SkyscraperCity banner

1 - 20 of 367 Posts

·
Looking up.
540 Posts
Museus de Coimbra

Museu da Ciência

1411758

Museu Nacional Machado de Castro

1411763

Museu Municipal

1411765

Museu da Agricultura

1411767

Museu da Santa Casa da Misericórdia

1411770

Se querem ver a maquete do projecto de ampliação do Museu Machado Castro em Coimbra (arq. Gonçalo Byrne), aqui vai:

http://www.ipmuseus.pt/pt/iniciativas/I27058/TA.aspx

Reparem nas adições (à esquerda da primeira foto) e naquela caixa metálica ao lado do claustro. Parece-me um projecto digno, sim senhor! E também já está a mexer, se bem que vai demorar uns anos...

·
Looking up.
540 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Não sei se o cobre faz parte do projecto ou apenas da maquete, mas seja o que for é uma nova ala para o museu, que ocupa um segundo claustro e é mais alto do que o telhado. Parece-me esteticamente curioso!

·
Registered
52,552 Posts
bom a parte antiga vai manter a traça o k é fantastico espero que a nova adição não va estragar a vista para o rio, este edificio do museu tem duas maravilhas dentro dele, a primeira é a loggia com culunas do sec. XVI de onde se tem uma magnifica vista para o rio, o segundo é o criptoportico (por baixo do museu) Romano que sustentava o forum Romano da antiga Aeminium (nome desta cidade nos tempos dos Romanos):

·
Looking up.
540 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Nem mais! E para além destas duas maravilhas, tem ainda dentro dele a segunda colecção de arte mais rica do país. Mas não vão já a correr, porque ele vai estar fechado uns anos para as tais remodelações. Pelo que vi, as novas adições são mais baixas do que a loggia, por isso não estraga em nada a vista.

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Loggia?:?

·
Registered
52,552 Posts
loggia sai Italiano e refere-se em arquitectura ao cunjunto formado por uma colunata (conjunto de colunas alinhadas) e os respectivos apoios da mesma e pode ser de fachada ou de claustro (tens um bom exemplo de loggia que foi falado, aqui lebraste da foto da misericordia de Viana do Castelo? a fachada é uma logia).

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Ah sim, sim, sei...:eek:kay:

·
Registered
52,552 Posts
:) a do museu Machado de Castro em Coimbra é fantastica e virada para o rio num plano mais elevado em relação ao chão da rua :yes: imagina a vista dali!!

·
Whatever
45,866 Posts
tenho um bocado medo que o projecto vá matar uma das vistas mais conhecidas de Coimbra...acho que um dos acrescentos do museu está perigosamente perto da loggia do museu e por isso quebra a ideia da loggia a flutuar no espaço citadino.

·
Registered
52,552 Posts
tambem temo um bocado isso se bem que parte pareca abaixo do nivel da loggia parte parace ao mesmo nivel ou acima, a ver vamos no k da!!

·
Registered
2,658 Posts
este projecto esta um nojo!

O museu esta ali muito apertado e aquilo nota-se que e' um acrescento sem jeito nenhum. Nao se insere minimamente na malha urbana antiga e e', numa palavra, feio.

E' que nao tem ponta por onde se lhe pegue... nada de originalidade, um trambolho.

Para mim o MNMC devia ser mudado ou dividido para:
1. Penitenciaria
ou
2. Quartel da BLI, junto a penitenciaria.

Ai' sim haveria espaco para um bom museu e para o fazer crescer.

·
Registered
52,552 Posts
concordo :yes: podiam deixar esta parte para escultura apenas e mudar o resto para uma das instalações que falaste!!

·
Les cites obscures
11,130 Posts
alguem tem uma foto aérea da zona em questão?

os dois volumes mais baixos parecem-me interessantes, com aquele terraço por cima.

O edifício comprido certamente será a metal... já que o Byrne tb usou cobre na torre de tráfego marítimo de Algés. Não me admirava nada que tb usasse aí.

1 - 20 of 367 Posts