SkyscraperCity banner

1 - 20 of 183 Posts

·
Registered
52,552 Posts
Discussion Starter · #1 ·
o mosteiro foi fundado no sec. XII sendo a igreja totalmente refeita no sec. XVI tendo servido de ensaio para os artistas renascentistas k depois rumaram a Lisboa para dar andamento as obras do mosteiro dos Jeronimos:
a fachada da igreja, infelizmente tambem vandalizada pelas tropas de Napoleão e com um portal 3D Barroco acrescentado a posteriori:

a nave vista na direcção da capela mor:

a capela mor com o seu altar Barroco e os dois espectaculares tumulos Renascença de D. Afonso Henriques e D. Sancho I, primeiro e segundo reis de Portugal, no sec. XVI deu-se uma especie de culto aos primeiros reis do pais sendo os seus restos mortais transladados para aqui:

o tecto abobadado da capela mor tendo ao lado direito o topo do altar barroco e em cima e em baico o topo dos tumulos monumentais dos reis:

a nave em direcção a porta da entrada com o seu espectacular orgão:

o claustro do silencio, uma feliz construção Manuelina:

o pulpito considerado uma obra prima do Manuelino:

a sacristia Renascentista k abriga telas do sec. XVI ao sec. XVIII:

·
Registered
52,552 Posts
Discussion Starter · #5 ·
não vos da uma ligeira semelhança com a capela Manuelina da universidade? no contexto geral talvez pelos azulejos?

·
Registered
52,552 Posts
Discussion Starter · #6 ·
entre as belas telas da sacristia salienta-se a chamada "pentecostes" desse grande pintor Portugues Grão Vasco, pintada cerca de 1535:

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Tudo lindo!!!:drool: Tive a sorte de lá ter estado ha pouco mais de 1 mes!:D
De tudo, destaco o pulpito, que para mim é o mais fantastico que vi em toda a minha vida! Fiquei maravilhado a olhar para ele...:drool:

·
Looking up.
540 Posts
Mas desfaz-se depressa, por isso é que a Porta Especiosa da Sé Velha e a fachada de Sta. Cruz já não têm o aspecto orginal...

Convém ainda dizer que este mosteiro foi a "universidade" portuguesa antes de haver universidade portuguesa (talvez por aí se explique até como é que os Estudos Gerais foram parar a Coimbra). Até se desenvolveu aqui uma escola de polifonia durante o Renascimento. Em tempos idos, os terrenos do mosteiro iam desde esta igreja (na Baixa da cidade) pela Rua da Sofia fora (esta rua é a obra prima do nosso Humanismo) e chegava até ao Jardim da Sereia (que ainda é chamado também Parque de Santa Cruz). Por isto tudo, atrevo-me a dizer que não há mesmo em Portugal igreja como esta...

·
Whatever
45,866 Posts
a única solução é instalar uma réplica no exterior e guardar o original no interior de um museu, o que foi feito aliás na Grecia e em Itália.

1 - 20 of 183 Posts