Joined
·
10,753 Posts

Castelo Branco é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Castelo Branco e, situada na região estatística do Centro, na sub-região da Beira Baixa e na antiga província com o mesmo nome, com cerca de 34 000 habitantes no seu perímetro urbano.
É sede do terceiro maior município português, com 1 438,19 km² de área e 56 109 habitantes (albicastrenses) (2011), subdividido em 19 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Fundão, a leste por Idanha-a-Nova, a sul pela Espanha, a sudoeste por Vila Velha de Ródão e a oeste por Proença-a-Nova e por Oleiros.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_Branco
O concelho de Castelo Branco está dividido em 19 freguesias.
Alcains
Almaceda
Benquerenças
Castelo Branco
Cebolais de Cima e Retaxo (zonas urbanas)
Escalos de Baixo e Mata
Escalos de Cima e Lousa
Freixial e Juncal do Campo
Lardosa
Louriçal do Campo
Malpica do Tejo
Monforte da Beira
Ninho do Açor e Sobral do Campo
Póvoa de Rio de Moinhos e Cafede
Salgueiro do Campo
Santo André das Tojeiras
São Vicente da Beira
Sarzedas
Tinalhas

Da curta viagem que acabo de fazer pela Beira Interior descobri lugares mágicos e inesquecíveis. Uma combinação perfeita entre a natureza e os velhos edifícios de pedra, que parecem emergir do solo.
Depois de Castelo Novo, fizemos um pequeno desvio para sul para visitar a Barragem da Marateca, já no concelho de Castelo Branco.

A Barragem da Marateca, a cerca de 3,5 Kms da vila de Lardosa, concelho de Castelo Branco, é o maior lago artificial da Beira Baixa.
Com cerca de 35 Kms de perímetro, a sua superfície alagou uma grande porção de terras de cultivo e floresta de carvalho à freguesia de Lardosa, e também a Soalheira e Póvoa de Rio de Moinhos.
Concebida para fornecer água potável à cidade de Castelo Branco e algumas freguesias do distrito, veio a tornar-se a 'casa' natural de muitas espécies do reino animal e vegetal que encontraram aqui um lugar seguro para assegurar a sua sobrevivência. Tornou-se também num lugar de recreio e lazer para a população, não só da aldeia de Lardosa, mas de toda esta área geográfica que a envolve. A aldeia de Lardosa ainda tem vivido um pouco de costas voltadas para esta pequena jóia da Beira, o que não tem sucedido com outras povoações, nomeadamente S. Vicente da Beira, Soalheira, Póvoa de Rio de Moinho e outras, mostrando nas diversas actividades de recreio, estudo e outras um interesse e preocupação crescente na valorização deste tão importante espaço.
Fotografias da Barragem e Albufeira de Marateca
Aqui ficam algumas fotos que tirámos durante uma curta estadia junto da Barragem da Marateca. As condições metereológicas a Sul da Gardunha não eram as melhores, mas as várias tonalidades do céu e o seu reflexo no espelho de água, acabaram por permitir a criação de algumas fotos curiosas.
01.

02.

03.

04.

05.

06.

07.

08.

09.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

21.

22.

23.

24.

25.

26.

27.

28.

29.

30.

Para onde vai esta criatura tão apressada? :|
31.

... Para a maternidade de Castelo Branco!
32.

E terminámos a nossa visita com a imagem duma cegonha apressada a caminho da maternidade!
Até breve noutro lugar da Beira Baixa!