SkyscraperCity banner
1 - 20 of 53 Posts

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Aooba!

Bom dia rapaziada, hoje postarei fotos pela primeira vez (mas não de mia autoria!)! Elas são do distrito de Varpa - SP, uma antiga colônia de letos em Tupã, próxima ao rio do Peixe (mia família morou naquelas bandas por um tempo, e jogavam bola contra o pessoal da tal colônia!)!

Segundo os dados de 2004, 800 pessoas residem lá, e a economia atual é o ecoturismo (também existe um museu lá!)! :)

·
4° Marquês de Caravelas
663 Posts
Bem Colonial.
Bacana
O esforço é a manutenção da arquitetura das casas de madeira. Aqui em Curitiba estão desenvolvendo um programa de restauração e realocação dos melhores exemplares de casas de madeira para preservação.

·
Carpe Noctem
4,756 Posts
Que legalzinho, o lugar! =) Bem bucólico... deve ser bom pra passar um dia! hehe.

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Noooosa Lops, desenterrou esse thread hein? Hahauahauahuahauhau! Tenho um tio que morou perto dessa colônia (do outro lado do rio do peixe!), jogava bola contra o time deles (era interessante os jogos "intercolônias" que tinham antigamente! Em algumas fazendas o pessoal até fazia uniforme!), a cada jogo saia uns 15 feridos, o pessoal entrava pra rachar mesmo, hehehe!

Essa colônia tem um patrimônio cultural muito grande, é bom que tenha gente morando lá ainda (800 pessoas é bastante gente, quase o mesmo tanto de Borá que é município!), dá pra ajudar a preservar o que sobrou! :)

·
Dando um tempo.
15,926 Posts
Leto é da Letônia, né? Dã! Lindas fotos! Parece alguma vila no interior de Santa Catarina!

·
Banned
14,332 Posts
Tarcísio, eu estava olhando aleatoriamente os threads mais antigos, e quando vi este de Varpa, lembrei-me à princípio da cidade de Tupã. E me chamou muito a atenção por ser um lugar tão pitoresco e ainda tão pouco divulgado na mídia.
Tem-se que divulgar bastante o ecoturismo e o patrimônio cultural, pois esta região do Estado é meio carente de áreas turisticas. Só não pode é divulgar esses antigos jogos de guerra "intercolônias"... eh!eh!eh!eh!
A cidade de Brotas ficou por décadas e décadas esquecida e desconhecida pelo povo paulista, e atualmente a cidade é conhecida no Brasil inteiro.
Quem sabe futuramente Varpa não siga o mesmo caminho de Brotas...
Abçs!

·
Crucismogiensis
8,403 Posts
Nossa, desconhecia a existência deste lugar.
Os casarões de madeira escura "lembram" os do interior da Serra Gaúcha, entre Farroupilha, Bento, Veranópolis, Nova Roma do Sul e Antonio Prado.

·
cives totius mundi
5,002 Posts
putz ! eu não tinha visto este tópico !
Sensacional ! adorei o ar bucólico das fotos ! Na minha opinião esse lugar inteiro teria que se tornar patrimônio de conservação e gerar incentivos para os moradores do lugar com turismo !
Eu mesmo nunca tinha ouvido falar deste local !
Valeu Tarcisio :eek:kay:

·
Registered
4,755 Posts
mas o rio do Peixe não ficava em Joaçaba, SC , segundo o Kelsen ??
bem , todo rio tem peixe !! ( sem poluição !! )

achei os letos meio letárgicos !:lol: :lol: ( até nem tanto, estão pulando bem animadamente na cachoeirinha !! )

na verdade, muito legal essa preservação, patrimônio da nossa colonização tão diversificada ! e esse bucolismo lembra-nos a necessidade de dar uma parada na correria das grandes cidades.

·
Banned
2,377 Posts
Aqui em Joinville o rio é poluído e tem peixe. Agora não posso dizer se eles são bons pra consumo.

·
Registered Offender
3,231 Posts
A maior parte das fotos foram tiradas na fazenda palma que fica na varpa , as fotos feitas na vila são esta:

e esta:

Em 2006 eu passei pela região com a camera e pude tirar algumas fotos da vila só que de dentro do carro e sem parar, as imagens ficaram uma porcaria mas da para se ter uma idéia de como é o lugar.

1 - Chegando na Varpa

2 - O portal trilingüe para quem esta vindo de Quintana

3 - Placa de perímetro urbano

4 - O cemiterio que também pode ser visto na foto três. Se não me engano logo a frente a rua se divide, a esquerda você vai para a palma e a direita para a vila

5 - Um prédio de lá que não para que é usado(nem imagino).

6 - Não sei o que significa mas aqui eles vendem produtos da região como artesanato e um mel muito bom. Notem que ao lado do prédio há uma pequena praça na época feita recentemente pela prefeitura de tupã.

7 - Uma casa bonita bem no meio da vila(mesma da que o tamarindo enviou)

8 - Naquela edificação há uma ofcina muito interessante cheia de peças espalhadas por todos os lados onde o homem conserta de tudo desde carros a tratores e seus acoplamentos.

9 - Uma igreja no fim da cidade

10 - Paisagem logoa após a igreja

11 - Portal da saida(ou entrada) da vila

Sempre vou para uma fazenda que fica a menos de 1Km da Varpa mas nunca vou lá, se numa proxima vez eu puder, tiro fotos e posto aqui.

1 - 20 of 53 Posts