Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 45 Posts

·
Registered
22,116 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Mais um thread para essa cidade, que é minha cidade natal :). Concórdia é uma cidade pacata e tal, porém é um importante centro industrial (e comercial) de SC, com especial destaque na região Oeste do estado. A cidade é bem organizada e limpa, e é sede da Sadia, Coopercarga e outras empresas de renome.

Alguns dados:

População (2007): 67.249
PIB (2006): 1.217.533 mil reais
IDH (2000): 0,849
Frota (Detran – SC): 40.121
Agências Bancárias (2007): 8
Operações Com Crédito (2007): 163.571.747,80 mil reais
Estabelecimentos de Saúde (2005): 76
Altitude: 570 m
Colonização: italianos, alemães e poloneses

1. Centro, noturna

2. Praça Dogello Goss

3. Parcial do Centro

por Genésio Gasperini

4. A Rua em destaque é a "Rua do Comércio"

por Genésio Gasperini

5.

por Genésio Gasperini

6.

por Genésio Gasperini

7.

por Genésio Gasperini

8.

por Genésio Gasperini

9.

por Genésio Gasperini

10. Estádio Municipal Domingos Machado de Lima

por Genésio Gasperini

11. Sadia em primeiro plano, e Centro ao fundo

por Evandro_falabretti

12.

por Evandro_falabretti

13. Uma Rua central

por Evandro_falabretti

14.

por Evandro_falabretti

15.

por Evandro_falabretti

16.

por Evandro_falabretti

17.

18.

por Evandro_falabretti

19. Área residencial

por Evandro_falabretti

20.

por Evandro_falabretti

21. Praça Dogello Goss

por lucasaci

22. Idem

por natália athayde

23. Igreja Matriz

24. Igreja de Pinheiro Preto: construída pelos imigrantes italianos, foi totalmente desmontada e transferida para a área urbana do município (a área onde ela ficava anteriormente foi inundada pelo lago de uma hidrelétrica)

25. Interior do Centro de Eventos de Concórdia

felippe.soares

26.

felippe.soares

27.

felippe.soares

28. Estrutura para shows nacionais - ExpoConcórdia

29.

30. Festa típica da região, em comemoração à imigração italiana/alemã :)

31.

31. Cenário comum no inverno: geadas e, esporadicamente, neve

32. A mínima registrada esse ano na cidade foi de -3,5ºC; as máximas costumam ficar entre 32 e 36ºC, no verão

33.

·
Registered
meow
10,823 Posts
Discórdia até que tá bem na foto. É junto com Chapecó uma das principais lá do oeste. Não conheço, mas parece ser mais organizada e bem menos zoada que Blumenau. Talvez eu dê uma passadinha lá no meio do mês.

Diz uma coisa, essas construções com tábuas de madeira coloridas, como a igrejinha ali, elas são típicas de regiões colonizadas por italianos aqui no sul (tanto no RS como em SC), mas eu nunca vi nada parecido em cidades italianas. Existe isso lá na Europa ou era pela escassez de recursos que se construía assim aqui?

Valeu pelas fotos. :cool:

·
Registered
6,614 Posts
Bem legal o thread : Concórdia, gosto de cidades com essa topografia é parecida com a da minha cidade.

A cidade é bem rica me parece tem um PIB bem elevado.
As ruas bem bonitas com árvores e calçadas no ponto.

·
Agreste Pernambucano
18,187 Posts
Concórdia certamente foi uma das cidades que mais me surpreenderam aqui no fórum! Muito bom ver novas fotos desta pequena grande cidade!

Parabéns!

·
Registered
22,116 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Discórdia até que tá bem na foto. É junto com Chapecó uma das principais lá do oeste. Não conheço, mas parece ser mais organizada e bem menos zoada que Blumenau. Talvez eu dê uma passadinha lá no meio do mês.

Diz uma coisa, essas construções com tábuas de madeira coloridas, como a igrejinha ali, elas são típicas de regiões colonizadas por italianos aqui no sul (tanto no RS como em SC), mas eu nunca vi nada parecido em cidades italianas. Existe isso lá na Europa ou era pela escassez de recursos que se construía assim aqui?

Olha, eu acredito que utilizaram os recursos da região mesmo, né. Assim como o nosso enxaimel do Vale, que foi feito a partir de matéria-prima encontrada aqui.

E eu também acho a cidade menos "zoada" ;P que Blumenau, mas isso é natural, afinal é uma cidade pequena e que (ainda) não sofreu muito com a migração e tal ;).

·
Registered
322 Posts
Opa...gostei basatante da cidade...parece ser bem progressista apesar de nao gostar muito dos caixotes...só queria ver fotos maiores e mais fotos ao nivel da rua...para poder sentir como é estar ai...mas em geral gostei bastante...gostei do nome da cidade tb...
só uma duvida..essa eh nao uma das cidades da guerra do contestado?(do fundo do bau!)

·
Guinness Book
5,598 Posts
Gostei muito da cidade. É consideravelmente verticalizada para uma cidade com menos de 100 mil habitantes. Me pareceu bastante organizada e limpa.
Parabéns pelo thread! :D

·
Dando um tempo.
15,926 Posts

Com certeza deve existir esse tipo de construção na velha bota, só procurar na região certa: Vêneto, Trento etc... Quer dizer mais ao norte. :yes:

Embora as que existiam lá já devem ter sido engolidas pela urbanização e tal.

Se bem que Igrejas de madeira assim são uma raridade que deve ser preservada a todo custo seja no Brasil ou em qualquer lugar.

Já frequntei várias missas em Igrejas assim, e o aconchego que elas transmitem é algo fenomenal e reflete a cultura de "comunidade mesmo" que se encontra nas áreas rurais da região.

·
Registered
1,597 Posts
fico impressionado com a verticalização de algumas cidades... essa é outra que me surpreendeu. Aqui no ES as cidades do interior são mto pouco verticalizadas. São Mateus, por exemplo, tem 100mil habitantes e os unicos dois prédios de 10 andares estão sendo construídos agora. Linhares, tem 130mil habitantes, deve ter uns 6 ou 7 prédios e agora começa a ter outros em construção.

Além disso, Concórdia é uma cidade mto bonita, parece ter um bom urbanismo... a praça, achei lindíssima! parabéns a cidade.

·
Meteorologista
2,683 Posts
Muito simpática :) E é incrível a densidade de edifícios das cidades catarinenses. Chapecó com 70 mil parece ter na verdade mais de 200 mil.
E é muito bacana a organização e a limpeza das ruas :eek:kay:

1 - 20 of 45 Posts