Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 766 Posts

·
Registered
Joined
·
1,583 Posts
Atualização Infraero: Aeroporto de Confins em Junho 2013:

Quantidade de aeronaves: 54.771 mil
Pax domésticos: 4.736.080 milhões
Pax internacionais: 174.465 mil
Total de passageiros até Junho: 4.910.545 milhões

Salvador já passou BH em passageiros internacionais (saldo de cerca de 5 mil) e tá próximo de alcançar CNF em pax domésticos. Será que acompanha?
 

·
Registered
Joined
·
1,583 Posts
SSA não é uma grande ameaça no momento. O movimento total ainda tem uma folga boa, 700 mil pax e o crescimento lá tem sido pequeno. Quem está encostando é VCP e SDU. Antingiram crescimento de 6,20% e 4,50% respectivamente e devem ultrapassar CNF em breve. A queda em Confins melhorou também, saiu de 2 dígitos em maio para -4,50% agora.
Boa notícia CNF estar numa queda menor que 10 (mesmo assim, longe do ideal, é claro). Mas há uns 4, 5 meses atrás, Salvador tinha desvantagem de mais de 1 milhão em relação a Confins.

Ao meu ver, Campinas cresceu porque tinha espaço pra crescer, ainda mais depois da privatização. Mas com a privatização de CNF chegando aí, creio que continuaremos na 5ª posição mesmo. SDU não tem tanto espaço assim.
 

·
Registered
Joined
·
1,583 Posts
Lembro do dia em que tomei um susto quando vi no velho painel analógico um voo da UAL vindo de São Paulo. Pensei que era um alternado ou coisa assim, mas devia ser o de codeshare mesmo. O engraçado é que nunca vi os outros codeshares aparecerem naquele velho painel...
Pois é. Achei estranho tbm pq nunca tinha visto voos de code share aparecerem no site da Infraero.
 

·
Registered
Joined
·
1,583 Posts
PUBLICADO EM 15/08/13 - 03h00
Queila Ariadne

A pista do aeroporto de Confins tem que ser ampliada antes da Copa do Mundo. Mas a obra, embora necessária, ameaça os voos internacionais que partem de Belo Horizonte rumo a Portugal, Panamá, Miami e Buenos Aires, com diversas conexões para o mundo inteiro. O ministro da Secretaria da Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, confirmou ontem, em conversa ao telefone com o senador Aécio Neves, que há chances de esses voos serem suspensos durante a expansão da pista.


A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) não confirmou se os voos internacionais serão interrompidos. No entanto, adiantou que, assim como toda reforma, por medidas de segurança, alguns voos podem ser alterados, mas sempre com planejamento prévio. Por meio da assessoria de imprensa, a estatal disse que ainda está apresentando propostas às companhias aéreas e aos órgãos envolvidos nas operações aéreas.

A data ainda não está definida, entretanto, a própria Infraero afirma que será “em breve” e explica que “todas as interdições de pistas que interferem na programação dos voos e em eventuais alterações nos critérios de pousos e decolagens são definidas com seis meses de antecedência, conjuntamente entre a Infraero, empresas aéreas, Anac, Decea e SAC, de forma a que as companhias tenham tempo para reprogramar seus voos, avisar aos passageiros sobre mudança de horário ou cancelamento de voos, assegurando todos os direitos previstos ao usuário do transporte aéreo nas normas da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac)”.

De acordo com o senador Aécio Neves, a interrupção dos voos internacionais para Confins significaria imediatamente “a interrupção do fluxo de negócios, com enorme abalo na economia de Minas Gerais”, e do fluxo de turismo, que, segundo ele, vem crescendo de forma muito sustentável em todo o Estado.

“Conversei com o ministro Moreira Franco, dizendo a ele que existem duas alternativas. A primeira delas, que já deveria ter ocorrido há muitos anos, seria o início imediato da construção da segunda pista, e, depois, aí sim, amplia-se a primeira. Ou então, as obras deveriam ocorrer no período noturno, onde, aí sim, o aeroporto poderia ficar fechado durante toda a madrugada. A cada madrugada alguns metros seriam feitos sem que houvesse a necessidade da interrupção desses voos”, sugere o senador.

A questão é que a segunda pista está prevista para 2016 e ficará a cargo de quem vencer a concessão, que tem leilão marcado para outubro. E a ampliação da pista já existente precisa ficar pronta antes da Copa do Mundo, no ano que vem. E, em relação à paralisação de madrugada, é preciso lembrar que a maioria dos voos internacionais sai de Confins nesse horário, como o voo da Copa para o Panamá (1h33) ou o da Aerolineas Argentinas, para Buenos Aires (1h45).

Até o fechamento desta edição, a Secretaria de Aviação Civil não havia retornado às ligações da reportagem para comentar o assunto.

fonte:http://www.otempo.com.br/capa/economia/voos-internacionais-ameaçados-1.697206
Tenho a impressão de que odeiam Confins
 

·
Registered
Joined
·
1,583 Posts
Infraero divulga dados atualizados da movimentação acumulada. Confins volta a ser o aeroporto o 4º em movimento internacional:

PAX

Domésticos: 5.550.953
Internacionais: 218.176
Total: 5.769.129

AERONAVES:
Domésticas: 62.593
Internacionais: 1.830
Total: 64.423
 

·
Registered
Joined
·
1,583 Posts
E o movimento internacional de BSB? Nas estatísticas da INFRAERO, eles não incluiram o aeroporto por não ser mais administrado por ela. Entretanto, seu movimento já era maior que o de SSA e bem perto do de CNF ano passado.

De acordo com INFRAMERICA, o movimento de internacional de BSB de janeiro a junho de 2013 foi de 244.666 passageiros. Já o de CNF (janeiro - junho), 174.465, o de POA, 242.740 e o de SSA, 179.729 (porém ultrapassado em julho por CNF)

Portanto, o ranking seria:

GRU
GIG
BSB
POA
CNF
SSA

É verdade Eddy321, me esqueci de BSB, que aliás cresceu muito, não? Sua ordem me parece a mais correta.

Obrigado pela correção!
 

·
Registered
Joined
·
1,583 Posts
Não vejo a hora da Azul lançar rotas para algum país da América do Sul. Aí teremos três marcas no exterior, e com o ótimo serviço da Azul. Quem sabe BH não entra em uma das primeiras rotas (Campinas é certo, claro).
 

·
Registered
Joined
·
1,583 Posts
Galera, não entendo nada da área, mas não existe uma punição (previsto no contrato, licitação etc) para a construtora caso a mesma não cumpra com o cronograma da obra? Se não, porquê isso ainda não existe?
A empresa tem que ser comprometida. É uma vergonha isso esse atraso.
 

·
Registered
Joined
·
1,583 Posts
Não sei os outros privatizados, mas tenho forte pressentimento que, com Flughafen e Changi, Confins e Galeão estarão entre o top 5 dos melhores aeroportos da América Latina.
 

·
Registered
Joined
·
1,583 Posts
Comparação 2013 / 2012 até novembro

acumulado (total):
9.125.676 / 9.579.031 -4,97%

mês (total):
850.433 / 783.186 +8,59%

CNF vai fechar o ano no vermelho, mas voltou definitivamente a crescer :banana:

já no internacional, acumulado:
344.861 / 413.553 -19,92%

e no mês
27.614 / 26.620 +3,73% :cheers:


CNF vai começar 2014 bem no azul :)
E se distanciando ainda mais de Santos Dumont, potencial concorrente até então.
 
1 - 20 of 766 Posts
Top