SkyscraperCity Forum banner

Coleção Bairros de São Paulo - O polêmico bairro do Jabaquara!

30191 Views 58 Replies 36 Participants Last post by  Menestrel
82
Galera, ontem, lembrando de alguns pedidos antigos, resolvi visitar o bairro do Jabaquara.

O "polêmico" no título do thread é quase uma hipérbole :nuts:

Na verdade a polêmica mesmo fica por conta de uma enorme e ultrapopulosa parte do bairro que fica na traseira do aeoroporto de Congonhas e possivelmente será desapropriada, conforme conversei com moradores.

Para quem não conhece São Paulo, há uma curiosidade sobre o bairro.

É neste bairro que fica o Terminal Rodoviário do Jabaquara, de onde partem os ônibus intermunicipais para o litoral paulista ao custo entre 18 e 30 reais.

Como o terminal é integrado a última estação do metrô da linha sul, então podemos dizer que é dalí que partem os milhares de paulistanos que descem para o litoral aos finais de semana e feriados (os que não têm carro como eu, naturalmente:lol:).

Vamos ao passeio!

01

02

03

04 Ao sair da estação do metrô você já está literalmente dentro do terminal rodoviário

05

06

07

08

09

10Infelizmente quando eu ia tirar fotos das plataformas de embarque fui abordado por seguranças...:eek:hno: É proibido tirar fotos dos terminais de ônibus em São Paulo

11

12Pátio de trens do metrô

13

14

15

16Praticamente em frente ao terminal Jabaquara existe um outro terminal da EMTU, que é a empresa de transportes que faz a ligação capital - cidades do ABC

17 Aqui é outra saída do metrô sem ter que passar pela rodoviária.

18

19

20

21

22 Aqui basicamente eu estou voltando sentido estação do metrô Conceição, mas nesta foto específica eu virei para olhar sentido estação Jabaquara.

23 Não consegui identificar que mercado é este, vcs acreditam nisso?:lol:

24

25

26

27

28 O bairro do Jabaquara é bem diversificado. Existem áreas mais simples e outras sofisticadas. Há também uma região mais afastada do "centro" do bairro que é a famosa favela Alba, que não sei se pertence ao Jabaquara.

29

30 Nesta rua, há alguns hospitais.

31

32

33

34

35

36 Há muitos orientais nesta região

37 Ah... o Pastel...O que seria de São Paulo sem as barracas de pastel japonês não?

38Em São Paulo é assim, o povo faz fila para comer pastel!

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51 Esta foto e a próxima resumem bem o que chama-se especulação imobiliária. Meu professor de desenho arquitetônico uma vez comentou que curiosamente antes da construção da linha azul metrô, o Itaú e a empresa dona do Centro Empresarial do Aço compraram o terreno nesta região onde construíram a estação do metrô Conceição, que na década de 60 era simplesmente um lugar ermo e distante na cidade. Ou seja, na época, estas empresas souberam provavelmente atráves de informações privilegiadas que alí passaria a linha do metrô. Percebam que somente estes empresariais, Itaú, Centro Empresarial do Aço e sede da Volkswagen ocupam a paisagem de um bairro residencial... Acredita-se que antes da Av. Faria Lima, Vila Olímpia e Brooklin, esta região seria desenvolvida como zona empresarial.

52

53 Centro Empresarial do Aço

54 Sede nacional do Banco Itaú

55

56

57Centro Empresarial do Aço

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69Sede da Volkswagen. Infelizmente fui impedido de fotografar até mesmo a fachada estando na rua:eek:hno:

70 Mas aí subi uma ladeira e tirei esta da parte traseira do edifício.

71

72

73

74

75

76Se assustaram? :lol: Imagine eu andando e aí de repente um barulho ensurdecedor acima da minha cabeça! Vcs não têm noção de quão bizarro deve ser morar aí.

77 Esta parte do bairro é extremamente populosa. Segundo conversei com um mecânico aposentado, ele me disse que dependendo do tamanho do avião , chega a estremecer dentro de casa.

78

79 foto sem zoom!

80

81 Estas placas estão espalhadas por várias casas desta região colada ao aeroporto.
See less See more
1 - 20 of 59 Posts
O bairro é muito bom, tem um a estrutura de impressionar, prédios bonitos, ruas e avenidas bem movimentadas.... Parabéns pelo thread :cheers:
MNais um agradavel bairro de S. Paulo!
impressionante a quantidade de bairros de classe alta e media de S. Paulo!
O bairro é bem diversificado. Tem bastante comercio, casas e predios. Os moradores devem sofrer, porque o barulho é muito alto e é um avião atrás do outro. Tchelllo, o Zoológico faz parte do Jabaquara?
O mercado da foto 23 é o Pão de Açúcar. Ele fica colado a rodoviária...
Nossa, gostei muito de Jabaquara. Olha que quando eu vou a Sampa, eu ando muito de metrô, mas nunca tinha ido a Jabaquara e, gosti muito do bairro, pois a diversidade é notada a "olho nu". Uma coisa é perigosa: esta "colado" ao Aeroporto de Congonhas :lol:
Parabéns por nos mostrar mais esse belo bairro de Sampa :applause:

Tchello, fiquei encucado com uma coisa, você colocou que Jabaquara seria um bairro "polêmico". Qual a razão de Jabaquara ser "polêmico"?

Abração,

EP
:poke:
O bairro é bem diversificado. Tem bastante comercio, casas e predios. Os moradores devem sofrer, porque o barulho é muito alto e é um avião atrás do outro. Tchelllo, o Zoológico faz parte do Jabaquara?
Na década de 70, os aviões eram bem mais barulhentos... e quando operavam ali os Caravelle, de jato puro, nos anos 60? Hoje em dia o negócio é mais light...

Engraçado que, quando essas pessoas foram morar ali, já sabiam da existência do aeroporto... :poke:

Não.. o zoológico fica no bairro da Água Funda (Não confunda Água Funda com Barra Funda ou Água Rasa:lol:).
Nossa, gostei muito de Jabaquara. Olha que quando eu vou a Sampa, eu ando muito de metrô, mas nunca tinha ido a Jabaquara e, gosti muito do bairro, pois a diversidade é notada a "olho nu". Uma coisa é perigosa: esta "colado" ao Aeroporto de Congonhas :lol:
Parabéns por nos mostrar mais esse belo bairro de Sampa :applause:

Tchello, fiquei encucado com uma coisa, você colocou que Jabaquara seria um bairro "polêmico". Qual a razão de Jabaquara ser "polêmico"?

Abração,

EP
A polêmica é só a questão da parte do bairro colada ao aeroporto mesmo :lol:
O mercado da foto 23 é o Pão de Açúcar. Ele fica colado a rodoviária...
hummmm. valeu... Te juro que não vi logomarca do mercado...:nuts:
A polêmica é só a questão da parte do bairro colada ao aeroporto mesmo :lol:
^^ Prefiro morar longe dos Aeroportos :lol:
Ah, mais um tópico do hercúleo trabalho de Tchelllo!
Dizer que é ótimo é chover no molhado, por isso prefiro me ater aos detalhes...
Não vou dizer que conheço o Jabaquara, mas quando fui a São Paulo, peguei o metrô (o lugar ao qual eu ia ficava próximo a Palmeiras-Barra Funda) e aproveitei o tempo livre para ir até Corinthians-Itaquera e depois até Jabaquara. O metrô de São Paulo é f*da, limpo e organizado.
O pastel é mesmo uma instituição das feiras livres! Aqui em Campinas, as feiras mínguam, as bancas mínguam, mas a banca do pastel sempre está cheia! :lol: Uma pena que não frequento mais feiras desde que vim morar no Centro...:(
O Jabaquara é um bairro bem simpático, não é vandalizado, tem uma aparência ordeira...a única coisa que me faz achar o bairro ruim é a rota dos aviões, que já pousavam antes de existir o bairro...:|
É sempre bom ver esses tópicos. Parabéns pelo trabalho! :)
Não.. o zoológico fica no bairro da Água Funda (Não confunda Água Funda com Barra Funda ou Água Rasa:lol:).
Valeu! É um bairro tipico de casas, e tranquilo, não é?
Valeu! É um bairro tipico de casas, e tranquilo, não é?

Sim.. O bairro da água rasa é residencial e tranquilo.:)

Qualquer hora passo por lá...
Falando da favela Alba, ela fica na Vila Santa Catarina,um pouco mais sul do Jabaquara, mais proximo da avenida Roberto Marinho..mas fica no distrito do Jabaquara

E o barulho dos aviões é impressionante...saindo do metrô Jabaquara é bem forte!!!
Pois é... Já saindo da estação do metrô Jabaquara os aviões passam bem baixinhos e barulhentes..

Uma curiosidade que peguei com um morador do bairro é que ao contrário do que eu imaginava esta parte do aeroporto colada ao bairro não é necessariamente a traseira de Congonhas, pois apesar de durante boa parte do dia ser alí o local de pouso dos aviões, a partir das 16 horas inverte-se o sentido e dalí acabam decolando aviões.
Como sempre maravilhoso o thread!
Tchelllo, vc mencionou a desapropriação de algumas áreas perto do aeroporto. Procurei e não achei, você pode falar mais um pouco sobre?
Os empresariais também não estão na área de risco?
Lembro que na queda do avião da TAM existia um hotel luxuoso já em fase final de acabamento, que estava fora das leis permitidas para o local. Depois até descobriram que a obra era fruto de muita roubalheira, ou algo parecido. Nunca mais ouvi falar dele. Por acaso é nesta região.
Parabéns mais uma vez!

[]'s
Sim.. O bairro da água rasa é residencial e tranquilo.:)

Qualquer hora passo por lá...
Água Rasa é o meu bairro! :cheers:
As avenidas que o cirdundam não são nada tranquilas! :lol:
Mas é certo de que a parte residencial é sim! Eu gosto! :)

Aproveitando, parabéns! Belas fotos!
Os empresariais são lindos, as calçadas me pareceram bem estruturadas... Ótimo!
Parabéns! :)
Uma das polêmicas do bairro e do aeroporto é: Quem chegou primeiro?!
Pelo que parece, o aeroporto veio antes, quando essa região, como você mesmo disse no thread, era "afastada" da cidade em sí, que antes era apenas aquela região do atual centro expandido. Com isso, essas casas vieram depois, portanto quem deveria sair são as pessoas moradoras da região que circunda o aeroporto e não a desativação de Congonhas, como muitos ja devem ter ouvido.
É uma questão muito polêmica mesmo, eu mesmo não sei em o que eu acredito, mas a versão do aeroporto é mais convincênte pela questão de aeroportos serem construídos em áreas mais afastadas da densidade urbana do munício (cidade, no caso São Paulo, na época, a atual região conhecida como Centro Expandido).
Mas é bem complicado!
1 - 20 of 59 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.