Skyscraper City Forum banner

O que acham os portuenses?

Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 129 Posts

·
Registered
6,715 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Apesar de ser lisboeta, defendo que Lisboa e Porto deverão ter tamanhos semelhamentes e semelhantes fluxos de turistas (como por exemplo Madrid e Barcelona).
Ultimamente tenho vivido num hostel no estrangeiro, e curiosamente a maioria das pessoas com quem eu contato (estrangeiros), preferiu o Porto a Lisboa aquando da sua viagem a Portugal.
Portanto, ambas as cidades, apesar da diferente escala, podem competir em termos de beleza (ponto assente). Porém, factores como a capitalidade fizeram naturalmente com que Lisboa crescesse mais, bem como as suas infraestruturas turísticas (museus por ex).

A minha pergunta aos portuenses e tendo em conta que o cenário de regionalização e mudança de capitalidade estão infelizmente postas de lado, como poderá a cidade do Porto diminuir o "gap" relativamente a Lisboa, apenas baseado na sua politica municipal? Vejo bastantes obras a avançar na capital em termos de museus e poucas infelizmente no Porto.. (fruto da centralização claro)

Dito isto, se houvesse mais dinheiro ou visão municipal, o que falta ao Porto para ter o mesmo número de turistas que Lisboa?

Qual a vossa opinião?

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
O que os estrangeiros vêm é precisamente uma oferta semelhante, o que fica reflectido na famosa frase do NY Times:

"Bustling with commerce, the design-savvy city of Porto, Portugal, plays a convincing Milan to Lisbon’s Rome. Its pristine beaches, 10 minutes from downtown, give it a touch of Malibu, too."

O que o Porto precisa é de continuar a investir nas infraestruturas (de todos os tipos) como já tem feito, e continuar a investir na publicidade. O número de estrangeiros que se vê nas ruas do Porto é absolutamente BRUTAL, e muito maior do que há 5 anos atrás e há 10 anos atrás. De tal modo brutal que hoje andar nas ruas do Porto é, no que diz respeito a "ver estrangeiros", simplesmente não distinguível da sensação de andar nas ruas de Lisboa.

·
Guest
0 Posts
O número de estrangeiros que se vê nas ruas do Porto é absolutamente BRUTAL, e muito maior do que há 5 anos atrás e há 10 anos atrás. De tal modo brutal que hoje andar nas ruas do Porto é, no que diz respeito a "ver estrangeiros", simplesmente não distinguível da sensação de andar nas ruas de Lisboa.
100% verdade

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
Estava com uns estrangeiros e amigos num carro, e um deles (estrangeiros) disse "O Porto é a única cidade do mundo onde podes estar num centro histórico assim, e passado 20 minutos estar em Miami".

Disse-o quando descíamos a avenida da Boavista, no quarto quilómetro a contar de cima, quando estávamos a chegar ao mar a meio da tarde e a água do mar e o pavimento da avenida estavam brancos do Sol que lhes batia, depois de ter visto as mansões e as palmeiras.

E é de facto essa a sensação que fica para quem conhece o Porto mais ou menos. A de uma cidade extremamente diversa, que parece uma coisa numa zona, e outra noutra zona. Esta diversidade "paisagística" do Porto é extremamente única e começa a atrair muita gente. Eu sempre disse que o mar era uma das coisas onde o Porto deveria apostar bem em publicidade. Os estrangeiros que cá vêm adoram!

O Porto (e Lisboa), são zonas turísticas que aliam as vantagens de uma grande cidade às vantagens de uma zona balnear. E não só. Há modernidade, história, monumentalidade. É mesmo MUITO diversa. Basta ir ao estrangeiro e ver que as cidades são mais homogéneas. Diferentes entre si e muito interessantes no que têm a oferecer, mas a maioria, LONGE da diversidade em tão pouco espaço que existe por cá.

Muitos dizem "O Porto é uma cidade onde eu me via a viver com enorme facilidade". Isto diz tudo. As pessoas gostam disto. É-lhes agradável para estar, não apenas para tirar umas fotos. E basta viver-se a cidade durante uns tempos para se perceber isso.

O Porto ainda é muito underrated face ao que realmente é, ainda que tenha ganho o prémio de melhor destino europeu 2012. Mas as coisas estão no bom caminho. Com o tempo lá iremos. Este é um dos pontos do globo com mais potencial, só que está num País pequeno, que não tem o poder de uma Espanha de auto-promoção.

·
Eudaimonia
6,955 Posts
pris·tine
adj
\ˈpris-ˌtēn, pri-ˈstēn, especially British ˈpris-ˌtīn\
Definition of PRISTINE
1
: belonging to the earliest period or state : original <the hypothetical pristine lunar atmosphere>
2
a : not spoiled, corrupted, or polluted (as by civilization) : pure <a pristine forest> b : fresh and clean as or as if new <used books in pristine condition>

b : fresh and clean as or as if new <used books in pristine condition>

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
100% verdade
Obrigado pela corroboração, já que este tipo de afirmações é facilmente atacada por meia dúzia de pessoas que apregoam que é mentira, e se ajudam umas às outras a criar um "bloco". Assim fica mais sólida a afirmação.

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
Caravaggio: Pristine é sinónimo de "excelente/perfeita qualidade".

Quando items são vendidos e o seu estado é "Pristine", é o melhor dos estados depois de "In box, sealed". E como eles não iam dizer que as praias do Porto estavam "in box, sealed", parece-me o melhor adjectivo a usar.

E depois ainda fizeram a comparação com Malibu, que é um paraíso. E as praias de Gaia são efectivamente um autêntico paraíso. As da Foz nem tanto, embora o passeio seja único.

·
Eudaimonia
6,955 Posts
Caravaggio: Pristine é sinónimo de "excelente/perfeita qualidade".

Quando items são vendidos e o seu estado é "Pristine", é o melhor dos estados depois de "In box, sealed". E como eles não iam dizer que as praias do Porto estavam "in box, sealed", parece-me o melhor adjectivo a usar.

E depois ainda fizeram a comparação com Malibu, que é um paraíso. E as praias de Gaia são efectivamente um autêntico paraíso. As da Foz nem tanto, embora o passeio seja único.
Não interpretes erradamente o que lês. O significado nao é esse. Faz favor de ler o dicionário.

Nas vendas, pristine, significa que está de acordo com o estado original. Ou seja, não corrompido, ou gasto ou sequer minimamente usado. O que não é a mesma coisa que o signficado que tu queres dar à palavra. A qualidade é consequência do estado "pristino", não uma característica da sua essência.

Synonyms
1. undefiled, unpolluted, untouched, brand-new, mint, fresh, span-new, virgin, virginal

Agora se pensares bem, vais pensar o porquê das praias de Gaia serem diferentes, e serem em certa maneira ainda "pristine" comparadas com as do Porto. E se isso é bom ou não para a AMP, e se mais estradas ou túneis vão contribuir ou não para as manter assim...

·
Eudaimonia
6,955 Posts
Eu imagino se as praias de Gaia fossem como as do Porto, se mereceriam a menção especial ou seriam consideradas como uma mais valia pelos turistas ou potenciais turistas e pelos guias e editores de turismo estrangeiros que visitam o Porto.

Tem sempre de vir algum estrangeiro dizer-nos aquilo que alguns tripeiros não enxergam....

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
O NY Times não referiu as praias de Gaia. Eu é que disse que as praias de Gaia são melhores do que as da Foz :eek:kay:

O NY Times falou nas praias da Foz (10 minutes from downtown, é Foz).

E se as praias fossem "intocadas" mas uma caca, eles não fariam a referência. E um túnel no Douro ou pontes não vão estragar nada. Só vão trazer mais acesso às pessoas até às praias. E pessoas nas praias não estragam as praias... :)

·
Registered
904 Posts
muito sinceramente, correndo o risco de ser muitíssimo gozado, tornar o Porto a capital boémia da Europa. era receber os turistas no aeroporto com Vinho verde, putedo, jogo, super bock, presunto, aguardente dinamitica, ganza, rancho folclórico, anho assado, jeropiga, traçado, espumante, francesinha, pudim abade de priscos. O turista chegava e andava a estadia toda completamente fodido, sempre a rir, gastava à brava e nao descansava enquanto nao voltasse.

·
a revolta da francesinha
10,690 Posts
Bem, imagino que existam técnicos ligados ao sector que saibam responder...

O Porto até tem boas âncoras culturais. Acho que a oferta cultural nem é má... mais reabilitação faz falta, faz falta vender melhor a imagem do Porto como cidade e não como um centro histórico e cidade de vinhos.

No fundo o Porto não tem uma estrategia tipo similar a uma metrópole, mas antes a uma pequena cidade de particular interesse turístico, como seria Veneza ( pese a diferença na atractividade..), Pisa, Nice, Santiago de Compostela, e outras ao estilo...

O marketing de cidade de Londres, ou Paris, é muito diferente.. vendem a ideia de cidade onde sonhos se tornam realidade, de oportunidade, de montes de bairros "da moda", da sua população, dos seus bairros da moda, etc...

O Porto deveria apostar mais nessa vertente, mas para isso precisaria de uma visão de cidade mais abrangente. De vender aos turistas a foz como bairro trendy, matosinhos como um grande centro de restauração e bom marisco, vender leça como a sta mónica da zona, e as suas glamorosas piscinas, e o famoso farol. Ou o pitoresco bairro da afurada, ou as montanhas de valongo à porta da urbanidade.

Se não o turista não sobe da estação de s.bento.... e convenhamos o centro é bonito, mas é pequeno, e acaba por se esgotar com facilidade...

Sobre a comparação com Lisboa, acho que não tem de ser Lisboa a bitola para o Porto. Acho que Lisboa acaba por ter mais atractivos que o Porto, e percebo que tenha mais turistas, do ponto de vista histórico, e mesmo monumental, é uma cidade mais atractiva, isto sem falar no clima...

Onde o Porto se pode cimentar é no turismo cultural, e vender uma imagem contemporânea e criativa da cidade, a metrópole que não se sabia existir na Europa, ou assim. Com destino a um público jovem, que o de mais idade acaba sempre por vir à pala do vinho....

·
Banned
4,510 Posts
muito sinceramente, correndo o risco de ser muitíssimo gozado, tornar o Porto a capital boémia da Europa. era receber os turistas no aeroporto com Vinho verde, putedo, jogo, super bock, presunto, aguardente dinamitica, ganza, rancho folclórico, anho assado, jeropiga, traçado, espumante, francesinha, pudim abade de priscos. O turista chegava e andava a estadia toda completamente fodido, sempre a rir, gastava à brava e nao descansava enquanto nao voltasse.
???

:nuts::nuts::nuts::nuts::nuts:

Temos empreendedor...

·
Registered
6,715 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Eu diria que, alem da reabilitação urbana, uma nova ponte pedonal desenhada por um arquitecto estrela (nåo o Adão de Fonseca) seria fundamental para promoção turistica servindo como novo ícone da cidade

·
Moderator
19,544 Posts
Acho que passa essencialmente pela reabilitação urbana, o centro histórico, classificado pela UNESCO, é o ex-libris de excelência da cidade, e o progresso da cidade passa pela reabilitação urbana. A Ribeira morre completamente à noite e há que trazer pessoas para esta zona, habitantes.
Ter mais centros culturais e museus de importância internacional também é importante. Serralves e Casa da Música não chega. Apostar em outras zonas da cidade para que não seja tudo concentrado na Baixa ou Boavista.

·
Registered
13,887 Posts
Eu diria que, alem da reabilitação urbana, uma nova ponte pedonal desenhada por um arquitecto estrela (nåo o Adão de Fonseca) seria fundamental para promoção turistica servindo como novo ícone da cidade
O Adão da Fonseca não é arquiteto.

1 - 20 of 129 Posts
Status
Not open for further replies.