Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 46 Posts

·
4,575 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Amigos;

Para "comemorar" os meus 1000 posts, estou postando uma série de imagens ferroviárias de todo o Brasil, que eram constantemente publicadas na extinta Revista RFFSA, tem de tudo, do Sul ao Nordeste, trens de passageiros e de carga, mostrando claramente a febre de grande obras pela qual o país passava no período do "Milagre Econômico".

As imagens estão em tamanho grande, e permitem que toda a reportagem seja lida.

* Foram Scaneadas por Ricardo Frontera, de Bauru-SP.

Espero que apreciem! Vamos as imagens!

1 - MG

2 - PR

3 - PR

4 - RJ

5 - RS

6 - Seção "Fim de Linha"

7 - RJ

8 - Nordeste

9 - Nordeste

10 - PR

11 - Brasil

12 - Brasil

13 - PR - Rodoferrovária de Curitiba

14 - MG

15 - Brasil

16 - Brasil

17 - MG

18 - ?

19 - PR

20 - RJ

21 - RJ

22 - RJ

23 - RS

24 - RS - Especiais para o Aces, tem até Neu Hamburg. :D

25 - RJ

26 - RJ

27 - SP - Serra do Mar, novo Viaduto da Grota Funda

28 - SP - Serra do Mar, novo Viaduto da Grota Funda

Espero que apreciem, e que leiam, são reportagens muito interessantes, uma visão diferente.

:eek:kay:

·
Sou do eixo, sou do mal!
4,595 Posts
Vai tomar banho Thiago. Ótimo thread, vou ler com mais calma, tem muita informação legal aqui.
Parabéns pelo milésimo post! Continue a nos enchendo de tantos belos threads. :eek:kay:

·
4,575 Posts
Discussion Starter · #3 · (Edited)
^^ Valeu Tlag!

Espero que goste, essas matérias são sensacionais, lógicamente, são suspeitas, afinal, é uma revista institucional e você tem que separar as coisas com o seu senso crítico.

Mas as fotos e as reportagens são muito boas, conseguem até esconder a nossa decadência ferroviária que já era gritante na década de 70.

Há poucas notícias sobre as ferrovias de SP, porque a grande maioria era Estadualizada nessa época.

:eek:kay:!

·
Crucismogiensis
8,408 Posts
Que ANIMAL, FANTÁSTICO, HISTÓRICO.

Só pelas fotos já me encheu os olhos.

Vou deixar para depois eu analisar melhor os textos.

Curioso é aquela Rural sobre os trilhos numa das primeiras imagens.

·
4,575 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Ah, ia me esquecendo,

Parabéns pelo milésimo gol, que dizer, milésimo post :D
Pois é, quase cheguei lá primeiro que o Romário, mas os meus, são legítimos, os dele... tsc tsc tsc :lol:

Essas rurais adaptadas como autos de linha eram comuns, hoje, a MRS usa algumas S10, com rodas, e um truque ferroviário retrátil ao lado, bem legal!

Valeu Caco! :eek:kay:

·
Brasil-Belindia é aqui
19,385 Posts
Podemos dizer que a RFFSA era uma Fepasa,só que federal,pois uniu dezenas de estradas de ferro país afora.

Os tempos aureos da ''Rede'' foram no regime militar(mais por causa da obsessão nacionalista dos militares em querer que o Brasil fosse grande em tudo),onde várias obras foram feitas,os suburbios do RJ e SP receberam trens novos,algumas estações foram construídas,mas como esses investimentos foram isolados(além da estrutura ferroviária do país ser ultrapassada)e surtiram pouco efeito à longo prazo.

No fim do regime militar,por exemplo, a CBTU-RJ transportava,em 1984, 1 milhão de passageiros por dia(hoje a Supervia transporta uns + ou -400 mil,no mesmo sistema ferroviário).Na redemocratização também foram feitos investimentos no projeto Trensurb(que também é o nome da empresa federal que opera o trem de Porto Alegre,que também foi construído pelo projeto Trensurb) de Belo Horizonte e Recife (dirigidos pela recém criada CBTU),enquanto que a Rede se preparava para a liquidação(ocorrida em 1992).

Uma última tentativa de investimento ocorreu em 1989,quando a RFFSA-SP solicitou financiamento para a troca de locomotivas elétricas English Electric(Pimentinha) por locomotivas CAF mais modernas.Mas devido ao fracasso do projeto da Alsthom-Fepasa,o governo decidiu negar o financiamento.Depois a rede foi parando,sendo que o último ano dela foi 1996.Depois disso ela virou uma repartição fantasma,que se arrasta até hoje,sendo que está para ser disolvida totalmente(o que acontecerá quando todos os encargos trabalhistas da Rede serem repassados a VALEC-Construções ferroviárias,uma desconhecida empresa de construção federal).

·
Registered
11,640 Posts
Figura 16:

Trens Hungaros

(...)

Cogita-se, ainda, de melhorar a ligação Rio-Vitória, de maneira a permitir, com o novo traçado, a extensão do moderno trem de aço Cacique, da 7º Divisão-Leopoldina, até a capital capixaba, além de possível extensão do serviço de automotrizes que fazem a linha Rio-Campos, numa primeira etapa, até Cachoeiro de Itapemirim.

:eek: :cry: :cry: :cry: :cry:

·
Picture's Lover
8,209 Posts
Espetacular thteixeira!!!
Parabéns pelos mil posts e pelo thread!

Li algumas coisas já, mas não tudo. Algumas coisas que me chamaram atenção nessa primeira lida que dei no thread:

1 - Uma reportagem diz que em 1973 eles conseguiriam fazer o trajeto entre SP e o RJ em apenas 5 horas. Isso foi alcançado?
2 - Esses viadutos na Serra do Mar, meu Deus, uma verdadeira Imigrantes ferroviária!

Valeu, depois volto pra ler com calma!

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Parabéns pelo milésimo post (agora que eu fui ver que também estou quase lá) e pelo maravilhoso thread!

É uma pena ver que atualmente não são feitos maiores investimentos neste meio de transporte.

:fiddle:

Eu gostaria de saber mais sobre este viaduto:

VIADUTO DO EXÉRCITO - Maior Viaduto Ferroviário das Américas, sendo também o 2º mais alto do mundo, na ferrovia Passo Fundo - Roca Sales, no Rio Grande do Sul, com 509 m de comprimento e 143 m de altura.

:)

·
cives totius mundi
5,002 Posts
Excepcional reportagem e parabéns pelos 1000 posts ! :applause:
Vou ler com mais atenção tudo depois, mas gostei muito do sistema de baldeação: criativo, simples e barato ! hehe

·
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!
1,116 Posts
Excelente Teixeira ! Meus parabéns... Ótimas imagens e as matérias são CB (Chow de Bola :eek:hno: )...

E parabéns pelo milésimo. Um dia eu chego lá (ou não !)... Se eu chegar nos 1000 me aguardem: eu sou capaz de ir pra Guapi tirar fotos dos trens de lá !

Abração !

·
SSC Brasil
17,672 Posts
Excelentes textos e imagens. Bem interessante mesmo. Aos poucos eu vou lendo eles. Obrigado.

Parabéns pelos 1000 posts. :)

·
4,575 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Figura 16:

Trens Hungaros

(...)

Cogita-se, ainda, de melhorar a ligação Rio-Vitória, de maneira a permitir, com o novo traçado, a extensão do moderno trem de aço Cacique, da 7º Divisão-Leopoldina, até a capital capixaba, além de possível extensão do serviço de automotrizes que fazem a linha Rio-Campos, numa primeira etapa, até Cachoeiro de Itapemirim.

:eek: :cry: :cry: :cry: :cry:
Pois é, até que tínhamos uma boa estrutura em matéria de trens de passageiros, e tudo se foi. Como entender o Brasil nese sentido?

:applause: :applause: :applause:

parabéns thiago pelo milÉSimo gol e pelo thread tbm... tá fantástico
Valeu Fael, Obrigado mesmo! :eek:kay: :)

Espetacular thteixeira!!!
Parabéns pelos mil posts e pelo thread!

Li algumas coisas já, mas não tudo. Algumas coisas que me chamaram atenção nessa primeira lida que dei no thread:

1 - Uma reportagem diz que em 1973 eles conseguiriam fazer o trajeto entre SP e o RJ em apenas 5 horas. Isso foi alcançado?
2 - Esses viadutos na Serra do Mar, meu Deus, uma verdadeira Imigrantes ferroviária!

Valeu, depois volto pra ler com calma!
1 - Que eu saiba, nunca conseguiram, nem nos expressos. (diretos SP/RJ)
2 - É o Viaduto da Grota Funda, o Metálico, construído pelos Ingleses da SPR, não existe mais, só é possível ver as colunas dele, e o de concreto, está em plena atividade, as fotos são do período de construção do Sistema Cremalheira-Aderência, na Serra Velha.

parabens pelo milesimo post e que materia genial.
Valeu Luiz! :)

Parabéns pelo milésimo post (agora que eu fui ver que também estou quase lá) e pelo maravilhoso thread!

É uma pena ver que atualmente não são feitos maiores investimentos neste meio de transporte.

:fiddle:

Eu gostaria de saber mais sobre este viaduto:

VIADUTO DO EXÉRCITO - Maior Viaduto Ferroviário das Américas, sendo também o 2º mais alto do mundo, na ferrovia Passo Fundo - Roca Sales, no Rio Grande do Sul, com 509 m de comprimento e 143 m de altura.

Eu também queria saber mais sobre ele, já ouvi falar muito desse viaduto, e nem consigo imaginar as dimensões e a altura dele.

"O Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte de passageiros. O trecho entre as estações de General Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai da RVPSC acabou por ser desativada."

"A chamada Ferrovia do Trigo, ligando Passo Fundo a Roca Salles, foi construída pelo Primeiro Batalhão Ferroviário, inaugurada em 1978 e entregue à administração da RFFSA em 1981."

"A estação de Muçum foi inaugurada provavelmente em 1982. Fica situada na linha Roca Salles-Paço Fundo, inaugurada nessa época. Na cidade de Muçum fica uma das pontes ferroviárias mais altas do mundo - o viaduto 13 - com 143 m de altura e 509 m de extensão. Seria este o maior viaduto da América Latina e o segundo do mundo. A estação localiza-se fora da cidade e serve de moradia."

Foi mais ou menos isso que eu achei, pouca coisa, nenhuma foto a não ser as que você já tinha postado aqui. Ver investimentos de vulto nessa época, e hoje tudo abandonado, é realmente triste!

Valeu pelos comentários! :)

Excepcional reportagem e parabéns pelos 1000 posts ! :applause:
Vou ler com mais atenção tudo depois, mas gostei muito do sistema de baldeação: criativo, simples e barato ! hehe
Sistema de Baldeação "a la Brasileira", valeu Dott, espero que goste, as matérias são interessantes.

Obrigado pelos parabéns! :)

Excelente Teixeira ! Meus parabéns... Ótimas imagens e as matérias são CB (Chow de Bola :eek:hno: )...

E parabéns pelo milésimo. Um dia eu chego lá (ou não !)... Se eu chegar nos 1000 me aguardem: eu sou capaz de ir pra Guapi tirar fotos dos trens de lá !

Abração !
Olha, vou entrar com o seu login então pra te ajudar a chegar aos 1000 logo, porque eu quero ver fotos de Guapimirim! :lol:

Valeu Renan! :eek:kay:

Excelentes textos e imagens. Bem interessante mesmo. Aos poucos eu vou lendo eles. Obrigado.

Parabéns pelos 1000 posts. :)
Valeu Vinicius, espero que goste das reportagens, aliás, o Rio é bastante citado nas reportagens, fiquei curioso em relação à essa linha Japeri-Arará, você e o Renan poderiam esclarecer aonde ela fica mais ou menos?

Abraços, e obrigado mais uma vez! :)

·
Crucismogiensis
8,408 Posts
[...]2 - É o Viaduto da Grota Funda, o Metálico, construído pelos Ingleses da SPR, não existe mais, só é possível ver as colunas dele, e o de concreto, está em plena atividade, as fotos são do período de construção do Sistema Cremalheira-Aderência, na Serra Velha.[...]
Sabe de que ano são estas fotos da construção do segundo viaduto?

Uma das duas linhas que ligam Paranapiacaba à Cubatão está abandonada. Alguém saberia me dizer qual delas? Acho que a Serra Velha é a que está em atividade.

1 - 20 of 46 Posts