SkyscraperCity banner

1 - 20 of 428 Posts

·
Whatever
45,866 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Vá arpels, delicia-te com isto!:yes:...e o resto da malta também claro!;)

Toda a informação foi retirada do livro: Conímbriga, o chão escutado, do Círculo de Leitores.

Os romanos por aqui passaram pela primeira vez em 138 AC, pela estrada que ligava Tomar a Condeixa, a caminho do norte de Portugal.
100 anos depois começaram as grandes obras de renovação do povoado, mandadas fazer pelo Imperador Augusto. A povoação foi então rodeada por uma cerca de muralhas com um perímetro de 2km, contendo uma área de 23 hectares. No seu apogeu, a cidade poderá ter albergado de 10000 a 15000 habitantes.

Reconstituição histórica da cidade.

Os primeiros monumentos construídos pelos romanos foram o fórum e as termas de Augusto.

Fórum

Termas

Menos de 100 anos depois, ambos foram destruídos e substituídos por outros maiores e mais imponentes, que se podem ver aqui, bem como o anfiteatro. Havia também um teatro mas esse não há ideia onde se localizaria.

Com mais detalhe:

Fórum dos Flávios

Termas de Trajano

Estas três são as mais conhecidas vivendas de Conímbriga, embora muito esteja ainda por escavar e descobrir.

Casa dos Repuxos, não há desenho de reconstituição

Alguns mosaicos desta casa

Centauro marinho

Outono

Caçada

Casa de Cantaber

Ínsula do vaso fálico, nome dado a esta casa pela descoberta no seu interior de um "jarro ritual, armado de três falos para contrariar a Invídia, divindade que apostava em tudo para fazer fracassar"...não percebo muito bem é como é que os três piços contrariavam a divindade!!!:lol:

e o dito:D

Mas isto, que apesar de já ser muito, pode não ser nada olhando para esta foto aérea de Conímbriga, onde se vê que pelo menos 80% ainda está por escavar...que maravilhas mais se encontrarão enterradas?

Arpels...vai cavar sim?:D :eek:kay:...eu ajudo.

·
Registered
52,552 Posts
lololol bute cavar Jikas ja tenho as pas :D ta perfeito man e bem explicado, levas jeito :yes: impressionante as ruinas do forum e a respectiva reconstrução com tão pouco material para trabalhar!!

·
Whatever
45,866 Posts
Discussion Starter · #3 ·
bute lá!!:D

É verdade, fizeram um trabalho excelente com as reconstituições, apesar de muitas vezes não estarem nem 50% seguros de como se poderia parecer.

·
Registered
52,552 Posts
lollllllllll a divindade queria manter-se virgem tas a ver ne gicas? e com aquele vaso ali não conseguia resistir :yes:
tens razão, cerca de 80% permanece por escavar e se calhar o tal anfiteatro esta algures no meio desses 80%, uma coisa k me faz especie e o teatro, sabe-se onde era e sabe-se que foi em grande parte desmantelado para o reforsso das muralhas aquando da invasão barbara, porque não o escavam?

·
Registered
52,552 Posts
proximo de Conimbriga há mais dois monumentos Romanos, o inicio do aqueduto que ia para Conimbriga numa terra que não me lembro o nome e a vila Roamana do Rabaçal!!

·
Whatever
45,866 Posts
Discussion Starter · #6 ·
pois...a divindade via o jarro e acalmava-se logo toda!!!:hahaha:

a razão porque não escavam o anfiteatro é porque apesar de a localização ser conhecida, hoje existem várias habitações construídas por cima. Provavelmente nunca será trazido de volta à luz do dia.

·
Whatever
45,866 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Arpels said:
proximo de Conimbriga há mais dois monumentos Romanos, o inicio do aqueduto que ia para Conimbriga numa terra que não me lembro o nome e a vila Roamana do Rabaçal!!
A torre do Aqueduto é em Alcabideque. Tenho aqui uma foto no livro e a planta da Vila do Rabaçal também.:)

·
Registered
52,552 Posts
muito simples, na restante Conimbriga em tempos houve casas habitadas e as pessoas foram realojadas, bom depende da quantidade de pessoas a alojar claro :) ja alguma vez visitaste o museu de Conimbriga Jikas?

·
Registered
52,552 Posts
:uh: é imperdivel, das muralhas feitas a pressa eles tiraram pedaços de estatuas classicas tão lindas que e de perder o folego :yes:

·
Whatever
45,866 Posts
Discussion Starter · #15 ·
obrigado...já estou a começar a ficar cansado de tantos agradecimentos!!!:D...acho que vou guardar o resto do material que aqui tenho aqui para os outros threads para o fim de semana!:D

·
Whatever
45,866 Posts
Discussion Starter · #17 ·
não vou não...tenho metido muito desde segunda feira, preciso de descansar...os dedos.:)

1 - 20 of 428 Posts