SkyscraperCity banner
1 - 20 of 24 Posts

·
www.preservasp.org.br
Joined
·
434 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Queria saber de vocês opiniões e idéias sobre como acabar com a praga das pichações, já que não há dúvida de que as grandes e médias cidades brasileiras são as mais pichadas do mundo, e que São Paulo particularmente é de longe a capital mundial da pichação.

Para muitos, a pichação é um dos principais fatores de degradação da paisagem urbana, além de porta de entrada para a prática de outros crimes. Em Nova York, a pichação foi duramente reprimida a partir da teoria de que contribui para criar um clima de desrespeito às leis e insegurança, e o resultado é que a cidade, antes incrivelmente pichada (especialmente os vagões do metrô), está praticamente livre das pichações. Já em Cingapura os pichadores são condenados à pena de chibatadas nas nádegas, que causam uma terrível dor e deixam cicatrizes pelo resto da vida (em conseqüência, a cidade é totalmente livre de pichações).

Para outros, a pichação é um mal menor ("antes pichar do que roubar"), os pichadores são apenas adolescentes sem opções de lazer e buscam uma forma de se expressar e de serem percebidos pela sociedade. Recentemente, algumas pessoas até elevaram a pichação à condição de arte, como fez Pinky Wainer, dona da Editora do Bispo, que publicou um livro de apologia aos pichadores. Também estou aberto para argumentações desse tipo

E vocês, o que acham? Comecemos o debate então...
 

·
no encalço do meliante
Joined
·
14,947 Posts
Taí um problema sem solução, dado o nosso sistema legal. Acho que a única pedagogia que funcionaria é a do MEDO. Penso que somente penas capazes de incutir PAVOR nesses deliqüentes seria capaz de inibir as pichações.

Queria mesmo é copiar o código penal de Cingapura...
(gostaria que se estabelecessem recompensas para quem comprovar - de preferência filmando ou fotografando - pichadores em açaõ)
 

·
cives totius mundi
Joined
·
5,002 Posts
Legal esse thread !
do meu ponto de vista a pichação é um mal tremendo para as cidades ! é um absurdo, recentemente estive no Largo da Memória, que foi totalmente restaurado, mas infelizmente algum vândalo já ferrou um dos bancos da pequena pracinha, logo o encosto do banco que é todo de azulejos azuis com desenhos retratando a antiga vila rural que era aqui. Agora tá uma pichação azul que mal da pra entender o que tá escrito ou qual a mensagem o cara quis passar !!!

Do meu ponto de vista a pixação nas cidades brasileiras resume os sintomas de uma doença social grave e a total falta de respeito e de espírito cívico entre as pessoas !
a pixação não deixa de ser um tipo de linguagem também, e que na minha opinião está expressando a total ausência de criatividade, arte e perspectiva, é a "anti arte" !!!
- Falta de respeito dos pichadores que não estão nem ai com o patrimônio alheio ou o patrimônio público que também lhe pertence !
- Falta de espírito cívico na sociedade que muitas vezes torna a pichação e tantas outras safadezas como arte como esse livro que foi feito ai dando apologia a esse tipo de crime !
- Ausência de crença na lei e nas instituições públicas de segurança !!!
o que fazer: só a punição não resolve ! tinta, idéia e pessoas para continuar o serviço de emporcalhamento na cidade não vão faltar ! além da lei exisitir e não funcionar !!!
as pessoas desde criança deveriam aprender a cultura do bem público, a cultura da socialização e não do individualismo !
Pergunte a um pichador o que ele está pensando do patrimônio que ele está destruindo?
vai responder um QUE SE FODA ! bem usual !!!
e outra coisa, a pixação não tem classe social ! muitos saem com seus carros das garagens dos jardins para praticar sua "arte" na cidade, munidos sobretudo de barras e tacos de golfe no caso de alguma represália de alguém !!!

Juridicamente pichar, grafitar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano é crime ambiental nos termos do art. 65, da Lei 9.605/98, com pena de detenção de 3 meses a um ano, e multa. Se o ato for realizado em monumento ou coisa tombada por seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena passa a ser de 6 meses a um ano, e multa (§ único). Porém, a mera existência de legislação punitiva não é suficiente para inibir estes atos, devendo existir do Poder Público vontade política de inibir a prática delituosa. Cabe ao Município exercer a sua autoridade administrativa e garantir o desenvolvimento urbano, garantindo ainda o bem estar de seus habitantes (art. 182, Constituição Federal), sob pena de seus agentes responderem pelo crime ambiental de responsabilidade por deixarem de adotar as providências que lhes compete na tutela ambiental (art. 68, Lei 9.605/98, Crimes Ambientais). Além disso, todos os cidadãos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado (art. 225, CF), no que se inclui o meio ambiente urbano com suas características harmônicas e estéticas.
 

·
Que que eu escrevo aqui?
Joined
·
2,288 Posts
Acho que eles mereciam uma surra, esses pivetes drogados e pichadores eles e as mães deles, a polícia tem que ficar em cima de onde o crime começa esses malacos pixadores vão ser os futuros traficantes e homicidas tem que recriminar muito bem!
 

·
Danielz - xdanielz
Joined
·
1,696 Posts
Me lembro de uma vez aqui em BH que saiu ate na TV, que uns policiais pegaram uns carinhas pixando um predio no centro, dae o policiais desceram a porrada nos carinhas, no outro dia tava um bando de retardado la criticando a atitude dos PMs, que tinha direitos humanos e nao sei oq, cambada de safado, tem que ir pra Febem. Eu nunca pixei muro na minha vida, quem pixa, pixa porque quer, porque quer estragar as coisas dos outros mesmo... no maximo eu riscava as paredes da minha casa hehehe
 

·
Registered
Joined
·
11,640 Posts
A pichação vai muito além da falta de respeito, é horrível isso. Hoje mesmo vi um pequeno museu no centro que havia sido restaurado no final do ano passado, passei por lá e ele estava todo pichado, me deu uma revolta muito grande. Uma construção dessas custa a ser restaurada, e quando é, acontece isso! E outra, eu não apoio o tal do grafite, aqueles desenhos que são criados com autorização de alguém, em lugares permitidos. Eu tomo pelo exemplo de um grupo que tem aqui, eles pintaram uma escadaria no centro que ficou horrível, tudo papagaiado, várias cores fortes, um horror! Pode até ser arte, mas pelo amor de Deus, ninguém é obrigado a ver uma coisa daquelas detonando o visual da cidade. Imagina se essa arte se alastra pela cidade toda. Um bando de preguiçoso que diz fazer arte, fecham a rua, ligam o som na maior altura com Hip Hop tocando, vai caçar uma trouxa de roupa pra lavar...
 

·
Registered
Joined
·
4,657 Posts
Onde eu morava, o muro de casa era o único que não tinha pichação!!!
:D
Tinha uma trepadeira que envolvia todo o muro!

Sinceramente não acho feio, é apenas uma forma de expressão ao alcance de uma pessoa que não foi dada a oportunidade de se expressar de maneira diferente!
 

·
cives totius mundi
Joined
·
5,002 Posts
CH_Mineral said:
Onde eu morava, o muro de casa era o único que não tinha pichação!!!
:D
Tinha uma trepadeira que envolvia todo o muro!

Sinceramente não acho feio, é apenas uma forma de expressão ao alcance de uma pessoa que não foi dada a oportunidade de se expressar de maneira diferente!
eu até acho que a pessoa pode se expressar como quiser, mas desde que não foda um patrimônio público, que além de ser dela que está pixando, é de uso de todos os outros habitantes e cidadãos !

o pixador que quer expressar sua arte, deveria começar fazendo-o por toda a sua casa !!! oras se é artista que assuma começando dentro de sua própria casa, pixando as paredes internas e externas ! mas nunca num bem que não lhe pertença ! até hoje nunca vi um artista de verdade sair na rua, pegar um monumento, ou uma praça e tomar como espaço para sua arte ! pixação é vândalo, porque no cerne foi quebrado todas as normas de conduta social e de zelo com o patrimônio QUE É PÚBLICO e não de uso exclusivo do pixador !
 

·
Registered
Joined
·
4,657 Posts
A solução é simples, da-se uma educação pra que ele possa se expressar de forma diferente, isso envolve tantos fatores que levam com que ele tome tal atitude!
Não vou listar aqui pq vai ficar cansativo!!
Mas cada um sabe o que se passa e o que se pode fazer!
 

·
4° Marquês de Caravelas
Joined
·
663 Posts
Pelourinho ou tronco para os culpados !
Uma boa educação e cultura ajudaria. Espaço para sensibilização e para a prática de vanguardas estético-artísticas também pode contribuir !
 

·
Banned
Joined
·
210 Posts
E desde quando que os políticos deste país estão preocupados em acabar com esse problema banal?? Eles não conseguem resolver nem o problema da violência e da favelização, da educação e da saúde pública!! Até os parentes desses filhos das putas podem levar uma bala no cu, mas eles não vão fazer PORRA NENHUMA! Este país vai de mal a pior!! Conclusão: não existe solução para pichação no Brasil porque como disse o presidente da França, o Brasil não é um país sério!! No dia que essa corja de safados tomarem vergonha na cara e se preocuparem com o problema ao invés de seus bolsos e suas contas correntes, não só a pichação como os demais problemas serão resolvidos. Mas aqui no Brasil?? IMPOSSÍVEL!!!
 

·
₪₪₪₪₪₪₪&
Joined
·
8,897 Posts
Curiosamente estava lendo notícias sobre Curitiba e o assunto...
Dá mais raiva... :sleepy:



Na véspera do Feriado do Dia do Trabalhador, o município gastou em torno de R$ 4 mil para recuperar as paredes do viaduto do Alto da XV com a Avenida Nossa Senhora da Luz. Foram cerca de três horas de trabalho, realizado pela equipe da Central de Manutenção da Prefeitura. O esforço não durou muito. A nova pintura já sofreu a ação de vândalos no próprio feriado.

"A ação de vândalos, que picham o patrimônio histórico, viadutos, pontes, escolas, faróis do saber, entre outros equipamentos sociais, provoca um prejuízo médio de R$ 1 milhão ao ano aos cofres municipais", diz o secretário interino de Obras Públicas, Mário Tookoni.

Com este valor, a equipe técnica da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab-CT) poderia construir 33 casas populares ou comprar cerca de 50 lotes para a construção de moradias. O vandalismo poderia ser até maior, não fosse a presença constante da Guarda Municipal próxima aos patrimônios públicos.

[...]

Bonfim conta que Curitiba têm algumas edificações e equipamentos mais visados pelos pichadores. "Alguns viadutos, como o do Alto da XV, ou o Farol do Saber da Cidade, são focos freqüentes de pichações, disputados por gangues que destroem o patrimônio Público", afirma. Nestes locais, as pichações acontecem quase que diariamente. Em outros pontos, o vandalismo ocorre a cada 15 dias.

----------------------------------

De acordo com informações da Guarda Municipal, a maioria dos pichadores detidos têm de 15 a 18 anos. Dos jovens presos em flagrantes neste ano, 30 fazem parte desta faixa etária. As pessoas detidas são enquadradas na lei municipal 8984, que regulamenta a venda de sprays para menores.

Pela lei, os pichadores devem pagar multa de 71,42 UFIRs - R$75,99 - fora os custos de despesas e da restauração do bem danificado. Se o pichador tiver menos de 18 anos, a infração recai sobre os pais ou responsáveis.
 

·
BAHIA
Joined
·
7,664 Posts
Deveriam ser bem enérgicos em relação a isso. O Brasil realmente não é sério. A mentalidade de boa parte dos brasileiros é atrasada, primeiro tem que se educar o povo, depois pensar em reformar o sistema penal, porque não adianta ter um código penal modelo, se no país impera a impunidade. O Brasil tem que sofrer uma faxina, governantes que não tenham medo.
 

·
DAVI
Joined
·
3,342 Posts
como o natalense falou.. eu não sabia q em cingapura existia isso, mas eu já havia pensando na idéia de dar recompensas pra quem flagra alguém piuxando, além dessa pessoa ter q apagar a pixação e doar cestas básicas
 

·
Ohh Yeah!
Joined
·
7,677 Posts
Uma boa de uma surra, pq eles não fazem isso para se expressar coisa nenhuma, conheço alguns pixadores, fazem pq acham legal e engraçado, querem ser diferentes, não passam de um corja de vagabundos depreciando o patrimônio público.
 

·
Banned
Joined
·
2,419 Posts
^^ Concordo, só não queria dizer aqui "o que penso" e já vir alguém me repreendendo com aquela baboseira de "direitos humanos" e tudo o mais, pra esse povo não tem do que falar de direitos humanos, pois eles são animais né...
 
1 - 20 of 24 Posts
Top