Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 28 Posts

·
Registered
21,083 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Vandalismo? Arte? Poluição visual? Forma de comunicação? O que consideram ser a fronteira entre vandalismo e arte?

Na minha modesta opinião isto é lixo:

e isto é arte:

já isto.. é crime:

..vou deixar então algumas imagens, que espero, sejam completadas pelos diversos forumers caso o tópico suscite interesse :)

Começo então por um que gostava muito, no antigo Estádio Municipal.. esta foto é do Prof Godin e espero que alguém tenha uma foto do graffiti completo (o da direita):

Fotos do Lourenço, dos pilares da Ponte Europa:

Fotos de luisistico:

(traseiras do Edifício da Segurança Social, junto à linha de comboio)

(Jardim do Penedo da Saudade)

uma muito vista na Baixa:

(foto de Miguel_Silva)

Fotos do Lino.. estes rabiscos tb são lixo:

Esta então é triste.. que infelizmente ainda não foi apagada pela CMC:

mais umas, tb fotos do Lino:

e depois há aqueles que são surreais, até dão vontade de rir:

(foto Spik3)

:lol:

depois começam algumas variações engraçadas, como estas:

(Lino)

(Cathy's Blog)

este aqui não é graffiti, mas merece a menção.. painéis de mosaicos na Escola Jaime Cortesão:

e este muro está fantástico.. isto sim é arte e não me importava de ver isto noutros pontos da cidade:

Traseiras do CoimbraShopping, pintado pelos alunos da Escola Sec Quinta Flores.. várias obras são facilmente reconhecidas..

A criação de Adão - Miguel Angelo

Liberdade guiando o povo - Eugène Delacroix

Noite Estrelada, Van Gogh

o 3º é A persistência da memória de Dali

digam que lá os pu.tos não têm jeito.. :)

·
Scooter/motorbike lover
65,802 Posts
Para mim, graffitis é pichação e lixo.

E não é só Coimbra que sofre com estas pichações com frases surreais. Esta frase foi pichada em várias cidades de São Paulo há alguns anos, inclusive Sorocaba:

·
'tou na lua...
41,754 Posts
E d'"Os Espíritos matavam 200.000 pessoas por noite"? Que cena surreal?
E agora anda uma na moda "nem doutor nem engenheiro, apenas paneleiro" :lol:

Adorava o Che Guevara que estava no departamento de Matemática da UC. :) E gostava do antigo painel alusivo aos descobrimentos que estava na Escola 16 do Bairro Norton de Matos. Considero que fizeram um crime ao apagarem aquilo para fazerem um novo e de pior qualidade. O outro estava brutal, com as rotas, os homens a meter o padrão nas terras, os barcos, poemas, brutal. :) Esse painel do Vale das Flores é brutal. Para mim deveriam usar graffiti para decoração de alguns sítios, fazerem uns muros para desenhos como esse. Agora os rabiscos, ou tags, são lixo, execráveis.
Ah e a parede da primeira foto já foi pintada há séculos, e ainda bem. :)

Nem sabem escrever... :lol:

E alguém tem fotos do enorme CDU que estava pintado nas monumentais há uns anos?

·
1,442 Posts
E alguém tem fotos do enorme CDU que estava pintado nas monumentais há uns anos?
Era nas Monumentais e nas escadas do José Falcão. :eek:hno:
Nesta foto ainda se vêem alguns restos de tinta, dá para ter noção da dimensão da pintura.

As pinturas em frente à Quinta das Flores estão brutais! As anteriores já estavam muito boas, mas estas novas estão excelentes. :yes:

·
Moderator
184,469 Posts
Nada se compara ao Bairro alto.

Belas fotos :yes:

Aqui no Barreiro pintaram os muros do campo do Luso FC e ficou bem bonito :yes:

No Vale da Amoreira um artista famoso da zona também pintou umas paredes dos edifícios.

·
Registered
6,374 Posts
O que é que fizeram às antigas pinturas da ESQF? É que quem as fez não deve ter achado muita piada à ideia.

·
Feliz 2020 ;)!
30,635 Posts
Boas fotos :eek:kay:! Fiquei surpreendido com as pinturas da Quinta dos Flores, estão simplesmente brutais :eek:! Só espero que nenhum vândalo tinha a intenção de as estragar :sleepy:...

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Aquelas imitações dos quadros estão lindíssimas e muito fiéis. A Noite estrelada... :drool:

·
Registered
7,105 Posts
já isto.. é crime:
Isto é lixo e crime da pior espécie, vandalismo puro...

Liberdade guiando o povo - Eugène Delacroix
Isto é arte...

Eu considero como arte quando o grafitti é bem realizado, é bem mais do que um grafitti (tem uma mensagem impressa) e melhora a "qualidade visual" de um determinado lugar. Lixo, crime, vandalismo, é todo o tipo de grafitti que tem como único fim o vandalismo, que não tem qualquer mensagem e que não passa de rabiscos e frases sem jeito nenhum (como os tags). A mim enfurecem-me especialmente aqueles grafittis que são enormes, e que muitas vezes só têm um nome que é o da própria pessoa que os faz!:eek:hno:

O grande problema é que só 1-2% dos grafittis são arte...o resto é lixo puro. :rant:

·
Registered
361 Posts
Estes são parecidos com uns que havia há tempos nas piscinas.. Já agora, onde é que é isto? Reconheço, mas não me lembro:bash:

Os da ponte Rainha Santa Isabel podem ser vistos nos hi5's dos basofes, com comentários do género "o meu graf, altamentex boy" etc.:bash:

·
Registered
8,902 Posts
voces teem de saber o que é grafitti.. grafitti ou é arte, ou ñ é nada !
em relação áqeles da escola, recriação simples das obras para mim, n se enquadram em arte, apesar de achar bastante bons os da marilyn, salvador, etc..

essa merda q veem todos os dias e chamam rabiscos n passam de putoos a tentar sentirem-se mais adultos em fazer aquilo.. era limpar tudo, fdçç

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Era meter esse pessoal dos tags com uns rolos e baldes de tinta a pintar as paredes por essa cidade fora!! :bash:
Essa foto, Maracujá, é a entrada do Jardim da Sereia!

1 - 20 of 28 Posts