SkyscraperCity banner

1 - 20 of 35 Posts

·
Registered
3,939 Posts
Discussion Starter #1
Threads anteriores: Jardim Atlântico, Balneário

Na reta final do passeio, deixamos o Balneário para conhecer mais um ótimo bairro da região continental de Florianópolis.

O Estreito é um dos mais importantes bairros da cidade. Está separado do Centro apenas por um canal estreito (é daí que vem o nome). Dispõe de diversos serviços públicos da capital catarinense e de um comércio forte que só perde para o próprio Centro. Mas não é exatamente isso que veremos...

1. Começamos pelo "coração" do bairro, a praça Nossa Senhora de Fátima.

2. Edifício comercial novinho. É o bairro onde mais se constrói comerciais em Florianópolis.

3. Uma bela casa colonial de origem desconhecida por mim.

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13. Uma das principais vias comerciais do bairro.

14. Igreja Nossa Senhora de Fátima

15. O que vimos até agora foi o entorno da praça N.S. de Fátima. Ainda há muito o que ser mostrado. Vamos subir para as partes mais altas do Estreito.

16

17. Bosque Pedro Medeiros, um dos parques menos conhecidos de Floripa. Mais detalhes.

18. Uma casa colonial portuguesa perdida dentro do bosque.

19. Trilhas ecológicas.

20. Nesta casa funciona um museu.

21. Voltando às ruas internas.

22

23

24. Acho que aqui já é o bairro do Canto, próximo ao estádio Orlando Scarpelli. Não sei muito bem, os limites são confusos.

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36. Biblioteca Municipal de Florianópolis.

37. O Estreito é um dos bairros mais antigos e conta com um bom acervo colonial. A maioria das edificações não tem relevância arquitetônica. Esta é uma das poucas exceções.

38

39. Batalhão do Exército.

40. Avenida JK. Segundo trecho construído. Serve de ligação do interior do bairro à avenidas importantes como a Ivo Silveira, Max de Souza, além da BR-282 e as pontes.

41

42. Agora vamos subir, ver algumas panorâmicas do Estreito.

43. Na paisagem da Baía Norte as minúsculas Ilhas dos Guarás contrastando com a gigantesca Ilha de Santa Catarina.

44

45. Garagem da empresa Catarinense.

46

47

48

49. Avenida Ivo Silveira.

50

51

52. Vista para a Baía Sul.

53

54. Favela do Morro da Caixa.

55

56

57

58

59. Forte São João do Estreito, construído em 1793. Não conheço o tal forte tampouco sei se é permitida a visitação.

60. Eis que aparece a nossa ilustre Hercílio Luz.

61

62. Descendo por aqui, retornamos aonde começamos. Vamos subir o viaduto para ver a ponte.

63

64

65

66. A imensidão da Baía Norte (e a Beira Mar Continental em construção).

67. Vista para a Beira Mar Norte.

·
Registered
BOLSODILMA
23,242 Posts
Eu possoter lá meus "quiporcós" com Floripa, mas ô cidade linda da porra, apesar dos... gosto deamis dessa cidade, o estreito é um bairro completo, e tá se valorizando demais, muitas construções, é espantoso ver o quanto o bairro vem se verticalizando nos últimos anos.
Essa praça do lado do HSBC em frente a igreja é super agradável, semana passada fui no estreito e fiquei boas duas horas de bobeira na praça, tava bem movimentada com crianças brincado no parquinho, pessoas fazendo exercícios... lindas fotos manezinho.

·
Banned
2,300 Posts
Uma pena, Floripa tá cada vez mais despencando no meu conceito. Valeu pelas imagens =/

·
Registered
168 Posts
Belas fotos Manezinho. Prá gente saber a localização você poderia postar uma imagem do google demarcando o limite deste bairro.

·
Registered
12,776 Posts
O prédio da foto 57 é aquele que o Barriga adora :lol:
Explicando, a vista da ponte Hercílio Luz na parte insular aparece esse prédio colorido, aff.

Legal, Manézinho! :)

·
Registered
21,173 Posts
^^
Né? Implodam aqueles edifícios da foto 57. :mad: Eles ficam na cabeceira continental da Hercílio Luz, e aquela área deveria ter restrições severas quanto a construção de edifícios. Esse foi o bairro que eu menos gostei dos três mostrados. Apesar de ter algumas praças e parques, e um bom nível de renda aparente, não agradou hehe. Achei o urbanismo muito fraco, e aquela favela da foto 54 é horrível, sempre que passo por lá tenho a impressão de que os casebres vão desabar na avenida. :eek:hno: Mas valeu pelas fotos!

·
Banned
5,234 Posts
Gostei! Muito bonitinho o bairro e pareceu-me limpo! :)

·
Registered
21,173 Posts
Uma pena, Floripa tá cada vez mais despencando no meu conceito. Valeu pelas imagens =/
Ué, e qual seria o motivo?! Dizer que não gostou do bairro, que o urbanismo é ruim e tal, tudo bem, mas "despencando no meu conceito"? Você esperava que a cidade toda mantivesse o nível de Jurerê Internacional, ou o quê? :| É um bairro de classe-média, onde o florianopolitano médio mora, distante das áreas turísticas...

·
Banned
5,234 Posts
^^

Não dê atenção a esse sujeito. Ele é um troll e só fala mal do Brasil. Suspeito que não é brasileiro, creio que seja paraguaio ou argentino... Algo do tipo. Eu adorei o bairro e a cidade é das melhores que o nosso País tem a oferecer. ;)

·
Geoce
5,444 Posts
Valeu pelas fotos Manezinho.

Particulamente, eu não curto mto o Estreito, pois o acho mto desorganizado... mto poluído.
Mas, essa é a minha impressão hoje. Com a criação da nova Beira-mar continental, e a consequente verticalização dessa área, creio que o Estreito tornar-se-á, em uns 10 anos, a nova Beira-Mar de Floripa, ficando mais densa e homogênea.

·
Catarinense
2,267 Posts
o estreito é agradável, pena o estádio do figueira, aquele puxadinho, hauehuia. zuei

O bairro tem um grande crescimento vertical, já foi decadente, mas agora tem muita vida e promete muito. :)

poderiam liberar o limite de altura para comerciais e fazer um skyline de cidade grande, com muitos 100+, quem passaria pela beira-mar norte iria ser incrível, e um túnel ligando as duas avenidas. E para desafogar o trânsito, a nova beira mar ligando até a BR!

hahauiehuaie, perfect ;)

·
Registered
3,939 Posts
Discussion Starter #14
Posso saber por quê? O Estreito é um bom bairro... Se você ver outros por aí que existem em Florianópolis, é aí que a cidade desaparece de vez no seu conceito. :laugh:

^^
Né? Implodam aqueles edifícios da foto 57. :mad: Eles ficam na cabeceira continental da Hercílio Luz, e aquela área deveria ter restrições severas quanto a construção de edifícios. Esse foi o bairro que eu menos gostei dos três mostrados. Apesar de ter algumas praças e parques, e um bom nível de renda aparente, não agradou hehe. Achei o urbanismo muito fraco, e aquela favela da foto 54 é horrível, sempre que passo por lá tenho a impressão de que os casebres vão desabar na avenida. :eek:hno: Mas valeu pelas fotos!
100% das ruas pavimentadas, rede de esgoto, amplas avenidas, asfalto em excelente estado, jardins, praças muito bem cuidadas, lixeiras, abrigos de ônibus conservados (e com mapas e horários!), vários trechos de calçadas padronizadas (e com guias para deficientes visuais), Beira Mar Continental, arborização recente (veja a foto 62), nunca vi o bairro sofrer com enchentes... Realmente, o urbanismo do Estreito é muito fraco!

·
Registered
3,939 Posts
Discussion Starter #16
Belas fotos Manezinho. Prá gente saber a localização você poderia postar uma imagem do google demarcando o limite deste bairro.
Acho que a localização é meio óbvia por causa da Ponte Hercílio Luz, mas aqui vai um mapinha com a divisão dos 11 bairros continentais e alguns centrais. :)

·
Registered
21,173 Posts
100% das ruas pavimentadas, rede de esgoto, amplas avenidas, asfalto em excelente estado, jardins, praças muito bem cuidadas, lixeiras, abrigos de ônibus conservados (e com mapas e horários!), vários trechos de calçadas padronizadas (e com guias para deficientes visuais), Beira Mar Continental, arborização recente (veja a foto 62), nunca vi o bairro sofrer com enchentes... Realmente, o urbanismo do Estreito é muito fraco!
Fiação pra todo lado, ruas estreitas e sem nenhum planejamento, arborização das ruas quase inexistente, muitos terrenos aparentemente desocupados ou mal aproveitados, favelização... é, o urbanismo da região é fraco sim!

·
Registered
3,939 Posts
Discussion Starter #18
Fiação pra todo lado, ruas estreitas e sem nenhum planejamento, arborização das ruas quase inexistente, muitos terrenos aparentemente desocupados ou mal aproveitados, favelização... é, o urbanismo da região é fraco sim!
Em que país você vive? :lol:

·
Registered
26,090 Posts
Achei horrivel! Porque achei horrivel? porque não gosto desse lugar, sou troll e tomara que todos morram. :|

[modo crítico idiota mas sincero MODE OFF]

Muito bom a iniciativa de mostrar o lado 'de cá' de Floripa. O lado continental (que sempre entendo por São José), subiu no meu conceito! Não fica devendo EM NADA à ilha!

Estranho que praticamente não exista pixação. Ah, não existem moleques marginalizados em Floripa? Claro que existem, mas como sempre digo, esse negócio de rabiscar muros é cultural! (O que corrobora ainda mais tratarem como uma arte de vandalismo).

1 - 20 of 35 Posts