Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 7 of 7 Posts

·
MA meu tesouro,meu torrão
4,445 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Maranhão vai ganhar R$ 268,6 milhões com novo imposto
Escrito por Pedro Henrique Freire, do Imparcial, em Brasília
12-Jun-2008
Brasília - Com a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS), o Nordeste vai ganhar R$ 2,19 bilhões dos R$ 10 bilhões que serão arrecadados no ano que vem com o novo imposto. O Maranhão será o quarto estado que mais vai receber com a arrecadação da CSS entre os nove estados da região: terá, por ano, R$ 268,6 milhões para financiar a saúde, sem contar o percentual regulamentado pela Emenda 29.

Entre os estados nordestinos, quem mais vai receber é a Bahia. Terá, em 2009, em seus cofres, R$ 540 milhões para a saúde. Em seguida aparece Pernambuco (R$ 348 milhões) e, em terceiro, o Ceará (R$ 342,4 milhões). O vizinho Piauí vai ganhar R$ 136,7 milhões. Quem menos receberá com a CSS é Sergipe (R$ 95,8 mi).

Para os deputados federais maranhenses - mais da metade dos 18 votou a favor do novo imposto - o estado só ganha com a CSS. "Não se faz saúde de graça. Tem que ter receita", diz Domingos Dutra (PT-MA). Ele votou a favor da contribuição e defende que, com a ampliação dos investimentos em saúde, o acesso ao setor vai melhorar no estado. "Investir em saúde é distribuir renda. E a maioria esmagadora da população precisa do serviço público de saúde", afirma Dutra.

Assim como ele, governistas como Gastão Vieira (PMDB), Cléber Verde (PRB), Pedro Fernandes (PTB), Professor Sétimo (PMDB), Julião Amin (PDT), Davi Alves Silva Júnior (PDT), Flávio Dino (PCdoB) votaram pelo novo tributo. Entre os maranhenses da oposição, como os tucanos Carlos Brandão, Roberto Rocha, Pinto Itamaraty e Sebastião Madeira, nenhum votou pela CSS. Eles consideram que o governo federal já tem muito dinheiro em caixa, mas gasta mal. E a criação de um novo imposto vai de encontro à necessidade de se reduzir a carga tributária do país.

·
Nothing left to fear
2,057 Posts
Eu não consigo não associar o nome desse imposto ao Cansei de Ser Sexy! :tongue2:

"alala alala
alguém me avisa
quando é bom parar
de fazer a intima"

·
MA meu tesouro,meu torrão
4,445 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Só pra deixar bem claro: eu postei a notícia mas não concordo com ela de jeito nenhum e muito menos com esse famigerado imposto. O final desse filme já tá tão manjado. Pra Saúde, SEI.
Papai Noel vai trazer meu presente já agora nas festas juninas. :banana::lol:

·
:)
18,427 Posts
Olha a palavra utilizada na título pelo autor que nem me fez querer ler o resto: GANHAR.

Eu sou cismado com esta palavra. Dá a impressão que é uma esmola, sei lá. Se o dinheiro vem da arrecadação com os cheques, teoricamente seria uma OBRIGAÇÃO ceder os recursos para os estados, ou seja, investir na saúde de quem contribuiu.

=/

·
Registered
7,546 Posts
é um absurdo esse poder de manipulação da União.
Os estados e municípios deveriam ficar com pelo menos 80% do arrecadado em seus territórios. 40% p/ o estado e 40% p o município os 20% restatantes para União num fundo comum de auxúlio aos estados que não conseguissem cobrir suas despeas básicas com saúde.

·
Genius Rayearth
1,000 Posts
Ao que me parece, a distribuição desse imposto está sendo baseada na população de cada estado...dai a explicação de Ceará e Pernambuco receberem quantias parecidas, e Segipe receber a menor parcela, agora acho engraçado, nosso pais com tantos recursos minerais para explorar, industrializar e vender(o que ocorre é que vendemos a matéria prima que é de baixo valor), ter que cobrar impostos absurdos para garantir uma saúde que está a anos-luz de ser no mínimo decente!
Esse é o nosso Brasil...

1 - 7 of 7 Posts
Status
Not open for further replies.