SkyscraperCity Forum banner
23661 - 23680 of 24796 Posts

·
Registered
695 Posts
Se tiver (e quando...) Move para CNF será preciso policiamento dedicado na linha verde pois será alvo por conta dos viajantes e suas bagagens.
Não sei se para tanto, ou a linha verde esta se transformando em uma versão soft da linha vermelha?

Exatamente! Esse é o ponto. Não é distante em si, é difícil de chegar sem um carro ou Uber.
Ainda tem a questão da competitividade do aeroporto, além de difícil, o acesso é caro, posso falar por experiência própria, morava no Rio, viajava todo mês para Belo Horizonte, mesmo com preços convidativos para os vôos, sempre vinha em ônibus, pois tinha que considerar que o preço que pagava de e para Confins valia praticamente o preço da passagem de bus do Rio para BH.

·
Registered
8,102 Posts
CWB tem BRT também, já SSA o metrô não chega dentro, fica mais ou menos 1km de lá, mas o metrô e o aeroporto tem um ônibus fazendo o traslado.
CWB na verdade não tem BRT.

É uma linha de ligeirinho que atende o terminal, os ligeirinhos apesar de usarem estações tubo, circulam em vias de trânsito compartilhado.

É uma linha que atende mais os moradores que moram ou trabalham no trajeto.

O próprio trajeto que passa por vias menos importantes na periferia de Curitiba mostra que a prioridade ali não são os passageiros do aeroporto. Os veículos tampouco são adequados para transportar bagagens. Já usei muito esse linha.

Para os visitantes a linha executiva do aeroporto é a alternativa preferida e mais adequada.

Em BSB, tem uma linha até liga o metrô ao aeroporto em aproximadamente 10 minutos, com veiculos padron de piso baixo. Muito usada pelos trabalhadores do terminal.

Como em Curitiba, também tem a linha executiva que vai direto para a Esplanada e depois segue para o Setor Hoteleiro.

·
Registered
35,224 Posts
Para quem como eu conheceu o antigo trem de subúrbio em BH sabe que este trenzinho mequetrefe de hoje não é metrô.
Essa discussão de qual seria o nome acaba que não tem muita relevância tecnicamente. O metrô de Londres tem muitas linhas que depois que saem do miolo da cidade continuam pela superfície e eu estou falando do Tube mesmo, não do Overground. A Central Line, por exemplo, indo para o oeste da cidade, a partir da White City é uma linha de superfície. É o mesmo serviço. Mesmas composições, mesmos intervalos. Só muda que é em superfície. A linha do Tube que vai pro Heathrow também. Inclusive quando neva mais forte eles interrompem o serviço em várias linhas e quem salva quem tem que ir trabalhar são os ônibus.

As estações são bem espartanas, como as nossas. Só o visual que acaba sendo diferente:

Agora, sobre Confins em si, não acredito que não seja viável nem mesmo uma composição saindo de hora em hora da estação vilarinho. Acho que isso é mais um problema político, burocrático e de insegurança jurídica que qualquer outra coisa.

·
'66-'03-'13-'14
37,558 Posts
Para quem como eu conheceu o antigo trem de subúrbio em BH sabe que este trenzinho mequetrefe de hoje não é metrô.
De novo esta ladainha velha?

Metrô vem de Trem Metropolitano, é um trem que anda dentro da metrópole.

Sobre o trem de subúrbio de BH, era bem capenga.

O @Inconfidente falou do Metrô Londrino, algumas linhas lembram bastante as linhas 7 e 10 da CPTM, principalmente nas estações.

Falar que o metrô de BH é um "trenzinho mequetrefe" é de uma insensatez sem tamanho, pois atende muita gente.

·
'66-'03-'13-'14
37,558 Posts
CWB na verdade não tem BRT.

É uma linha de ligeirinho que atende o terminal, os ligeirinhos apesar de usarem estações tubo, circulam em vias de trânsito compartilhado.

É uma linha que atende mais os moradores que moram ou trabalham no trajeto.

O próprio trajeto que passa por vias menos importantes na periferia de Curitiba mostra que a prioridade ali não são os passageiros do aeroporto. Os veículos tampouco são adequados para transportar bagagens. Já usei muito esse linha.

Para os visitantes a linha executiva do aeroporto é a alternativa preferida e mais adequada.

Em BSB, tem uma linha até liga o metrô ao aeroporto em aproximadamente 10 minutos, com veiculos padron de piso baixo. Muito usada pelos trabalhadores do terminal.

Como em Curitiba, também tem a linha executiva que vai direto para a Esplanada e depois segue para o Setor Hoteleiro.
Rafael, é sim um BRT, e foi o pioneiro, mesmo havendo via compartilhada em alguns trechos, no caso dos ligeirinhos.

·
Registered
8,102 Posts
Rafael, é sim um BRT, e foi o pioneiro, mesmo havendo via compartilhada em alguns trechos, no caso dos ligeirinhos.
Não é compartilhado em alguns trechos, todo o trajeto do ligeirinho é em trânsito compartilhado.

Na verdade nenhum ligeirinho pode de fato ser considerado BRT, a linha circular Inter 2 será a primeira a ser convertida em BRT.

O que os ligeirinho tem de especial é o embarque pré pago, mas os trajetos não ocorrem em faixas exclusivas nem preferenciais, o trânsito é totalmente compartilhado.

Morei 8 ano em Curitiba e usava com certa frequência a linha pra ir ao aeroporto, mas principalmente usava pra PUC onde fazia faculdade, época em que cheguei a usar diariamente a linha. Rsrs

Edit.: Acabei de verificar aqui que a linha que eu usava "Centro Cívico - Aeroporto" foi desmembrada, agora ela sai do Terminal Boqueirao para o Aeroporto, funcionando como um alimentador do terminal.

1700216

De qualquer jeito continua sendo uma linha de ligeirinho padrão, não de BRT. A não ser que tenham feito um corredor de ônibus em São José dos Pinhais que eu não tô sabendo.

·
Registered
4,126 Posts
Não é compartilhado em alguns trechos, todo o trajeto do ligeirinho é em trânsito compartilhado.

Na verdade nenhum ligeirinho pode de fato ser considerado BRT, a linha circular Inter 2 será a primeira a ser convertida em BRT.

O que os ligeirinho tem de especial é o embarque pré pago, mas os trajetos não ocorrem em faixas exclusivas nem preferenciais, o trânsito é totalmente compartilhado.

Morei 8 ano em Curitiba e usava com certa frequência a linha pra ir ao aeroporto, mas principalmente usava pra PUC onde fazia faculdade, época em que cheguei a usar diariamente a linha. Rsrs

Edit.: Acabei de verificar aqui que a linha que eu usava "Centro Cívico - Aeroporto" foi desmembrada, agora ela sai do Terminal Boqueirao para o Aeroporto, funcionando como um alimentador do terminal.

View attachment 1700216

De qualquer jeito continua sendo uma linha de ligeirinho padrão, não de BRT. A não ser que tenham feito um corredor de ônibus em São José dos Pinhais que eu não tô sabendo.
Infelizmente terminaram a linha Centro Cívico - Aeroporto. Era super prático. A conexão no Boqueirão sempre é uma perda de tempo...

E de fato, os ligeirinhos de Curitiba possuem parcialmente características de BRT, mas não cumpre 100% o requisito de trânsito rápido (BRT- Bus Rapid Transit). E tem um trecho do trajeto da linha Aeroporto que frequentemente está engarrafado nos horários de pico, e o trajeto do aeroporto pro terminal boqueirão que é relativamente curto, acaba não sendo rápido.

Edit; desculpem ter me estendido, percebi que estava no thread de outro aeroporto tarde demais rsrs

·
Registered
207 Posts
De novo esta ladainha velha?

Metrô vem de Trem Metropolitano, é um trem que anda dentro da metrópole.

Sobre o trem de subúrbio de BH, era bem capenga.

O @Inconfidente falou do Metrô Londrino, algumas linhas lembram bastante as linhas 7 e 10 da CPTM, principalmente nas estações.

Falar que o metrô de BH é um "trenzinho mequetrefe" é de uma insensatez sem tamanho, pois atende muita gente.
Atender muita gente não é sinônimo de qualidade. O sistema de ônibus de BH e região metropolitana atende muita gente...mas a qualidade...olhar para o que temos e nos contentarmos com isto (metrô) é tomarmos para nós o complexo de vira-latas.

·
Registered
2,707 Posts
Atender muita gente não é sinônimo de qualidade. O sistema de ônibus de BH e região metropolitana atende muita gente...mas a qualidade...olhar para o que temos e nos contentarmos com isto (metrô) é tomarmos para nós o complexo de vira-latas.
O metrô de Belo Horizonte pode não ter a qualidade desejada, mas quando avaliadas suas características técnicas, ele é corretamente classificado como um sistema metroviário.

·
'66-'03-'13-'14
37,558 Posts
Metrô é um sistema de transporte, não uma grife, um padrão de qualidade.

Voltando a CNF, achei os lanches da BK caro.

·
Registered
2 Posts
Eu penso que a maioria das pessoas que cobram a iniciativa de construção de trens entre CNF e o centro de BH e ou outras cidades no país e seus aeroportos, não têm ideia do que isto significa, ou talvez nunca tenham viajado para o estrangeiro e utilizado esse modal. Ele seria bom para os moradores da região que terão de ser beneficiados, pois, não faria sentido não disponibilizar a todos esse modal.

Viajo a trabalho e também a turismo há mais de 25 anos, e mesmo em cada uma dessas ocasiões, não me aventuro em tens. É mais pratico e confortável pegar um taxi, uber, ônibus ou mesmo alugar um carro para o deslocamento, o motivo é simples, os trens entre os aeroportos na Europa, principalmente, não são exclusivos, Paris, Roma, Madri, Londres etc., quando o trem sai da estação do aeroporto, na 1ª parada já enchem com os moradores da região que seguem para seus trabalhos ou afazeres no centro, e são muitas paradas até o centro dessas cidades, boa parte desses aeroportos tem quase a mesma distância de CNF e BH.

Muitos trens não têm bagageiros para malas, quando os têm, não há como cuidar de suas malas, pois os bagageiros são abertos e de fácil acesso para qualquer um, há muitos casos de roubos, além de os passageiros da região, com os quais você divide a viagem, começarem a te olhar torto, pois as malas tomam o lugar de outros que poderiam estar no vagão, sem dizer que as estações centrais da maioria dessas cidades são antigas, (metrô), seus corredores estreitos, se você chegar em horário de rush é praticamente impossível de transitar puxando uma mala por entre esses corredores e aquele amontoado de pessoas, uma situação que muitos não se atentam, somente quando passam pela experiência é que não se sujeitam mais nas viagens de trens, e esta é a grande maioria, sem dizer que a diferença do valor da passagem entre trens, taxis, ônibus ou uber, são poucas.

·
'66-'03-'13-'14
37,558 Posts
Eu penso que a maioria das pessoas que cobram a iniciativa de construção de trens entre CNF e o centro de BH e ou outras cidades no país e seus aeroportos, não têm ideia do que isto significa, ou talvez nunca tenham viajado para o estrangeiro e utilizado esse modal. Ele seria bom para os moradores da região que terão de ser beneficiados, pois, não faria sentido não disponibilizar a todos esse modal.

Viajo a trabalho e também a turismo há mais de 25 anos, e mesmo em cada uma dessas ocasiões, não me aventuro em tens. É mais pratico e confortável pegar um taxi, uber, ônibus ou mesmo alugar um carro para o deslocamento, o motivo é simples, os trens entre os aeroportos na Europa, principalmente, não são exclusivos, Paris, Roma, Madri, Londres etc., quando o trem sai da estação do aeroporto, na 1ª parada já enchem com os moradores da região que seguem para seus trabalhos ou afazeres no centro, e são muitas paradas até o centro dessas cidades, boa parte desses aeroportos tem quase a mesma distância de CNF e BH.

Muitos trens não têm bagageiros para malas, quando os têm, não há como cuidar de suas malas, pois os bagageiros são abertos e de fácil acesso para qualquer um, há muitos casos de roubos, além de os passageiros da região, com os quais você divide a viagem, começarem a te olhar torto, pois as malas tomam o lugar de outros que poderiam estar no vagão, sem dizer que as estações centrais da maioria dessas cidades são antigas, (metrô), seus corredores estreitos, se você chegar em horário de rush é praticamente impossível de transitar puxando uma mala por entre esses corredores e aquele amontoado de pessoas, uma situação que muitos não se atentam, somente quando passam pela experiência é que não se sujeitam mais nas viagens de trens, e esta é a grande maioria, sem dizer que a diferença do valor da passagem entre trens, taxis, ônibus ou uber, são poucas.
Interessante seu relato.

Usei a L13 para ir em GRU e o Metrô em LIS, foi bom demais. Pelo menos no trem da CPTM possui bagageiros para colocar as malas, que ajuda bastante.

Um grande erro é associar viagem aérea como "coisa de rico", pois tem muito mochileiros e passageiros mais pobres que compram passagem no crediário que usam o transporte coletivo para ir ao aeroporto, além dos funcionários do terminal.

Se tiver ligaçao ferroviária entre CNF e BH, ira atender a CAMG, Santa Luzia, Vespasiano e Lagoa Santa.

·
Renato BHZ
2,703 Posts
Nas grandes metrópolis pode sim ser arriscado e desconfortável. Mas nas cidades médias, como Helsinki, Bruxelas, Frankurt, Bruxelas e Zurich é mais tranquilo. Inclusive na Suiça os trens possuem 2 classes. Acho uma ótima forma de economizar e também de conhecer outras regiões. Em geral procuro hotéis perto das estações de trem/metro.

Agora há cidades com trens dedicados ao aeroporto e que são caros, como Viena, Oslo e Roma, com seu trem Leonardo Express. Nesse caso, com 2 ou mais pessoas, vale checar o preço do uber.

·
'66-'03-'13-'14
37,558 Posts
Nas grandes metrópolis pode sim ser arriscado e desconfortável. Mas nas cidades médias, como Helsinki, Bruxelas, Frankurt, Bruxelas e Zurich é mais tranquilo. Inclusive na Suiça os trens possuem 2 classes. Acho uma ótima forma de economizar e também de conhecer outras regiões. Em geral procuro hotéis perto das estações de trem/metro.

Agora há cidades com trens dedicados ao aeroporto e que são caros, como Viena, Oslo e Roma, com seu trem Leonardo Express. Nesse caso, com 2 ou mais pessoas, vale checar o preço do uber.
Em Frankfurt tem uma linha de trem muito moderna, uma CPTM melhorada.

·
Praised be
6,193 Posts
Nova sinalização com as respectivas empresas aéreas de cada entrada/área de check-in:

1704101

·
Christian Effenberger
1,438 Posts
Eu quase sempre uso trem quando viajo. Sim, tem o inconveniente de se vigiar a mala e tal, mas um trem que sai de London Gatwick ta em Victoria Station em 30 minutos, muito mais rapido que taxi e uber e um custo muito menor. Isso um exemplo só. E o trem é muito usado, o intervalo é de 15 min, ou às vezes menos. O custo beneficio é enorme. E puxar a mala numa estacao na hora do rush é longe de impossivel. Falo por que ja usei muito, eu morava em Londres e minha esposa, entao noiva, morava na Alemanha, e eu voava todo mes com mala e tudo, nos áureos tempos das passagens a 20 libras ida e volta. Às vezes o custo do trem era mais caro que os do aviao :) .

·
'66-'03-'13-'14
37,558 Posts
  • Like
Reactions: ericbreno
23661 - 23680 of 24796 Posts