SkyscraperCity banner

1 - 20 of 113 Posts

·
Registered
21,083 Posts
Discussion Starter · #1 ·
É, na minha opinião, um dos mais bonitos parques urbanos do país.

O choupal é, hoje em dia, um dos pulmões da cidade de Coimbra (a par com Vale de Canas), refúgio de aves (tais como milhafres) e uma zona de prática desportiva sem igual na cidade.

A Mata do Choupal, imortalizada pelos poetas, nasceu da necessidade de quebrar a impetuosidade das cheias do Mondego.

Em 1791, o Engº Padre Estevão Cabral comandava um grande projecto que se destinava a tentar diminuir o assoreamento provocado pelo Rio.
O Choupal foi afinal plantado para permitir uma melhor fixação do encanamento do Rio.

Foram muitas, muitas árvores que desde o século XIX desafiaram o tempo crescendo: Plátanos, Faias, Loureiros, Eucaliptos....

em 1922

2 belas fotos do Olhares.com:

O meu passeio pelo Choupal: :)

a cidade logo aqui a poucos passos...

.. e pela frente, o campo! :D

Muitos de vós já passaram no Choupal :D todas as ligações Lisboa-Porto por comboio atravessam esta mata ;)

Todas estas pontes de madeira foram recentemente recuperadas :)

Secretaria e serviços administrativos.
Atras deste edificio fica a serração (todas as mesas, bancos, placas, etc, é tudo feito no próprio parque)

Barraquinha prás churrascadas :D

Bar do Choupal

O inicio do circuito de Manutenção

Balnearios e entrada da zona desportiva

Courts do Clube de Tenis do Choupal

Até dá gosto jogar aqui :yes:

Campos de Basquetebol

Bambuzal, arrisco em dizer que é ainda maior que o do Jardim Botânico

Canal que vai regar os campos do mondego

uma etapa do circuito de manutenção

quem precisa de fazer uns abdominais? :D

Um dos vários canais que atravessa o Choupal

Moinho de água

A Quintinha do Choupal

Vários engenhos de captação de água que antes eram utilizados na mata (ainda me lembro do grandão, com a roda)

antiga casa do guarda, suponho

Mais 2 etapas do circuito

Correr sempre à beira do Mondego

Já se vê o Forum

Um dos meus sitios preferidos do parque^^

As diversas especies de arvore estão identificadas com chapas e ao longo do parque existem estes placares com poemas sobre o Choupal

:drool:

Para acabar, decidi subir até à ponte ferroviária e apanhei um final de tarde fantástico!!

A cidade parece logo ali :)

margem do Choupal

·
O Prof Godin
6,654 Posts
Já o Thor gostava mais de uns gatos que por lá andavam…

Uma bela ideia. Os meus parabéns.
De facto a mata do choupal é, ou foi, uma referencia desportiva.
Gerações anteriores cantaram-na e romancearam-na. Nós, basicamente, suamos ali.
Quilómetros e quilómetros de esforço físico até as famosas endomorfinas começarem a ser produzidas no corpo. Então, assiste-se a uma separação entre corpo e alma. O corpo sofre sem sentir. O espírito liberta-se para o pensamento puro e duro e pode-se dissecar qualquer complexo problema.
Quando as pernas se cansaram a bicicleta passou a ser o meio. Dos 8 ou 12 quilómetros, passou-se para os 40 ou 50 quilómetros de prazer.
Gostava particularmente de ir ao fim da tarde, ainda verão, com um dos meus cães. Corria-mos os tais 8 a 10 quilómetros. Quando se voltava já estava a anoitecer. Ia para os campos de ténis fazer o relaxamento e os alongamentos do corpo, até a coluna estalar. Depois deitava-me no “asfalto” dos campos e, sentindo a emanação do calor acumulado do dia no pavimento deixava-me, absorto, a observar as aves no céu.
Com os músculos doridos mas agradecidos pelo esforço, e o espírito a sonhar com futuros risonhos e muitas mulheres, fundia-me com a natureza e tornava-me só um…
Em Junho, quando me ia embora, assistia a um espectáculo, hoje raro, de pirilampos incandescentes, provavelmente em jogos amorosos.
Já o Thor gostava mais de uns gatos que por lá andavam…

·
Registered
21,083 Posts
Discussion Starter · #4 ·
eu adoro este parque! já lá passei horas e horas! desde pequeno que me habituei a ir para lá correr aos domingos, já lá trabalhei em OTL, atraves do IPJ, já lá joguei Basket com os amigos, Vólei com as amigas, Ténis com o pai, já namorei à beira-rio tal como já lá fui simplesmente para passear e desanuviar..

é um local fantástico do qual não me consigo cansar (mas onde me canso várias vezes :D)

·
Registered
52,552 Posts
isso é bom para o choupal Barra, as inundações do Mondego ainda trazem fertilidade ;) este parque é a cereja no topo do bolo da cidade de Coimbra :drool:

·
Whatever
45,866 Posts

margem do Choupal
Esta é para mim a melhor de todas!:drool: Tanta vez que por aí passei o comboio a caminho de aveiro!:D Pena é que a espécie que lhe deu o nome seja quase inexistente...por onde andam os choupos?:D Há é muito eucalipto...

É seguro? Tem um ar assim um bocado ah e tal...
Em Junho, quando me ia embora, assistia a um espectáculo, hoje raro, de pirilampos incandescentes, provavelmente em jogos amorosos.
não tenhas dúvidas que era mesmo isso que estavam a fazer, o pirilampo com o maior "lampião" fica com as pirilampas todas!:D

·
fcp fcp fcp
2,136 Posts
Belissima zona, lá dentri nem parece urbana! Concordo com o Johnny sobre a melhor foto :D

Essa mata tem mesmo faias (Fagus sylvatica)? Podias ter-lhe dado com a tua câmara uma atenção especial ;)

·
Registered
21,083 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Esta é para mim a melhor de todas!:drool: Tanta vez que por aí passei o comboio a caminho de aveiro!:D Pena é que a espécie que lhe deu o nome seja quase inexistente...por onde andam os choupos?:D Há é muito eucalipto...

É seguro? Tem um ar assim um bocado ah e tal...
de dia é, agora em dias de semana a partir do final da tarde eu não arrisco a ir para lá sozinho...

·
Registered
1,883 Posts
parece um pouco ao abandono, não? é daqueles sitios que devia ser bem aproveitado, e manter um certo nivel de segurança

·
Les cites obscures
11,117 Posts
Bom thread! Parece daqueles do Jony! Já estive nesse local ha uns anitos, mas pouco me recordo, e não visitei tudo. Com as fotos pude ter uma perspectiva mais alargada.

Tens de tirar mais fotos do pendular a passar entre o verde! :)

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Bem, que espectáculo de sitio, desconhecia por completo essa preciosidade!! É 1 pena Lisboa não ter algo assim. Temos Monsanto, mas não é 1 parque propriamente com percursos feitos para 1 tarde de passeio...

Quanto à melhor foto, discordo das opiniões anteriores! A não ser que tenhas 1 azar terrivel, se meteres a do Alfa no Un-UPC tens o meu voto!! Adorei!:eek:kay:

·
Registered
21,083 Posts
Discussion Starter · #14 ·
quais são os crimes mais frequentes?:D
assaltos e violações :(

parece um pouco ao abandono, não? é daqueles sitios que devia ser bem aproveitado, e manter um certo nivel de segurança
ao abandono?? não, antes pelo contrário, nos ultimos 2 a 3 anos tem sido tudo recuperado exemplarmente

Quanto à melhor foto, discordo das opiniões anteriores! A não ser que tenhas 1 azar terrivel, se meteres a do Alfa no Un-UPC tens o meu voto!! Adorei!:eek:kay:
para já não tou a contar participar mas num futuro proximo conto com o teu voto :D:D:D

·
Registered
21,083 Posts
Discussion Starter · #17 ·
tens de levar lá a menina a passear um dia :naughty: :lol:

·
Registered
7,667 Posts

Curioso…em Sintra também existe um parque das merendas, que por sinal até é bem parecido!

Belas fotos Daniel, alias com de resto já é costume, gostei muito dessa mata, obrigado! ;)

·
Registered
21,083 Posts
Discussion Starter · #19 ·
esse parque aos domingos de manhã tá cheio de famílias a fazerem pic-nics. é um espaço mt agradavel, logo ao lado do mondego:yes:

1 - 20 of 113 Posts