SkyscraperCity Forum banner

Comissão da Indonésia vem a Rondônia avaliar rebanho bovino

1234 Views 9 Replies 5 Participants Last post by  Alexandre Lima
Comissão da Indonésia vem a Rondônia avaliar rebanho bovino
Geral - , 06/05/08 14:45

Nesta missão veterinária será observada a qualidade sanitária da carne brasileira e o sistema de controle de vacinação contra febre aftosa do Idaron. Apenas os produtores e frigoríficos dos estados com Certificado Sanitário Internacional (CSI) e certificado de ausência de febre aftosa poderão exportar a carne. Como a Indonésia é um país predominantemente mulçumano será necessário também o cumprimento de outras exigências, como o tipo de corte e embalagem da carne. O abate de animais é denominado “Halal” e é o método exigido pela religião islâmica, praticada por 80% dos indonésios. Além do estado de Rondônia, a comissão visitará ainda os estados do Pará, Goiás e Mato Grosso. “A Indonésia pretende importar 400 mil toneladas de boi vivo e 50 mil toneladas de carne bovina in natura do Brasil. Entre as exigências estão a sanidade animal, frigoríficos com padrão internacional e autorização para exportação já concedida pelo Ministério da Agricultura e que estes frigoríficos autorizados e certificados produzam e embalem a carne nos moldes que a religião mulçumana exige, e Rondônia possui todas estas especificações”, explicou o presidente do Idaron, Augustinho Pastore, que estará recepcionando os indonésios durante a visita em Vilhena.

A comissão, que conta com quatro técnicos e um tradutor, também está sendo acompanhada pelo embaixador do país no Brasil, Bali Moniaga. Em Vilhena, a missão será recepcionada pelo presidente do Idaron, Augustinho Pastore, lideranças políticas e empresarias no Estado. Lá eles assistirão uma palestra e conhecerão um frigorífico local que atende às exigências internacionais. “Rondônia é um grande produtor de carne bovina, possui um rebanho de 12 milhões de cabeças de gado e está livre da febre aftosa. Os técnicos encontrarão ótimas condições para que a nossa carne seja exportada para mais este país”, afirmou o governador Ivo Cassol, ao saber da visita dos indonésios. Cassol não poderá recepcioná-los por que estará no Palácio do Planalto, em Brasília, para o lançamento do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, como convidado da Presidência da República, compromisso anteriormente assumido pelo governador.

Fonte: Rondonoticias

PS: Rondônia, escolhida a dedo pelo indonésios :lol:
See less See more
1 - 10 of 10 Posts
espero que essa exportação de boi vivo não seja toda por aqui, já se tem muitos problemas com esse embarque...
^^ Como assim Drico?
^^

A maior parte do rebanho de boi vivo exportado para outros paises sai pelo porto de Belém, estes oriundos do Sul e sudeste do Pará .
A justiça havia proibido embarque de boi vivo pelo porto de Belém, nos últimos meses houve um grande impasse entre a justiça e a administração do porto. Esse embarque causa mau odor na proximidades, além de tumulto nas ruas próximas.
Me parece que este embarque atualmente está sendo feito pelo porto de Vila do Conde!
Eu acho muito bom que Rondônia (e o Brasil, como um todo) busque novos mercados pra carne bovina, já que a Europa é cheia de frescuras protecionistas e não é bom ficar dependendo da boa vontade deles.

Mas eu não vejo com bons olhos essa exportação de boi vivo e carne in natura. Exportar só a matéria prima? A carne in natura, cortada e embalada, vá lá, tem pelo menos um valorzinho agregado aí. Mas o boi vivo? Sei lá... acho muito pouco pra nossa região exportar só matéria prima. Por um lado, é ótimo que estejamos exportando, melhor do que se não estivéssemos exportando nada, claro. Mas acho que o nosso foco deveria ser exportar produtos com o máximo de valor agregado possível.
Eu acho muito bom que Rondônia (e o Brasil, como um todo) busque novos mercados pra carne bovina, já que a Europa é cheia de frescuras protecionistas e não é bom ficar dependendo da boa vontade deles.

Mas eu não vejo com bons olhos essa exportação de boi vivo e carne in natura. Exportar só a matéria prima? A carne in natura, cortada e embalada, vá lá, tem pelo menos um valorzinho agregado aí. Mas o boi vivo? Sei lá... acho muito pouco pra nossa região exportar só matéria prima. Por um lado, é ótimo que estejamos exportando, melhor do que se não estivéssemos exportando nada, claro. Mas acho que o nosso foco deveria ser exportar produtos com o máximo de valor agregado possível.
É por causa dos aspectos religiosos da Indonésia
Quer dizer que a religião deles manda comer carne apenas quando o animal for abatido por eles? :lol:
Li em uma reportagem da Exame, que esses países asiáticos com essas culturas doidas, são um mercado para o Brasil.
1 - 10 of 10 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.