Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 44 Posts

·
Banned
11,098 Posts

Seguindo neste ritmo frenético da coleção bairros de São Paulo, hoje apresento-lhes ao bairro da Luz.

Well, well, well, o bairro da Luz, para quem não sabe, outrora foi um dos bairros mais elegantes de SP. Isso há muito tempo atrás, na época da vovó.

E também já foi um dos mais degradados de São Paulo, devido principalmente a decadência dos Campos Eliseos (bairro vizinho) que abrigava a antiga rodoviária de São Paulo, rodoviária esta que recebia migrantes muito pobres e sem destino que chegavam aos milhares nas décadas de 60 e 70.

O bairro da Luz, passou então a abrigar dezenas de hotéis baratos, muita prostituição e mais recentemente: a cracolândia.

De uns anos para cá, a prefeitura, o governo do Estado e sabe Deus mais quem, uniram-se na árdua tarefa de recuperar o bairro da Luz, criando o tal projeto Nova Luz que já restaurou a maravilhosa Estação da Luz, criou o Museu da Língüa Portuguesa, recuperou o Parque da Luz, em frente a Estação, derrubou dois quarteirões da famosa cracolândia, desapropriou dezenas de hotéis, restaurou o prédio do Dops e os prédios históricos em frente e por aí pretende-se construir um polo de empresas de tecnologia, com contrato já firmado com a IBM ecom a Microsoft.

Enfim, com vocês...a recuperação do bairro da LUZ!

Mapa

01 Desci na Estação Júlio Prestes e fui caminhando até a Luz

02

03

04 Vejam ao fundo da praça o prédio que atualmente abriga um shopping popular, mas que já foi o prédio da antiga rodoviária de São Paulo

05 O prédio vermelho ao lado é o antigo prédio do DOPS, aquele departamento que torturava os presos políticos na época da ditadura militar. Atualmente foi restaurado e é um centro cultural

06

07

08

09

10

11

12

13 Cracolândia sendo demolida.

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30 Dentro do maravilhoso Jardim da Luz, hoje recuperado, restaurado e ultra policiado!

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44 Construção da nova linha do metrô. Com ela a Estação da Luz de forma geral e integrada abrigará duas linhas de trem e duas de metrô subterrânea.

45 Vejam ao fundo que ainda há muito prédio antigo que necessita desse UP da revitalização

46 Prédio da Pinacoteca

47 Famosa Rua das Noivas

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70 Incrível, São Paulo tem rua para tudo. A Avenida tiradentes é famosa por suas lojas de uniformes em geral

71

72

73

74

75

76

77

78

79

fim

·
Registered
2,794 Posts
Caramba Tchelllo! Todo dia? :lol: Você se multiplicou?

Lindo Thread! Mais um pra coleção! :applause:

·
4,575 Posts
Gostei muito desse thread!
Senti falta do Mosteiro da Luz e do Batalhão Tobias de Aguiar, mas acho que esse, representou muito bem o bairro!

Tive a felicidade ou infelicidade de morar na Rua dos Andradas, e hoje, a coisa está sem comparação com o verdadeiro CAOS que o lugar era antigamente. Espero que a região ainda melhore muito.

Só pra acrescentar: O Antigo prédio do DOPS, era, antes de ser o DOPS a própria estação da Sorocabana, projetada pelo Escritório Ramos de Azevedo. Com a construção da Júlio Prestes, ela foi cedida ao departamento.

Belo thread Tchello! :applause:

·
Registered
3,341 Posts
O Tchelllo, não precisa humilhar né? :lol:
Mais um belissímo Thread !!
O Kimura tem Razão, Você foi contratado pelo Kassab?? :lol:
Todo Dia um pedacinho de São Paulo Aqui !!
Até o Fim do Ano vamos ter toda a Zona Central postada?
Muito Bom, Gostei da NOVA LUZ.

:applause: :applause: :applause: :applause: :applause: :applause:

·
Registered
2,768 Posts
Muitos prédios históricos em ótimo estado, mas infelizmente ainda há muitos blocões dos 50/60/70 que devem ir abaixo para dar lugar à Nova Luz.

·
Banned
11,098 Posts
Discussion Starter · #7 ·
...

Gostei muito desse thread!
Senti falta do Mosteiro da Luz e do Batalhão Tobias de Aguiar, mas acho que esse, representou muito bem o bairro!

Tive a felicidade ou infelicidade de morar na Rua dos Andradas, e hoje, a coisa está sem comparação com o verdadeiro CAOS que o lugar era antigamente. Espero que a região ainda melhore muito.

Só pra acrescentar: O Antigo prédio do DOPS, era, antes de ser o DOPS a própria estação da Sorocabana, projetada pelo Escritório Ramos de Azevedo. Com a construção da Júlio Prestes, ela foi cedida ao departamento.

Belo thread Tchello! :applause:

É que hoje não tinha o tempo habitual para tirar fotos de tudo, tudo. Eu passei na frente do mosteiro e fiquei de tirar fotos na volta, mas acabei olhando para o relógio, percebendo que estava atrasado e aí fui...:lol: o Batalhão Tobias de Aguiar, famosa ROTA, não deu mesmo. eles não permitem tirar fotos nem de longe. (%[email protected]!!!!!!!) enfim... tirei duas apenas na miúda, mas achei que não fariam jus ao prédio todo e por isso não postei... mas peraí deixa eu colocá-las só para insinuar que não passou despercebido, rs

·
4,575 Posts
É que hoje não tinha o tempo habitual para tirar fotos de tudo, tudo. Eu passei na frente do mosteiro e fiquei de tirar fotos na volta, mas acabei olhando para o relógio, percebendo que estava atrasado e aí fui...:lol: o Batalhão Tobias de Aguiar, famosa ROTA, não deu mesmo. eles não permitem tirar fotos nem de longe. (%[email protected]!!!!!!!) enfim... tirei duas apenas na miúda, mas achei que não fariam jus ao prédio todo e por isso não postei... mas peraí deixa eu colocá-las só para insinuar que não passou despercebido, rs
Ah, mas ficou muito bom Tchello! Bom mesmo! Gosto dessa ênfase no histórico, nas pessoas, no que está sendo feito. Seus threads são muito bons.

Não sei que mania esses militares tem de impedir as fotografias do prédio, que é belíssimo, patrimônio da cidade :eek:hno:

Valeu Tchello, muito bom, você faz os threads em uma velocidade que eu não tô nem conseguindo acompanhar! :lol:

Vou tentar ver o da Vila Leopoldina antes que ele desça.

·
Old is new
3,802 Posts
:applause: Essa sua série de threads é maravilhosa, Tchelllo! Acho que o SSC nunca teve um membro tão ativo quanto você! É impressionante o número de threads que você faz e, melhor ainda, todos têm qualidade, ótimos ângulos e registram muito bem a alma de cada bairro. Muitíssimos parabéns e que você continue assim! Quero ver cada vez mais threads seus. :D

·
Registered
1,055 Posts
Parabéns de novo, como essa região está bonita e muito mais descente, isso aí era uma zona!
Essa região é a que mais guarda grandes suspresas para a renovação da cidade, daqua a uns 10 anos isso será outro mundo!

E as lojinhas hein, que chiqueza, e que Deus abençoe o Cidade Limpa [1000].

·
Piu Forte, porra!
7,278 Posts
O Tchello está merecendo uma estátua em praça pública por essa série extraordinária de threads.Nem fazia idéia de que ainda existiam tantos edíficios históricos poucos descaracterizados no bairro da Luz.Que a revitalização do bairro impulsione a restauração de belo acervo histórico da capital paulista.

·
Registered
2,848 Posts
Mais um thread fantástico, pra mim você é a revelação do SSC em 2008 mesmo, estou até me inspirando e pensando em tirar umas fotos do Brooklyn e colocar aqui no SSC.

·
Banned
11,098 Posts
Discussion Starter · #18 ·
...

O Tchelllo, não precisa humilhar né? :lol:
Mais um belissímo Thread !!
O Kimura tem Razão, Você foi contratado pelo Kassab?? :lol:
Todo Dia um pedacinho de São Paulo Aqui !!
Até o Fim do Ano vamos ter toda a Zona Central postada?
Muito Bom, Gostei da NOVA LUZ.

:applause: :applause: :applause: :applause: :applause: :applause:

Bem que eu gostaria viu? Quando eu encano com uma coisa....:lol:

·
Banned
11,098 Posts
Discussion Starter · #19 ·
...

Pessoal, estou um pouco atarefado aqui no trabalho, mas quando eu puder respondo um por um!

De qualquer forma, fica um "muuuuuuuuuuuito" obrigado mesmo pelos elogios. fico feliz porque isso prova que São Paulo tem sim muitos lugares legais e mesmo em bairros com fama de decadente e tudo mais há muitas formas de enxergá-lo e é mais ou meno isso o que quero passar para vocês pelas fotos que tiro.

:)

1 - 20 of 44 Posts