SkyscraperCity banner

3421 - 3440 of 3441 Posts

·
Registered
19,473 Posts
Revertendo seu pensamento: Nem todos que mudam de país estão indo por não acharem que lá fora é paraíso perfeito.
Muitos mudam por falta de 'espiritualidade' ou 'frieza' por não se importarem em estarem longe de seus parentes e precisam de 'ajuda' para se aceitarem e serem felizes como brasileiros.
Wendel, ha muitos motivos para as pessoas sairem de seus paises de origem. Vou falar-lhe apenas de meu caso particular.

Sai de Portugal porque desde moço, desde pequeno, adolescente vah, me sentia um alien por lah. A minha forma de pensar eh diferente, a minha forma de viver eh diferente, os meus anseios sao diferentes. Isto sempre me gerou problemas de convivencia social por lah. Quantas vezes parecia ateh que nao falavamos a mesma lingua tal a quantidade de mal-entendidos. Ateh dada idade pensava que o problema era meu. Depois comecei a viajar e percebi que afinal nao. O que precisava era procurar sitios onde me sentisse melhor e onde conseguisse realmente funcionar plenamente nas suas sociedades. Culturas e pessoas mais acordes ah minha maneira de ser e viver. E assim procedi. Procurei a minha felicidade onde achei que iria encontra-la. E fui e sou realmente muito mais feliz.

Wendel, cada caso eh um caso. Cada pessoa eh um ser muito complexo e soh cada um e Deus podem saber as motivacoes para fazermos o que fazemos. Para que julgarmos os outros? Deixemos cada um viver a sua vida como melhor lhe parecer e onde melhor achar que consegue encontrar a felicidade.

Nao julgueis, para que nao sejais julgado. Porque sereis julgados pelo criterio com que julgais e sereis medidos pela medida com que medis.

Mateus 7.1-2

·
Visitante desde 2002
2,879 Posts
Wendel, ha muitos motivos para as pessoas sairem de seus paises de origem. Vou falar-lhe apenas de meu caso particular.

Sai de Portugal porque desde moço, desde pequeno, adolescente vah, me sentia um alien por lah. A minha forma de pensar eh diferente, a minha forma de viver eh diferente, os meus anseios sao diferentes. Isto sempre me gerou problemas de convivencia social por lah. Quantas vezes parecia ateh que nao falavamos a mesma lingua tal a quantidade de mal-entendidos. Ateh dada idade pensava que o problema era meu. Depois comecei a viajar e percebi que afinal nao. O que precisava era procurar sitios onde me sentisse melhor e onde conseguisse realmente funcionar plenamente nas suas sociedades. Culturas e pessoas mais acordes ah minha maneira de ser e viver. E assim procedi. Procurei a minha felicidade onde achei que iria encontra-la. E fui e sou realmente muito mais feliz.

Wendel, cada caso eh um caso. Cada pessoa eh um ser muito complexo e soh cada um e Deus podem saber as motivacoes para fazermos o que fazemos. Para que julgarmos os outros? Deixemos cada um viver a sua vida como melhor lhe parecer e onde melhor achar que consegue encontrar a felicidade.

Nao julgueis, para que nao sejais julgado. Porque sereis julgados pelo criterio com que julgais e sereis medidos pela medida com que medis.

Mateus 7.1-2
Sim! Como eu mesmo tinha falado, não podemos generalizar nada.
Se você for no meu histórico de postagens, verá justamente vários posts meus aconselhando aos foristas para não julgarem ninguém, pois não estamos mais em época disso, num tempo em que se paga muita língua. Eu não sou assim. Acontece que eu acho que sou o forista inimigo número 1 deste tópico e também do O Sul é o Meu País! Sou extremamente contra qualquer raciocínio de dissolução brasileira e me revolto quando vejo algo do tipo.
Não fiquem com raiva de mim, pois é apanas isso.

Pra quem a carapuça serviu, eu humildade peço desculpes e desejo felicidades. Faço também o pedido de se ajustarem nas coisas ruins comentadas, aí a carapuça será retirada! :lol:

·
Registered
10,920 Posts

Mateus 7.1-2
Por**, você descreveu o mesmo que eu sentia hahah tirando a paixão pelo futebol, eu me identifico muito pouco com as coisas do Brasil. Me sentia com um "Alien" tbm :lol:

·
Registered
8,699 Posts
Quem já conseguiu a cidadania italiana, fez pelo Brasil? Quanto tempo demorou entre apresentar os documentos no consulado e receber a confirmação e as documentações que atestem a cidadania?

·
masoq??
1,106 Posts
Quem já conseguiu a cidadania italiana, fez pelo Brasil? Quanto tempo demorou entre apresentar os documentos no consulado e receber a confirmação e as documentações que atestem a cidadania?
Eu fiz na Italia mas minha amiga fez pelo Brasil. Bom, é o consulado de SP provavelmente o mais lento de todos. A família dela ficou 11 anos na fila, enviaram a solicitação em 2005. Foram convocados em agosto de 2016 pra apresentar a documentação atualizada em outubro do mesmo ano. Recebeu o "certificato di cittadinanza" em julho de 2017.
Se você tiver facebook, no grupo "cidadania italiana area livre" provavelmente vc acha muito mais informação em relação ao teu consulado.

·
Registered
1,749 Posts
Eu ia fazer esse ano na Itália, mas acho que vou ter que deixar pro ano que vem. Ainda estou fazendo as retificações.

·
Registered
796 Posts
Fiz pelo Brasil, consulado de Curitiba. 7 anos de fila. Depois de convocado mais quase 1 ano para sair. Do resto tudo certo.

·
Registered
8,699 Posts
Obrigado! Eu estou na fila do consulado de Curitiba, a previsão pelo andar da carruagem é no segundo semestre do ano que vem me chamarem pra apresentar os documentos.

Eu fiz a pergunta porque, em tese, o consulado tem 720 dias pra finalizar o processo. Meu sócio disse que o dele levou 8 anos, sem contar o tempo de fila. Achei muito exagerado. Até perguntei se não tinha nenhum documento errado e ele disse que não.

Eu queria fazer diretamente pela Itália, e o farei se conseguir encontrar a certidão de batismo do dante causa. É o único documento que me falta. Fazendo por Curitiba é "tranquilo", porque já existe um primo que fez por lá e é possível aproveitar os documentos já apresentados no consulado. Então, fazendo por Curitiba, eu teria que apresentar só de quem ainda não está lá. Mas pra fazer diretamente na Itália eu preciso conseguir esse documento.

O problema é que esse primo já é falecido, e os filhos não sabem dizer onde se conseguiu cada documento. A história da família diz que ele nasceu em Padova, mas no registro de casamento aparece como Vaprio d'Adda, RM de Milão, mas que é mais perto de Bergamo do que de Milão. Bergamo inclusive é onde tem boatos que foi conseguido o documento, mas existem mais de 400 paróquias em Bergamo e eu não consegui ter uma resposta positiva ainda. Só que a história de Padova faz algum sentido, porque ele casou com uma mulher do Trento, que é bem perto de Padova. O casamento foi no Trento. Só se nasceu num lugar e viveu a vida toda em outro.

·
armatissimi & liberissimi
21,766 Posts
Fazendo por Curitiba é "tranquilo", porque já existe um primo que fez por lá e é possível aproveitar os documentos já apresentados no consulado. Então, fazendo por Curitiba, eu teria que apresentar só de quem ainda não está lá. Mas pra fazer diretamente na Itália eu preciso conseguir esse documento.
Tem certeza? Em Poa não pode usar a mesma pasta. Só entre pais e filhos.

·
Registered
8,699 Posts
^^ Sim, pelo menos enquanto não mudarem as regras:

IMPORTANTE: Para os novos pedidos de reconhecimento da cidadania italiana, os requerentes deverão apresentar toda a documentação previamente descrita, inclusive a Certidão de Nascimento original do ascendente italiano obtido na Itália. Somente no caso daqueles cujas certidões de antepassados já se encontrem depositadas neste Consulado Geral – apresentadas por parentes que já obtiveram o reconhecimento da cidadania - não será necessário reapresentá-las. Parentes de pessoas que 5 obtiveram o reconhecimento da cidadania italiana em outros Consulados ou ainda diretamente na Itália deverão apresentar a documentação completa. A documentação não tem prazo de validade: os Consulados aceitam documentação emitida em qualquer data. Ressaltamos que não é possivel consultar processos de parentes nos registros do Consulado.
Daqui: https://conscuritiba.esteri.it/consolato_curitiba/resource/doc/2020/02/roteiro_cidadania_26_fev_2020.pdf

São regras desse ano, que já existiam no ano passado. Acredito que logo vão para todo o Brasil, pois até onde me constava eles queriam unificar os procedimentos. O ruim é que as regras podem mudar até eu ser chamado. Algumas pessoas reclamaram disso, que estavam prestes a apresentar os documentos, na expectativa de que fossem ser chamadas em pouco tempo, e já prepararam tudo. Daí vieram novas regras principalmente sobre validade de documentos e acabaram perdendo parte do que já tinham. Se as regras mudassem só para os novos da fila seria ótimo.

De qualquer forma, quero usar essa prerrogativa como segunda opção. Vou continuar buscando de alguma forma as certidões.

·
Die Zukunft gehört Gott
6,433 Posts
@YagoHoffman , você está aqui no Brasil?
Infelizmente não ... a bandeirinha é por causa da VPN, muitos conteúdos do Brasil são bloqueados aqui. Por exemplo a Globo play que eu conseguia acessar tranquilamente do Canadá , já nao consigo acessar aqui sem usar a VPN, então fica logado direto no meu telefone

·
Die Zukunft gehört Gott
6,433 Posts
Quem não está estruturado aqui fora , principalmente nos EUA e Europa , não vai ter alternativa a não ser voltar pro Brasil , não só brazucas como vários imigrantes de outros países . A crise vai vir forte , será momento de muita contenção de gastos para todos ...

·
Registered
20,739 Posts
Uma ideia maluca que tive agora: com a crise que se avizinha na Europa será mais fácil conseguir uma vaga de emprego por lá? Claro, não estou falando de ir por si só, mas daquela situação em que as empresas viam buscar candidatos aqui no Brasil.

·
Registered
8,699 Posts
Acho que é justamente o contrário. Se vai aumentar o desemprego, porque buscariam gente de fora em vez de nacionais? A situação de buscar gente de fora é pra suprir mão de obra que não existe no local.

·
Registered
20,739 Posts
Acho que é justamente o contrário. Se vai aumentar o desemprego, porque buscariam gente de fora em vez de nacionais? A situação de buscar gente de fora é pra suprir mão de obra que não existe no local.
Eu pensei nisso, mas também pensei naquela história de "xenofobia", "vamos acolher quem precisa" etc.

Mas realmente, visto o cenário the walking dead que se aproxima isso não vai acontecer 😅

·
Registered
4,387 Posts
Sobre essa discussão, trago uma métrica interessante que li no jornal aqui em Portugal.

Governo regulariza todos os imigrantes que tenham pedidos pendentes no SEF

Até aí, nada mais justo, uma vez que em situações normais os procedimentos já demoram mais do que a própria lei portuguesa determina, e do fim do visto de trabalho (por exemplo, no meu caso, somente 4 meses) até sair o Cartão Cidadão você e sua família ficam num limbo legal, não está ilegal mas convém não sair do país uma vez que a permanência após os 90 dias do prazo de turista (para o caso dos familiares, que fazem reagrupamento familiar) só vale no país, não em todo o espaço Schengen. É o caso da minha família. Para dar uma ideia das datas: chegamos em 22/01, mas o agendamento da Autorização de Residência pra reagrupamento familiar para minha esposa e filha só estão marcados para o dia 30/07. Isso sem Covid-19. Já anunciaram que vai ficar mais pra frente (a própria matéria menciona isso). Mas gostaria de destacar este trecho da reportagem:

Os últimos dados mostram que houve um saldo positivo de 651 milhões de euros entre as contribuições dos imigrantes para os cofres do Estado (746,9 milhões de euros) e os benefícios que obtiveram com prestações sociais (95,6 milhões).
Então acolher imigrantes, ao menos no caso de Portugal, é algo lucrativo para o estado. Lucram quase 8x mais do que gastam com eventuais benefícios sociais à imigrantes. É um número bom para se ter em mente em tempos de crise e possível aumento de xenofobia.

[]s

·
Registered
8,699 Posts
É lucrativo, os países geralmente precisam de imigrantes. Hoje também Portugal está numa situação no em termos de empregos. Vistos de trabalho geralmente são concedidos a pessoas mais qualificadas, que ganham mais, e dependem do trabalho pra permanecer no país.

Mas numa situação - que ainda não aconteceu - de caos, de desemprego, de crise generalizada, não creio que os países vejam os imigrantes como vantagem naquele momento, já que tem muito nacional desempregado. Porque atrair e incentivar novos se o próprio cidadão não tem?

O governo “lucra” com imigrante, mas se o nacional tiver emprego ele não precisa gastar com ele, e lucrando quase da mesma forma.

3421 - 3440 of 3441 Posts