SkyscraperCity banner

1 - 20 of 3441 Posts

·
Banned
9,643 Posts
Discussion Starter #1
A quantidade de pessoas que decidiram deixar o Brasil para viver em outro país cresceu 165% em um período de sete anos. Em 2011, 8,1 mil declarações de saída definitiva foram entregues à Receita Federal; em 2017, contudo, esse número mais que dobrou, e 21,7 mil brasileiros deixaram o país até 13 de dezembro (dados mais recentes).

O salto mais expressivo na debandada coincide com o auge da crise econômica no Brasil, de 2015 para 2016, quando o número de declarações entregues subiu mais de 40%. No ano anterior, o aumento tinha sido de 19% e, de 2013 para 2014, de 24%. Os números englobam tanto as saídas de brasileiros quanto de estrangeiros que residiam no país (veja gráfico completo abaixo).

"Havia a expectativa de que a economia ia começar a melhorar e também um movimento xenófobo [no mundo], que poderia desacelerar esse processo [de saída do Brasil]. Mas as perspectivas para a política no ano que vem desanimam", afirma Jorge Botrel, sócio da JBJ Partners, empresa especializada em empreendedorismo e expatriação para os Estados Unidos, lembrando que 2018 é ano de eleições no Brasil

https://g1.globo.com/economia/noticia/com-a-crise-dispara-a-quantidade-de-brasileiros-que-desistem-de-viver-no-brasil.ghtml

·
Scooter/motorbike lover
59,982 Posts
Mas, não chega aos pés do período entre 1989 e 1993, quando ocorreu a Diáspora Brasileira. Foi nessa época que, se não me engano, centenas de milhares de pessoas deixaram o Brasil rumo aos EUA, Itália, Portugal, Inglaterra, Japão e até mesmo a Argentina. Também foi a época dos "coiotes", quando brasileiros iam até o México e tentavam entrar nos EUA ilegalmente cruzando a fronteira.

Boa parte dos brasileiros que vão embora do país continuam a gostar do Brasil e o deixam porque "simplesmente se tornou impossível de morar aqui". Outros fazem questão de cuspir no prato que comeu, diz para todos que o "Inferno é melhor que o Brasil" e esquecer que foi brasileiro um dia.

Acredito que, se o Brasil fizesse fronteira terrestre com alguma potência econômica, veríamos as mesmas cenas que vemos na Venezuela, onde os venezuelanos estão literalmente fugindo do país para a Roraima. Também o fato do Brasil ser um país distante e as passagens aéreas internacionais serem caríssimas ajudam para que a Diáspora Brasileira não se repita hoje.

·
Registered
14,259 Posts
Se eu pudesse, também iria, mas não tenho dinheiro nem para ir para Osasco ou Guarulhos direito, quem dirá para fora do país, mas vou continuar arriscando na Mega e se eu ganhar, dar o fora e é melhor fazer isso com muito dinheiro na conta e sem correr o risco de ser capacho de gringos e cair na indigência lá fora indo só com a cara e a coragem. Agora, falando mais sério, o país poderá começar a melhorar se no comando tiver alguém com uma mentalidade realmente mais liberal, mas se for um populista, seria melhor mesmo estar fora daqui ou até mesmo morto!

·
Registered
20,264 Posts
Se eu pudesse, também iria, mas não tenho dinheiro nem para ir para Osasco ou Guarulhos direito, quem dirá para fora do país, mas vou continuar arriscando na Mega e se eu ganhar, dar o fora e é melhor fazer isso com muito dinheiro na conta e sem correr o risco de ser capacho de gringos e cair na indigência lá fora indo só com a cara e a coragem. Agora, falando mais sério, o país poderá começar a melhorar se no comando tiver alguém com uma mentalidade realmente mais liberal, mas se for um populista, seria melhor mesmo estar fora daqui ou até mesmo morto!
Pode esquecer a megasena, o prêmio é meu e ninguém tasca....

·
Go Brazel!
16,998 Posts
O pior da crise já passou e o país está recuperando, é até estranho uma reportagem dessas em 2017. O problema maior é que a inteligência dos brasileiros irá colocar Lula ou Bolsonaro na presidência, então se preparem, 2019 vai ser 2015 season 2.

·
Die Zukunft gehört Gott
6,433 Posts
Como um homossexual cidadão alemão .... casado , e pai , sou sempre lembrado pelas pessoas o quão louco eu sou por preferir viver aqui do que lá, desde meus pais até os colegas de trabalho .... ainda mais por viver em pleno Rio de Janeiro.. sozinho sem família por perto .

Não gosto do estilo de vida da Alemanha, e nem dos países europeus que conheci , não me enxe os olhos .. não me atrai e não me encaixo, principalmente com relação ao clima , a interação com a natureza e as pessoas ... Berlim é cheia de parques , espacos verdes , lagos , mas não é a mesma coisa é boa parte do ano sopra um vento gélido, e o clima sombrio e deprimido domina a atmosfera da cidade durante o longo inverno ... acho que se as pessoas querem ir , elas devem ir , de facto é um outro universo , outros costumes, nem sempre tudo é flores , os perrengues são reais , porém se é o que se busca, vá... eu vou ficando por aqui segurando as pontas até onde dá... ou melhor segurando as pontas até o meu marido se cansar de brincar de Brasil tbm .... e infelizmente sinto que esse dia está mais perto do que eu gostaria que estivesse.

Sei que existe vida além da europa , mas não sei se estaria disposto a enfrentar o longo processo de imigração, ainda mais com uma criança... O Canadá passa longe das minhas expectativas... EUA ótimo pra visitar ritmo de vida muito agitado e sem benefícios ou segurança social... a Austrália se fosse 5 h mais perto já estaria lá provavelmente.... podendo me deslocar dentro de todo território da UE não vejo porque "fadigar" um processo migratório desnecessário

·
Die Zukunft gehört Gott
6,433 Posts
Eu me arrependo de não ter ido para o Japão quando tive a oportunidade há uns 7 anos atrás. Mesmo com a crise que o pais estava vivendo, meus primos foram e estão muito bem por agora. Inclusive, um deles está noivo de uma japonesa.
Acho o Japão um país mega estranho .... pode parecer preconceito idiota, mas aquela ilha isolada, que chacolha a cada movimento das placas tectônicas, com aquelas arquitetura carregada... casas pequenas e cidades sinistras, nao me atrai em nada , além de ser hiper mega fechado a imigração

·
Die Zukunft gehört Gott
6,433 Posts
Seu marido é alemão também, ou é brasileiro? Onde se conheceram?
Meu marido é brasileiro de descendência italiana ele nasceu aqui é paulista ... ( preguiçoso nunca correu atrás de cidadania italiana ou essas coisas ) .... eu fui criado em São Paulo... vivo no Brasil desde 5 anos de idade sou brasileiro de facto , meu pai é o alemão, minha mãe a brasileira da história ... sou cidadão alemao pois na época ao chegar aos 21 anos você não poderia como alemão manter as 2 cidadanias e por livre e espontânea pressão abri mao da brasileira.... Hoje as leis mudaram , mas confesso que a preguiça de ir atrás e busca aquele monte de documento e etc... me desanima.

·
freiheit über alles
19,239 Posts
Esse termo é bem manjado: fuga de cérebros.

O país tá incapaz de oferecer boas colocações pra parte mais escolarizada da população, a discrepância entre salários no exterior e aqui dentro é cada vez maior, e quem pode, vai vazar mesmo.

Até já fiz essa piada aqui uma vez. Quando o brasil tá quebrado, sofre com fuga de cérebros. Quando estava bem, os cérebros iam pro serviço público e tb não produziam nada. Either way, o país é acéfalo.

·
on the road
30,686 Posts
Declaração de saída definitiva não é um bom indicativo de imigração nesse período porque aumentou bastante a preocupação de brasileiros que imigraram em fazer as suas declarações. Isso ocorre porque a Receita Federal está colaborando mais com autoridades tributárias e fiscais estrangeiras no âmago de diversos acordos de cooperação assinados.

No passado, muita gente se mudava do Brasil e ignorava completamente a declaração de saída, e até mantinha conta aberta como se fosse residente no Brasil usando endereço de parente, por exemplo. Isso agora é mais complicado, seja para banco e principalmente para a pessoa.

·
Scooter/motorbike lover
59,982 Posts
Esse termo é bem manjado: fuga de cérebros.

O país tá incapaz de oferecer boas colocações pra parte mais escolarizada da população, a discrepância entre salários no exterior e aqui dentro é cada vez maior, e quem pode, vai vazar mesmo.

Até já fiz essa piada aqui uma vez. Quando o brasil tá quebrado, sofre com fuga de cérebros. Quando estava bem, os cérebros iam pro serviço público e tb não produziam nada. Either way, o país é acéfalo.
É bem isso mesmo.

Quem está deixando o Brasil agora são os que estão capacitados e que já conseguiram alguma coisa lá fora, e não aquele que juntou suas parcas economias, vendeu tudo que tinha e se mandou para lavar pratos nos EUA ou ser dekassegui no Japão. Eu mesmo não pensaria duas vezes em ir embora do Brasil se surgir uma boa oportunidade profissional lá fora.

Falando nisso, tem gente que critica essa emigração e até usa a infame frase "Brasil: ame-o ou deixe-o". Quem está indo embora do Brasil não é porque não gosta aqui: ele ama o nosso país, mas sabe que aqui está muito difícil de viver e quer o melhor para si e sua família.

·
Registered
20,264 Posts
O pior da crise já passou e o país está recuperando, é até estranho uma reportagem dessas em 2017. O problema maior é que a inteligência dos brasileiros irá colocar Lula ou Bolsonaro na presidência, então se preparem, 2019 vai ser 2015 season 2.
Calma que o congresso nacional já esta encaminhando a continuação para 2019, A Crise II: rapando o tacho...

·
Scooter/motorbike lover
59,982 Posts
Calma que o congresso nacional já esta encaminhando a continuação para 2019, A Crise II: rapando o tacho...
Dependendo dessa continuação, não vai ser só cérebros fugindo para o Hemisfério Norte: Paraguai poderá ver sua população quadruplicar com os brasileiros fugindo da depressão econômica, da hiperinflação e da "guerra civil".

hehehe

·
to gulag!
20,691 Posts
Estou ainda planejando ai para daqui a 1-2 anos sair, ultimamente tenho pensado no canada mesmo.
Ficar no brasil só se fosse pela familia (e a minha a maior parte que tenho contato está na europa então whatever) ou amigos já que relacionamento eu levo meu namorado para aonde eu quiser ir de qualquer forma (viado dominante q)...

Vamos esperar que o futuro esteja melhor para se sair desse buraco.

·
to gulag!
20,691 Posts
Só moraria no Canadá se fosse em Vancouver. Costa leste nem pensar morar naquele freezer. Idem Midwest e northeast EUA.
Vancouver parece awesome, tenho um amigo que mora lá e fala super bem de lá.
Costa leste é legal, mas seila, a maior vantagem acho que é estar perto de NY para fazer uns rolezinhos e comprinhas rs.

1 - 20 of 3441 Posts