SkyscraperCity banner

1 - 20 of 125 Posts

·
'tou na lua...
41,754 Posts

Torres do Mondego é uma freguesia portuguesa do concelho de Coimbra, com 16,66 km² de área e 2 402 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 144,2 hab/km².

Esta freguesia, criada em 1 de Fevereiro de 1934, é constituída pelos lugares de Barca do Mondego, Carvalhosas, Casal da Misarela, Casal do Lobo, Cova do Ouro, Dianteiro, Misarela, Palheiros, Ribeira da Misarela, Torres do Mondego, Vale de Canas e Zorro.

Na freguesia de Torres do Mondego pode refrescar-se na Praia fluvial de Palheiros e Zorro.

Nesta povoação há uma escola básica, um infantário, uma igreja e um cemitério.

A origem do seu nome deve-se ao facto de existirem duas minas próximas, em formas de torre.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Torres_do_Mondego

Mata Nacional de Vale de Canas

Fui recentemente duas vezes ao Vale de Canas e gostei do facto de já estar mais verdinho depois do inferno do verão de 2005. Para quem não sabe (difícil) mostro só esta imagem... lembro-me de a minha mãe e a minha irmã irem para Arganil e terem visto o início do incêndio da estrada da beira e terem logo ligado aos bombeiros para lá irem apagar. De lá dizem que já lá tinham gente. No regresso já o volume de chamas era bem maior. Até parece que gostam de ver arder.
:eek:hno::cry:

Bem, agora está mais verdinho com a acção de reflorestação... pena a especulação imobiliária que já permite a existência de algumas vivendas lá em cima. :bash: Deixem respirar o Pulmão de Coimbra e deixem os cidadãos usufruir dele para piqueniques, passeios...!

Cá vão fotos deste mês! :)

que farão aqui?

Solum in the afternoon mist...

ali à entrada...
é
o bicho é o bicho! :banana:

margaridas :)

circuito de manutenção - 1, 2, 3 expira!

que é delas?

ali uma Sizavieirada

entrada para o parque de merendas por esta bonita casa de pedra

ontem este parque de merendas estava à pinha com miúdos... costumava vir para aqui em festas de anos e demais almoços quando era puto... não vinha cá há anos!

antes não tinha estas casas, e não deveria ter agora

voltando atrás para voltar a casa, dirigimo-nos à Intermodal

para apanhar o tgv e dizer "até à próxima!" :)
:D

·
1,442 Posts
Fui recentemente duas vezes ao Vale de Canas e gostei do facto de já estar mais verdinho depois do inferno do verão de 2005.
Uma pequena correcção: "...fui a Vale de Canas". E o tópico também deveria ser "Thread de Vale de Canas". ;)

Era um tópico que faltava, o principal pulmão da cidade merece. Para quem conheceu a mata antes do incêndio continua a ser desolador olhar para o seu estado actual, mas é bom ver que se estão a fazer esforços na reflorestação e que aos poucos a mata vai recuperando o encanto que tinha. :)

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Aqui sempre dissémos "o Vale de Canas" por nos referirmos à mata extensa e não a uma localidade, logo é força do hábito de anos... se quiserem mudar...
Conhecia a mata de antes de lá ir, íamos lá quando tínhamos festas de anos, primeira comunhão, etc. e tinha sempre a ideia daquele vale lindo e verde lá ao fundo... olhar para as partes da mata ainda destruídas, alguns pinheiros mais pequenos, a especulação a começar a avançar por ali acima... :eek:hno: mas surpreendeu-me... :)

·
Registered
7,051 Posts
Boas fotos Lino :cheers:

é
o bicho é o bicho! :banana:
Eu acho que este tipo de cartazes que viraram moda à beira das nossas estradas são uma praga. Pôr é fácil, tirar é ninguém tira...vão-se acumulando, o que dá um ar feio a quem circula. Deveria haver uma entidade (há tantas, porque não mais esta?) que fosse responsável por retirar este tipo de anúncios (que a maioria é, diga-se, ilegal).
Então no Verão com as festas das terriolas é uma coisa por demais. :bash:

circuito de manutenção - 1, 2, 3 expira!
Uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu...Já está! :D

·
Registered
348 Posts
Vale de Canas é um sítio bem porreirolas para ir dar uma corridinha ao fim da tarde:) Ainda de me lembro do primeiro dia que fui lá depois do incêndio, que desilusão:eek:hno:

·
Banned
4,048 Posts
^^maquis:D

·
Banned
4,048 Posts

·
Banned
4,048 Posts
por acaso naquela zona nao me importava dos eucaliptos.. ja era uma imagem de marca.. agora todos os outros..

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Hehehe... :)
Espero que isso seja feito, que sejam colocados castanheiros, carvalhos, pinheiros... :)
Oliveiras aqui é mais na zona norte, aqui do Monte Formoso para cima... e espero que sejam mantidos... afinal as oliveiras sempre foram a paisagem desde a minha janela... :)

·
O Prof Godin
6,654 Posts
…esqueceste-te de ir lá abaixo ao antigo parque de merendas…ver a famosa "foca" de Vale de Canas…

1 - 20 of 125 Posts