SkyscraperCity Forum banner

Com Frota de 871 Mil, Goiânia “ganha” 210 veículos todos os dias.

3260 Views 24 Replies 12 Participants Last post by  Gui_p
As ruas de Goiânia recebem diariamente cerca de 210 veículos, entre carros, caminhões, motocicletas, entre outros. O número, considerado assustador por autoridades, é a média de emplacamento de veículos registrados desde o começo do ano pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO).

De acordo com o órgão, foram emplacados 31.569 veículos nos primeiros cinco meses do ano na cidade, sendo que a maior ocorrência é a de automóveis, com 18.696 unidades. “É assustador. Não consigo imaginar como será o futuro da cidade. Se por um lado isso mostra a pujança e a riqueza do Estado, por outro lado, na questão de trânsito, daqui a pouco não vai ter mais espaço na cidade. Não tem viaduto que comporte tanto veículos”, comenta o diretor-técnico do Detran-GO, Horácio Melo Cunha dos Santos.

Logo após carros, aparecem as motocicletas, com 5.154 novas unidades rodando pelas ruas da cidade. Na sequência, 2.312 caminhonetes e 948 motonetas e 934 camionetas. Outros veículos, como caminhões, ônibus e reboques, também aparecem na lista.

Com a adição deste ano, a cidade já conta com 871.500 veículos, o que dá uma média de um veículo para cada 1,42 habitantes. Para Horácio, esses números mostram a necessidade, já ultrapassada, de se investir em tranporte público. “Isso reforça a tese de que se tem que investir em Goiânia para ela não parar”, comenta o diretor-técnico.

A situação se torna ainda pior quando se considera que um grande número de veículos de outras cidades, principalmente as que compõem a chamada Grande Goiânia, circulam diretamente pela capital. Em todo o Estado são 2.173.826 veículos, sendo que 77.432 começaram a circular somente este ano.

O presidente da Agência Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (AMT), Miguel Tiago da Silva, a situação vai além de apenas construir vias. “Nós precisamos trabalhar outras frentes além de abrir pistas largas e viadutos. Isso só não resolve. A cidade precisa pensar o todo, se tornar descentralizada”. Ele comenta que há aproximadamente 30 anos já havia congestionamento, mas alguns fatores contornaram a situação. “Goiânia, já no início da década de 80, tinha congestionamento no Centro. Houve uma descentralização na cidade, o que favoreceu um pouco”. A situação, agora, se repete. “Agora, temos pontos de estrangulamento em vários pontos da cidade”, completa Miguel.

O presidente da AMT diz ainda que a elaboração de alternativas tem que ser feita de forma integrada com vários setores do poder público e da sociedade. “A AMT não está na hora do planejamento. Só quando a cidade está pronta é que nos chamam para resolver os problemas. A solução não está só na AMT. Boas ideias nós temos, mas precisamos juntar forças para desencadear alternativas.” Ele completa ainda dizendo que deve-se seguir o Plano Diretor da cidade para suavizar o problema. “O Plano Diretor apresenta alternativas que estão sendo feitas pelo prefeito, que é o investimento em vias como as expansões da Marginal Botafogo e a Leste-Oeste, entre outras”.

Além disso, Miguel ressalta que a participação dos motoristas é fundamental. “É importante solicitar aos motoristas para evitar de colocar o carro nas ruas em horário de pico. Acho também que é essencial mexer na disciplina e na conduta dos motoristas”.

http://www.hojenoticia.com.br/editoria_materia.php?id=24826
See less See more
1 - 20 of 25 Posts
Coitado de você agora Jornal Hoje.... antes criticavam o DM, agora será você. :lol:

Esta notícia é realmente preoculpante, varios pontos da cidade necessitam urgentemente de intervenções. :eek:hno:
É bem preocupante, mas proporcionalmente Goiânia não é o caso mais grave. Curitiba "ganha" 500 veículos por dia, imagem de modelo de transporte público já era da cidade...

Como falaram em fontes, sem querer tirar o foco da notícia que é em Goiânia, a fonte do que eu falei no meu post:

As ruas de Curitiba ganham atualmente 500 novos carros por dia, conforme dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), que também mostram que a frota de veículos da cidade cresce 7,5% ao ano. O quadro coloca Curitiba como a cidade mais motorizada do Brasil, pela proporção de carros em relação ao número de habitantes. A proporção é de um carro para cada 1,8 habitante.

"A Prefeitura de Curitiba investe na melhoria da infra-estrutura urbana, mas é cada vez mais importante que cada motorista tenha consciência do impacto do ato de dirigir sobre a coletividade e faça uso racional do automóvel", afirma o prefeito Beto Richa. A cidade de São Paulo, que tem a maior frota do País em números absolutos, com seis milhões de carros, ganha 800 carros novos por dia e tem um carro para cada 2,5 habitantes.

A tendência para os próximos meses é de mais crescimento. As vendas de automóveis bateram recordes no começo deste ano, no Brasil inteiro. Em janeiro foram vendidos 205,7 mil veículos de passeio e comerciais leves, um volume 41,2% maior que no mesmo mês do ano passado. Segundo a Fenabrave, Curitiba é a terceira cidade no ranking de vendas de automóveis no Brasil, atrás apenas de São Paulo e Belo Horizonte. Sozinha, a capital paranaense respondeu por 4,9% das vendas no Brasil no ano passado.

Lembrando que a notícia é do ano passado, mas é um passado super recente.

O número de veículos nas ruas de Curitiba não pára de crescer. Em 1996, a cidade tinha 566.967 automóveis. Em onze anos, a frota praticamente dobrou, terminando 2007 com 1.035.819 veículos. Em janeiro e fevereiro de 2008, Curitiba ganhou 15.900 novos carros, segundo a Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos (Fenabrave). O número é 40% maior que no mesmo período de 2007.

"Precisamos repensar algumas atitudes. Sempre que possível, devemos praticar a carona solidária, planejar bem os itinerários, usar o transporte público e caminhar nas pequenas distâncias. A mobilidade urbana é responsabilidade de todos nós", diz Richa.

http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/PORTAL/noticias/index.php?cod=209
See less See more
Ah, bem vindo Wallace novamente, continue contribuindo com o fórum !
Tá aí uma notícia que eu não gostaria de ouvir, a não ser que o meu pai fosse dono de uma concessionária.
È, essas noticias de quantidade de veiculos, aumento de veículos...sempre necessitam de boas fontes, caso contrário..:lol:

Mas de qualquer forma a situação do trânsito da cidade é a mais óbvia possivel, vias expressas, avenidas largas e outras coisas são possiveis (ainda) mas muitas obras são lentas ou levam décadas para serem concluídas. Se não fosse pedir muito, transporte coletivo de qualidade também.
See less See more
Não se preocupem, daqui a pouco os nossos magníficos representantes democráticos vão sair com aquelas idéias brilhantes de rodízios ou coisas do gênero para resolver o problema!
^^
kkkk hoje na hora que estava indo pro trabalho ouvi na Interativa que já estão com projeto na câmara.
Por enquanto as mudanças apenas afetarão o horario de funicionamento dos colégios dos setores Oeste, Marista e Bueno, que vão fazer rodizio de horario de entrada. heheh
^^

Em resposta eu compro mais um carro.

Eles fingem que governam, nós fingimos que nos adequamos!!!
Com o dinheiro que se gastou para fazer esses monumentos bregas e "faraônicos" em viadutos, a lá Iris Rezende, daria para se fazer uns 3 viadutos... uns 2 na marginal botafogo, indo para o Serra e indo para o Flamboyant, e pelo menos mais 1 na perimetral norte, próximo de onde será o shopping da Sonae...
See less See more
^^

Boa!
Experimentaram a mesma estratégia em São Paulo e é comprovado: a solução é realmente promissora! :banana:
See less See more
^^

Eu não... sou quebrado kkkkkk
:)
See less See more
É bem preocupante, mas proporcionalmente Goiânia não é o caso mais grave. Curitiba "ganha" 500 veículos por dia, imagem de modelo de transporte público já era da cidade...
Blz GUI, isso é verdade, mas gostaria de colocar uma observação.

Curitiba é uma cidade com alto poder de consumo, mas tem um diferencial quando se fala em frota de automóveis (principalmente carro popular), os impostos em Curitiba é relativamente mais baixo que outras capitais, é muito natural pessoas do Brasil inteiro andarem com carros emplacados em Curitiba, ou até mesmo Belo Horizonte que também tem esse foco de economia, empresas de todo o Brasil compram frota em Curitiba/Belo Horizonte para rodar no estado, eu fico impressionado quando vou em qualque região do país e a quantidade carros populares com placa de Curitiba.
See less See more
^^

É vero!

No Rio de Janeiro chega-se ao absurdo de se ver rodando pelas ruas empresas, muitas delas prestadoras de serviço público, com placas de Curitiba-PR.

Coisas de Brasil!
See less See more

http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/PORTAL/noticias/index.php?cod=209
Se compararmos proporcionalmente com os dados colocados nas duas fontes, Goiânia, com 1 milhão e 300 mil habitantes (não contando sua RM) tem uma frota de 870 mil veículos e Curitiba quando estava próxima a esse número de veículos, com 843.300 tinha uma população com 400 mil habitantes a mais (fora a RM), sendo de 1.727.010 habitantes, segundo a própria fonte citada.

Isso mostra uma bolha na capital goiana que já está acima do normal, considerando-se que a cidade tem menos de 80 anos. O curioso é que o trânsito na nossa capital não é dos mais problemáticos se comparado a outros, mas nesse modelo de transporte público defasado, desvalorização dos pedestres e ciclistas só tende a piorar. E nem incluimos o fator que Goiânia NÃO tem suas "rotas de fuga" como é o caso das ciclovias e mais passarelas de Curitiba.

É preciso repensar a política de transportes e crescimento urbano da cidade.:eek:hno:
See less See more
Se compararmos proporcionalmente com os dados colocados nas duas fontes, Goiânia, com 1 milhão e 300 mil habitantes (não contando sua RM) tem uma frota de 870 mil veículos e Curitiba quando estava próxima a esse número de veículos, com 843.300 tinha uma população com 400 mil habitantes a mais (fora a RM) sendo 1.727.010 habitantes, segundo a própria fonte citada.

Isso mostra uma bolha na capital goiana que já está acima do normal, considerando-se que a cidade tem menos de 80 anos. O curioso é que o trânsito na nossa capital não é dos mais problemáticos se comparado a outros, mas nesse modelo de transporte público defasado, desvalorização dos pedestres e ciclistas só tende a piorar. E nem incluimos o fator que Goiânia NÃO tem suas "rotas de fuga" como é o caso das ciclovias e mais passarelas de Curitiba.

É preciso repensar a política de transportes e crescimento urbano da cidade.:eek:hno:
Os números, acessados no site do DENATRAN para dezembro de 2008, são na verdade:

------------- aut+cta+cte -- hab/aut+cta+cte
RM Curitiba -- 1.258.293 -- 2,59
Curitiba -- 926.123 -- 1,97

RM Goiânia -- 607.952 -- 3,52
Goiânia -- 495.055 -- 2,56

Notem que eu incluí apenas automóveis, camionetas e caminhonetes. Deixei de lado motocicletas, ônibus, caminhões, etc. Realmente não sei de onde saíram esses 843.000 veículos. Mais uma vez fontes nebulosas.

Sobre carros com placa de Curitiba do Oiapoque ao Chuí, lenda urbana. Aqui em Londrina direto eu vejo carros com placas de Goiânia, Belo Horizonte e de outras capitais distantes. Isso não quer dizer nada.

A situação de Goiânia, com base nos números oficiais (e reais) não me parecem assim tão pertubadora. Há outros lugares do Brasil com uma situação muito mais complicada, como a própria Curitiba, por exemplo.
See less See more
Os números, acessados no site do DENATRAN para dezembro de 2008, são na verdade:

------------- aut+cta+cte -- hab/aut+cta+cte
RM Curitiba -- 1.258.293 -- 2,59
Curitiba -- 926.123 -- 1,97

RM Goiânia -- 607.952 -- 3,52
Goiânia -- 495.055 -- 2,56

Notem que eu incluí apenas automóveis, camionetas e caminhonetes. Deixei de lado motocicletas, ônibus, caminhões, etc. Realmente não sei de onde saíram esses 843,000 veículos. Mas uma vez fontes nebulosas.

A situação de Goiânia, com base nos números oficiais (e reais) não me parecem assim tão pertubadora. Há outros lugares do Brasil com uma situação muito mais complicada, como a própria Curitiba, por exemplo.
Ótima busca Yuri. Assim as análises ficam mais legítimas e oficiais. Considerando as MOTOS, acredito que Goiânia chegue ao dado citado no "HOJE". A frota de motocicletas é uma das maiores do pais. Não sei a realidade de Curitiba nesse quesito, mas pela lógica populacional tende a ser maior em SOMA TOTAL. Só tenho feito a análise em cima dos dados lançados aqui.

E Ufa! Que bom que esses dados do Denatran são menos pertubadores visivelmente.:banana:

Mas não deixa de ser preocupante, não pelo status atual, mas pelo que pode e já está virando... Com menos de 80 anos e um crescimento acelerado da RM e capital, Goiânia necessita sim, de novas políticas públicas nesse sentido.
See less See more
^^
Então, JrGec. Muitos colegas me disseram que eu deveria buscar os dados consultando cada Detran estadual.

Eu acho melhor o site do Ministério dos Transportes/Denatran, onde temos os dados do país inteiro. Além disso, quem alimenta o banco de dados são os próprios Detrans dos estados.

Sobre as motocicletas, você tem razão. A participação delas é proporcionalmente bem menor na Região Sul do que em outros locais. O Sudeste e o Centro-Oeste ocupam uma posição intermediária nesse quesito, enquanto o Norte e o Nordeste possuem mais motocicletas do que automóveis.

No entanto, nas minhas tabelas do Denatran, o Município de Goiânia possuia 744.826 veículos (495.055 aut+cta+cte) em dezembro de 2008. Não baixei as tabelas desse ano, mas acho meio difícil a capital ter atingido 875.000 veículos.
See less See more
Cotinuo enfatizando que Curitiba distribui carros para todo o país, industrias, financeiras, comercios etc... Aqui em BH toda a frota da BV foi emplacada em Curitiba, por exemplo. Ctba deve ter uns 5% da frota distribuida no país.
1 - 20 of 25 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.