SkyscraperCity banner
1 - 3 of 3 Posts

·
JpnMed
Joined
·
1,055 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O comprometimento do governo do Tocantins com programas eficazes na área da educação recebe reconhecimento nacional, nesta quinta-feira, 5, em evento realizado a partir das 11h30, em São Paulo (SP). Será a entrega do Prêmio Gestão Nota 10, do Instituto Ayrton Senna (IAS), ao Estado do Tocantins e a mais 33 prefeituras de várias regiões do Brasil, pela melhoria na educação pública. O prêmio será entregue ao governador Marcelo Miranda pela presidente do Instituto, Viviane Senna. No país, o Tocantins será o único estado a receber a homenagem.

Segundo a coordenadora de Educação Formal do IAS, Inês Kisil Miskalo, o Tocantins se destacou, entre todos os estados parceiros do Instituto, no desenvolvimento das soluções educacionais e alcançou índices elevados de sucesso escolar, através da implementação dos programas “Se Liga”, que alfabetiza alunos repetentes, e “Acelera”, que combate a distorção entre idade e série. “O governador Marcelo Miranda não mede esforços quando se trata de investimento na Educação do Estado, apoiando a sempre presente secretária Dorinha, que assumiu pessoalmente o gerenciamento dos programas”, afirmou Inês.

Para o governador, o prêmio é uma maneira de mostrar à população do Tocantins o compromisso com uma educação de qualidade. “As políticas para o setor da Educação no Estado contam com um tratamento especial. A área sempre foi uma das prioridades do meu governo, e os resultados estão nas escolas, nos bons índices que o Tocantins tem conseguido, graças a um trabalho parceiro com o Instituto e também com as prefeituras”, observa Marcelo Miranda. Para a secretária estadual da Educação, Maria Auxiliadora Seabra Rezende, a parceria com o IAS foi fundamental para o bom resultado dos programas no Tocantins.

Os dois programas foram formulados pelo IAS como alternativa eficaz para uma educação de qualidade, e são implementados em parceria com governos estaduais e prefeituras.

Entre as oportunidades encontradas no Tocantins para o bom funcionamento dos programas, o Instituto Ayrton Senna destacou que os mesmos são prioridade dentro da Secretaria Estadual de Educação; recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis são suficientes e primam pela qualidade; escolas e salas de aulas bem equipadas; diminuição do número de alunos reprovados por falta (índice de apenas 0,2% no ano de 2007), entre outros fatores.

De acordo com a gerente dos programas “Se Liga Tocantins” e “Acelera Brasil -Tocantins”, da Seduc, Simone Ferreira, todos os alunos dos programas participam de três avaliações por ano, feitas pelo Instituto Ayrton Senna, além de uma avaliação com a Fundação Carlos Chagas. Foi o resultado nessas avaliações que confirmou o bom desempenho dos alunos nas habilidades em leitura e escrita.

“No início, o Instituto entrou com os formadores, hoje temos nossa própria equipe de formadores, que inclusive tem sido convidada para realizar formações em outros estados”, afirmou Simone. Ao todo, 26.762 alunos foram atendidos pelo Se Liga e Acelera Tocantins, desde 2004, quando os programas começaram.

Segundo relatório da equipe gestora dos programas no Estado, 99,2% dos alunos atendidos foram alfabetizados. Já 87,4% conseguiram corrigir a distorção idade-série, em 2007.
 

·
Troublemaker
Joined
·
2,241 Posts
parabéns,educação é sempre importante.
Bom saber que um estado relativamente novo como tocantins segue bem
 

·
Banned
Joined
·
3,705 Posts
^^
Concordo!!!

Educação, conhecimento e senso crítico são a base para todas as outras disciplinas e áreas da sociedade!!!
 
1 - 3 of 3 Posts
Top