Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 40 Posts

·
Registered
54 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Amigos, alguns anos após publicar o "comparação das manchas urbanas das cidades brasileiras" em http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=401380, tenho a horna de apresentar a versão 2.0!

Fiz um apanhado das manchas urbanas das maiores cidades de SP, RJ e MG, tudo na mesma escala! Para delimitar as manchas, procurei cortar as partes que não tinham ruas, mas algumas cidades deram muito trabalho.. se alguém tiver alguma sugestão de mudança, ou sentiu que sua cidade foi cortada indevidamente, é só dizer. Só lembrando que não procurei recortar RMs, e sim manchas urbanas que dessem a sensação de uma mancha "única", mesmo que represente mais de uma cidade. Como é meio subjetivo, eventualmente poderei estar fazendo "revisões". Por exemplo, já achei problemas em Juiz de Fora e Barbacena. Daqui a pouco devo editar e trocar a jpg. Mas sempre que fizer isso, avisarei criando um novo post.

Pretendo adicionar outros estados aos poucos.. colocando as maiores cidades de cada Estado. Então sugestões das maiores cidades de cada estado pra por nas próximas comparações são bem vindas! Pretendo fazer os do sul na sequência (RS e PR). Quais cidades vocês querem ver?

Bem, deu um trabalho MONSTRUOSO! Mas acho que ficou bem representado, dá pra comparar legal. Espero que gostem!

·
Registered
54 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Nossa muito interessante , realmente deve ter dado um trabalho fora do comum,mas ficou muito bom ,parabéns !:)
Sem dúvida!

muito bom...legal comparar as manchas com a população das cidades...valeu

achei engraçado que a manha de BH é parecida com o mapa de minas...:)
Exato! parece minas mesmo hehe.
E engraçado como Uberlândia é bem maior que Juiz de Fora..

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Belo trabalho, de modo geral acho que assim dá pra ter uma noção mais nítida do tamanho da cidade... as imagens de satélite mtas vezes camuflam áreas urbanizadas não dando pra perceber mto o que é ocupação e o que é área desabitada.

E engraçado como Uberlândia é bem maior que Juiz de Fora..
Juiz de Fora é uma cidade superdensa, Uberlândia já é mais espalhada a topografia das duas é diferente e o tipo de ocupação tb... mas eu não achei a área urbana de Uberlândia tão maior que a de Juiz de Fora assim não...:lol:

·
Registered
12,827 Posts
Eu estou achando muito estranho, sobretudo pela localização... o ideal seria que o recorte das manchas servisse para dar dimensão às regiões.

Mas como se o Leste Fluminense está separado do Rio de Janeiro? E se o Norte e o Sul estão invertidos no Paraná e em São Paulo?

·
22°52'S 47°03'W
20,842 Posts
Eu gostei, mas o eixo conurbado de Campinas é efetivamente maior que o mostrado.
Hortolândia e o extremo leste de Sumaré também estão nesse eixo. Tanto que Nova Aparecida é Campinas e não aparece...

Mas valeu o esforço...

·
no encalço do meliante
15,343 Posts
Rapaz, que trabalho hercúleo.
Meus parabéns.

Dá até para suprir algumas "desconexões". como
Niterói numa ilustração e o Rio noutra.

Muito bom mesmo.

Sim, já que perguntou:
Gostaria de ver as capitais nordestinas.

·
Not Registered User
3,978 Posts
Descobri o SSC por conta da primeira versão feita por você... :lol:

Parabéns.

O único senão fica por conta de Ipatinga, Fabriciano e Timóteo. Elas são conurbadas, não? Formam a Região Metropolitana do Vale do Aço. Deveriam então ser apresentadas assim, como BH.

·
Registered
54 Posts
Discussion Starter · #16 ·
^^ E de pensar que de SP a Campinas é tudo grudado :popcorn:
Parabéns pelo trabalho!

Vou te ajudar com algumas do interior de sp
Eu fiz por satélite porque o mapa não mostrava a mancha.
LFellipe, obrigado.. irei adicioná-las no próximo update! SP tem tanta cidade "grandinha" que fica mesmo difícil pegar todas.

Belo trabalho, de modo geral acho que assim dá pra ter uma noção mais nítida do tamanho da cidade... as imagens de satélite mtas vezes camuflam áreas urbanizadas não dando pra perceber mto o que é ocupação e o que é área desabitada.

Juiz de Fora é uma cidade superdensa, Uberlândia já é mais espalhada a topografia das duas é diferente e o tipo de ocupação tb... mas eu não achei a área urbana de Uberlândia tão maior que a de Juiz de Fora assim não...:lol:
Quando fui fazer o post, fiquei na dúvida entre utilizar imagem de satélite ou mapa. Acabei indo com o mapa mesmo, justamente porque as imagens de satélite variam os "tons" de local para local, dificultando a separação de mata para área urbana.
Sobre JF x Uberlândia, só pode ser essa a explicação, já que as duas possuem população semelhante. Só que na minha última atualização cortei um pouco mais de Uberlândia.. justamente por ter muita área de "mato" próximo à cidade.
Porém, acho que ainda posso tirar algo em JF. Tenho que ver com mais calma.

A mancha urbana de São Paulo (capital) é muito pequena quando comparada com cidades médias como Uberlândia, Ribeirão, Juiz de Fora, Marília, Londrina, etc. Claro que São Paulo é uma metrópole gigante e uma das maiores manchas urbanas do mundo, mas na proporção populacional verifica-se que a mancha deveria ser ainda maior. Por ser uma cidade global, o preço do solo urbano é mais caro e indica maior verticalização e esse fator causa menor mancha urbana do que deveria ter. Belo trabalho, parabéns.
Pois é, também percebi que essas cidades médias possuem área relativamente grande, justamente porque tendem a ser menos "adensadas" que grandes capitais. Elas possuem proporção maior de casas em relação a edifícios.
E nas cidades citadas esse efeito é ainda mais bem notado.

Eu estou achando muito estranho, sobretudo pela localização... o ideal seria que o recorte das manchas servisse para dar dimensão às regiões.

Mas como se o Leste Fluminense está separado do Rio de Janeiro? E se o Norte e o Sul estão invertidos no Paraná e em São Paulo?
A ideia do tópico é permitir a comparação das manchas urbanas. Então priorizei a disposição das mesmas de modo a permitir que uma grande quantidade delas fiquem próximas, mesmo que isso implique tirá-las da disposição geográfica real. No caso do Rio, até tentei colocar o leste fluminense na posição correta, mas a imagem ia ficar muito horizontal. Repare que cada estado tem uma imagem própria,e procurei colocar todas elas com dimensão horizontal de 1010 pixels, que foi o mínimo que consegui para acomodar a mancha de SP. Padronizando tudo assim acho que facilita a observação.

Eu gostei, mas o eixo conurbado de Campinas é efetivamente maior que o mostrado.
Hortolândia e o extremo leste de Sumaré também estão nesse eixo. Tanto que Nova Aparecida é Campinas e não aparece...

Mas valeu o esforço...
Pois é, Campinas deu um trabalho extra, por dois motivos: não conheço bem a região e como é tudo conurbado, fica complicado estabelecer onde termina a mancha. É mais subjetivo.
Se preferir pode fazer como o LFellipe, colocando uma imagem diferente da mancha de Campinas, que vou ver aqui.

Rapaz, que trabalho hercúleo.
Meus parabéns.

Dá até para suprir algumas "desconexões". como
Niterói numa ilustração e o Rio noutra.

Muito bom mesmo.

Sim, já que perguntou:
Gostaria de ver as capitais nordestinas.
Opa, obrigado.. após algumas atualizações vamos chegar lá!

Descobri o SSC por conta da primeira versão feita por você... :lol:

Parabéns.

O único senão fica por conta de Ipatinga, Fabriciano e Timóteo. Elas são conurbadas, não? Formam a Região Metropolitana do Vale do Aço. Deveriam então ser apresentadas assim, como BH.
obrigado.. :)
Tem como botar uma imagem dessa conurbação?

·
Civil Engineer
311 Posts
Vector_BH, permita-me sugerir a correção da mancha urbana de Uberaba. Não sei qual a escala que está usando, portanto, colocarei uma imagem para servir de modelo. A imagem, por sua vez, está no modo "satélite", pois no modo "mapa" não aparecem alguns logradouros, conforme ocorreu com o forista LFellipe.

Observações:

1 - As novas áreas por mim demarcadas estão oficialmente no perímetro urbano, conforme mapa da Prefeitura;
2 - Na Zona Norte, entre o principal núcleo urbano e o Distrito Industrial II, observa-se uma grande "mancha verde". Trata-se do Parque Tecnológico UniVerdeCidade.

Fonte: Google - ImageShack

Espero ter contribuído com o Thread!

·
Cidadão
722 Posts
Muito bom seu trabalho, parabéns! Imagino o trabalhão que deu para fazer tudo isso.
Legal que assim dá para ter idéia do tamanho das manchas urbanas do país e até mesmo comparar.

Mas valeu o esforço...
Pois é, Campinas deu um trabalho extra, por dois motivos: não conheço bem a região e como é tudo conurbado, fica complicado estabelecer onde termina a mancha. É mais subjetivo.
Se preferir pode fazer como o LFellipe, colocando uma imagem diferente da mancha de Campinas, que vou ver aqui.
Sobre a mancha urbana de Campinas, eu não sou o Fabius, mas como eu conheço a região e morava lá eu fiz ela do jeito que eu considero:

·
Joinville-SC
4,769 Posts
Corte de Joinville esta faltando ligar o Boa vista ao Comasa, falta também o Jadim Paraiso e o Distrito industrial e Pirabeiraba que são conurbados e também o Rio Bonita bem no extremo norte de Joinville.

1 - 20 of 40 Posts