SkyscraperCity banner
1 - 17 of 17 Posts

·
Registered
Joined
·
21,083 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Câmara de Coimbra quer promover estudo para a Avenida Sá da Bandeira

Uma proposta do vice-presidente da Câmara Municipal para a elaboração de um estudo urbanístico com vista à preservação das características arquitectónicas e urbanísticas da Avenida Sá da Bandeira foi aprovada pelo executivo camarário.



De acordo com o documento levado à reunião pelo vereador João Rebelo, responsável pela área do planeamento, a “Av. Sá da Bandeira foi aberta e edificada no final do séc. XIX, constituindo um elemento de referência no quadro arquitectónico/urbanístico da cidade, assegurando a ligação entre a Baixa e a Praça da República e Universidade. Constituiu-se como um conjunto edificado de enorme valia e qualidade arquitectónica”.

Na óptica do vice-presidente, “nos finais dos anos setenta e meados dos anos oitente, ocorreram alterações” que considera “no mínimo discutíveis, com soluções que introduziram 'roturas' significativas, quer nas soluções arquitectónicas, quer com a escala e com a dimensão.”



Defendendo que a Avenida Sá da Bandeira deve “continuar a preservar” o quadro de referência arquitectónica/urbanística que lhe é reconhecida, e sublinhando o facto de estar “inserida na zona tampão da candidatura da Universidade de Coimbra a Património da Humanidade”, João Rebelo propõe em primeiro lugar “determinar a elaboração de um estudo base e uma proposta metodológica, definição de parametros enquadradores de intervenções arquitectónicas e, para eventual desenvolvimento futuro de um estudo urbanístico mais detalhado ou de um Plano de Pormenor”.

Em segundo lugar, João Rebelo propõe que esse trabalho seja solicitado a “uma equipa de reconhecido mérito e conhecimento da área, contando com a colaboração activa dos Departamentos de Planeamento e de Gestão Urbanística e Renova Urbana”. Em concreto, o vereador sugere que para esse efeito seja convidado o arquitecto Gonçalo Byrne, “igualmente autor da solução do arranjo urbanístico para a Praça da República.”

A ideia de preservação da avenida mereceu a aprovação do restante executivo camarário e o vice-presidente responsabilizou-se por apresentar uma proposta mais fundamentada. Gouveia Monteiro, vereador da CDU, discordou da ideia de um convite directo a um único arquitecto. “Há regras a cumprir, independentemente do valor do arquitecto”, disse o vereador ao “Campeão da Províncias”.

Na mesma reunião, os vereadores aprovaram um parecer técnico que contraria a alteração da cor da fachada de um prédio na Avenida Sá da Bandeira para preto para efeitos de implantação de um bar. De acordo com o documento, da autoria da chefe da Divisão de Estruturação e Renovação Urbana, “a pintura a preto tornará o edifício dissonante do conjunto onde se integra que é dominantemente caracterizado pelo uso de cores claras.
Considero ainda que, ao contrário do que é afirmado, não deverá ser o tipo de utilização a determinar a cor da fachada. Deverá ser a harmonia do conjunto onde se insere que deverá ser determinante na escolha dos materiais e cores a utilizar.”

fonte


esta Sá da Bandeira está muito mal tratadinha.. esta avenida tem mt potencial.. bem pensada e arranjada poderia ser um dos ex-libris da cidade..
 

·
Joined
·
1,442 Posts
Bela imagem essa última, ainda com o Teatro Avenida. :)

Vamos ver no que se vai efectivamente traduzir esse estudo urbanístico. Não tenho grandes esperanças que se corrijam os erros do passado (isto é, demolir os 3 monos da avenida), mas pelo menos espero que se evitem outros erros no futuro.
 

·
Registered
Joined
·
4,279 Posts
Bela imagem essa última, ainda com o Teatro Avenida. :)

Vamos ver no que se vai efectivamente traduzir esse estudo urbanístico. Não tenho grandes esperanças que se corrijam os erros do passado (isto é, demolir os 3 monos da avenida), mas pelo menos espero que se evitem outros erros no futuro.
pois, esses 3 monos já iam... a avenida tem predios muito bonitos que ou estao escondidos, ou a precisar, no minimo, de uma pintura urgente. alias, esse plano deveria estender-se até aos arcos, passando pela alexandre herculano, de um lado, e à nicolau chanterene, guerra junqueiro, do outro. essa zona tem alguns edificios bem bonitos, pena o espaço publico ser desleixado e algumas casas estarem abandonadas
 

·
Registered
Joined
·
6,374 Posts
O equilíbrio é simples. É mandar tudo abaixo e construir mais uns prediozitos ao nível do Golden.

Acho, no entanto, que a situação na Fernão Magalhães é bem, mas bem pior.
 

·
O Prof Godin
Joined
·
6,654 Posts
…esta zona que corresponde ao primeiro plano de extensão da cidade histórica está até muito bem…é a única zona da cidade que transmite um ar de "grande" cidade…
 

·
Banned
Joined
·
4,048 Posts
^^o grande boulevard parisiense em coimbra nao e' professor?
 

·
O Prof Godin
Joined
·
6,654 Posts
…é um percurso interessante o seguimento da Rua da Sofia (fechada mas monumental), abre na Praça 8 de Maio, alarga no mercado e mergulha-se no manto verde da Sá da Bandeira…
 

·
'tou na lua...
Joined
·
41,754 Posts
Destrua-se os monos e haja uma limpeza e pintura em toda a cidade...
A cidade merece espaços rentáveis, locais de comércio personalizado com a Av. da Liberdade... O Avenida ao menos que seja uma galeria com lojas + tradicionais, ou que aproximem os consumidores do shopping...gora so...
 

·
Registered
Joined
·
4,279 Posts
o conjuncto sá da bandeira-praça da republica é de facto um centro nevralgico da cidade. nao apenas por ai confluirem varias ruas e ser distribuidora de trafego, mas principalmente devido á quantidade de equipamentos que tem. camara municipal, correios, mercado, centro comercial, associaçao academica, tagv, cartola:). alem dos inumeros cafes, bares, restaurantes, discotecas, stands, agencias bancarias, escritorios e lojas particulares.
tudo isso, em edificios com algum valor arquitectonico, e ainda um enorme jardim que termina num jardim ainda maior, da sereia. é um dos centros, se nao mesmo o maior da vida academica, um centro cultural.
espero que este projecto da camara seja mesmo para avançar, já vai tarde. em alguns edificios a deteorizaçao já é evidente e é preciso nao cometer os mesmos erros que nos centros historicos, deixando os edificios ao abandono
 

·
O Prof Godin
Joined
·
6,654 Posts
…e deixem lá os lagos dos patos e as arvores…é um "jardim de época", como o antigo Parque da Cidade e a Sereia…embora a Sereia necessite de intervenção, mas mais na área da recuperação dos azulejos, lago e iluminação…
 

·
'tou na lua...
Joined
·
41,754 Posts
Mais uma vez, os chico-espertos destuiram mais um canteiro para fazer aquela aberração ali junto da manutenção e do elevador, no meio da estrada... metem calhau e um canteirozeco de terra com umas plantitas... :eek:hno: Isso lembra a maldita obra da avenida do hospital, com tanta necessidade de fundos nalgumas áreas foram encalhar dinheiro ali? :bash:
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
estes estudos deixam-me sempre apreensivo... com a febre de "modernizar" que corre portugal de norte a sul, temo pelo jardim no meio da avenida... cheira-me que os lagos e os canteiros estão em perigo.

uma coisa boa que podiam fazer era demolir aqueles mamarrachos que lá estão, fazem-me lembrar uns semelhantes que existem na avenida da liberdade, em lisboa... devem ser da mesma época.
 

·
Registered
Joined
·
21,083 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Mais uma vez, os chico-espertos destuiram mais um canteiro para fazer aquela aberração ali junto da manutenção e do elevador, no meio da estrada...
não vale a pena arranjar.. vai lá passar o metro..
 

·
'tou na lua...
Joined
·
41,754 Posts
Sempre a mesma coisa, raios partam os designers urbanos do lobby do betão e calhau...
 
1 - 17 of 17 Posts
Top