SkyscraperCity banner
1 - 2 of 2 Posts

·
is this it
Joined
·
609 Posts
Discussion Starter · #1 ·
DA REPORTAGEM LOCAL

Com 3,5 m de altura, uma estátua do apóstolo Paulo, que é o padroeiro paulistano desde o ano passado -em substituição a santa Ana-, mobilizou ontem o público da praça da Sé.
Inaugurada no domingo, ela chegava a juntar ontem, ao mesmo tempo, mais de cem pessoas, que tocavam seus pés e especulavam sobre quem a esculpiu, qual material foi usado e também sobre a vida do santo.
A placa do monumento não ajuda a esclarecer os questionamentos. Oito das 14 linhas de seu texto são dedicadas a falar sobre o patrocinador, a Mapfre Vera Cruz Seguradora, que é citado em letras maiores que as do nome de são Paulo.
Procurada no final da tarde de ontem, a empresa não comentou sobre a doação e a redação da placa até a conclusão desta edição.

De perseguidor a cristão
As outras linhas da placa só contam que o monumento é comemorativo aos 2.000 anos de nascimento do apóstolo. Não se fala de sua história -um judeu romano que perseguia cristãos e, após ter uma visão de Deus, converteu-se ao cristianismo.
O monumento, em bronze, foi feito pelo artista plástico Murilo Sá de Toledo, segundo a Cúria Diocesana.
Para a dona de casa Manuela Correia Moura, 60, a falta de informações não fez falta. "Achei a estátua muito bonita. Sou católica e gosto muito de são Paulo", diz ela.
A funcionária pública Antônia da Silva, 69, "adepta de todas as religiões, desde que sejam com Deus", gostou da renovação do cartão postal da catedral, na praça -a estátua fica em frente à escadaria, a vários metros de distância. "Embelezou a praça", diz ela, que passa ali diariamente.
Na praça já bastante conhecida pelo sincretismo religioso, dois grupos de pregadores evangélicos estavam ao lado da estátua.
À direita, Gideon dos Santos, da igreja Mundial do Poder de Deus, contou que o local é bom para trazer pessoas à religião. "A Sé é onde há mais pessoas carentes em São Paulo. Carentes especialmente da palavra de Deus."
(DANIEL BERGAMASCO)

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff3006200926.htm
 

·
is this it
Joined
·
609 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Praça da Sé, em SP, ganha estátua do apóstolo Paulo




A Praça da Sé, marco zero da capital paulista, foi escolhida para receber a estátua do santo padroeiro que dá nome à cidade: São Paulo. A cerimônia de entrega aconteceu no último domingo, 28/6, pelo cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo.

O monumento, feito em bronze, fica em frente à Catedral da Sé. A imagem foi um presente da Igreja Católica em homenagem aos dois mil anos de nascimento do santo.

A inauguração ocorreu após a missa de encerramento do Ano Paulino , comemoração lançada pelo papa Bento XVI em 29 de junho de 2008 para celebrar o nascimento do apóstolo Paulo, considerado pelos católicos o primeiro grande missionário da fé cristã.

A imagem de 3,5 m foi doada pela Arquidiocese de São Paulo para a prefeitura municipal. Segundo a Arquidiocese de São Paulo, diversas celebrações e peregrinações foram realizadas neste ano jubilar.

Criada pelo escultor paulista Murilo Sá Toledo, a estátua representa a figura do apóstolo perplexo perante a voz de Deus.


http://noticias.terra.com.br/brasil...Se+em+SP+ganha+estatua+do+apostolo+Paulo.html
 
1 - 2 of 2 Posts
Top