SkyscraperCity banner
1 - 20 of 65 Posts

·
Registered
2,658 Posts
Discussion Starter · #1 ·
A zona entre as pontes de Sta Clara e Açude-ponte são absolutamente vergonhosas, tanto na margem esquerda como na direita.

É triste como a zona mais central de Coimbra está ao abandono e agora que estão a mexer nela a estejam a estragar ainda mais - se não fizessem nada podia ser que daqui a alguns anos um presidente da câmara iluminado tratasse da zona mais nobre da cidade como deve ser.

No lado direito o abandono é total - velhas fábricas abandonadas, que servem apenas para passar droga e fazer raves, várias linhas de comboio e barracões da CP, etc... completamente abandonada mesmo, mesmo, mesmo no centro! terrenos que valem milhões pela sua localização! onde se podia fazer cidade, com ruas, avenidas, em perfil urbano, prédios, esplanadas sobre o rio, tanta coisa! e ganhar ainda muito dinheiro porque é absolutamente o centro! agora querem fazer lá uns cinemas numa fábrica abandonada... projectos desgarrados sem pés nem cabeça...

Na margem esquerda o que se passa é assombroso!!! um fórum com arquitectura fraquíssima desenhado por um holandês qualquer que nunca deve ter vindo a Coimbra para ver que estava a desenhar para o melhor lugar da cidade! Aquilo tem um impacto brutal na perspectiva da cidade e não tem nada a ver com Coimbra - nem sequer percebeu que tinha dali uma das melhores perspectivas da cidade e por isso devia ser todo envidraçado do lado virado para a margem direita para dar amplitude a todo o shopping - ou seja, tem uma arquitectura (se é que se pode chamar arquitectura) fechada e típica de arrabalde...

cá em baixo, na Guarda inglesa, é assustador como estão a destruir a melhor parte da cidade... fico mesmo triste... aquela avenida devia deixar de ser uma via rápida de trafego e passar a ser de perfil urbano e outra devia ser feita entre ela e o rio de modo a libertar a margem para lazer - esplanada sobre o rio com vista lindissima a todo o comprimento, até já tem arvores e tudo...
Há um estádio gigantesco abandonado a 300 metros da Portagem (o centro do centro do centro)! Uma pista de motocrosse!! uma escola de pré-fabricados e um parque de estacionamento de autocarros!! VERGONHA!!!

e agora o que estão a fazer? uns prédios piores do que os do famoso Bairro da Rosa, sem qualquer estética e unidade... predios de 3 andares amarelos e pretos?!?! é muito triste... um Palácio da Justiça?? projectos desgarrados até aquilo ficar um nojo!!!

As duas margens deviam ser pensadas em conjunto num projecto global, podia levar anos e anos, não importa, o que importa é não estragar. Um projecto tipo Expo que fizesse ali cidade de cima a baixo - ruas, avenidas, que incluisse escolas, lojas, habitação, museu?, etc... tudo isso tenho a certeza que se pagava a si próprio! Habitaçao, serviços e comércio.

Uma pessoa vai a Espanha e, especialmente, a França e Alemanha e vê projectos coerentes de fazer cidade, lindos, com qualidade... e temos o nosso centro para fazer, um lugar lindíssimo e é o que se vê... de facto em urbanismo então estamos ao nível de África: cada um por si.

São poucas as cidades que têm a sorte de ter o seu centro completamente desocupado e pronto a levar com uma cidade de qualidade. Coimbra tem. E está a perder a oportunidade!!! Pelo menos não façam nada, a ver se quem vem a seguir tem mais visão.

Trocava o metro todo apenas por um projecto decente para o centro de Coimbra. E tenho a certeza que depois ele se autofinanciava.

Pensar nisto deprime-me profundamente.... Alguém tem alguma boa notícia?!

·
Whatever
45,866 Posts
Infelizmente não tenho boas notícias e partilho da tua dor. Portugal é certamente o país europeu mais primitivo e corrupto...nem deve saber o que é essa coisa de fazer cidade...

·
Registered
2,658 Posts
Discussion Starter · #4 ·
tem que ser Barragon... temos que ter consciência das coisas... aplaudir o que está bem e assinalar o que está mal... e no caso do urbanismo está muito mal

a proposito dos projectos para a baixa de coimbra discutidos noutro thread... tenho a certeza que se fizessem esta intervençao conjunta das duas margens entre pontes, fazendo cidade com comércio, habitação, serviços, teatros, whatever... nem precisavam de projectos de revitalizaçao da baixa! ela revitalizar-se-ia a si própria pois milhares de pessoas passariam a viver em qualidade nas suas proximidades e muitos outros milhares seriam atraídos para a zona baixa da cidade

·
Registered
21,083 Posts
concordo ctg fernao! é uma vergonha aquela zona estar assim hà tantos anos e não há jeito de melhorar!! então akela avenida nova entre o estádio universitário e o rio! na minha opinião o transito devia ser desviado (nem q fosse para a avenida da guarda inglesa) e nessa zona à beira rio criar um corredor pedonal desde a portagem ao forum..
realmente na margem de sta clara tá tudo mt desorganizado com urbanizações soltas umas das outras e equipamentos sociais (pista motocross, smtuc's, ect) que nada beneficiam a população local..

mas acredito q agora possa melhorar com a ponte pedonal projectada entre a pt de santa clara e a do açude, com o tribunal n sei como vai ficar mas no lugar da pista de motocross vai ser criada uma zona de lazer do estilo do parque verde do mondego (parq do urso).
cá estaremos p ver ;)

·
Registered
1,441 Posts
fernao said:
No lado direito o abandono é total - velhas fábricas abandonadas, que servem apenas para passar droga e fazer raves, várias linhas de comboio e barracões da CP, etc... completamente abandonada mesmo, mesmo, mesmo no centro! terrenos que valem milhões pela sua localização! onde se podia fazer cidade, com ruas, avenidas, em perfil urbano, prédios, esplanadas sobre o rio, tanta coisa! e ganhar ainda muito dinheiro porque é absolutamente o centro! agora querem fazer lá uns cinemas numa fábrica abandonada... projectos desgarrados sem pés nem cabeça...

Penso que este projecto já arrancou... pelo menos a ultima vaz que passei na linha de coimbra A, pareceu-me que já andavam lá a deitar uns barracoes abaixo.

Áreas de Requalificação e Renovação Urbana

- Complexo sócio-cultural nas instalações da Estação de Coimbra Cidade (9.750 m²);

- Complexo habitacional do Arnado (26.000 m²);

- Equipamento colectivo misto incluindo hotelaria, equipamentos, serviços, comércio e outros (23.000 m²), integrando as instalações administrativas da REFER e Metro Mondego;

- Construção de Arena multiusos (10.000 m²);

Complexo habitacional em Coimbra B – (10.000 m²);

Recuperação de edifício para restauração e lazer (1.800 m²).

·
Registered
21,083 Posts
sim, o projecto já arrancou.
a fábrica da triunfo já foi abaixo (para o futuro cinemacity) e o complexo habitacional tb já está em construção.
nesta imagem n se consegue ver mas é em frente aos edificios amarelos à esq na imagem

da varanda do forum vê-se mt bem. a construção já está na fase das fundações..

·
Registered
2,658 Posts
Discussion Starter · #8 ·
[Smeagol] said:
Penso que este projecto já arrancou... pelo menos a ultima vaz que passei na linha de coimbra A, pareceu-me que já andavam lá a deitar uns barracoes abaixo.

Áreas de Requalificação e Renovação Urbana

- Complexo sócio-cultural nas instalações da Estação de Coimbra Cidade (9.750 m²);

- Complexo habitacional do Arnado (26.000 m²);

- Equipamento colectivo misto incluindo hotelaria, equipamentos, serviços, comércio e outros (23.000 m²), integrando as instalações administrativas da REFER e Metro Mondego;

- Construção de Arena multiusos (10.000 m²);

Complexo habitacional em Coimbra B – (10.000 m²);

Recuperação de edifício para restauração e lazer (1.800 m²).

hmmm não sabia que já tinham começado... é o que dá viver fora do país... mas depois quando se volta também é giro ver o mudou entretanto :)

de qualquer maneira parecem-me fogachos aqui e ali e não uma intervenção coordenada...

aliás o nome "complexo habitacional" só pode indiciar coisas más..´. ali é o centro da cidade! não se fazem "complexos habitacionais", não se fazem bairros no centro! no centro faz-se cidade e não zonas puramente residenciais como nos arredores

alguém tem mais "material" sobre essas novidades?

·
Moderator
182,156 Posts
fernao quando disse aquilo estava a tentar parecer-me com alguém. Concordo com o que se diz... de qualquer forma o projecto parece-me que irá revitalizar aquela zona que é muito frágil.

·
Registered
2,658 Posts
Discussion Starter · #11 ·
obrigado smeagol! boas notícias! talvez a margem direita fique agradável

a margem esquerda pelo que se lá vê provavelmente nao ficará ao mesmo nível... mas pronto, é o habitual da margem esquerda

·
Indiegente
4,475 Posts
Bem pelos menos temos 1/2 de boas noticias.. pode ser que daqui a algum tempo surja algo de bom pa margem esquerda!! ;) mas aparte destes problemas, Coimbra na mnh opinião está cada vez melhor... não vejo a hora de prai ir morar!! ;)

·
Moderator
17,935 Posts
Entao nao estas muito longe de mim! lol
Tas em que ano da uni?

·
Registered
2,658 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Eu fiz a licenciatura em Lisboa/Coimbra. Aqui estou a fazer doutoramento. Vim para o Reino Unido ha' 9 meses, ou seja, ainda estou em choque com a falta de sol, de luz em geral. :)

·
Moderator
17,935 Posts
Falta de luz? Aqui os dias duram mais no Verao!! ;)
E' verdade que muitos deles estao nublados...
Estas a estudar em Oxford mesmo? Deves ser bom para teres la entrado! Doutoramento em que area?

·
Registered
2,658 Posts
Discussion Starter · #19 ·
sim os dias sao longos mas esta' sempre uma cortina cinzenta e baixa no ceu! nao ha luz! ja para nem falar que estamos quase em junho e tem chovido quase todos os dias! A proposito do thread da calcada portuguesa... aqui faz sentido ter um chao escuro, porque condiz com os edificios e o clima... em portugal nao! e mesmo aqui o chao de alcatrao nao e' colocado nas zonas melhores das cidades, onde preferem por pedra.

Doutoramento em Patologia.

O que fazes tu por estas bandas?

·
Moderator
17,935 Posts
Condiz como assim? No maximo torna as cidades ainda mais escuras. Se nos temos um clima com muito sol entao podemo-nos dar ao luxo de usar materiais mais escuros pois a luz natural compensa! Tambem se pode usar betao (cinzento claro) como se faz nos estados unidos. Nao vejo em mais nenhum pais com tanto ou mais sol que o nosso calcada remotamente semelhante! :)
Estou a estudar- tirei o curso em Southampton e agora estou a fazer um mestrado!

1 - 20 of 65 Posts