Skyscraper City Forum banner
1 - 4 of 4 Posts

·
Registered
19,723 Posts
A história dessa extensão leste da linha 3 é pouco conhecida, essa extensão deve ter sido planejada há muito tempo, pois na Itaquera já havia uma estação extra para esse trecho, alguém sabe se a Itaquera da linha 6 foi construída junto da Itaquera-3?

A mudança de mera extensão para uma linha paralela foi uma das poucas mudanças para melhor dos planos metroferroviários de SP. Já a mudança de nome da Pêssego para Dom Bosco foi pouco tempo antes da construção e não sei a razão.

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
Desde que eu me lembro por gente havia essa outra plataforma na estação Itaquera, por onde hoje passa o Expresso Leste. A razão da mudança foi uma homenagem a Obra Social Dom Bosco, uma das mais importantes da cidade, que ajuda muita gente e fica na região. Na época, muitas pessoas reclamaram pois, havia gente que vinha mais da periferia para trabalhar na região da Penha/Vila Matilde, Carrão, e agora tinha que ir até o Brás e voltar, porque não havia integração gratuita em Itaquera e o trem não para mais nas estações intermediárias. Imgino que eles devam ter feito isso pois se em Itaquera a integração fosse gratuita, provavelmente todo o pessoal do trem ia querer pegar o metrô lá... mas se o Expresso Leste tivesse a mesma velocidade do metrô, a viagem ia ser bem mais rápida e ia compensar ir até o Brás ou Luz pra fazer integração.

·
Registered
254 Posts
Os aspéctos bons do Expresso leste é corrigir o erro de fazer metro junto a linha do trem, reestruturar os trens e transformar em segunda linha de metro para a região e também permitir a radial ir até Guaianazes pois a avenida foi totalmente construida sobre o leito abandonado da CPTM, alias isso salvou a região do extrangulamento a que estava condenada no que diz respeito a vias arteriais radiais.

1 - 4 of 4 Posts