion Starter · #5 ·
^^ Não tem muito o que se fazer, primeiro o clube faliu, e 2o o governo não pode ir saindo tomando
eamara said:
A Administração de Taguatinga conta que o número de dívidas acumuladas pelo antigo clube é grande e, como nada foi pago, agora a área pertence à Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap).
O governo não vai tomar nada. A área já é da Terracap... Ela só precisa se mexer e fazer algo: que seja vender a área como clube, que seja fazer um parque, que seja lotear... O complicado é ficar aquele resto de clube no lugar.



*ps: foi mal por não ter postado na parte de notícias. Fiz confusão e só percebi depois de ter postado...
 

·
Banned
Joined
·
31,448 Posts
^^ Isso mesmo Sale, até mesmo pq, se aparar a grama, vão estar gastando dinheiro publico para nada, uma coisa interessante aqui em Brasília, conceberam a cidade para ter grandes áreas verdes, mas esqueceram de falar de onde sairia o dinheiro para manutenção dos mesmos.

Detalhe, o IPTU sequer cobre esses gastos.
 

·
Registered
Joined
·
7,006 Posts
Amigo froog, o cara mora aqui em Taguá tem os mesmos 50 anos, foi Vice-Governador no Governo Roriz, e não moveu uma palha pela cidade! Mas espero que com o aníver da cidade, algo seja feito! :)
 
1 - 17 of 17 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top