Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 253 Posts

·
Registered
Joined
·
35,224 Posts
No meio do nada, né????
Tem suas vantagens e desvantagens. Parece ser grande mesmo.
O aeroporto o nome de Confins porque fica localizado em um município da RMBH, Confins. Ou seja, não é nem em Belo Horizonte. Por isso ele é tão longe, o problema é que não tem metrô pra lá. Tirando isso é perfeito.

Eu acho até interessante o nome, pois o aeroporto fica literalmente nos Confins de Belo Horizonte. :)

Essa taxway é enorme!!
Bem que poderiam incluir um trem expresso para lá.
As possibilidades de Confins aumentaram com o esgotamento do GIG e GRU.
Por exemplo, pode ser centro de distribuilçao para o cone Sul de vôos oriundos do NE, CO e N.
Pois é, a solução que vejo é estender o metrô até lá, só faltariam alguns km.

Muito bom o thread! :applause:
 

·
Registered
Joined
·
35,224 Posts
^^ Pra quem tem carro não dá isso tudo não... Ou dá? O problema é para o turista de fora que ou tem que usar o ônibus da conexão aeroporto, ou paga caro em uma corrida de táxi.
 

·
Registered
Joined
·
35,224 Posts
é faltariam só uns trinta kms:eek:hno:
Nã dá isso tudo não, o metrô vai até Venda Nova, de lá deve ser mais 15km, 20 no máximo. O trajeto todo desde o centro dá 45, ué? :dunno:

tá louco?! o dia que meu avô morreu eu perguntei pra um taxista quanto ficaria uma corrida de confins pro cemitério da colina ( há o que? uns 4 km do centro?) e o cara me disse que ficava em uns cem reais! aí eu tive que ir de onibus e minha mãe teve que adiar o enterro!
Eu estava me referindo a não dar isso tudo em minutos. :lol:
 

·
Registered
Joined
·
35,224 Posts
Ele pode ser muito bonito mas foi muita cara de pau de construirem ele em lugar tão inacessível, aliás eu prefiro 20000000X chegar em PLU que eu já chego dentro da civilização e não gasto muito com taxi...
É, mas em compensação. Supondo que o avião derrapasse você também não bateria na "civilização"... :eek:hno:
 

·
Registered
Joined
·
35,224 Posts
^^ A esteira da Pampulha é uma ergométrica, é quando você percebe quem não é só pobre esperando ônibus que é desesperado por natureza (o desespero não é da natureza dos pobres, é da natureza humana mesmo :D). As do AITN também são pequenas, deveriam melhorar aquelas coisinhas, mas são melhores.

Ah, cansei, em resumo a minha opinião: quem reclama da distância do Aeroporto é porque mora mal mesmo, o terminal está lá há 20 anos, quem precisa que mude para mais perto.

Só porque o terminal foi costruído obedecendo às recomendações de segurança, isto é, sem aquele monte de casinhas em volta, coisa típica de aeroportos no Brasil, não significa que esteja no meio do nada. Veja no Google Earth, a quantidade de condomínios em volta, deve ter mais piscinas por km² do que alguns bairros nobres de BH, fora as dezenas de indústrias e 2 unidades da Aeronáutica.
Esse negócio de distância é meio frescura mesmo. Exceto para os desprovidos de veículo próprio. Aeroporto tem é que ser isolado mesmo, para não acontecer o que aconteceu há poucos meses em São Paulo.

Alguém lembra do acidente do Concorde no aeroporto Charles de Gaule de Paris? Ainda bem que o CG é isolado, imagina se fosse dentro de Paris!
 

·
Registered
Joined
·
35,224 Posts
Pra quem tá reclamando aí da distância de Confins. Saibam que o Aeroporto Internacional de Oslo fica a 1 HORA da cidade...

Mas lá tem um trem que liga o aeroporto ao centro da cidade em 19 minutos. :D
 

·
Registered
Joined
·
35,224 Posts
“A pista e o asfalto estão bons. A MG–10 parece estrada de primeiro mundo e na Cristiano Machado está muito mais fácil rodar também.”

Daniel Radtke, 30
Motorista de ônibus
Crítica ao comentário do Daniel (mas que serve para a maioria de nós brasileiros):

Ê complexo de inferioridade, hein!​

A estrada ou é de 1º mundo ou não é. Não tem como "parecer", quando parece é porque já é, só que "nosso" complexo de inferioridade não deixa admitirmos isso.

Coloca umas placas em inglês com as indicações Los Angeles, Santa Barbara, etc... na MG-010 e grava um filme de perseguição. Duvido que alguém repararia que se trata de uma rodovia no Brasil ou outro lugar do dito "3º mundo".

E é melhor começar a rever esses conceitos, que já estão precisando visitar o geriatra de tão velhos, porque vai aparecendo uma coisa de 1º mundo aqui, outra ali, outra mais adiante, daqui a pouco o 3º mundo não pode ser chamado de 3º mundo mais e o que separa 1º e 3º mundos pode ser uma mera formalidade, uma categoria de status.

Só para refletir.
 

·
Registered
Joined
·
35,224 Posts
Não entendo pessoas criticarem o Aeroporto de Confins por ser longe do centro, acho que todos os aeroportos internacionais deveriam ser no Mínimo 35km do centro da cidade, perto de outros aeroportos como o de Toquio e Oslo, o de BH fica "perto"
Aqui em Londres eu usei o Heathrow, fica quase no limite da "Greater London". Tambem um tanto quanto longe do centro, aqui chamado de "Central London". O meu transfer usou uma via expressa com as mesmas caracteristicas da Linha Verde.

O centro da cidade fica na Zona 1 e o aeroporto fica na Zona 6. Quanto mais central menor eh o numero da zona, por ai voce ve como o aeroporto eh longe.

Aqui em Londres tem uma linha de metro (a Piccadilly Line) que termina nos terminais de Heathrow. Os vagoes tem um espaco reservado para bagagem. Isso eu acho que poderia facilitar a vida do passageiro em BH. Talvez prolongando a linha 1 ateh Confins com parada no Centro Administrativo.

Eu pessoalmente acho melhor para as cidades aeroportos assim.
 

·
Registered
Joined
·
35,224 Posts
^^ Quem vem do Rio ou São Paulo que reclamem. Eu não quero avião caindo em casa na Pampulha, não. Esse pessoal quer um Acidente da TAM II? :?

Agora, pro interior de Minas obviamente que fique lá na Pampulha. Pelo motivo que você falou e pelo fato de que geralmente são aeronaves de menor porte, as proporções de um possível acidente não seriam tão castastróficas.
 

·
Registered
Joined
·
35,224 Posts
Confins é um dos meu aeroportos preferidos. Pena que a única fez que voei para BH vindo de JF pousei na Pampulha....Pena nada, encarrar quase 40 km de chão...ahahaha
Melhor você encarar 40km de chão do que nós aqui embaixo encarar 40 toneladas de aço do seu avião caindo no meio de uma área residencial... :eek:kay:

O raciocínio é simples. A gente não quer o risco de cair um avião de grande porte no meio da nossa cidade como ocorreu em Congonhas.

Será que o povo tem uma memória tão ruim assim ou é porque pimenta nos olhos dos outros é refresco? :eek:hno:
 

·
Registered
Joined
·
35,224 Posts
Bobagem. Londres, Buenos Aires e Nova York são algumas cidades que tem aeroportos numa região relativamente central funcionando perfeitamente. Não é pq Congonhas virou uma zona que qualquer outro em area urbana vai virar. Com as devidas restrições no tamanho da aeronave, número de operações diárias e horário, não há problema. Mas como disse antes, sou contra a abertura da Pampulha para aviões acima de 70 lugares.
Não conheço Buenos Aires nem Nova Iorque, mas com relação à Londres, cidade que morei, posso dizer com certeza que você não poderia estar mais equivocado. O Heathrow, principal aeroporto de Londres, fica bem longe da Central London, lá na na zona 6, em uma escala de 1 a 9 onde a zona 1 é a mais central e a 9 a mais periférica.

Os menores (Stansted, Luton) também ficam longe, você tem que pegar um trem expresso para chegar neles de tão longe que eles são. Eles nem aparecem no mapa do metrô. O único que talvez esteja mais próximo é o London City Airport, mas eu te garanto que saindo da Central London você não gasta menos que meia hora de metrô pra chegar lá.

Dá uma olhada:



Agora, não me importa onde ficam os aeroportos de Buenos Aires e Nova Iorque. Prefiro muito mais o modelo que Londres usa. A mesma idéia que começou a ser implantada em BH com a construção de Confins. Estamos finalizando um projeto que começou em 1983 com a construção do aeroporto, a via expressa que liga o centro até lá e por fim nas próximas décadas um transporte público mais eficiente ao aero, que atualmente é feito através de ônibus metropolitano.
 
1 - 20 of 253 Posts
Top