Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 86 Posts

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Novas fotos! - 24/12/07
Ver post #76

Nada melhor que um thread da minha cidade natal para comemorar meus 2000 posts! :banana:

Para quem não conhece, Osório é um município do Litoral Norte do RS, fica no "pé da Serra Geral"; tem em torno de 40 mil habitantes, sendo 30 mil na sede e os outros 10 espalhados pelos distritos e áreas rurais. Sua geografia é um tanto interessante, um misto de serra e litoral, com 29 lagoas (o maior complexo lacustre do Brasil), várias cascatas e praias marítimas; perfeito para quem gosta de esportes nauticos. Os bons ventos também tornam a cidade um grande destino para quem procura esportes como asa delta, além dos vários vôos de planador pelo litoral que saem do Aeroclube Albatroz, situado no bairro de mesmo nome e construído pela Varig em 1950. Ele é um dos aeroclubes mais importantes e tradicionais do RS, sendo que é o maior recordista em vôos de planador do Sul do Brasil.

A economia de Osório ficou estagnada nos anos 90 (época em que a cidade tinha acabado de atingir o seu auge), cresceu apenas 85% de 1992 a 2002, o menor crescimento do Rio Grande do Sul. Porém no século XXI a cidade passou por uma revolução, e o seu PIB pulou de R$ 240 milhões para quase 1 bilhão* em 5 anos.

* PIB previsto para o ano de 2007

Apesar da economia ter pouco crescido até alguns anos atrás, Osório sempre manteve uma boa qualidade de vida, segundo o IDH de 2000 (época em que o município ainda estava "falido"), o município tinha 0,839 pontos; a 19ª posição no estado e 70ª no país.

As novas indústrias, os royaltes da Petrobrás e o Parque Eólico trouxeram ares de progresso à cidade, fazendo com que a mesma voltasse à época das "vacas gordas", devido ao grande volume de dinheiro entrando. A cidade vem passando por uma faxina urbana, não só nos meios públicos mas também nos privados; são vários os prédios e casas sendo reformados e remodelados, além das ruas, praças, mobiliário urbano, etc. Em Osório também existe uma fábrica de asfalto, de propriedade da Prefeitura, o que faz com que a maioria das ruas estejam em perfeito estado de conservação, coisa que será percebida em várias de minhas fotos. Um interessante meio de conseguir alfasto bom e barato. Seria bom se outras cidades imitassem isto pelo país a fora. :)

Agora chega de enrolar e vamos as fotos! :D

1. Chegando em Osório, via Freeway, a melhor rodovia do estado, de onde se tem uma privilegiada vista de uma das usinas eólicas do Parque Eólico de Osório, o segundo maior do mundo.

2. Foto garimpada que mostra o local de onde eu tirei a foto. :)

3. Cada torre, possui 140 metros de altura.

4. "Skyline" de Osório, junto ao encontro da Freeway com a Br-101.

5. O Centro.

6. Catedral - em frente à Praça da Matriz - projetada e construída nos anos 60, sob linhas modernistas.

7. Entrada lateral da catedral.

8. Praça da Matriz, foi totalmente remodelada no ano de 2001.

9. Centro Profissional construído em 2004 em frente à praça.

10. Osório atingiu seu auge a partir dos anos 60, 70 e 80, quando seu patrimônio histórico foi totalmente derrubado para dar lugar a prédios residenciais e de escritórios. Nesta foto a Rua Marechal Floriano, uma das mais importantes da cidade; o prédio mais novo da foto foi construído a 20 anos atrás.

11. A construção civil da época destruiu todo o belo casario português que existia na época, deixando apenas alguns poucos exemplares, como o antigo prédio da Biblioteca Municipal.

12. Alguns prédios da rua, ela também é a mais antiga da cidade. O prédio verde à direita era a antiga rodoviária, nele funciona um hotel. A esquerda ficava o antigo Hotel Amaral, hoje é uma livraria.

13. A Prefeitura vem investindo bastante em segurança; várias câmeras como esta foram espalhadas pelo centro em 2005. Elas apareceram em várias das minhas fotos... :D

14. Cadeira para engraxates, atrás da Catedral.

15. Um prédio residencial, ainda na Rua Marechal Floriano, ele marca a retomada da construção civil da cidade, que esteve estagnada durante uma década. ele foi construído no ano de 1999.

16. Ruas do centro, nota-se o grande número de predinhos de escritórios que existem na região. Em Osório existem mais prédios comerciais do que residenciais. A população ainda tem um certo "preconceito" contra morar em apartamentos, coisa que é explicada com o número de condomínios de luxo que existem na cidade; são no total 5 grandes condomínos horizontais, um bom número para 40 mil habitantes. :)

17. Rua ao lado da Catedral, com várias lojas decentes. :)

18. Ecco, a "Daslu" osoriense, loja com roupas caras de grife para a peruada da cidade. :D

19. Edifício residencial de 2004.

20. Outro do mesmo ano, em frente à Praça das Carretas. :)

21. Acho este bem bonitinho. :D Ele já tem alguns bons anos de vida. :)

22. Casarão do Tabelionato, ele é bem bonito. :)

23. Uma rua do Centro, com prédios antigos recém reformados.

24. Algumas típicas lojas de interior. :)

25. Prédios comerciais dos anos 80. Este da esquina era de uma grande loja da cidade, que faliu no início dos anos 90. O do lado foi reformado em 2004.

26. Outros predinhos comerciais do Centro.

27. Um condomínio comercial, o Villamarela Center, do início dos anos 90.

28. Prédio comercial do lado do condomínio, não sei direito quando ele foi construído, mas ele tem mais de 15 anos. :)

29. Parte de trás de um prédio residencial de 2004.

30. A frente dele. :)

31. Umas das várias ruas que estão sendo reurbanizadas.

32. Forum, na Avenida Jorge Dariva.

33. Ao lado dele fica a Câmara de Vereadores (prédio branco), e a Prefeitura (amarelo).

34. A Prefeitura, construída nos anos 70. Hoje ela é muito pequena para a cidade, portanto em breve será construída uma nova prefeitura, que possa abrigar todas secretarias em um mesmo prédio.

35. Um belo comercial, o prédio mais alto de Osório. Apesar de ter apenas 11 andares e 40 metros de altura, ele é muito bonito e imponente. :)

36. Ele foi construído em 2004, e será por um bom tempo o maior da cidade. O limite do novo Plano Diretor é de 10 andares no Centro e 2 nos bairros, um perfeito urbanismo para cidades pequenas de interior.

37. Gosto deste ângulo... :D

38. Um consultório ao lado de uma das várias lojas de carros, Osório é o polo de vendas de carros do Litoral Norte. Percebam o asfalto impecável! :D

39. O novo cinema, dentro de uma galeria. O antigo foi desativado. :)

40. Um dos prédios da FACOS, Faculdade Cenecista de Osório, que em breve se tornará uma universidade, para firmar Osório como polo de ensino da região. Ainda continuo na Avenida Jorge Dariva. :)

41. Largo próximo à faculdade.

42. Construído em meados dos anos 90, antes era apenas uma rua feia. O nome dele é Largo dos Estudantes, ele é bastante usado para feiras, festas e apresentações Como eu tava com pressa, acabei esquecendo de tirar fotos do palco. :(

43. Calçadão da Avenida Jorge Dariva ao lado do Largo e em frente da faculdade. Nesta região existem diversos pubs, que enchem a noite. Para os fãs de Rock, este é um bom local de diversão. :)

44. Uma galeria no calçadão, construída nos anos 70 e remodelada em 2005. Nos andares em cima dela fica a Rádio Osório (bastante ouvida no Litoral Norte), e a Jovem Pan do Litoral Norte. :)

45. Um dos maiores prédios da cidade :lol:, também junto ao calçadão. Construído em 2001.

46. Uma outra via importante do Centro de Osório, a Avenida Getúlio Vargas, onde existem várias lojas e bancos. Aquele residencial mais alto (ou menos baixo :lol:) foi construído em 2004 e tem 9 andares; é o 4º maior prédio da cidade. :)

47. Um simpático prédio próximo, também de 2004. :)

48. Na mesma avenida fica este prédio, que possui os apartamentos mais caros da cidade, mais um da safra de 2004.

49. Um dos poucos prédios históricos que resistiram à construção civil. :(

50. Apesar de ser pequena, Osório tem um comércio forte para o seu tamanho, com várias boas lojas (não tive tempo de tirar fotos de todas pois estava quase escurecendo), mas tirei fotos de uma loja de luxo em construção. Gostei bastante dela, bem bonita e moderna... :D

A noite fui em uma festa na cobertura de um amigo meu, claro que eu não poderia deixar de tirar algumas fotos... :D

51. Centro. Naquele grande terreno ao lado da caixa d'água da Corsan vai ser construído o Museu Ferroviário de Osório (estou atrás dos renders), com uma réplica de uma estação Ferroviária e uma locomotiva de verdade. Nesta avenida passava o trem, que foi desativado nos anos 60

52. Olhando para o leste, em direção ao mar. Nesta altura os ventos já passavam dos 25/30 km/h, deixando uma sensação térmica horrivelmente baixa, tornando a festa um tanto trash. :D

53. Agora para o sul.

54. E por fim para o Oeste (não tive acesso ao norte, onde ficam as lagoas :(). Na foto aparecem as luzes da Estrada da Borússia, que sobe o morro de mesmo nome. Elas são vistas a 20 km de distância. :)

55. Panorâmica noturna do Centro. :)

56. Panorâmica dos bairros. (adorei esta foto)

57. Um pouco dos bairros, o Centro e o Morro da Borússia, à direita da foto. :)

Para finalizar, algumas fotos garimpadas da internet. :)

58. Esta foi tirada pelo Aces, ela está no segundo thread de Osório, na minha assinatura. Dá para ver que a grande maioria dos prédios não sairam nas minhas fotos... :D

59. Outra foto dele. Destaque para algumas das 29 lagoas do município. Estas fotos foram tiradas da rampa de asa delta do morro, junto às antenas, de onde se tem uma boa vista do Litoral Norte. No fundo aparecem algumas praias e o oceano. Em breve será construído um mirante a 1km deste. :D

60. Algumas lindas fotos do Parque Eólico. Não sei porque, mas esta foto não parece o Brasil! :D

61. Adorei esta foto! Perfeita! :drool: As torres parecem pequenas, mas têm a altura de um prédio de 45 andares. :)

62. Plantações e o parque ao fundo. Aí dá para se ter idéia da altura das torres, basta comparar elas com aqueles eucalípitos (que são altos) em baixo delas.

63. ...

64. Uma foto que eu já havia postado, serve para mostrar as lindas lagoas do município, na beira da Serra Geral. :)

Para finalizar o thread, uma foto de 1955. :)

Espero que tenham gostado!

:D

·
Crucismogiensis
8,407 Posts
Parabéns, Osório!

Linda cidade. Estes geradores eólicos nos arredores da cidade são animais, criando uma bela paisagem perto daquela lagoa.

A cidade possui lindos edifícios, com destaque para aquele comercial todo envidraçado.

Parabéns, Rodrigo, por sua ótima coletênea.

·
Taking On The World
26,559 Posts
que thread excelente esse. O Eduhaus já tinha feito um thread passeando em Osório, mas nada como um thread feito por um OSORIENSE (?) :)

Q cidade massa. Espero q ela prospere bastante com o turismo e o parque eólico.

Farrapo, cadê vc, este thread tem que ir pro STICKÊ!!

·
-*-*-*-
26,387 Posts
:applause:

Parabens pelo post 2000........(putz, vc nao para!!) :colgate:

Belas fotos de Osorio.
A cidade com os maiores skyscrapers do RS(geradores eolicos).
Realmente a cidade eh bem privilegiada no ponto de vista natural: suas belas montanhas, lagoas, litoral...... lindo mesmo!!

·
.
8,813 Posts
Osório é surpreendente! Já falei isso em outros threads, heheh, mas a imagem que eu tinha da cidade era a do entorno da rodoviária, o que não era, necessariamente, bom, heheh... Mas Osório se revelou uma cidade bem arrumadinha, simpática e que tá prosperando nesses últimos tempos... Muito bonitinha a casinha da foto 11! Gostei da loja da foto 50, tá ficando bem bonita! O Parque Eólico é muito legal e o entorno natural da cidade é lindo, com essas lagoas, morros cheios de verde e tal! Só acho uma pena que o patrimônio histórico de Osório não tenha sido preservado! Aliás, nem parece ser uma das cidades mais antigas do RS! Tá muito mais pra aquelas cidades de desenvolvimento mais recente, heheh!

Valeu pelas fotos! :eek:kay:

·
Taking On The World
26,559 Posts
Eu pensei que eu já tinha te falado que eu não atualizo o sticky a cada 5 minutos...
claro q tu falou, mas é pra tu colocar ele no teu notepad :|

e eu falei em tom de brincadeira... q nem qdo cantam nos shows "CantorX, cad
e vc, eu vim aqui só pra te ver"

·
Bronzil il il
4,581 Posts
Bah Rodrigo, ótima compilação!!!
As fotos estão lindas. E a modelo ajuda, Osório é muito legal. É cheia de belezas naturais e tem uma boa infra-estrutura. Os cataventos ficaram foda! Dá um belo visual.
Parabéns pelo tópico.

·
Registered
1,288 Posts
Achei muito bonita Osorio...naturalmente passo direto pela cidade atarves da Freeway, mas nunca entrei na cidade. Achei muito bem urbanizada a cidade...e o parque Eolico tb é show.

·
Registered
2,699 Posts
O thread definitivo de Osório !
O thread mais perfeito que já vi de uma cidade que não Porto Alegre, entre as as gaúchas!
Parabéns Rodrigo!
E parabéns Osório ! Cada vez melhor.

Destaco as fotos dos Geradores Eólicos, muito legais, em especial as de números 3, 61 e 63.

Adorei as fotos do prédio comercial envidraçado, especialmente a de número 36. Animal esta foto! Foto de livro!
As fotos 32, 33 e 34 estão excelentes também.
Esses são os destaques, mas todas as fotos estão ilustrando com nota 10 a cidade!

.

·
Registered
2,699 Posts
Faltou explicar que estrada é esta tal de Freeway !
A gente acostuma a chamar assim, e não se dá conta que isso não explica nada.

Pra quem não sabe, a FreeWay foi a primeira AUTO-ESTRADA brasileira, inaugurada em 1973, ligando Porto Alegre a Osório.

A estrada, chamada de FreeWay, é parte da BR-290. Parte, porque esta BR liga Uruguaiana a Osório. A parte de Uruguaiana a Porto Alegre não é tão boa!

.

·
Taking On The World
26,559 Posts
O thread mais perfeito que já vi de uma cidade que não Porto Alegre, entre as as gaúchas!
Parabéns Rodrigo!

.
sabe, acho q esse tipo de coisa meio q ofende outros foristas, q nem tu ficou ofendido qdo uma vez um paulista falou q cara X tirava as melhores fotos de POA.

[marketing_cara_de_pau_mode]tu chegou a ver meu thread da super caminhada por NH, q me deixou somente com os tocos das pernas???
[/marketing_cara_de_pau_mode]

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=290274

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Discussion Starter · #15 ·
sabe, acho q esse tipo de coisa meio q ofende outros foristas, q nem tu ficou ofendido qdo uma vez um paulista falou q cara X tirava as melhores fotos de POA.

[inveja_mode]tu chegou a ver meu thread da super caminhada por NH, q me deixou somente com os tocos das pernas???
[/inveja_mode]

=P

:lol:

Brincadeira Aces! :D:D:D

...........................

Obrigado a todos! :D:D:D

@portoimagem: Valeu por ter falado que o meu thread era o mais perfeito fora de POA! :D :hug: Dentro de POA este título é teu e do Gerson, e tá longe de ser tirado. :)

·
Registered
1,288 Posts
Faltou explicar que estrada é esta tal de Freeway !
A gente acostuma a chamar assim, e não se dá conta que isso não explica nada.

Pra quem não sabe, a FreeWay foi a primeira AUTO-ESTRADA brasileira, inaugurada em 1973, ligando Porto Alegre a Osório.

A estrada, chamada de FreeWay, é parte da BR-290. Parte, porque esta BR liga Uruguaiana a Osório. A parte de Uruguaiana a Porto Alegre não é tão boa!.
Fui a Uruguaiana a pouco tempo..e achei a rodovia em muito bom estado!com exceção de pequenos trechos proximos a São Gabriel.A diferença é que nao se trata de uma auto-estrada. E sem falar que essa rodovia é linda....corta todo os Pampas.,principalmente no trecho proximo a Uruguaiana, que tem pouquissimo movimento e os campos estão dourados devido ao inverno!!!

·
Bronzil il il
4,581 Posts
Parabéns Rodrigo!
Pô, isso realmente é humilhante.
Tá certo que eu não fiz um graaaaaaaaaaaaaaaaaaaaande thread, e a cidade não era tããããããããããããããããõooo, mas você viu o meu tópico da Barra (do Ribeiro)???
[mensagem subliminar] http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=472457&highlight=Barra+do+Ribeiro
[/mensagem subliminar]

Mas este está ótimo mesmo! :D

·
Registered
2,699 Posts

[marketing_cara_de_pau_mode]tu chegou a ver meu thread da super caminhada por NH, q me deixou somente com os tocos das pernas???
[/marketing_cara_de_pau_mode]

Não foi minha intenção.
E sei que o Rodrigo vai entender que foi uma explicação complementar.
E tão insignificante perto do thread magnífico dele.
Eu mesmo me dei conta que as vezes varios de nós, inclusive eu, esquecem este detalhe.
Não foi um esquecimento DO Rodrigo.

Mas se tu entende assim, paciência.
Pena que tu foi salientar justamente isso do meu comentário!

E outra coisa: tu foi infeliz em comparar com aquela situação do "melhor" thread de POA. Completamente diferente !
Acho que tu é inteligente o suficiente pra ver a diferença.

.

·
Registered
2,699 Posts
Pô, isso realmente é humilhante.
Tá certo que eu não fiz um graaaaaaaaaaaaaaaaaaaaande thread, e a cidade não era tããããããããããããããããõooo, mas você viu o meu tópico da Barra (do Ribeiro)???
[mensagem subliminar] http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=472457&highlight=Barra+do+Ribeiro
[/mensagem subliminar]

Mas este está ótimo mesmo! :D

Humilhante?????
Que isso Hed ! Calma!
Quis fazer um elogio a altura do thread dele !
Não desmereci nenhum outro !

.

1 - 20 of 86 Posts