SkyscraperCity Forum banner

Colocando POA em 3D no Google Earth...

84881 Views 636 Replies 43 Participants Last post by  AcesHigh
2
POA tá lamentavel no GoogleEarth... tem poucos prédios em 3D, e desses poucos, menos ainda tem boa qualidade.

Quero colocar mais prédios de POA em 3D no GoogleEarth... basta criar prédios com qualidade e enviar pro Google... e se for aprovado, qq pessoa q navegar por POA vai poder ver os prédios em 3D.

Bom, mas pra isso, eu preciso de AJUDA. Principalmente no quesito TEXTURAS.
bom, esse aqui foi meu post inicial neste thread, e felizmente, POA NÃO ESTÁ mais lamentável em 3D. Graças aos esforços aqui, conseguimos criar já um belo skyline de POA.

Skyline do Centro em 20.05.2010

**********************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************
Skyline do Centro em 14.10.2010
See less See more
1 - 20 of 637 Posts
aliás, pra começo de conversa, preciso fotos de vários angulos e com boa qualidade desse prédio bem na frente... que como os Porto Alegrenses sabem, tem essas paredes laterais numa cor meio avermelhada...

(prédio do IPASE)
Bah, eu ajudaria, mas to me matando pra conseguir fazer um prédio que ja existe, to tentando pegar a manha, mas ta complicado.

Mas vou ver uns mais faceis e tentar
Tu precisa de váreias fotos, é isso?
acabei de recriar o IPASA em 3D... agora vou ver os passos pra submeter o prédio pro GoogleEarth. Gostaria de melhorar um pouco as texturas.

Não tenho imagens da base do prédio... e a lateral que dá pro Guaíba tem um detalhe central, mas não achei imagens em resolução boa o suficiente pra exportar as texturas pro GoogleEarth.

Além disso, claro, se acharem imagens do prédio em BOA RESOLUÇÃO, poderei melhorar TAMBEM a qualidade da textura das janelas...

See less See more
2
Tu precisa de váreias fotos, é isso?
o ideal são várias fotos pra ter uma boa idéia da volumetria do prédio e de cantos menos escondidos, e algumas fotos de BOA QUALIDADE, de preferencia com pouca distorção de perspectiva (dá pra arrumar a perspectiva, mas claro, os cantos mais longe da perspectiva viram texturas com pouca qualidade)

por exemplo, pra fazer o prédio da IPASA, utilizei somente UMA FOTO...

já essa aqui SERIA uma ótima foto pra texturizar a lateral do prédio, mas infelizmente, está em muito baixa resolução (o prédio ocupa uma parte pequena da foto). Oq eu fiz então foi utilizar pras laterais a mesma textura da frente do prédio... e repetir ela nas partes que interessavam (janelas).

ah, importante notar que eu desisti de usar os prédios do arquivo do Flick... só estou usando como referencia de altura (segundo ele, o IPASE tem 86 metros). Não dá pra modelar em cima de tanto erro que tem... o cara que fez aquilo definitivamente não sabia usar Sketchup.
See less See more
PESSOAL, VCS PODERIAM MANDAR O LINK DESSE TÓPICO PRA TODOS FORISTAS DE POA AQUI DO SSC?

Não é todo mundo que visita esse forum... e eu gostaria que pudessemos trabalhar juntos pra fazer o máximo possivel de prédios de POA em 3D pro GoogleEarth. Com medidas corretas, etc.

Quem quiser requisitar um prédio especifico, favor fazer uma galeria de fotos dele... quem tiver tempo, talvez consiga tirar ele mesmo as fotos do prédio...

Lembrem que o bom é fotos de alta resolução, mas não interessa fotos de detalhes. O ideal são fotos de boa resolução mas que mostrem um lado inteiro da fachada do prédio por exemplo.
Aces, este prédio que tu tá falando tava cheio de erros mesmo, eu tentei "maquiar" e fazer o topo, mas tava compreguiça e criei vários planos em angulações diferentes. Ficou horrível, mas para o uso que eu estava oferecendo: ser uma volumetria, apenas, decidi não modificar muito. Poderia ter deletado ele e erguido do zero, mas tava com preguiça. Aquelas janelas eu acho que deveria ter deletado. As prefeituras também estavam mal, principalmente a mais alta. Nem mexi nela. E nem no Mercado.

Arrumei um pouco o Santa Cruz, tive problemas com a topografia. Como a proposta era apenas ter as volumetrias para um render, ficou ótimo, não era necessário mais esmero do que isto, até porque nas apresentações de renders, é legal deixar a paisagem monocromática.

Este arquivo não tá bom, não por falta de técnica em Sketchup, mas porque ele é um modelo em 3D importado do CAD, e corrigido.

Ah, se tu não reparou, são dois arquivos junto: o que é todo plano é um só e o que tem a topografia é outro, adicionado ao primeiro. Isto é, todas aquela parte da Borges com os prédios bem feitos é um outro arquivo, feito por outra pessoa. Aquele ficou bom!

Para fazer um modelo como o que eu fiz é super fácil, basta sair na rua e pegar a altura dos prédios, e depois baixar o aero da prefeitura em CAD e exportar pro Sketchup e levantar os prédios seguindo o número de andares.
See less See more
Flick, pra entrarem no GoogleEarth, tem que ser um prédio de cada vez. O topo deles eu posso ver a partir do GoogleEarth (inclusive texturizo assim).

precisa da ajuda de vcs pra:
ALTURA EXATA
NUMERO DE ANDARES (pra fazer certo as texturas)
FOTOS PRA FAZER TEXTURAS
alias, aqui tem um otimo PDF sobre colocar modelos fotorealisticos no googleearth, incluindo dicas de que tipo de fotos tirar, etc.
http://www.google.com/intl/en/sketchup/3dwh/pdfs/modeling_a_city.pdf
Quem poderia dar umas dicas legais é um forista de Belém, o Elói Raiol. Ele fez o skyline de Belém praticamente sozinho e hoje Belém tem o 3º melhor skyline do Brasil no GE.

Aqui o link pro blog dele: http://eloiraiol.blogspot.com/
ele participa aqui é?

vou pedir dicas pra ele, mas as fotos e dados de POA tem q ser os foristas porto alegrenses mesmo quem tem que fornecer.
^^ É, nas fotos acho que ele não vai poder ajudar... :D

Ele participa pouco aqui, geralmente ele posta nesse thread: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=611338

Mas no blog dele tem os e-mails pra contato, na parte de baixo da página.
^^ Fale com o cara que abriu neste subforum o thread "Edifícios de salvador". :)
bom, mas como eu disse, não quero "dicas" de como criar os prédios, eu quero é dados e fotos dos prédios!
Oi Aces, trabalho bastante com o Sketchup e to disposto à ajudar! Já algum tempo estava procurando um grupo pra fazer em conjunto Porto Alegre no GE e até agora não tinha encontrado. Lá nos fórums do GE ninguém se candidatou.
É meio ruim ver Poa no GE com uma densidade tão parca e olha que já estamos na versão 5. Vou ver o que posso fazer...

Mas pra iniciar, dá pra fazer o seguinte: um banco de fotos e escolher alguns predios mais referenciais do centro pra começar...sempre que puder, colocando os links e o resultado dos desenvolvimentos sempre atualizados na primeira folha!

Abraço
acho q num primeiro momento, seria legal fazer aqueles prédios ao redor do Largo Glenio Peres. O Mercado Publico inclusive já existe como modelo, mas está mal texturizado. Se eu texturizar legal, acho q passa nos critérios do Google e entra no GE...
Eu queria ajudar, mas tenho preguiça...

Aces, tu sabe mexer em 3DS?
Aces, que versão do GE tu possui? Aqui eu não vejo o bloco do Mercado Público. Os poucos edifícios que possui são o Caergs e 2 proximos dali, o Smam, o Gasometro, O arco da Redenção, os Estádios e um edificio na perimetral.

P.s.: minha versão é 5
sabia, mas esqueci. Minha irmã sabe.
1 - 20 of 637 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.