Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 31 Posts

·
Registered
6,038 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Mais limpa, mais bonita e mais segura. A Rodoviária do Plano Piloto começa a ser revitalizada. Nesta terça-feira (20), a Praça Central e Norte da Rodoviária foram abertas ao público. A obra custou R$ 20 milhões e é parte do projeto de recuperação do centro de Brasília.

Vigas, pilares e lajes de uma área de 17, 7 mil m² foram substituídos e outra área de 30 mil metros quadrados teve a impermeabilização recuperada. Todo o pavimento foi trocado e nas vias principais, onde há um tráfego mais pesado de veículos, foi utilizado concreto armado. O gramado também foi recuperado. Boa parte da estrutura da plataforma superior da rodoviária já se encontrava comprometida com diversos tipos de problemas como infiltração em vários pontos.

Apesar ter sido terminada no final do ano passado, a reforma só pode ser inaugurada depois da remoção dos ambulantes das calçadas da região central.

Isso possibilitou a devolução de um estacionamento com capacidade para 241 vagas para a população e a desobstrução das calçadas para livre circulação de pedestres. A construção do Shopping Popular também integra o projeto da revitalização do centro de Brasília.

A obra, paralisada desde o final de 2005, foi retomada em fevereiro de 2007. “Ela tinha um cronograma de mais oito meses, mas resolvemos fazer uma nova programação com a empresa e a obra foi concluída no final do ano passado”, lembra o secretário de Obras, Márcio Machado.

Shopping Popular

Depois da inauguração do Shopping Popular, o governo trabalha na implantação do novo comércio. Para dar boas condições de funcionamento ao centro comercial e incentivar a presença dos ambulantes no shopping, o GDF oferece uma infra-estrutura no local com a presença do Na Hora Empresarial, CEB e CAESB. Um estudo está sendo realizado pela Secretaria de Transportes para definir novos itinerários das linhas de ônibus para atender aos clientes e ambulantes.

“O nosso objetivo é dar todas as condições para que o local funcione bem. Todo o governo está instalado no shopping popular para agilizar o funcionamento”, reforça o secretário de governo. De acordo com José Humberto Pires, a idéia é que em 30 dias o local já esteja em funcionamento.

Fonte: GDF

·
Registered
5,480 Posts
^^ Tenho muito receio que esse Shopping Popular seja um fracasso!!! Se isso acontecer, em pouco tempo teremos esse turbilhão de ambulantes de volta!

·
Registered
6,038 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Não é possível, né amigo Esperanto!? O local do Shopping Popular é excelente.... acho que o Governo fez o que pode, agora os feirantes precisam vender algo que seja realmente proveitoso e de boa qualidade! :)

·
Banned
27,387 Posts
^^ Agora vamos ver se essa revitalização é pra valer, agora tem que atuar em cima os quiosques, trailers e oficineiros que ficam nos estacionamentos publicos.

·
Eu mesmo!
3,976 Posts
essa parte central era deplorável e continua meio tosca........só melhorou porque a bagunça saiu de lá.......acho que faltam arvores ali em cima....deviam colocar alguma coisa verde lá.......será que não pensam nisso???

tudo bem que arvores é dificil num concretão como a rodoviaria..aqueles estacionamentos do conjunto e do conic...mas acho que deveriam dar um jeito de colocar verdes lá....fazer algo.......

·
Registered
6,038 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Tinha que derrubar essa Rodoviária e fazerem outra! Ela é feia demais, exala mal cheiro! :bash:

·
Eu mesmo!
3,976 Posts
Tinha que derrubar essa Rodoviária e fazerem outra! Ela é feia demais, exala mal cheiro! :bash:
é...bem bizarra mesmo....mas ainda acredito que podem dar uma boa reformada...um "extreme makeover" nela.. e colocar verdes ao redor!

arvores...plantas....deixar o local mais agradavel...aquela parte do semaforo e do ponto do onibus até a região do setor bancário sul e norte poderiam colocar uns jardins...árvores para dar sombra para os pedestres...

aquele concretão todo me dá agonia e desespero!:nuts:

·
Registered
6,038 Posts
Discussion Starter · #8 ·
E o mal-cheiro, cara! Que é aquilo!? :bash:

·
Eu mesmo!
3,976 Posts
E o mal-cheiro, cara! Que é aquilo!? :bash:
bah!...podem até refazer outra rodoviaria, construir uma rodoviaria modelo...mas....o problema do mau cheiro é na verdade a falta de educação de algumas pessoas que sujam a rodoviaria...é mais isso...eles podem fazer até uma MEGA limpeza lá....mas depois de um dia vai tá tudo fedendo de novo.....as pessoas fazem daquele lugar um banheiro público aberto...então...é aquele cheiro terrivel !

realmente..o mau cheiro é terrivel...

·
Registered
587 Posts
bah!...podem até refazer outra rodoviaria, construir uma rodoviaria modelo...mas....o problema do mau cheiro é na verdade a falta de educação de algumas pessoas que sujam a rodoviaria...é mais isso...eles podem fazer até uma MEGA limpeza lá....mas depois de um dia vai tá tudo fedendo de novo.....as pessoas fazem daquele lugar um banheiro público aberto...então...é aquele cheiro terrivel !

realmente..o mau cheiro é terrivel...
A rodoviária é o retrato do Brasil no centro da capital!

·
Banned
27,387 Posts
^^ A Rodoviária foi a primeira obra dentro do Plano Piloto, e também a mais cara obra, e detalhe, como é tombada, não se pode mudar muito, apesar que o Cristovão Buarque que fez ela ficar nesse caos de hoje em dia, pois era para ter mais áreas para os paxs e menos areas comerciais.

·
Eu mesmo!
3,976 Posts
^^ A Rodoviária foi a primeira obra dentro do Plano Piloto, e também a mais cara obra, e detalhe, como é tombada, não se pode mudar muito, apesar que o Cristovão Buarque que fez ela ficar nesse caos de hoje em dia, pois era para ter mais áreas para os paxs e menos areas comerciais.
esse esquema de ser tombada, as vezes...me irrita!

e ela foi cara??? cara??? ela não tem nada de mais pra ser cara?

·
Registered
6,038 Posts
Discussion Starter · #14 ·
De fato, don-quito...... BSb ser Tomabada parece que é só pra cidade andar pra trás! Ooooooooo saco! :bash:

·
Banned
27,387 Posts
Eu me lembro, na época do Cristovão, ele queria fazer mais um pavimento em cima daquelas lojas, e o IPHAN foi prontamente contra, para se ter ideia, o GDF na época fez até a demolição na parte de cima.

Detalhe, na época, quem fez toda a reforma na rodoviária foi o PO.

·
Registered
587 Posts
Eu me lembro, na época do Cristovão, ele queria fazer mais um pavimento em cima daquelas lojas, e o IPHAN foi prontamente contra, para se ter ideia, o GDF na época fez até a demolição na parte de cima.

Detalhe, na época, quem fez toda a reforma na rodoviária foi o PO.
Lojas na plataforma superior da rodoviária emcima da laje existente?

·
Banned
27,387 Posts
^^ Sabe aquele pavimento que já tem lojas, aonde fica o 1o lance de escadas rolantes? Então aquele pavimento seria ampliado para cima das plataformas, só que o teto ficaria rebaixado é claro.

·
Eu mesmo!
3,976 Posts
Digam então que tipo de intervenções a rodoviária precisa?

Melhorias físicas ou de gestão do espaço?

ué...na verdade...os dois...

como é uma rodoviaria.....por ser rodoviaira...teria que melhorar o atendimento dos passageiros....colocando mais bancos para sentar...arrumando os espaços precários........não tem infra-estrutura boa....segurança tbm não acho boa...enfim....TUDO mesmo...deixar mais limpa....se der arborizar...colocar verde por lá...arrumar os piso dela...aquele piso é tosco....e sempre rachado....quebrado....o teto...(sem comentario)....tirar a galera que mora lá...tem uns mendigos que literalmente moram lá....enfim...uma revitalização mesmo...um "extreme makeover"

quanto ao fato de ter mais lojas...não sei se concordo nao...aquilo não é pra ser shopping, e sim rodoviaria...logico...seria interessante umas lojinhas basicas sim, mas isso nao é o principal!

Já pensou aquela rodoviaria toda de granito, limpa, com banheiros inteligentes e modernos, e com guardas em cada canto...e bancos confortáveis pros passageiros sentarem para esperar....cabines fechadas como aquelas de curitiba para os passageiros entrarem noonibus privilegiando os deficientes fisicos....colocar aquelas fontes com aguas bem bonitas no emi..colocar um espelho d´agua apra dar uma impressao de um lugar amis refrescante....enfim...algo inteligente mesmo...sim ..pode ser caro...mas olha a ponte JK...´foi caríssima...tem condições sim de deixar aquela rodoviária bonita.....como está perto de cartões postais da cidade seria bom pra cidade!:)

·
Banned
27,387 Posts
^^ Olha eu sei que aquela rodoviaria vai explodir, praticamente circula uma Brasilia projetada inteira no terminal, mas de 500 mil paxs, eu acho que com a construção de novos terminais, o fluxo venha diluir, pois tem muitas pessoas que se dirigem naquele local para pegar outro onibus para outro ponto, como os provenientes do entorno.

Mas é um caso que vai demorar muito tempo para se solucionar, pois enquanto o Brasilia Integrada sair, vamos continuar a conviver com aquele terminal saturado.

1 - 20 of 31 Posts